Os anúncios do Facebook ainda são relevantes?
Os anúncios do Facebook ainda são uma das ferramentas mais poderosas para as empresas, com o Facebook atualmente como o terceiro site mais visitado do mundo, perdendo apenas para o Google e o YouTube. Você não deve descartar o Facebook ainda, mas pode não ser a força impenetrável que já foi.
Colocando sua empresa na frente dos clientes
É difícil construir uma página com muitos seguidores – e ainda mais difícil mantê-los engajados. A publicidade paga surge como uma forma de alcançar clientes que talvez nunca tivessem visto sua empresa de outra forma.
Foram feitas alterações no algoritmo do Facebook, o que tornou mais difícil que as postagens alcançassem grandes públicos organicamente. Estima-se que devido ao algoritmo – que não impulsiona automaticamente postagens com estatísticas de alto engajamento – uma postagem alcance apenas 2,2% dos seguidores da página. Isso está longe de ser suficiente para uma pequena empresa que busca construir uma marca online.
Aumentar o alcance organicamente é difícil, e é por isso que tantas empresas optam por contratar uma agência de mídia social para fazer isso.
Ainda é a maior plataforma de mídia social online
Apesar da ascensão de outras plataformas de mídia social, o Facebook ainda é o maior, com 2,7 bilhões de usuários mensais ativos em comparação com 1 bilhão de usuários ativos do TikTok. Optar por não veicular anúncios no Facebook seria optar por ignorar centenas, senão milhares de clientes em potencial, todos os quais poderiam fazer uma compra em sua empresa.
À medida que a geração Z assume o controle da direção das mídias sociais, a geração do milênio parece estar mudando sua atenção para novas plataformas como o TikTok, que pode ultrapassar o Facebook em termos de relevância na próxima década.
Recursos de segmentação
O Facebook tem alguns dos recursos de segmentação mais avançados disponíveis, embora tenham sido alterados em atualizações recentes para proteger a privacidade online dos usuários. No final de 2021, o Facebook anunciou decisões de eliminar progressivamente as opções de segmentação detalhadas relacionadas aos comportamentos e interesses pessoais dos usuários, o que afetará a precisão dos anúncios direcionados e poderá afetar as conversões. As agências de mídia social encontraram maneiras de contornar isso verificando o domínio de cada empresa, mas algumas conversões serão perdidas.
Após essas alterações, os anunciantes não poderão segmentar interesses relacionados a causas de saúde; orientação sexual; ou crenças religiosas ou políticas.
Mudanças no objetivo de conversão do Facebook
No interesse da privacidade, a Apple introduziu um recurso no iOS 14 perguntando aos usuários se eles gostariam de ser rastreados ou não ao navegar em um novo aplicativo ou site. Muitos usuários optam por não participar desse rastreamento, o que significa que o Facebook não pode dizer onde o usuário foi no site ou se fez uma compra. Isso afeta o rastreamento de conversão e significa que os dados do Facebook geralmente são imprecisos, pois não podem mais rastrear o comportamento do usuário. Alguns aplicativos foram desenvolvidos para combater isso, mas no geral prejudicou a experiência do usuário (UX) dos anúncios do Facebook.
Devido a essas mudanças, o Facebook incentiva os anunciantes a confiar em seu algoritmo para encontrar clientes, mas isso não é tarefa fácil. Recomenda-se que as opções de segmentação sejam amplas para que o algoritmo tenha espaço para explorar e encontrar as pessoas certas, mas é claro que isso pode acabar sendo muito caro e algo que as pequenas empresas podem ter dificuldade em pagar.
Os usuários estão mais céticos
Os usuários on-line tornaram-se mais sábios quanto aos poderes da publicidade e têm uma melhor compreensão de como estão sendo direcionados. Alguns anos atrás, um usuário poderia ter visto um anúncio no Facebook e ficado surpreso ao ver um produto semelhante anteriormente em outro site, mas não entendia como o Facebook sabia que ele estava pensando em comprá-lo.
Houve até rumores de que o Facebook ouviu conversas para coletar dados sobre compras individuais para poder apresentar aos usuários anúncios apropriados. Este foi apenas o trabalho de um algoritmo muito forte e eficaz.
Por causa dessa mudança, os usuários agora demoram mais para converter, o que significa que os anunciantes devem gastar mais dinheiro para convencê-los a fazer uma compra.
Gastos com anúncios em diferentes plataformas
Pode ser considerado muito arriscado exibir todos os anúncios em uma plataforma; os anunciantes estão pensando em usar várias plataformas e meios de publicidade, como e-mail marketing, para proteger suas apostas e reduzir o risco de perder muito. Como o Facebook é uma plataforma tão grande (também está lutando para acompanhar as tendências e pressionar pelo metaverso), os anunciantes não têm muita escolha quando se trata de atualizações e simplesmente precisam se adaptar ao algoritmo em constante mudança do Facebook.
Portanto, se você está pensando que pode não se incomodar com os anúncios do Facebook para sua empresa, pense novamente. Ainda há muitos clientes disponíveis que adorariam comprar de você, mas levará mais tempo para alcançar essas pessoas e você terá que gastar mais para encontrá-los do que nos anos anteriores. A boa notícia é que, depois de se conectar com o público certo, seu sucesso nos anúncios do Facebook é ilimitado, especialmente com uma ótima agência de mídia social a bordo. Não se deixe levar por rumores de que os anúncios do Facebook não são mais relevantes; a melhor hora para investir é sempre agora.