Taboola x Google Ads: qual é melhor para publicidade nativa?
Você está cansado de sentir que seu orçamento de publicidade está sendo desperdiçado? Você está procurando uma maneira mais eficaz de alcançar clientes em potencial? Nesse caso, você precisa começar a usar a publicidade nativa.
A publicidade nativa é uma forma de publicidade que aparece no conteúdo do site ou aplicativo que está promovendo. Isso o torna muito mais eficaz do que as formas tradicionais de publicidade, como comerciais de TV e anúncios impressos.
Mas com tantas plataformas diferentes disponíveis, pode ser difícil decidir qual é a certa para o seu negócio. Duas das plataformas de publicidade nativa mais conhecidas são Taboola e Google Ads.
Neste artigo, compararemos o Taboola e o Google Ads para ajudar você a decidir qual é a melhor plataforma para publicidade nativa. Vamos nos concentrar nos benefícios que cada plataforma oferece aos anunciantes. Ao final deste artigo, você terá uma ideia clara de qual plataforma melhor atende às suas necessidades.
Então vamos fazer isso…
O que é Taboola e o que ela oferece aos anunciantes?
Taboola é uma plataforma de publicidade nativa fundada em 2007. É uma das plataformas mais antigas e populares disponíveis. Taboola é usado por uma variedade de empresas, incluindo pequenas empresas, grandes corporações e editoras.
Características do Taboola
Taboola oferece uma ampla gama de recursos, incluindo:
- Uma plataforma de autoatendimento que facilita a criação e o gerenciamento de anúncios;
- A capacidade de segmentar usuários com base na localização, dados demográficos, interesses e outros fatores;
- Uma ampla variedade de formatos de anúncio, incluindo texto, imagens, vídeos e apresentações de slides;
- A capacidade de acompanhar o desempenho de seus anúncios e otimizá-los para obter melhores resultados;
- Tem mais de 9.000 editores, 500 milhões de usuários ativos e oferece cerca de 500.000 recomendações a cada segundo;
- Suporte ao cliente 24/7.
Opções de segmentação taboola
A Taboola possui várias opções de segmentação que permitem atingir o público exato que você deseja.
Esses são:
- Localização (geográfica, cidade ou código postal)
- Dados demográficos (idade, sexo, status parental)
- Comportamento (pesquisas recentes e histórico de compras)
- Interesses (esportes, tecnologia, viagens)
- Atividade online (tipo de navegador e sistema operacional; sistema operacional; tipo de dispositivo; tamanho da tela; versão do sistema operacional)
- Escolha do site de publicação.
Alguns dos editores mais populares da Taboola incluem USA Today, Business Insider e Fox News.
Como funciona o Taboola?
Para começar a usar o Taboola, você precisará criar uma conta e escolher seu plano. Existem dois tipos de contas disponíveis, que são a conta gerenciada e a conta de autoatendimento.
Embora a Taboola não seja muito rigorosa com o tipo de anunciantes que aceita, ela é rigorosa quando se trata de conformidade com anúncios.
A Taboola oferece uma variedade de ferramentas que facilitam a criação de um anúncio, sua publicação, o acompanhamento de seu desempenho e a otimização de seus anúncios. Ao usar essas ferramentas, você pode garantir que seus anúncios alcancem o público certo e obtenham resultados.
Para obter mais informações sobre como usar o Taboola, consulte nossa postagem sobre a visão privilegiada de um anunciante sobre o Taboola .
Preços de Anúncios Taboola
Com a conta gerenciada, você pagará não apenas pelos gastos com anúncios, mas também pelo gerenciamento dos anúncios. Com a conta de autoatendimento, você será responsável por tudo, desde a configuração até o gasto com anúncios e a otimização. Isso também significa que você pagará apenas pelos gastos com anúncios, sem nenhum custo extra.
Quando se trata de gastos com anúncios, você paga com base no número de impressões recebidas (em CPM) ou com base no número de cliques obtidos (CPC). O preço por visualização ou clique varia com base nos resultados dos lances em tempo real .
O que é o Google Ads e o que ele oferece aos anunciantes?
O Google Ads é uma plataforma de publicidade nativa que faz parte da maior plataforma de publicidade do Google. Faz parte da plataforma renovada do Google Adwords. Foi lançado pela primeira vez em fevereiro de 2000 – sete anos antes da fundação de Taboola.
Desde então, tornou-se uma das plataformas de crescimento mais rápido disponíveis. Na verdade, é a rede de anúncios on-line mais popular atualmente, competindo apenas com o gigante da mídia social Facebook Ads (agora Meta) pelo domínio da publicidade digital.
Recursos de anúncios do Google
O Google Ads possui vários recursos que o tornam uma excelente opção para empresas que desejam criar e gerenciar campanhas de publicidade nativa.
Esses incluem:
- Várias opções de segmentação que permitem alcançar usuários específicos com base em sua localização, dados demográficos, interesses, comportamento on-line etc.
- Um editor de arrastar e soltar para criar campanhas publicitárias sem precisar escrever código ou contratar designers;
- Relatórios em tempo real para que você possa acompanhar o desempenho de seus anúncios a qualquer momento;
- A capacidade de gerenciar diferentes campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave em um painel;
- Capacidade de alcançar clientes no YouTube, Gmail e todas as outras propriedades do Google;
- Exiba anúncios em sites de editores de praticamente qualquer nicho conhecido pelo homem.
A plataforma do Google Adwords está disponível em mais de 40 idiomas que ajudam você a alcançar mais clientes, não importa onde eles morem. Com as ferramentas fornecidas pelo Google Adwords, é fácil criar campanhas direcionadas com base em dados demográficos ou comportamentos online específicos. O Google também oferece suporte por telefone e bate-papo ao vivo para garantir que suas necessidades de publicidade sejam atendidas rapidamente.
Opções de segmentação de anúncios do Google
O Google Ads oferece aos anunciantes a capacidade de alcançar seus clientes em potencial com base nestes fatores:
- Localização;
- Dispositivo, navegador e outras informações do dispositivo do usuário;
- Interesses (incluindo tópicos, sites preferidos e o que os usuários fazem nesses sites);
- Comportamento (que outros sites os usuários visitam antes de acessar seu site ou acessar seu anúncio);
- Idioma(s) com base nas configurações do navegador ou no conteúdo do editor.
O remarketing para usuários que interagiram anteriormente com seu anúncio ou site também é possível no Google Ads.
Como funciona o Google Ads?
Configurar uma conta do Google Ads é bastante fácil, especialmente se você já tiver uma conta do Adwords. Você só precisa fazer login na sua conta e seguir as instruções até que ela o guie para a nova plataforma.
Se você nunca usou o Google Adwords antes, não se preocupe. Abrir um Google Ads é bastante fácil.
Você pode configurar o Google Ads em minutos. Além disso, a plataforma se otimiza automaticamente com base nos dados de desempenho. Esses fatores facilitam o uso por qualquer pessoa – de iniciantes a anunciantes que exibem anúncios há anos.
Preços de anúncios do Google
Uma das melhores coisas sobre o Google Ads é que ele não cobra nenhuma taxa dos anunciantes além do custo dos lances do Adwords. Isso significa que você pagará apenas pelos gastos com anúncios, sem nenhum custo extra.
Ele também oferece uma posição aprimorada nos resultados de pesquisa por meio de parceiros de pesquisa, que são sites parceiros nos quais os anúncios do Google Ads estão disponíveis junto com listagens de pesquisa orgânica. Isso significa que seus anúncios serão exibidos com mais frequência nesses sites, tornando-os mais visíveis para os clientes que procuram seus produtos ou serviços on-line.
Assim como a Taboola, os anunciantes pagam com base em impressões e cliques.
Comparando os benefícios do Taboola e do Google Ads para anunciantes
Ambas as plataformas oferecem várias opções de segmentação, relatórios em tempo real, a capacidade de gerenciar campanhas em um painel e a capacidade de alcançar clientes em milhares ou até milhões de propriedades online.
No entanto, existem algumas diferenças importantes entre Taboola e Google Ads que os anunciantes devem considerar ao tomar sua decisão.
Formatos de anúncio
A Taboola oferece estes formatos de anúncio:
- Widgets de recomendação: esses anúncios aparecem em artigos e links de terceiros e fornecem links para outro conteúdo que os leitores podem escolher para navegar.
- Anúncios nativos de fotos: a Taboola recomenda imagens de sua rede de marketing de conteúdo (CMN) como banners para sites de editores. Os banners giram automaticamente ou podem ser configurados para mostrar uma imagem específica o tempo todo.
- Anúncios pop-up em vídeo: como o nome indica, os anúncios pop-up em vídeo abrem como pop-ups no topo de páginas da web existentes, onde são reproduzidos de acordo com o conteúdo do site.
O Google Ads oferece estes formatos de anúncio:
- Anúncios de texto gráficos/rich media : o Google Ads oferece aos anunciantes uma maneira de criar anúncios com uma combinação de imagens, texto e links.
- Anúncios da lista de produtos : são semelhantes aos anúncios de texto gráficos/rich media, mas incluem detalhes adicionais sobre o produto ou serviço que está sendo anunciado.
- Anúncios em vídeo in-stream : os anúncios em vídeo in-stream aparecem antes, durante ou depois de um vídeo do YouTube que os usuários escolheram assistir. Eles podem ser puláveis ou não puláveis, dependendo da sua preferência.
- Widgets de recomendação : semelhantes aos anúncios de recomendação da Taboola, embora não tão robustos.
O Google Ads também oferece dois tipos de formatos de anúncio de texto: anúncios de texto expandidos (ETAs) e anúncios de texto simplificados (STAs). Cada formato tem suas próprias práticas recomendadas que os anunciantes devem seguir para mantê-lo funcionando sem problemas. Os ETAs geralmente incluem vários campos, enquanto os STAs contêm apenas alguns.
