O Guia Completo para LinkedIn Ads em 2023
Sem um planejamento cuidadoso, às vezes a mídia social pode parecer um grito no vazio. Ao usar os anúncios do LinkedIn, no entanto, você pode garantir que a voz da sua marca chegue ao público certo. E, além disso, uma audiência de tomadores de decisão influentes.
Entre os mais de 690 milhões de membros da plataforma, quatro em cada cinco membros têm o poder de impactar as decisões de negócios. Esses impulsionadores e agitadores também têm 2x o poder de compra do público online típico.
Acompanhe nosso guia de anúncios do LinkedIn para descobrir os tipos de anúncios disponíveis e os tipos de metas que eles podem ajudar você a alcançar. Também o guiaremos pelo processo de criação de um anúncio no LinkedIn e compartilharemos algumas de nossas melhores dicas e truques que aumentarão suas taxas de conversão.
Tipos de anúncios do LinkedIn
O LinkedIn oferece aos anunciantes várias opções de posicionamento de anúncios.
Conteúdo patrocinado
O Sponsored Content, também conhecido como anúncios nativos, exibe o feed do LinkedIn do seu público, independentemente de estarem rolando no celular ou no computador. O LinkedIn rotula esses anúncios como “promovidos” para distingui-los do conteúdo regular.
Ao anunciar com conteúdo patrocinado, você pode usar anúncios de carrossel do LinkedIn, anúncios de imagem única ou anúncios em vídeo.
Fonte: LinkedIn
Mensagens patrocinadas
O Sponsored Messaging (anteriormente conhecido como Sponsored InMail) permite que você anuncie diretamente para os membros do LinkedIn em suas caixas de entrada.
Apenas observe: o LinkedIn tem um limite de quantos membros receberão um anúncio de mensagem patrocinada por mês. Por exemplo, um membro de seu público-alvo não receberá um de seus anúncios mais de duas vezes em um curto período de tempo.
Enquanto 89% dos consumidores preferem que as empresas mantenham contato por meio de mensagens, apenas 48% das empresas atualmente interagem com clientes atuais e potenciais dessa maneira.
Anúncios de texto
Os anúncios de texto são exibidos na parte superior e à direita do feed da área de trabalho do LinkedIn e são uma boa opção se você deseja criar leads fortes com um grupo demográfico profissional.
Considerando que 58% dos profissionais de marketing dizem que melhorar a geração de leads é uma de suas principais metas de marketing digital, os anúncios de texto do LinkedIn podem ser uma maneira de lançar uma ampla rede em um orçamento.
Anúncios dinâmicos
Os anúncios dinâmicos são executados no trilho certo do LinkedIn e falam diretamente com o público por meio da personalização. Quando um anúncio dinâmico aparece no feed de um membro, seus próprios detalhes pessoais, como foto, nome do empregador e cargo, são refletidos de volta para eles.
No entanto, se os membros acharem esses anúncios um pouco pessoais demais, eles podem alterar suas configurações para ocultar esses detalhes.
Anúncios de seguidores e anúncios patrocinados são dois tipos de anúncios dinâmicos.
Fonte: LinkedIn
Objetivos de anúncio do LinkedIn
O LinkedIn usa publicidade baseada em objetivos, que ajuda os anunciantes a criar campanhas publicitárias em torno de metas de negócios específicas.
As empresas podem trabalhar em todos os três estágios de um funil de vendas, desde a conscientização até a conversão.
Os três principais tipos de objetivos são discriminados abaixo.
Anúncios de conscientização no Linkedin
Para colocar sua marca na ponta da língua das pessoas, comece com um anúncio de conscientização. Esses anúncios ajudam o público a falar sobre seus produtos, serviços e marca.
Por meio dessas campanhas baseadas em impressões, você também pode ganhar mais seguidores, aumentar as visualizações e gerar maior engajamento.
Anúncios de consideração no LinkedIn
Opte por um anúncio de consideração se quiser qualificar leads já familiarizados com sua marca.
Esses tipos de anúncios são otimizados para ajudar os anunciantes a atingir as seguintes metas:
- Visitas ao site: obtenha mais visibilidade em seu site e páginas de destino.
- Envolvimento: Incentive curtidas, comentários e compartilhamentos, bem como visitas a outras plataformas de mídia social e sites.
- Visualizações de vídeo: compartilhe sua história de negócios, seu produto mais recente ou um dia na vida por meio de vídeo.
Anúncios de conversão no LinkedIn
Quando você deseja gerar leads ou gerar uma venda, considere um anúncio de conversão.
Eles podem ajudar a atingir esses três objetivos:
- Geração de leads: obtenha leads no LinkedIn usando formulários pré-preenchidos com dados de perfil do LinkedIn.
- Conversões do site: inspire mais visitantes do site a baixar um e-book, se inscrever em um boletim informativo ou comprar um produto.
- Candidatos a emprego: Divulgue a última vaga de emprego da sua empresa com um anúncio de emprego.
formatos de anúncios do LinkedIn
Para ajudar a atingir seus objetivos de anúncio, o LinkedIn tem 10 formatos de anúncio diferentes para escolher.
Esta seção detalha cada formato de anúncio e explica quais metas cada anúncio pode ajudar você a alcançar. Também compartilharemos exemplos de anúncios do LinkedIn e especificações de anúncios.
Anúncios em carrossel
Os anúncios de carrossel do LinkedIn usam uma linha de cartões deslizantes para contar a história da sua marca, mostrar produtos ou compartilhar ideias. A chave aqui é usar recursos visuais fortes para manter seus leitores deslizando para saber mais.
Objetivos: conhecimento da marca, visitas ao site, engajamento, conversões no site e geração de leads.
Especificações do anúncio de carrossel do LinkedIn:
- Nome do anúncio: até 255 caracteres
- Texto introdutório: Até 150 caracteres para evitar encurtamento em alguns dispositivos (limite total de 255 caracteres)
- Cartões: Entre dois e 10 cartões.
- Tamanho máximo do arquivo: 10 MB
- Dimensão máxima da imagem: 6012 x 6012px
- Formatos rich media: JPG, PNG, GIF (somente sem animação)
- Não mais do que duas linhas no texto do título de cada cartão
- Limites de caracteres: limite de 45 caracteres em anúncios que levam a um URL de destino; Limite de 30 caracteres em anúncios com um CTA de formulário de geração de leads
Fonte: LinkedIn
Anúncios em conversa
Os anúncios em conversa oferecem uma experiência de escolher seu próprio caminho para o público (pense naqueles que escolhem seus próprios livros de aventura, mas para publicidade).
Depois de iniciar uma conversa, seu público pode selecionar uma resposta que mais lhes diz respeito. Esse tipo de anúncio permite exibir produtos e serviços e, ao mesmo tempo, incentivar inscrições em eventos ou webinars.
Objetivos: conhecimento da marca, visitas ao site, engajamento, conversões no site e geração de leads.
Especificações do anúncio de conversa do LinkedIn:
- Nome do anúncio: até 255 caracteres
Criativo de banner (opcional e somente para desktop): até 300 x 250 px. JPEG ou PNG. - Rodapé personalizado e termos e condições (somente): até 2.500 caracteres
- Mensagem introdutória: até 500 caracteres
- Imagem (opcional): 250 x 250px usando JPEG ou PNG
- Texto do CTA: até 25 caracteres
- Botões CTA por mensagem: até cinco botões
- Texto da mensagem: Até 500 caracteres
Fonte: LinkedIn
Anúncios de seguidores
Os anúncios de seguidores são um tipo de anúncio dinâmico personalizado para o seu público. Esses anúncios promovem sua página do LinkedIn para outras pessoas na esperança de que elas cliquem no botão seguir.
Metas: conhecimento da marca, visitas ao site e engajamento.
Especificações de anúncios de seguidores do LinkedIn:
- Descrição do anúncio: até 70 caracteres
- Título do anúncio: escolha uma opção predefinida ou escreva até 50 caracteres
- Nome da empresa: Até 25 caracteres
- Imagem do anúncio: preferencialmente 100 x 100 px para JPG ou PNG
Fonte: LinkedIn
Anúncios em destaque
Os anúncios Spotlight iluminam seus produtos, serviços, conteúdo e muito mais. Quando os membros clicam no anúncio, eles são imediatamente direcionados para sua página de destino ou site.
Assim como os anúncios de seguidores, esses são outros tipos de anúncios dinâmicos que usam personalização para se conectar com o público.
Objetivos: conhecimento da marca, visitas ao site, engajamento, geração de leads e candidatos a empregos.
