12 dicas de SEO para aumentar suas classificações e tráfego orgânicos
uer você seja proprietário de uma pequena empresa ou administre uma empresa da Fortune 500, o SEO tem um enorme impacto no sucesso do seu negócio. Sua estratégia de SEO determina a facilidade com que seus clientes-alvo podem encontrá-lo. Dado que 75% dos usuários da Internet nem olham além da primeira página de resultados de pesquisa, essa não é uma tarefa fácil.
Aqui estão 12 dicas e truques simples de SEO que você pode usar para colocar seu site na frente de seus futuros clientes:
1. Segmentar palavras-chave primárias e secundárias relevantes
A pesquisa de palavras-chave é a base de qualquer boa estratégia de SEO. Se você souber usar palavras-chave de maneira eficaz, poderá desenvolver conteúdo que atraia mais pessoas ao seu site. A primeira etapa é identificar as palavras-chave primárias e secundárias da sua página.
Sua palavra-chave principal é o foco principal do seu conteúdo. Você só precisa escolher uma palavra-chave primária por página. Deve ser relevante para o foco da sua página, sua identidade de marca, seus produtos e seus serviços.
Suas palavras-chave secundárias suportam o tópico principal. Você provavelmente terá vários desses. Muitas vezes, eles são mais granulares do que a palavra-chave principal e representam subtópicos que você aborda ao longo de um artigo. Tente incluí-los naturalmente em seu conteúdo, mas não os force se não se encaixarem.
Você pode usar a Keyword Magic Tool para encontrar suas palavras-chave primárias e secundárias.
Veja como funciona:
Primeiro, insira uma palavra-chave inicial que represente o tópico principal que você deseja segmentar.
Em seguida, escolha sua palavra-chave principal. Experimente e encontre um que seja super relevante e esteja alinhado com seus objetivos. Por exemplo, talvez você queira escrever uma postagem de blog educacional sobre viagens e deseja encontrar uma palavra-chave com menor dificuldade.
Preste muita atenção às seções de perguntas e palavras-chave relacionadas para criar sua lista de possíveis palavras-chave de suporte.
Para saber mais, confira nossa postagem no blog sobre os quatro tipos de palavras-chave que você pode segmentar.
2. Escreva conteúdo original de qualidade
Se você deseja que os usuários encontrem e retornem ao seu site, você precisa de um conteúdo de qualidade que seja original, abrangente e perene.
O conteúdo original mostra ao público sua perspectiva e experiência únicas e permite que eles construam um relacionamento com você. Além disso, os algoritmos dos mecanismos de pesquisa, especialmente o Google, são projetados para detectar conteúdo exclusivo. Quem pratica um bom SEO e publica conteúdo original confiável tende a aumentar as buscas.
Idealmente, seu conteúdo deve ser abrangente. Isso significa que o conteúdo que você publica responde a tudo que um usuário pode querer saber sobre aquele tópico. Páginas abrangentes ajudam a mostrar aos mecanismos de pesquisa que você é uma autoridade nesse tópico.
A ferramenta de modelo de conteúdo de SEO pode ajudá-lo a escrever um conteúdo mais abrangente. Ele analisa o conteúdo do concorrente de alto escalão para sua palavra-chave de destino e informa quais atributos você deve segmentar para ter um bom desempenho.
Por fim, o conteúdo perene tem valor de longo prazo, que continuará sendo relevante e gerando tráfego por um longo período. Inbound marketing é o presente que continua dando porque continua a produzir resultados enquanto seu foco está em outro lugar.
Ao criar conteúdo perene, pense em quais tópicos trarão valor a longo prazo para seus leitores sem precisar de atualizações significativas. Tente evitar notícias sazonais, de última hora ou histórias de dados sensíveis ao tempo. É improvável que essas páginas permaneçam relevantes ao longo do tempo.
3. Formate seu conteúdo para mecanismos de pesquisa e segmente snippets em destaque
Se você deseja que o conteúdo que escreve tenha um bom desempenho, certifique-se de responder às perguntas que seu público está fazendo. Uma maneira de fazer isso é segmentar trechos em destaque.
Os snippets em destaque aparecem na parte superior da página de resultados de pesquisa no Google. Eles são projetados para responder à pergunta de um usuário sem exigir que ele saia da página. Eles são altamente visíveis, úteis e provavelmente atrairão tráfego orgânico, pois aparecem antes dos resultados numerados. Você também pode vê-los referidos como recursos SERP.
Essas posições são muito procuradas pelos profissionais de marketing digital. Para ganhar um, você precisa otimizar seu conteúdo para direcioná-los. As estratégias que você usa para segmentar snippets em destaque podem tornar seu conteúdo mais útil para os leitores e melhorar seu SEO , mesmo que você não ganhe o snippet em questão.
Veja o que fazer:
Primeiro, escolha qual conteúdo você deseja otimizar para direcionar um snippet em destaque. Use a ferramenta Keyword Magic para identificar palavras-chave relevantes com a intenção de pesquisa e o recurso SERP que você deseja segmentar.
Em seguida, pesquise você mesmo essa palavra-chave para ver que tipo de conteúdo está em destaque no momento. Anote qual pergunta o conteúdo responde e como está escrito. Você também pode ver os principais resultados da SERP em seu local de destino selecionando o triângulo ao lado de uma palavra-chave na ferramenta.
Por exemplo, o snippet é uma lista com marcadores ou uma tabela? A informação está correta? O que mais classifica bem? Essas observações lhe darão uma ideia de como editar seu conteúdo.
Agora edite seu conteúdo.
Certifique-se de que seu conteúdo pergunte e responda à pergunta-alvo no snippet da maneira mais clara e concisa possível. Afinal, estudos mostram que um conteúdo que faz uma pergunta tem mais chances de ter um snippet em destaque.
Organize sua página usando títulos e subtítulos. Se fizer sentido para sua página, tente usar um de seus subtítulos para direcionar o recurso SERP desejado. Títulos e subtítulos facilitam a compreensão ou pesquisa em sua página, o que pode ajudar a melhorar sua classificação de pesquisa.
Por fim, aperte a cópia da sua página. Tente usar frases curtas e diretas (não mais que 20 palavras) com uma linguagem que não seja muito complicada. E embora você deva tentar evitar parágrafos de uma única frase, também não quer que sejam muito longos.
4. Otimize o título da página e a meta descrição
O título da sua página e a meta descrição podem ser a primeira coisa que seu público vê. