Por que o marketing de influenciadores no Pinterest tem um enorme potencial para empresas B2C
De muitas maneiras, trabalhar com um influenciador no Pinterest é muito diferente do marketing em outros canais de mídia social. Assim, qualquer marca que contemplar o marketing de influenciadores para o Pinterest precisará mudar sua mentalidade sobre como fazê-lo.
Para começar, o Pinterest é predominantemente visual. É certo que o Instagram e o Snapchat também são , mas o Pinterest vê as coisas de uma perspectiva diferente. Não há feeds sociais, como tal. Além disso, o Pinterest é mais como um mecanismo de pesquisa, em muitos aspectos, do que um canal de mídia social. As pessoas pesquisam por “quadros” que descrevem imagens sobre tópicos de sua escolha e depois seguem os quadros de que gostam. Aqui está Ben Silbermann, CEO e cofundador do Pinterest, descrevendo-o aos investidores em março de 2010 :
É uma ferramenta que ajuda as pessoas a compartilhar e descobrir as coisas que amam. As pessoas ingressam no Pinterest para criar essas coleções por meio de pinboards e para seguir as coleções criadas por seus amigos.
De certa forma, você pode compará-lo a um repositório de imagens. O Pinterest é referido como uma “ferramenta de descoberta visual” e eles se irritam com qualquer menção de ser uma plataforma de mídia social. No entanto, ao contrário da maioria dos repositórios de imagens, o Pinterest incentiva totalmente o compartilhamento de imagens entre os painéis das pessoas. Um usuário do Pinterest vê uma imagem que gosta no quadro de outra pessoa e a “fixa” em seu próprio quadro.
Veja como Amy Vener, líder de estratégia vertical de varejo do Pinterest, descreve o serviço :O núcleo fundamental do que os pinners estão fazendo não é se conectar com as pessoas – é se conectar com marcas que os inspiram e fazer coisas na vida real.
Nesse sentido, o Pinterest funciona de forma oposta ao Instagram e Snapchat. Em vez de você compartilhar suas imagens em uma postagem em um horário definido com seus seguidores, como você tradicionalmente faz nas mídias sociais, o Pinterest incentiva você a colocar (fixar) imagens em seu quadro e esperar que as pessoas as vejam, gostem e repassem. eles em suas próprias pranchas. Sim, você pode notificar seus seguidores de que fixou uma imagem – mas a maioria de suas visualizações virá da pesquisa.
Um efeito colateral da natureza visual do Pinterest é que muitos dos pinos retratam itens que o proprietário de um quadro tem ou deseja ter. Isso significa que muitas das imagens retratadas são aspiracionais. Muitas vezes, as pessoas optam por navegar ou pesquisar itens que gostariam de comprar. Como resultado, o Pinterest pode ser particularmente importante para os varejistas. Um consumidor vê algo em uma imagem que eles próprios gostariam. Sua reação natural é tentar encontrar aquele produto, e qualquer varejista que facilite a localização do produto provavelmente se beneficiará com o aumento das vendas.
Por esse motivo, o marketing de influenciadores no Pinterest tem o potencial de ser extremamente importante para produtos B2C, pelo menos.
Quem usa o Pinterest?
De acordo com as estatísticas e fatos do Pinterest da DMR , o Pinterest agora tem mais de 150 milhões de usuários ativos. As mulheres representam 85% desses usuários, o que funciona bem para as marcas, pois as mulheres tomam a maioria das decisões de compra em casa. Ele se inclina para faixas etárias mais jovens, com 67% dos usuários do Pinterest sendo da geração do milênio.
Surpreendentemente, 55% dos compradores online dos EUA escolhem o Pinterest como sua plataforma de mídia social favorita, o que dá às marcas uma grande oportunidade.
Pinterest coloca o “consumir” em “consumidor”
A nova descrição de Vener sobre o serviço não é apenas um marketing sem sentido construído em torno de uma nova marca: os números confirmam o que ela está dizendo. De acordo com uma pesquisa com usuários do Pinterest e seus dados:
- 60% dizem que obtêm suas ideias sobre o que comprar no Pinterest
- 72% dizem que o Pinterest os influencia a comprar quando nem estavam procurando algo para comprar
- 90% dizem que o Pinterest os ajuda a decidir o que comprar
- O Pinterest direciona mais tráfego de referência para sites de comércio eletrônico do que o Facebook (33% a mais), Snapchat (71%) e Twitter (200%)
O Pinterest construiu uma plataforma para vincular marcas e principais influenciadores
O Pinterest foi relativamente lento em relação ao marketing de influenciadores. Acredita-se que isso ocorra porque ela tem seu próprio mercado de publicidade e sentiu que o marketing de influenciadores poderia canibalizar isso. No entanto, no final de 2016, criou tardiamente uma plataforma para funcionar como ponto de encontro de marcas e influenciadores – Pin Collective.
