10 maneiras apoiadas pela psicologia de vencer com publicidade nativa
A American Marketing Association relata que o americano médio vê 10.000 mensagens de marca por dia. Muitas informações para os consumidores processarem, sem dúvida, mas, inversamente, os profissionais de marketing precisam implementar maneiras criativas de chamar a atenção.
Mas como fazer isso e ainda gerar conversões?
Nosso recente webinar Taboola respondeu a essa pergunta, explicando por que as marcas devem fazer da publicidade nativa uma parte fundamental de suas estratégias de aquisição:
O webinar destacou novas dicas de publicidade nativa apoiadas pela psicologia para atrair e converter pessoas à sua marca, algumas das quais discutiremos aqui.
3 principais conclusões do webinar Taboola
1) Segmente as pessoas certas com seus anúncios.
Os anunciantes não querem apenas cliques — eles querem cliques de alta intenção para uma melhor chance de taxas de conversão mais altas.
As marcas podem qualificar os clientes em potencial para obter mais cliques com base na intenção com as imagens e textos de anúncios apropriados usando estas dicas de anúncios nativos:
Imagens
Para chamar a atenção, três tipos de imagens funcionam melhor:
Pessoas — Refere-se à perspectiva de sobrevivência. As pessoas sobrevivem e prosperam a partir de laços sociais, no mundo real e online. Por exemplo, a primeira coisa que muitas pessoas fazem quando entram no escritório é olhar em volta para ver quem mais está lá. A mesma coisa acontece online. Você rola uma página da web e procura por pessoas:
Contraste de cores — Estudos descobriram que o contraste de cores destaca uma imagem. Taboola descobriu que as imagens em preto e branco eram tendência em sua rede, o que os surpreendeu a princípio, até que descobriram que todo mundo estava usando cores:
Vídeo — Qualquer coisa animada ou em movimento chamará a atenção porque os humanos têm um instinto natural de olhar para o movimento. Na verdade, estudos online mostraram que os vídeos são quase impossíveis de serem ignorados pelos usuários:
cópia de
Depois de atrair a atenção inicial por meio de imagens, agora você precisa convencer os clientes em potencial de maior intenção a clicar com uma cópia atraente. Embora existam muitas práticas recomendadas para isso, aqui estão três que se concentram no uso da psicologia no título:
Prova social — Adicionar um indicador de confiança como “De acordo com as avaliações” ou “De acordo com os especialistas” aumenta a sensação de confiança e segurança e a chance de alguém altamente interessado clicar e converter:
Urgência — Se você aumentar a urgência com uma venda urgente ou um número limitado de ofertas, provavelmente obterá mais cliques e conversões. Mais rápido também, porque as pessoas geralmente têm medo de perder:
Preço — Mesmo que você não leia alemão, pode ver no exemplo abaixo que um anúncio inclui um preço e o outro não. O anúncio à esquerda provavelmente receberia mais cliques simplesmente porque não inclui um preço. No entanto, esses cliques não seriam todos qualificados. O anúncio à direita provavelmente receberia menos cliques, mas mais engajamento porque a marca basicamente diz: “Não clique aqui a menos que esteja disposto a gastar dinheiro”:
2) Use a experimentação para descobrir o que ressoa com as pessoas, mas continue a analisar os resultados para evitar a fadiga criativa.
As dicas de publicidade nativa acima fornecem excelentes resultados em muitos países. Mas nem todos os países respondem da mesma forma, principalmente devido às influências culturais. Os consumidores em alguns países sempre clicarão em imagens coloridas em vez de preto e branco simplesmente por causa das diferenças culturais.
Naturalmente, também existem diferenças de consumo dependendo do produto ou serviço que você está oferecendo. Se você é uma empresa de e-mail marketing, por exemplo, seu público pode não ser o mesmo dos concorrentes. Você pode se especializar em comércio eletrônico, enquanto outra empresa se concentra em SaaS.
Cada público é único e é por isso que você deve sempre fazer um teste A/B para saber como seu público reage e testar novos criativos para evitar a fadiga criativa.
3) Crie uma experiência consistente do anúncio à página pós-clique e personalize a experiência.
Depois de capturar a atenção e convencê-los a clicar, você precisa de um local dedicado para eles irem – uma página de destino pós-clique personalizada e correspondente. Deve ser altamente adaptado à sua campanha publicitária e parecer uma experiência contínua, que corresponda à experiência do anúncio.
O Uber oferece o exemplo deles aqui:
A mesma imagem em ambos os locais, juntamente com cópia e fonte semelhantes, permite que os visitantes saibam que estão no lugar certo na próxima etapa de sua jornada. Naturalmente, isso desempenha um papel importante na diminuição das taxas de rejeição e no aumento das conversões.
A personalização entre o anúncio e a página de destino pós-clique também ajuda a aumentar as taxas de conversão. Você deseja personalizar para públicos segmentados, portanto, faz sentido criar anúncios e páginas de destino separados para cada segmento exclusivo.
Considere o Airbnb, que usa muitos anúncios específicos da geografia. Em vez de enviar todos os clientes em potencial para a mesma página de destino, a empresa garante que os clientes em diferentes locais recebam uma experiência personalizada para eles (São Francisco, Nova York, Chicago):
Ao combinar mensagens com seus anúncios e páginas de destino, juntamente com a personalização, você pode ter certeza de ver um efeito positivo em suas taxas de conversão.
2 ótimas perguntas e respostas
P: Como posso criar uma página de destino pós-clique para obter taxas de conversão mais altas?
Comece com a seção do herói para mostrar aos visitantes os benefícios e o valor do seu produto ou serviço e responda imediatamente à pergunta “por quê?” quando um visitante acessa sua página pós-clique.
Existem três chaves principais para uma página de destino pós-clique bem-sucedida, e todas elas mostram aos visitantes por que eles devem escolher sua empresa:
proposta de valor
- Por que sua empresa é certa para o cliente em potencial?
- O que te diferencia dos seus concorrentes?
- Quais são os benefícios de usar seu produto?
prova social
- Por que os clientes em potencial podem confiar em seu valor?
- Você tem classificações de produtos ou serviços?
- Qual é a sua origem ou história?
Incentivo
- Existe uma razão para os visitantes agirem agora e não mais tarde?
- Eles vão perder alguma coisa por não agir agora?
Esses três componentes sempre devem ser incluídos em suas páginas de destino pós-clique para convencer os visitantes a converter.
Outras práticas recomendadas importantes estão relacionadas a como os visitantes interagem com seu conteúdo. Estudos mostraram que as pessoas não têm desejo ou paciência para ler um monte de texto, por isso é essencial fazê-lo:
- Mínimo – incluindo apenas copiar o suficiente para transmitir seu ponto de vista sem sobrecarregá-lo.
- Skimmable – subtítulos, marcadores, listas numeradas, cópia em negrito, etc.
Por fim, a cor, o tamanho, a cópia e a posição do botão CTA devem ser otimizados para o máximo de conversões. Taboola descobriu que adicionar um botão à margem direita ou na parte inferior da página não converte tão bem quanto posicioná-lo imediatamente abaixo do conteúdo principal, quando os clientes em potencial ainda estão pensando no que você disse.
P: O que é fadiga criativa e como posso evitá-la?
A fadiga criativa é quando uma tendência de cópia ou imagem começa a perder sua eficácia. Continue analisando mapas de calor e métricas de anúncios para descobrir possíveis fadigas e experimente novas ideias para continuar gerando conversões.
Seu criativo pode gerar ótimos resultados por um tempo e, eventualmente, parar de funcionar bem. Quando os espectadores veem o mesmo estilo de cópia ou tipo de imagem usado repetidamente em anúncios, a mente começa a ignorá-lo e não os faz clicar mais.
Discutimos o teste A/B acima, mas também é fundamental usar mapas de calor para entender como seus visitantes interagem. Como você deve saber o que testar até saber como as pessoas estão interagindo com sua página? Você tem que saber o que eles estão olhando, em quais elementos eles clicam, profundidade de rolagem, movimento do mouse, etc. antes de saber o que experimentar com a mudança.
Talvez você esteja colocando elementos nos lugares errados com base em como os usuários interagem com sua página — em um layout de padrão F:
Ou layout de padrão Z:
Colocar os elementos mais importantes nesses caminhos faz com que eles sejam notados e aumentem as conversões.
1 citação convincente
Rachel Zalta, chefe de pesquisa e insights, Taboola:
O americano médio é exposto a 10.000 mensagens de marca em um dia. Isso equivale a cerca de 10 mensagens a cada minuto. Os profissionais de marketing precisam trabalhar muito para transmitir sua mensagem e obter conversões.