Marketing no Instagram: um guia detalhado
Sua marca tem presença no Instagram? Deveria.
O site de mídia social tem mais de 2 bilhões de usuários mensais .
Isso é bilhão, com um “b”. E 90% dessas pessoas seguem pelo menos uma empresa no aplicativo.
Com isso em mente, não deve ser surpresa que o Instagram se autodenomine a “plataforma de mídia nº 1 para construir relacionamentos com marcas”.
O Instagram é um poderoso canal de mídia social com potencial de marketing considerável para aumentar o público e alcançar seus clientes.
Então, se você não tem uma conta para sua empresa, crie uma agora mesmo. Bem espere.
Depois de ter sua conta comercial do Instagram configurada e pronta para uso, é hora de começar a usá-la para elevar sua marca.
Neste guia, vamos dar uma olhada em como o marketing do Instagram funciona, por que ele é eficaz e orientar você em uma estratégia que pode ajudá-lo a começar a conseguir novos seguidores e vender mais no Instagram .
Quão eficaz é o Instagram para marketing?
Mais do que uma plataforma para compartilhar fotos e vídeos com seu círculo social, o formato visual do Instagram o torna uma parte valiosa de qualquer estratégia de comércio eletrônico.
Esteja você usando conteúdo orgânico, anúncios pagos ou uma estratégia híbrida, o Instagram é uma ótima maneira de criar uma presença visual e mostrar suas ofertas.
Melhor ainda, como plataforma, gera muito mais engajamento do usuário do que o Facebook e o Twitter.
De fato, mais de 47% dos usuários sociais dos EUA entre 16 e 34 anos compraram produtos ou serviços no Instagram.
Mesmo sem uma calculadora, é fácil reconhecer que milhões de pessoas compram coisas apenas nesta plataforma de mídia social. E você precisa reivindicar sua parte.
Tudo bem, você pode estar dizendo, mas como faço isso?
Primeiro, você precisa entender como funciona essa plataforma de propriedade da Meta.
Tipos de conteúdo de marketing do Instagram
Vamos começar analisando os diferentes tipos de conteúdo de marketing que você pode usar.
Existem quatro tipos principais que você pode optar por empregar, individualmente ou em conjunto: marketing orgânico, conteúdo pago, marketing de influenciadores e compras.
Conteúdo Orgânico
Existem vários tipos diferentes de conteúdo orgânico que você pode usar no Instagram: fotos ou imagens estáticas, vídeos, Stories e Reels.
A primeira é facilmente compreendida, mas qual a diferença entre vídeos, Stories e Reels?
Não são todos conteúdos de vídeo? Sim, eles são, mas todos são usados de maneiras diferentes.
Os vídeos são compartilhados no seu perfil e aparecem nos feeds das pessoas que seguem você. Estes podem ter até 60 minutos de duração para algumas contas.
Instagram Stories são clipes curtos também exibidos em seu perfil. Eles aparecem nos feeds de seus seguidores como pequenos círculos no topo. Esses clipes, que desaparecem após 24 horas, podem ter até 60 segundos de duração.
O Instagram Reels , por outro lado, é a resposta da Meta ao TikTok. Usados tanto no Facebook quanto no Instagram, são vídeos de até 90 segundos que podem ser facilmente aprimorados com música, texto e efeitos visuais.
Além disso, você pode optar por ir ao vivo com o apropriadamente chamado Instagram Live. Para marketing, isso permite que você se conecte pessoalmente com seu público, mostre sua personalidade e responda a perguntas de seguidores.
Conteúdo Pago
Você também pode pagar para ter seu conteúdo colocado na frente dos usuários do Instagram em seus feeds, em suas histórias ou na guia Explorar.
O conteúdo pago é semelhante às postagens normais, com uma exceção: possui um rótulo de “patrocinado”. Também pode ter recursos como botões, links e catálogos, que não estão disponíveis no conteúdo regular.
Você pode escolher entre vários formatos, incluindo imagens, vídeos, rolos, coleções e explorar, o que permite usar o melhor tipo para seus objetivos específicos.
Você pode impulsionar postagens normais para expô-las a um público-alvo, por um período específico, além de criar e executar campanhas completas.
Como a maioria dos anúncios digitais pagos, o preço desses anúncios pagos varia de acordo com a segmentação, a concorrência e a programação.
Marketing de influenciadores
As redes sociais deram origem a um novo tipo de celebridade: aquelas que são famosas por serem famosas. Em outras palavras, influenciadores.
Com seguidores leais na casa dos milhares ou mesmo milhões, esses indivíduos oferecem uma grande oportunidade para empresas que procuram uma maneira de comercializar autenticamente seus produtos ou serviços.
Conhecido como posts pagos, o marketing de influenciadores geralmente envolve algum tipo de remuneração da marca para o influenciador, em troca de um destaque em seu perfil, posts, Story ou Reels.
Loja do Instagram
O Instagram permite que você integre seu catálogo de produtos ao seu perfil, permitindo que você venda diretamente para os clientes através de suas postagens, Reels, etc.
A aba Loja pode ser encontrada na parte superior do seu perfil, abaixo da bio, que ao ser clicada direcionará os visitantes para sua loja na plataforma.
Você também pode marcar os produtos da sua loja nas postagens da mesma forma que marcaria outro usuário.
Como construir uma estratégia de marketing no Instagram
Como profissional de marketing, você conhece a futilidade de tentar atrair um público sem uma estratégia.
Para aproveitar ao máximo seu marketing no Instagram, você precisa ter um plano bem pensado.
