Planilhas Google x Google Data Studio

O assunto de nossa discussão hoje são planilhas do Google versus estúdio de dados do Google. Embora ambos sejam produtos do Google, há concorrência entre eles. Os usuários querem saber qual dos dois produtos é melhor. Na verdade, porém, o Google Sheet e o Google Studio funcionam de maneira única. Cada produto se destaca em funções específicas. Assim, o Planilhas Google é a opção ideal ao fazer análise e manipulação de dados.

Curso de Google Data Studio

Quanto ao Google Data Studio, é realmente a melhor ferramenta online gratuita de visualização de dados. Ao selecionar a melhor ferramenta entre as duas, considere suas necessidades de manipulação, análise e apresentação de dados. Portanto, não é de todo surpreendente descobrir que você precisa de ambas as ferramentas. Mesmo assim, veremos mais adiante onde as duas ferramentas estão relacionadas e como elas diferem. 

O que o Planilhas Google faz? 

Para criar, editar, atualizar e compartilhar uma planilha na Internet, escolha Planilhas. Portanto, ao comparar o Planilhas Google com o MS Excel, o primeiro é melhor porque é baseado na web. O GS possui bons recursos que permitem adicionar, apagar, classificar colunas e linhas e trabalhar em equipe. Muitas pessoas podem acessar planilhas de diferentes regiões ao mesmo tempo e discuti-las em um chat. 

O Google forneceu um recurso integrado de mensagens instantâneas que os usuários podem usar para discutir seu trabalho. Ao considerar o Planilhas Google versus o Google Data Studio, o último vence. Além disso, você pode acessar as planilhas do Google a partir do seu dispositivo móvel ou computador. As alterações são salvas automaticamente e cada usuário pode acompanhar todas as alterações instantaneamente. Além disso, o Planilhas está no pacote de aplicativos da Web gratuitos do Google Docs Editors com Google Keep, Apresentações, Documentos, Formulários, Sites e Desenhos. 

 Funcionalidades das planilhas do Google

  • Formatação e edição de planilhas – Os usuários podem editar ou formatar planilhas pré-fabricadas usando os recursos e recursos do Google Sheet. Por exemplo, eles podem fazer validação de dados, importação de dados, tradução de dados, resumo de dados, proteção de dados, limpeza de dados, corte de dados e filtragem de dados. Possui fórmulas básicas e avançadas que simplificam os cálculos. 
  • Visualização – Embora sua função principal não seja a visualização de dados, o Planilhas Google ainda produz gráficos, gráficos e tabelas. Isso permite a divisão de informações complexas em partes de dados fáceis de entender. Ele também pode incorporá-los em páginas da web. 
  • Recursos de aprendizado de máquina – Alguns recursos do GS empregam táticas de aprendizado de máquina para criar tabelas dinâmicas e gráficos. Ele também pode responder a perguntas sobre dados específicos ou atualizar automaticamente com base nos dados destacados. 
  • Edição de dados offline – Você sabia que o Planilhas pode modificar dados offline assim como o MS Excel? Sim, pode, e as alterações aparecerão automaticamente online assim que você restaurar sua conexão Wi-Fi. Assim, ao discutir o estúdio de dados do Google versus o Planilhas Google, o último é melhor.
  • Integração de produtos do Google – Conforme sugerido anteriormente, o Sheets pode se conectar com vários serviços do Google livremente e até mesmo com alguns arquivos da Microsoft. 
  • Versatilidade – As planilhas trabalham com diversos formatos de dados, começando pelo MS Excel. Ele também suporta PDF, HTML, CSV, Texto e Apache OpenOffice. 
  • Acesso de nível variável – Para gerenciar permissões para edição, download, cópia e impressão, os usuários podem contar com acesso de nível individual, acesso de grupo ou acesso de domínio. Assim GS é mais seguro. 
  • Colaboração – As equipes trabalham juntas e compartilham planilhas revisadas por e-mail. Os visualizadores devem verificar apenas o histórico da versão. 

Em resumo, o Planilhas Google ajudará você a adicionar, editar e formatar planilhas com suas fórmulas e funções. Você também pode exibir dados em gráficos, tabelas e gráficos. Além disso, você pode compartilhar planilhas em tempo real. Permitindo colaborações ao vivo entre os membros da equipe, as planilhas também podem ser baixadas e impressas em diferentes formatos. 

2.  Google Data Studio – O que ele faz? 

Data Studio ou simplesmente Data Studio é uma ferramenta de relatórios e visualização de dados. Embora não seja tão poderoso quanto o Tableau, o GDS possui recursos exclusivos. Primeiro, ele pode coletar dados de doze fontes e mesclá-los em um único relatório fácil de editar, ler e compartilhar. No Google Sheets vs Google Data Studio, o último é melhor porque também vem com ferramentas para visualização de dados: widgets, gráficos, tabelas e mapas. É uma ferramenta gratuita do Google que pode agilizar o trabalho de criação de relatórios e impulsionar a tomada de decisões.

