O Google Ads valem a pena?

A resposta para saber se os anúncios do Google valem ou não a pena para sua pequena empresa depende da rapidez com que você deseja começar a direcionar o tráfego para seu site.

Se você está apenas começando, provavelmente gastou tempo, dinheiro e outros recursos na criação de um site para sua empresa, mas ainda precisa fazer com que as pessoas comecem a visitá-lo.

Claro, você pode contar a familiares e amigos e postar sobre seu novo site chique nas mídias sociais . Mas isso não é suficiente. Existem milhões de potenciais clientes na internet que procuram o que você oferece. Se eles não sabem que seu site existe, isso é um grande problema.

Curso de Google Ads – Rede de Pesquisa (Search)

É aí que entra o Google Ads.

O Google Ads vale a pena para pequenas empresas?

O Google Ads pode ajudar você a ser encontrado on-line. Especialmente quando você está apenas começando e seu site é novo.

Mas antes de nos adiantarmos, vamos falar sobre o que é o Google Ads, onde um anúncio no Google aparece e se existem outras opções.

Google Ads (anteriormente AdWords) é a plataforma de pagamento por clique do Google que permite que você coloque anúncios de texto ou anúncios de compras para o seu site em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) para uma palavra-chave especificada, pagando por eles. Pay-per-click, ou PPC, significa que você paga, se e somente se, as pessoas clicarem em seus anúncios. Esses anúncios PPC aparecem logo no topo de qualquer resultado de pesquisa do Google e podem ser uma maneira eficaz de gerar tráfego quando você está apenas começando ou quando deseja um pequeno impulso.

Algo a ter em mente, no entanto, é que os anúncios pagos não são os únicos resultados que aparecem quando as pessoas fazem uma pesquisa. Logo abaixo dos anúncios pagos do Google no SERP estão os resultados da pesquisa orgânica. Fazer com que sua empresa apareça nos resultados de pesquisa orgânica requer o uso de Search Engine Optimization , ou SEO. E embora ter seu site exibido no topo dos resultados orgânicos seja o que você deseja buscar, leva tempo e esforço para chegar lá.

Exemplo de resultados de pesquisa do Google mostrando anúncios na parte superior

Enquanto isso, os anúncios pagos costumam ser um bom caminho a percorrer e o Google Ads pode ser a resposta para sua pequena empresa. Mas antes de decidir, vamos dar uma olhada em alguns dos prós e contras do Google Ads.

Segmente clientes em potencial quando eles estiverem engajados

Digamos que estou procurando um novo sofá no mercado. Eu digito “comprar sofá online” na caixa de pesquisa do Google. Na SERP, vejo vários links relevantes de anúncios do Google para sites de móveis que têm sofás à venda antes da lista de resultados orgânicos. Clico em um dos anúncios e começo a comprar.

Este é um exemplo de uma das maiores vantagens do Google Ads. Eles visam e alcançam as pessoas precisamente no momento em que estão mais preparadas para interagir. Portanto, desde que você dê lances nas palavras-chave certas para o seu setor, poderá chegar aos clientes em potencial no momento exato em que eles estiverem procurando por seus produtos.

Concentre-se em mercados locais ou de nicho

O Google Ads pode ser um ótimo investimento se você for uma empresa local com presença on-line. As estatísticas mostram que 72 por cento dos consumidores que realizam uma pesquisa local visitam uma loja dentro de cinco milhas de sua localização atual. As campanhas de anúncios locais do Google são uma maneira eficiente de alcançar clientes em potencial nas proximidades de seu local de trabalho. Você também pode usar extensões de localização e chamada que exibirão sua localização e número de telefone e facilitarão para o cliente encontrá-lo ou ligar para você quando clicar neles em um dispositivo móvel. Ao usar um alcance geográfico para limitar sua palavra-chave, você evita competir com marcas mais focadas nacionalmente e atinge seu público local.

Este também é o caso de empresas que atendem a nichos de mercado ou produtos. Como o Google Ads é específico para palavras-chave, ele permite identificar um público-alvo de maneira mais segmentada em comparação com outros canais. Ao usar palavras-chave muito específicas, você pode reduzir o custo do seu anúncio e alcançar as pessoas certas.

Imagine que você mora em Tampa, Flórida, e vende suprimentos especiais para treinar gatos. Se você fizer um lance em um termo muito geral como “suprimentos para animais de estimação” no Google, descobrirá que é muito caro por dois motivos. Primeiro, você está competindo com os vendedores de todos os tipos de suprimentos para animais de estimação e, segundo, está competindo em todas as regiões geográficas. No entanto, se você licitar no termo “materiais de treinamento para gatos em Tampa”, terá um custo muito menor para o seu anúncio e provavelmente verá uma taxa de conversão mais alta daqueles que clicarem nele.

Gaste apenas o necessário

O Google permite que você defina parâmetros-chave para sua campanha que permitem controlar seus gastos.

Os anúncios do Google funcionam com base no custo por clique, para que você pague apenas quando alguém clicar em seu anúncio. Você pode escolher o máximo que deseja pagar por um único clique, e o Google não excederá esse lance máximo.

Você também designa um orçamento diário médio para sua campanha. Isso informa ao Google que, ao longo de um mês, você não deseja pagar mais do que o orçamento médio multiplicado pelo número de dias. Alguns dias podem ter maior desempenho e custos e outros podem ser menores, mas você nunca ultrapassará seu orçamento ao longo do mês.

Obtenha resultados rápidos

Uma das melhores coisas sobre o Google Ads é que os resultados são praticamente instantâneos.

Tudo o que você precisa fazer é configurar sua campanha, inserir as palavras-chave de destino, selecionar seu orçamento diário, criar mensagens de anúncio e pronto. Você pode potencialmente gerar vendas de sua campanha no dia em que a lançar.

Por outro lado, outras abordagens para melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa, como SEO, podem levar muito tempo para começar a funcionar. Há muito mais fatores a serem considerados e você também pode precisar de ajuda externa.

Então, se você já tem o know-how, os produtos, o texto do anúncio e as páginas de destino, o Google Ads oferece uma maneira simples de começar a vender.

Acompanhe seus resultados

Uma ferramenta gratuita repleta de informações, o Google Analytics pode ajudá-lo a melhorar as conversões em anúncios PPC; otimize seu site e descrições de produtos e acompanhe o comportamento do visitante em sua loja.

O Google Ads permite que você veja o desempenho de suas campanhas e se você deve fazer alterações. As estatísticas cobrem tudo, desde o custo médio por clique até a posição do anúncio e até a taxa de conversão. Você pode testar A/B diferentes textos de anúncios e páginas de destino facilmente, para maximizar o ROI.

Um dos motivos pelos quais os anúncios do Google são uma tática de marketing tão atraente é a capacidade de rastrear o ROI. O retorno sobre o investimento é uma grande consideração para o seu orçamento de marketing, e os anúncios PPC não o deixarão na dúvida.

Uma pequena captura

O Google Ads não é necessariamente fácil de aprender. Se você está apenas começando, navegar na ferramenta pode ser complicado. Você precisa entender como os lances funcionam, descobrir as palavras-chave que deve segmentar e investir tempo no monitoramento do desempenho de seus anúncios e fazer ajustes sempre que necessário.

Você pode acabar perdendo muito dinheiro se não gerenciar sua campanha publicitária de perto. Se você não estiver usando ferramentas analíticas apropriadas, pesquisando e escolhendo palavras-chave com cuidado e se ajustando constantemente às muitas mudanças do Google, é possível que ninguém veja seu anúncio.

O preço das palavras-chave pode ter um grande impacto no orçamento que você reservou para o Google Ads, pois o preço é amplamente influenciado pela concorrência. Quanto mais pessoas competirem pela mesma palavra-chave, maior será o lance. Se um anunciante nacional com um orçamento muito maior que o seu decidir aumentar o lance nas palavras-chave que você está segmentando, você terá que aumentar seu orçamento para aparecer com mais frequência.

Além disso, mesmo as campanhas mais eficazes do Google Ads podem demorar um pouco para realmente decolar. É provável que você esteja aprimorando e ajustando suas palavras-chave e configurações por um tempo antes de poder segmentar de maneira ideal o público-alvo que está procurando e ver os benefícios reais a longo prazo.

Anúncios do Google facilitados

Os anúncios do Google podem valer a pena para pequenas empresas. Há uma série de benefícios que a publicidade no Google pode oferecer, incluindo a capacidade de alcançar públicos-alvo motivados, um modelo de preço de pagamento por desempenho e um ROI fácil de rastrear. E, embora existam desvantagens, você pode facilmente encontrar maneiras de contorná-las.

Se você está preocupado com seu orçamento, pode evitar competir com empresas maiores usando mais palavras-chave locais e de cauda longa que ajudarão a reduzir o custo de lances em palavras-chave que todos desejam. Essas palavras-chave podem não ser tão procuradas quanto as outras, mas serão eficazes para direcionar tráfego de conversão mais alto para o seu site.

Se você está preocupado em aprender a usar o Google Ads de maneira eficaz, pode parar de se preocupar. Você não precisa ser um especialista porque existem inúmeras ferramentas disponíveis na Internet hoje que podem ajudar a tornar o processo muito mais fácil para você.

Facebook Comments Box