Dados de desempenho de anúncios no Google Ads x Taboola
Uma das maiores diferenças entre o Google Ads e o Taboola é que o Google permite que os usuários visualizem o desempenho de seus anúncios em diferentes dispositivos antes mesmo de inserir o valor do lance.
Isso significa que os anunciantes podem priorizar opções de segmentação específicas com base em qual canal é mais barato para promover antes mesmo do início da campanha. Os anunciantes também podem utilizar os Simuladores de lances do Google Ads para obter uma estimativa do número de cliques ou visualizações que o anúncio receberá com base na segmentação e no orçamento.
O foco principal da Taboola é garantir que seu público alcance conteúdo relevante. Embora seja possível visualizar o desempenho com base no dispositivo, navegador e outros fatores, você ainda precisaria de um rastreador de terceiros para poder detalhar os relatórios com base em métricas específicas.
Quando se trata de rastreadores de terceiros, recomendamos Brax. É uma solução completa quando se trata de gerenciamento e otimização de anúncios. Agende hoje mesmo uma demonstração gratuita e descubra como essa ferramenta pode tornar sua vida publicitária muito melhor.
Processo de anúncios no Google Ads x Taboola
Uma das maiores vantagens de ambas as plataformas é que elas automatizam grande parte do processo de criação de anúncios, o que permite que os anunciantes assumam o controle sem precisar escrever código ou contratar um desenvolvedor.
No entanto, como o Google lidera o mercado de anúncios digitais há anos, sua plataforma tende a ser mais avançada do que as plataformas mais recentes, como Taboola.
Na verdade, muitas pessoas consideram o Google Ads uma plataforma de anúncios tudo-em-um porque permite não apenas criar anúncios nativos, mas também anúncios de pesquisa e anúncios em vídeo.
Decidindo qual plataforma é melhor para suas necessidades
Quando se trata de decidir qual plataforma é melhor para suas necessidades, tudo depende do que você procura em uma plataforma de publicidade nativa.
- Com base no alcance
O Google Ads oferece uma variedade maior de formatos de anúncio, bem como dados de desempenho mais detalhados que você pode usar para tomar melhores decisões sobre suas campanhas.
Taboola é mais adequado para empresas que desejam atingir um público maior com conteúdo mais relevante. Você pode até escolher o site de publicação exato onde seu anúncio será exibido! No entanto, lembre-se de que quanto mais popular o site, maior o custo do anúncio.
Se você precisa de relatórios detalhados e dados de desempenho de anúncios para tomar decisões informadas, o Google Ads pode ser a melhor opção para você. No entanto, se você sabe que alcançar o tráfego em sites de terceiros é sua preocupação mais urgente, Taboola pode ser a alternativa mais adequada.
- Com base no orçamento
Uma das primeiras coisas que os anunciantes devem considerar ao decidir qual plataforma usar é o orçamento. Isso ocorre porque a publicidade nativa tem um modelo de preço por clique (PPC), assim como o Google Ads.
O melhor do modelo PPC da Taboola é que ele oferece lances de custo por ação (CPA) e lances de CPC tradicionais. O lance de CPA permite que você pague à rede apenas por ações concluídas, como inscrições e registros.
Isso significa que você tem resultados garantidos! Além disso, Taboola emprega um recurso de otimização automática ao usar lances de CPA, para que você possa pagar menos por ação a longo prazo.
- Com base na estratégia de marketing
Os anunciantes também devem considerar sua estratégia ao decidir qual plataforma de anúncios desejam usar. O Google Ads tem uma interface e um inventário mais robustos, mas é mais direcionado a anunciantes que já possuem uma extensa equipe de marketing e/ou desenvolvedores para criar campanhas completas.
A Taboola oferece aos anunciantes a capacidade de começar pequeno e escalar assim que aprenderem a criar anúncios nativos para diferentes formatos de anúncio. É perfeito para empresas que desejam experimentar a publicidade nativa sem investir muito no começo.
Se você estiver usando o Taboola, consulte nosso artigo Taboola Best Practices para obter orientação.
Conclusão
Em poucas palavras, a principal diferença entre Taboola e Google Ads é como cada plataforma aborda a publicidade nativa.
O Google é pioneiro em anúncios digitais há anos, por isso tende a ter opções e recursos de segmentação mais avançados. No entanto, a Taboola oferece aos anunciantes uma maneira fácil de começar pequeno, sem investir muito antecipadamente ou depender de uma equipe externa.
Se você deseja veicular campanhas de publicidade nativa em uma rede de anúncios com várias opções de segmentação e recursos sólidos de geração de relatórios, escolha o Google Ads. No entanto, se você deseja mais controle sobre como e onde seu conteúdo é exibido, o Taboola pode ser uma escolha melhor.