Os principais usuários do GDS são profissionais de marketing e gerentes que desejam acompanhar e medir o desempenho de suas campanhas publicitárias. Como o software de relatório de dados é caro, inúmeras empresas e indivíduos se beneficiam do uso gratuito do Google Data Studio. Com fácil integração ao Google Analytics, o GDS pode ajudá-lo a decompor dados complexos. A versão gratuita do GDS foi lançada em outubro de 2018. Antes disso, as pessoas pagavam para acessar o Google Data Studio 360. Então, o lançamento da versão gratuita foi um alívio para quem não podia pagar pela versão paga anterior. 

Características do GDS

  • Widgets ilimitados – Ao usar o Google Analytics, você só tem acesso a doze widgets por relatório. Agora, ao usar o GDS, você encontrará widgets ilimitados. Exemplos do que está disponível incluem gráficos de pizza, gráficos de calor por estado, país ou região, gráficos de séries temporais e muito mais. Além disso, o Google fornece diferentes métricas com as quais você pode editar seus widgets.
  • Conecte e extraia dados de diferentes fontes – Como sugerido anteriormente, você pode extrair dados de doze fontes. Alguns deles incluem Google Analytics, YouTube, Google Ads, Search Console, CloudSQL, BigQuery e muito mais. Com outros 150 conectores, você tem acesso adequado aos dados que podem ajudá-lo a criar relatórios de negócios. Ao usar o PMA, você também pode extrair dados de sua loja woocommerce para o estúdio de dados do Google .
  • Compartilhamento de relatórios – os relatórios do Data Studio são fáceis de compartilhar quando você deseja opiniões livres de seus colegas de equipe ou supervisores. É possível enviar ou baixar arquivos para feedback rápido. Você pode até compartilhar um link de URL e convidar outras pessoas para clicar, visualizar produtos e personalizar relatórios. 
  • Gere relatórios legíveis – Ao focar no Google Sheets Vs Google Data Studio, você deve considerar a geração de relatórios. Antes de compartilhar seus relatórios, você precisa criá-los no Data Studio de maneira fácil de ler. Portanto, você pode dividir seus relatórios em uma página ou em até vinte páginas, pois o GDS fornece ferramentas de personalização suficientes. Além disso, você pode alterar fontes, cores, tamanhos e temas em seus relatórios para facilitar a leitura. Ao mesmo tempo, você pode adicionar até dez widgets em uma única página para melhor visualização. 
  • Atualize seus relatórios automaticamente – É possível fazer mais do que edição e personalização de relatórios com o GDS. Além disso, você pode coletar dados em tempo real nos relatórios. Basta definir os relatórios para atualizar automaticamente e preencher seus widgets com dados ao vivo. Novamente, você pode fazer com que alguns de seus widgets exibam informações atuais, enquanto outros mantêm seus dados mais antigos. Adoramos o aspecto da criação, personalização e compartilhamento de relatórios dinâmicos no GDS. 
  • Modelos gratuitos do Data Studio – Qualquer pessoa, independentemente de seu conhecimento técnico, pode usar o Data Studio. Isso ocorre porque ele vem com modelos gratuitos fáceis de entender. Esses modelos pré-carregados são para as doze fontes de dados sobre as quais falamos anteriormente. 
  • Tutoriais gratuitos – novamente, se os modelos gratuitos ainda forem difíceis de entender, um novato pode usar os tutoriais do Google Data Studio. Assim, você não precisa ser um especialista para começar a usar este serviço. O treinamento gratuito é na forma de vídeos, tutoriais de relatórios e recursos de fonte de dados. Vá para o menu Ajuda e acesse os tutoriais de lá. 
  • Incorporar relatórios em páginas de mídia social – É fácil compartilhar seus relatórios em sites de mídia social como Facebook e Twitter. Basta incorporar um link de URL em uma postagem de mídia social e permitir que as pessoas o estudem e vejam suas realizações por si mesmas. 

Em resumo, o Google Data Studio é uma ferramenta perfeita para criar relatórios e visualizar dados. Ele vem completo com uma galeria de modelos, um painel interativo e muitos tutoriais gratuitos. 

3. Planilhas Google x Google Data Studio

Como você já deve ter descoberto, tanto o GS quanto o GDS são um produto de manipulação de dados perfeito. Ambos têm recursos exclusivos e alguns que fazem um trabalho semelhante. Por exemplo, ambos têm um recurso de visualização que vem completo com widgets. Ao fazer uma comparação entre o Planilhas Google e o Google Data Studio, você também encontrará algumas diferenças. Esses incluem: 

Recurso de compartilhamento de dados

Se você deseja compartilhar dados com contas do Google, há permissões apropriadas a seguir no Data Studio e nas planilhas do Google. Ambas as ferramentas possuem funções colaborativas que permitem edição mútua de dados e transferência de dados para arquivos PDF. No entanto, há uma diferença entre os dois. Quando você deseja incluir tabelas no GDS, não pode copiar e colar as figuras no Excel para análise e formatação de dados extras. Em comparação, você pode copiar e colar tabelas e quaisquer outros dados que desejar da Planilha Google. 