Construa sua estratégia usando as seguintes etapas:
1. Determine seus objetivos
O que você espera alcançar nesta plataforma? Quer aumentar o conhecimento da marca? Você está procurando fazer vendas? Talvez você queira mostrar sua linha de produtos? Ou exibir conteúdo gerado pelo usuário (UGC)?
Não há resposta errada e você pode ter vários objetivos, mas o que você está tentando alcançar mudará a forma como você mede seu desempenho.
2. Identifique seu público
O Instagram permite a segmentação demográfica, para que você possa ser muito preciso sobre quem deseja segmentar. Lembre-se de coisas como idade, sexo, localização, renda e interesses ao decidir quem segmentar.
Se você não tiver certeza de quem deve segmentar, veja quem está se envolvendo com postagens populares e hashtags relacionadas ao seu campo.
Em seguida, dê uma olhada em seus perfis para obter algumas informações sobre seus dados demográficos e as coisas em que estão interessados.
3. Confira a concorrência
Sua concorrência pode ser uma de suas melhores fontes de informação sobre o que funciona e o que não funciona no Instagram.
Realize uma análise competitiva completa que inclua:
- Identificação de concorrentes principais e secundários.
- Coletando informações sobre seus seguidores e os tipos de postagens que estão fazendo.
- Analisar a atividade deles para determinar que tipo de postagem está gerando mais engajamento.
4. Crie um calendário de conteúdo
A essa altura, você deve ter uma boa ideia sobre o tipo de conteúdo do Instagram que deseja criar. E isso significa que é hora de desenvolver uma estratégia de implementação.
Construa seu calendário editorial usando o máximo de detalhes possível.
Você economizará muito tempo no futuro se definir claramente a data e a hora em que deseja liberar o conteúdo, o tipo de postagem (imagens estáticas, Reels, Live etc.), as hashtags que usará e o legendas que os acompanharão.
Experimente encontrar os melhores horários para você postar no Instagram .
Este também é um bom lugar para registrar feriados e eventos importantes em seu setor ou destacar vendas ou lançamentos de novos produtos.
5. Faça seu conteúdo
Ok, você definiu suas metas, identificou seu público, examinou a estratégia de Instagram de sua concorrência e criou uma estratégia de conteúdo completa.
Só falta uma coisa a fazer antes de começar a postar: Faça o conteúdo.
Lembre-se de que tudo o que você publica no Instagram ou em qualquer rede social é um reflexo do seu negócio. Como tal, você precisa garantir que esteja totalmente alinhado com a personalidade da sua marca.
Certifique-se de considerar os esquemas de cores, o tipo de linguagem que você está usando e as necessidades específicas do seu público.
Certifique-se de que cada postagem tenha um objetivo que está tentando alcançar e inclua chamadas para ação (CTAs) sempre que possível.
Tipos de postagens no Instagram
Não tem certeza de que tipo de postagens você deve fazer?
A beleza do Instagram é que ele permite que você seja tão criativo quanto quiser.
Para inspirá-lo, aqui estão algumas das coisas mais comuns postadas por empresas:
- Imagens e vídeos de produtos e serviços.
- Trending topics (aka newsjacking) para ajudar a construir a relevância da marca.
- Conteúdo gerado pelo usuário (repostagens, revisões, etc.).
- Fotos dos bastidores compartilhando coisas que o público normalmente não veria.
- Postagens inspiradoras para aumentar a reputação e o engajamento da marca.
- Informações educacionais (receitas, instruções, etc.).
- Concursos para gerar emoção, compartilhamentos e dados.
Práticas recomendadas de marketing no Instagram
Espero que agora você tenha pelo menos uma compreensão básica de como usar o marketing do Instagram para promover sua marca.
Oferecendo flexibilidade incrível, esta plataforma de mídia social permite que você experimente novas abordagens e ideias para descobrir o que funciona para sua situação específica.
Dito isso, aqui estão algumas práticas recomendadas que você pode empregar para maximizar seu impacto:
- Otimize seu perfil – Encontre uma ótima imagem para sua foto de perfil, dedique algum tempo escrevendo sua biografia e certifique-se de incluir um CTA.
- Conte histórias visuais – As pessoas adoram uma narrativa, mesmo em um único post. Certifique-se de que seu conteúdo seja cativante e conte a história da sua marca.
- Poste quando seu público estiver ativo – Isso pode exigir alguma experimentação, mas geralmente há um melhor horário para postar para cada campo.
- Use as hashtags certas – Suas postagens sempre devem incluir hashtags relevantes para torná-las mais detectáveis. Use hashtags de nicho ou indústria em vez de genéricas quando possível.
- Envolva-se com seus seguidores – Não seja mesquinho com curtidas de comentários e procure oportunidades para responder a seus seguidores.
- Atenha-se à sua programação – Como qualquer outra campanha de marketing, sua campanha no Instagram deve ter um fluxo consistente. Postagens improvisadas podem ser divertidas, mas devem ser a exceção em sua estratégia.
Faça o Instagram trabalhar para você
O Instagram é uma ótima plataforma para criar relacionamento com seus alvos, educar os clientes sobre sua marca e expandir seu público.
E como fornece métricas claras, você pode ter uma ideia rápida do que está ou não funcionando.
O que funciona para uma empresa não tem garantia de funcionar para outra, especialmente porque o Instagram continua a evoluir. Mas essa é a beleza disso.
Não tenha medo de experimentar.
Apenas certifique-se de manter sempre suas metas e objetivos em mente e você será uma estrela do Instagram em pouco tempo.