Especificações de anúncios em destaque do LinkedIn:
- Descrição do anúncio: até 70 caracteres
- Título do anúncio: até 50 caracteres
- Nome da empresa: Até 25 caracteres
- Imagem: o tamanho preferido é 100 x 100 px para JPG ou PNG
- CTA: até 18 caracteres
- Plano de fundo personalizado (opcional): deve ter exatamente 300 x 250 px e 2 MB ou menos
Fonte: LinkedIn
Anuncio de emprego
Os anúncios de emprego do LinkedIn, também chamados de anúncios Trabalhe conosco, apresentam taxas de cliques até 50 vezes mais altas do que o anúncio de recrutamento médio. Provavelmente porque esses anúncios do LinkedIn aproveitam as redes de funcionários e bloqueiam a capacidade de outros concorrentes exibirem seus anúncios nos perfis de seus funcionários.
Objetivos: candidatos a emprego e visitas ao site.
Especificações do anúncio de emprego do LinkedIn:
- Nome da empresa: Até 25 caracteres
- Logotipo da empresa: 100 x 100px é recomendado
- Título do anúncio: até 70 caracteres ou a opção de escolher um título predefinido
- CTA: Até 44 caracteres se for texto personalizado; opções predefinidas disponíveis
Fonte: LinkedIn
formulários de geração de leads
Os formulários de geração de leads, abreviação de formulários de geração de leads, estão disponíveis para anúncios de mensagem e conteúdo patrocinado, podem ajudá-lo a descobrir leads mais qualificados.
Por exemplo, se você estiver hospedando um webinar, poderá conectar um formulário de geração de leads ao seu CTA, que inserirá automaticamente os dados de perfil de seu público-alvo. Depois, você pode baixar seus leads do gerenciador de anúncios do LinkedIn ou integrar o LinkedIn para trabalhar com seu próprio CRM.
Metas: geração de leads
Especificações do formulário de geração de leads do LinkedIn:
- Nome do formulário: até 256 caracteres
- Título: até 60 caracteres
- Detalhes: Até 70 caracteres para evitar truncamento (Até 160 caracteres no total)
- Texto da política de privacidade (opcional): até 2.000 caracteres
Fontes: LinkedIn
Anúncios de mensagem
Mais de 1 em cada 2 clientes em potencial abrem um anúncio de mensagem , tornando esse formato muito atraente para os anunciantes,
Esse tipo de anúncio permite que você envie uma mensagem direta para a caixa de entrada do seu público, completa com um CTA.
Objetivos: visitas ao site, conversões no site, geração de leads.
Especificações do anúncio de mensagem do LinkedIn:
- Assunto da mensagem: Até 60 caracteres
- Cópia do botão CTA: até 20 caracteres
- Texto da mensagem: até 1.500 caracteres
- Termos e condições personalizados: até 2.500 caracteres
- Criativo de banner: JPEG, PNG, GIF (não animado). Tamanho: 300 x 250px
Fonte: LinkedIn
Anúncios de imagem única
Anúncios de imagem única aparecem na página inicial do LinkedIn e se parecem com postagens de conteúdo regulares, exceto pelo fato de serem pagos e serão especificamente indicados como “promovidos” para distinguir de outros conteúdos não pagos. Esses anúncios incluem apenas uma imagem.
Objetivos: reconhecimento da marca, visitas ao site, engajamento, conversões no site, geração de leads e candidatos a vagas
Especificações de anúncios de imagem única do LinkedIn:
- Nome do anúncio (opcional): até 225 caracteres
- Texto introdutório: Até 150 caracteres
- URL de destino: até 2.000 caracteres para o link de destino.
- Imagem do anúncio: um arquivo JPG, GIF ou PNG de 5 MB ou menor; o tamanho máximo da imagem é 7680 x 7680 pixels.
- Título: até 70 caracteres para evitar encurtamento (mas pode usar até 200 caracteres)
- Descrição: Até 100 caracteres para evitar encurtamento (mas pode usar até 300 caracteres)
Fonte: LinkedIn
Anúncios de emprego único
Anúncios de emprego único promovem oportunidades diretamente no feed de notícias do seu público. Se você está lutando para encontrar o candidato perfeito ou parece estar sempre no modo de contratação, esses anúncios são o caminho a seguir.
Também não faz mal que os dados internos do LinkedIn mostrem que esses anúncios fornecem um aumento de 25% na taxa média de cliques para aplicar.
Objetivos: candidaturas a emprego
Especificações do anúncio de emprego do LinkedIn:
- Nome do anúncio: até 255 caracteres
- Texto introdutório: Até 150 caracteres para evitar encurtamento do texto (desktop máximo de 600 caracteres); qualquer idioma legalmente exigido deve ir aqui
Fonte: LinkedIn
Anúncios de texto
Os anúncios de texto são fáceis de configurar e funcionam dentro do seu orçamento. Como 80% dos leads B2B nas mídias sociais vêm do LinkedIn, os anúncios de texto podem ser particularmente atraentes para quem busca leads B2B.