Muitas pessoas pensam que o Planilhas Google é tão fácil de usar quanto o MS Excel

Inúmeras pessoas já usaram planilhas do Microsoft Excel antes. Portanto, se eles escolhessem a melhor ferramenta de manipulação de dados entre o Planilhas Google e o Data Studio, a maioria preferiria o primeiro. Afinal, o GS ainda fornece um recurso confiável de visualização de dados com gráficos e tabelas. Além disso, eles se sentiriam mais confiantes no fato de que o Planilhas é mais parecido com planilhas do Excel. Mesmo assim, esperamos que a maioria dos usuários acabe mudando para o DS do Google, pois ele é jovem e continua avançando em termos de recursos. 

O Planilhas Google é melhor ao calcular métricas

Os analistas de dados precisam lidar com métricas calculadas em várias fontes de dados. Ao trabalhar no DS, um analista só pode criar métricas calculadas em uma única fonte de dados. Por outro lado, eles podem criá-los em várias fontes de dados e em uma fonte de dados ao usar o Planilhas Google. Ao considerar Sheets vs google data studio neste contexto, Sheets ganha.

Recursos de automação personalizados

Durante as comparações do Planilhas Google com o Google Data Studio, considere a automação personalizada. Com o Planilhas Google, você pode usar scripts personalizados do Google Apps para envio automatizado de PDFs para sua lista de e-mails. Além disso, você pode salvar automaticamente seus relatórios no Google Drive classificados por mês. Por outro lado, você pode usar o GDS para automação personalizada apenas de maneira limitada. 

Integrações e conexões de dados

Tanto o GDS quanto o GS são soluções do Google baseadas em nuvem. Por esse motivo, eles podem ser facilmente conectados a outras fontes de dados. Com complementos de terceiros, você pode se conectar a outras fontes de dados. Mas, se fôssemos escolher o melhor nesse contexto, escolheríamos o Google Sheets. É mais fácil usá-lo para importar dados, pois possui muitos complementos de terceiros. Não podemos dizer o mesmo sobre o GDS porque há casos em que os usuários precisam primeiro extrair dados para o Planilhas Google e depois integrar as Planilhas ao GDS. 

Um resumo das supermétricas para o Data Studio e o Planilhas Google do Google

  • Limitações do usuário – No Google Studio, usuários ilimitados podem usar uma licença. Em contraste, o GS permite que um usuário use uma licença. 
  • Acesso à fonte de dados – Ao trabalhar no Planilhas Google, um analista pode ter acesso a várias contas em qualquer fonte de dados. Por outro lado, o Data Studio tem limitações para fontes de dados da rede de anúncios. Seu nível de licença determinará qual intervalo de contas você pode acessar por fonte de dados.
  • Atualização de dados – Ao usar o GS, você pode configurar a ferramenta para atualizar automaticamente os dados a cada hora, dia, semana ou mês. No entanto, você só usará o recurso por hora se tiver uma licença Super Pro. Por outro lado, ao usar o GDS, você pode clicar manualmente para atualizar os dados.
  • Manipulações de dados – Você só pode acessar fórmulas e funções simples de manipulação de dados no GDS. Por outro lado, você pode usar o GS para manipular dados da mesma forma que faz no Microsoft Excel. Assim, em relação ao Planilhas Google versus Google Data Studio neste contexto, as Planilhas são melhores.  
  • Combinação de dados – Você pode usar o Planilhas Google para extrair dados de diferentes fontes e juntá-los em uma única planilha usando fórmulas e funções inteligentes. O GDS pode mesclar dados de várias redes de anúncios e do Google Analytics por meio de um conector dedicado. 

Conclusão

Para resumir nossa  discussão, ambas as ferramentas são perfeitas de maneiras diferentes. As planilhas do Data Studio Google são boas, mesmo quando usadas juntas. Eles têm prós e contras únicos e ambos funcionam muito bem no final do dia. Em suma, escolheríamos o Google Data Studio como o vencedor em termos de personalização de dados, visualização de dados, criação de relatórios e facilidade de uso. Quanto ao Sheets, nós o escolheríamos como o vencedor por ter supermétricas avançadas e fórmulas de manipulação de dados. 

Novamente, achamos que o Planilhas tem mais usuários porque é anos mais antigo que o DS. Portanto, à medida que o DS continua a se expandir, seus recursos podem atrair a atenção de novos usuários. Por fim, achamos que o Data Studio é mais fácil de usar pela primeira vez porque possui muitos modelos e tutoriais gratuitos. 

Facebook Comments Box