Para acessar esses criadores, as empresas precisam se comprometer com um gasto mínimo de mídia (basicamente: pins promovidos e outros conteúdos). Eles podem trabalhar com esses criadores para criar conteúdo especificamente para os painéis da conta da marca. Os detalhes do trabalho, incluindo qualquer pagamento, são acertados entre eles – o Pinterest não se envolve nem aceita uma parte aqui. Presumivelmente, desde que o gasto mínimo seja atingido, não há nada que impeça essas marcas de também patrocinar pins ou painéis nos feeds dos criadores.
Essa é uma ótima maneira de direcionar o tráfego para seus painéis do Pinterest e, quando outras pessoas começam a fixar essas postagens, o tráfego aumenta . Lembre-se, são pessoas procurando coisas para comprar, mesmo quando não pretendiam comprar nada.
Dito isso, atualmente restringe os influenciadores aqui a um grupo seleto de editores, oficinas de produção e criadores independentes. No lançamento, o Pin Collective começou com:
- Editores: Brit + Co , Tastemade , Refinery29 e PureWow
- Oficinas de produção: The Mill , McBeard e loop88
- Criadores independentes: um grupo global de formadores de opinião do Pinterest como Kyla Herbes (design de casa), Gary Arndt (viagens), Amanda Holstein (aconselhamento para a geração do milênio), Peter Lombardi (fotografia e design) e Sarah Barnes (comida)
Embora o Pin Collective limite os influenciadores a esses criadores selecionados (predominantemente, macro-influenciadores), qualquer marca, grande ou pequena, é elegível para usar o serviço.
Pinterest, agora sob a influência
Para empresas e marcas menores que não atendem aos critérios de gastos com anúncios do Pinterest – e, portanto, não podem acessar o Pin Collective – a boa notícia é que eles abriram oficialmente sua API para plataformas de marketing de influenciadores. Os parceiros assinados incluem AspireIQ (anteriormente Revfluence), HYPR , Influence.co, IZEA, Klear, Mavrck, Obvious.ly e Open Influence . Para quem usa uma dessas plataformas, a grande novidade aqui é que você pode expandir suas campanhas de influenciadores para o Pinterest e obter acesso a todo o conjunto de dados e insights disponíveis apenas para os Coletivistas. Você também poderá extrair essas métricas de sua própria conta, centralizando seus relatórios.
Se a sua plataforma não estiver listada aqui, você provavelmente pode dar um empurrãozinho para eles embarcarem.
Encontrar influenciadores
As marcas que procuram influenciadores no Pinterest precisarão reconhecer a natureza diferente da plataforma do Pinterest. Para começar, o Pinterest não é um lugar onde você simplesmente procura por pessoas que têm muitos seguidores ou mesmo engajamento de curto prazo. Quando uma imagem é fixada em um quadro no Pinterest, ela continua a ser visitada, vista e potencialmente repinada no futuro, sempre que essa imagem aparecer na pesquisa de alguém.
Isso é muito diferente de um tweet (que desaparece muito rapidamente) ou mesmo de uma postagem no Facebook, que desaparece do feed das pessoas em um tempo relativamente curto. Leva 3 meses e meio para que o pin médio do Pinterest receba metade de seu tráfego (ou seja, sua meia-vida). Em comparação, o tweet médio tem meia-vida de 24 segundos, e a meia-vida média do post no Facebook é de 90 minutos.
Como resultado disso, para que o marketing de influenciadores seja bem-sucedido no Pinterest, uma marca deve se concentrar em alguém que seja hábil em amplificar Pins por meio do mecanismo de pesquisa do Pinterest, antes de alguém que simplesmente notifica muitos seguidores de que fixou um novo conteúdo.