Metas: conhecimento da marca, visitas e conversões no site.
Especificações de anúncio do LinkedIn:
- Imagem: 100 x 100px com JPG ou PNG de 2 MB ou menos
- Título: até 25 caracteres
- Descrição: Até 75 caracteres
Fonte: LinkedIn
Anúncios em vídeo
Ao ser criativo com os anúncios em vídeo do LinkedIn , você pode promover liderança de pensamento, destacar a experiência do cliente, revelar novos produtos, dar uma visão privilegiada da cultura da empresa e qualquer outra coisa que você possa imaginar. Esta é uma oportunidade de mostrar, não contar, a história da sua marca.
Metas: exibições de vídeo
Especificações de anúncio em vídeo do LinkedIn:
- Nome do anúncio (opcional): até 225 caracteres
- Texto introdutório (opcional): Até 600 caracteres
- Duração do vídeo: 3 segundos a 30 minutos (anúncios em vídeo do LinkedIn de alto desempenho tendem a ter 15 segundos ou menos)
- Tamanho do arquivo: 75 KB a 200 MB
- Taxa de quadros: menos de 30 quadros por segundo
- Largura: 640 a 1920 pixels
- Altura: 360 a 1920 pixels
- Proporção: 1,778 a 0,5652
Fonte: LinkedIn
Como criar um anúncio no LinkedIn em 9 etapas
Para criar seu próprio anúncio no LinkedIn, siga as etapas abaixo:
Passo 1: Crie uma LinkedIn Page se ainda não tiver uma
Isso é necessário para criar Sponsored Content e Sponsored Messaging Ads. Se precisar de ajuda para configurar um, leia nosso guia no LinkedIn para empresas .
Fonte: LinkedIn
Etapa 2: faça login no Campaign Manager ou crie uma conta.
A plataforma Campaign Manager, também conhecida como gerenciador de anúncios do LinkedIn, abrigará todas as suas atividades de publicidade, como a execução de campanhas e o gerenciamento de seu orçamento.
Bônus: obtenha a folha de dicas de publicidade do LinkedIn para 2022. O recurso gratuito inclui informações importantes sobre o público, tipos de anúncio recomendados e dicas para o sucesso.Obtenha a folha de dicas grátis agora!
Fonte: LinkedIn
Etapa 3: selecione o objetivo do anúncio
Pense em que tipo de ação você deseja inspirar entre seu público.
Fonte: LinkedIn
Passo 4: Escolha o seu público-alvo
Primeiro, você deve escolher um local e, em seguida, tem a opção de adicionar cargo, nome da empresa, tipo de setor e interesses pessoais ou profissionais.
Se for sua primeira campanha, o LinkedIn recomenda um público-alvo de pelo menos 50.000 para Sponsored Content e Text Ads. Para anúncios em mensagem, 15.000 é o melhor.
Fonte: LinkedIn
Você também tem a opção de se conectar com pessoas que já conhece por meio do Matched Audiences . Você pode fazer isso redirecionando as pessoas que visitaram seu site ou carregando uma lista de contatos de e-mail.
Saiba mais sobre Matched Audiences aqui:
Etapa 5: selecione um formato de anúncio
Dependendo do objetivo escolhido, você poderá escolher entre as opções de Sponsored Content (imagem única, carrossel ou vídeo), Text Ads ou Message Ads.
Fonte: LinkedIn
Etapa 6: crie seu orçamento e cronograma
O Campaign Manager fornecerá uma faixa de orçamento com base em outros lances concorrentes para seu público ideal.
As primeiras 2 a 4 semanas são normalmente consideradas uma experiência de aprendizado para descobrir o que funciona (ou não). Para testes, o LinkedIn recomenda um orçamento diário de pelo menos US$ 100 ou um orçamento mensal de US$ 5.000.
Fonte: LinkedIn
Etapa 7: comece a criar seu anúncio
Se você optar por Sponsored Content ou Text Ads, o Campaign Manager compartilhará pré-visualizações para que você possa ter uma ideia da aparência final do seu anúncio. No caso dos anúncios em mensagem, você poderá enviar uma mensagem de teste para si mesmo.
Etapa 8: fornecer informações de pagamento
Antes de lançar seu anúncio para o mundo, você terá que fornecer informações de pagamento. Feito isso, você está pronto para lançar!
Fonte: LinkedIn
Etapa 9: medir o desempenho
Ao entrar no Campaign Manager, a primeira coisa que você verá é o painel de relatórios para seus anúncios do LinkedIn. A partir daqui, você pode revisar as métricas de desempenho, acessar gráficos e dados demográficos ou exportar um relatório CSV. Também é aqui que você deve ir para o acompanhamento de conversões.
Fonte: LinkedIn
Práticas recomendadas de anúncios do LinkedIn
Por último, mas certamente não menos importante, aqui estão os critérios que o próprio LinkedIn afirma serem vitais para elaborar uma campanha publicitária bem-sucedida na plataforma.
Descubra seu público-alvo
No LinkedIn, definir em que lugar do mundo você deseja que seus anúncios sejam vistos é obrigatório. O local desejado é, na verdade, o único campo obrigatório ao configurar sua campanha publicitária. Você pode ampliar designando apenas o país, estado ou província, ou pode detalhar e segmentar o público por cidade ou área metropolitana.
Você pode refinar ainda mais seu público-alvo com detalhes da empresa (por exemplo, setor ou tamanho da empresa), dados demográficos, educação, experiência profissional e interesses.
Uma palavra de cautela: o LinkedIn desaconselha ser muito específico com a segmentação de anúncios. Se você é novo nos anúncios do LinkedIn, pode tentar lançar uma rede mais ampla inicialmente e aderir a três facetas de segmentação.
Você também pode testar campanhas A/B com diferentes critérios de segmentação, como habilidades versus cargos, para saber quais públicos se conectam melhor com sua marca.
Crie a cópia do seu anúncio em torno de uma chamada à ação sucinta e clara
Os anúncios do LinkedIn geralmente devem terminar com um CTA claro, geralmente na forma de um botão de texto.
Seus leitores estão ocupados. Eles precisam de alguém para explicar exatamente o que devem fazer a seguir, caso contrário, podem perder a inscrição para aquele webinar que impulsiona sua carreira ou a compra de um novo produto que pode simplificar sua vida. Apenas certifique-se de que seu CTA corresponda ao objetivo que você selecionou inicialmente.
Alguns CTAs eficazes incluem “Registre-se agora” ou “Inscreva-se hoje!”
Leia o blog da Hootsuite para saber mais dicas sobre como criar CTAs cativantes .
Escolha o conteúdo certo
O LinkedIn pode impulsionar seu conteúdo para encontrar o público certo, mas isso não manterá as pessoas grudadas na tela.
Experimente as técnicas abaixo para manter o público atento a cada palavra que você diz.
Conteúdo patrocinado:
- Adapte o conteúdo do seu blog, site e canais de mídia social.
- Use vídeo, áudio ou outros elementos de mídia avançada.
- Desenvolva uma conexão emocional compartilhando histórias de interesse humano.
- Faça mais do que apenas compartilhar notícias de tendências. Adicione seus insights ao mix para mostrar a liderança de pensamento da sua marca.
Mensagens patrocinadas:
- Se incentivar a consideração da marca, compartilhe postagens de blog, webinars ou tendências e análises do setor.
- Ao desenvolver leads e tentar converter clientes, promova demonstrações de produtos, tutoriais e histórias de sucesso ou anuncie um próximo webinar ou evento.
Anúncios de texto:
- Apesar do nome desses anúncios, você não vai querer pular os visuais. As imagens são opcionais, mas geram melhores resultados.
- Em vez de incluir um objeto ou logotipo, opte por uma imagem de perfil sempre que possível.
Anúncios em vídeo:
- De acordo com o LinkedIn , vídeos com menos de 30 segundos tiveram um aumento de 200% nas taxas de conclusão da visualização, portanto, mantenha-os curtos e agradáveis.
- Crie vídeos para exibição sem som e adicione legendas.
- Não guarde o melhor para o final. Os espectadores desistem após os primeiros 10 segundos.
Anúncios em carrossel:
- Use de 3 a 5 cartas para começar e teste a adição de mais cartas depois.
- Crie um carrossel de conteúdo que fale sobre um tema semelhante ou divida uma grande parte do conteúdo em cartões de carrossel.
- Use a narrativa visual para despertar o interesse do seu público.
- A descrição de cada cartão do carrossel deve incluir um CTA e uma mensagem clara e direta.
Anúncios dinâmicos:
- Ignore a brevidade e seja o mais descritivo possível no título e no texto do anúncio principal.
- Teste os layouts de imagem antes de postar.
- Inclua uma mensagem clara e CTA em cada anúncio.