Assim como em outras plataformas, o Pinterest depende fortemente de microinfluenciadores para seu sucesso. Para o Pinterest, os microinfluenciadores são aqueles pinadores que estabelecem uma reputação sólida por fixar conteúdo relevante, atraente e interessante em um quadro sobre um nicho específico. Eles provavelmente têm um número comparativamente pequeno de amigos (500 – 5.000), mas conseguiram estabelecer uma forte lealdade com essas pessoas. Se os microinfluenciadores fixarem fotos que retratam os produtos de uma marca, as pessoas perceberão o que eles fixaram.
Ao contrário do Twitter, Facebook e plataformas semelhantes, as marcas também têm um papel importante para os macroinfluenciadores. Geralmente são produtores de conteúdo, que podem ter muitos seguidores trazidos de onde originam seu conteúdo. Por exemplo, alguém que tem um blog de moda, que por sua vez coloca fotos usadas em seu blog, seria um exemplo de macro-influenciador. Suas imagens podem ser de produtos muito procurados e atrair apoio sólido – talvez de 10.000 a 1.000.000 de seguidores. No entanto, essas pessoas tendem a ser menos fervorosas em seu apoio do que os seguidores de microinfluenciadores.
Os macroinfluenciadores tendem a ter taxas de engajamento de 5 a 25%, em comparação com os microinfluenciadores, que podem reivindicar um engajamento de 25 a 50%.
Dicas para trabalhar com influenciadores
Marketing de influência é menos sobre o influenciador e mais sobre o conteúdo
O marketing de influência na maioria dos canais de mídia social se concentra em pessoas que seguem aqueles que reconhecem como principais influenciadores em um nicho. O foco está fortemente no acompanhamento e no alcance do influenciador individual e na quantidade de engajamento que ele ou ela pode gerar. O conteúdo real que é postado/tweetado/snap-chat ou o que for menos relevante. O pensamento geral é que, se um influenciador promover um produto, seus fãs sentirão que o produto deve ser bom.
Com o Pinterest, é o conteúdo que é fundamental. Se um influenciador cria uma imagem de alta qualidade, com um texto atraente ao seu redor, ela pode ser encontrada seis meses depois por alguém pesquisando no Pinterest. Nessa situação, o conteúdo tem que se sustentar sozinho, não depender da reputação de um influenciador, para interessar o buscador.
Otimize suas imagens para o Pinterest
Se uma marca optar por criar conteúdo para uma campanha de influenciador, existem algumas maneiras de ajudar a garantir que as pessoas encontrem a imagem em uma pesquisa.
Obviamente, não adianta fixar nada que não seja uma imagem de alta qualidade. O Pinterest é, em última análise, visual e funciona melhor com imagens nítidas e atraentes. Por exemplo, se você é uma marca de alimentos, deseja que todas as imagens fornecidas evoquem a emoção da fome.
As imagens verticais funcionam melhor no Pinterest, de preferência com uma proporção de 2:3 ou 1:3,5. Existem algumas situações em que você pode usar imagens mais altas, por exemplo, para um quadro de comida, você pode usar várias fotos em uma imagem para representar uma receita de dar água na boca.
Para esse exemplo específico, existe um tipo especial de pin que os influenciadores provavelmente usarão, conhecido como Rich Pin. Rich Pins são pins que incluem informações extras diretamente no próprio pin. Existem seis tipos de Rich Pins : App, Movie, Recipe, Article, Product e Place. Por exemplo, o Pin da receita permite adicionar ingredientes, tempos de cozimento e informações de serviço a uma imagem de receita.
Assim como o Google, o mecanismo de pesquisa do Pinterest depende muito de palavras-chave. Você pode não pensar muito em SEO quando escreve um tweet ou uma postagem no Facebook, mas sempre deve compor seu conteúdo do Pinterest com SEO em mente. Os melhores influenciadores já sabem disso e garantirão que qualquer coisa que eles marquem seja tratada adequadamente.
Não se esqueça que os pinos não são apenas imagens. Você tem até 200 caracteres disponíveis para acompanhar a imagem em um alfinete. Este texto também precisa ser informativo, interessante e compatível com SEO.
Envie produtos para influenciadores e deixe-os criar conteúdo
Os macroinfluenciadores, em particular, são conhecidos no Pinterest pela qualidade de seu conteúdo. Os microinfluenciadores são conhecidos pela distribuição de seu conteúdo. Em muitas situações, as marcas farão bem em enviar produtos gratuitos para influenciadores e incentivá-los a criar, fixar e compartilhar esse conteúdo. Essas pessoas são especialistas em criar conteúdo que fica por aí, que as pessoas ainda encontrarão em suas pesquisas meses depois.
Isso pressupõe que os influenciadores possam ver o mérito e gostar de um determinado produto. Se o fizerem, provavelmente produzirão e compartilharão imagens que tornam o produto altamente desejável.
Alvo de influenciadores que são curadores de conteúdo especializados em um nicho
Estes tendem a ser micro-influenciadores altamente influentes com seus seguidores. As marcas podem incentivá-los a obter imagens de toda a rede, retratando o produto de forma positiva, fixando-os para que seus seguidores possam encontrá-los. De muitas maneiras, o Pinterest se destaca na curadoria de conteúdo – é assim que a maioria das pessoas cria seus painéis.
Uma boa maneira de fazer isso é encorajar os influenciadores a se concentrarem em imagens de estilo de vida que simplesmente incluam o produto em particular – em muitos aspectos, isso não é tão diferente da colocação de produtos nos filmes. Uma imagem pode mostrar uma família feliz fazendo um churrasco – eles simplesmente usam uma garrafa de molho de tomate de uma determinada marca em seus bifes.
Pense em dispositivos móveis
Estamos agora numa era onde existe uma enorme utilização de dispositivos móveis para aceder à internet. Este é particularmente o caso dos usuários de mídia social. 70% da atividade do Pinterest ocorre em dispositivos móveis, e 80% das vendas de comércio eletrônico do Pinterest ocorrem em dispositivos móveis.
Nem é preciso dizer que qualquer conteúdo que uma marca fornece para um influenciador usar precisa ser compatível com dispositivos móveis e, tão importante quanto, qualquer site que fixe o link também precisa funcionar bem no celular.
Use o Pinterest para ajudar a divulgar as notícias sobre seus eventos de sorteio
Depois que um influenciador fixa uma postagem no Pinterest, é provável que ela seja amplamente vista. Isso o torna ideal para promover brindes e competições. É muito provável que, quando as pessoas virem um pin promovendo seu evento ou sorteio, elas também promovam seu evento em suas outras contas de mídia social, por exemplo, em uma postagem no Facebook.
Anúncios do Shopping para a vitória
O Pinterest disponibilizou esse recurso para centenas de empresas na plataforma. Mantendo o foco recém-descoberto na descoberta visual, o anúncio de compras destina-se a replicar a experiência de comprar em uma loja. Se você for a uma loja de móveis em busca de um sofá, examinará rapidamente todas as suas opções, olhando mais de perto quando algo chamar sua atenção. Isso tem muito a ver com a aparência do sofá e com a exibição em que foi instalado. Os anúncios do Shopping oferecem a mesma capacidade de criar uma “exibição” atraente, como você encontraria em uma loja, misturando imagens detalhadas do produto com fotos mais voltadas para o estilo de vida, mostrando o sofá “em ação”.
Essas imagens são extraídas automaticamente do feed de produtos de uma marca e apresentadas aos usuários do Pinterest como um alfinete promovido em seus resultados de pesquisa. O apelo visual desses anúncios tem se mostrado muito eficaz na população do Pinterest (que, vale a pena repetir – NOVAMENTE – é composta por pessoas que estão lá com a intenção de comprar coisas).
Conclusão
O Pinterest é único entre todas as plataformas sociais populares. Por um lado, eles não se consideram mais uma plataforma social. O tema central da inspiração do consumidor ainda está lá, mas os usuários não são mais o público principal. O Pinterest dobrou seu conhecimento de que as pessoas vão lá procurando comprar coisas, mas mudando seu foco de desenvolvimento para atrair e manter negócios. Onde o Instagram depende dos usuários para criar conteúdo e comunidade, atraindo empresas para a plataforma, o Pinterest está olhando as coisas de uma perspectiva reversa. Eles estão tentando tornar mais fácil para as empresas desenvolverem um conteúdo melhor e serem notados, sabendo que quanto mais marcas tiverem para inspirar as pessoas, mais pessoas se juntarão ao Pinterest. Esses últimos movimentos são projetados para torná-lo uma plataforma benéfica para mais do que apenas as grandes empresas que podem se dar ao luxo de anunciar com conteúdo promovido. Agora, empresas menores que viram os efeitos positivos do marketing de influenciadores também podem aproveitar a plataforma, sem grandes compromissos de gastos. Se você pensou que a corrida pelo marketing de influenciadores estava começando a desacelerar, parece que você pensou errado. As coisas estão apenas começando a ficar interessantes.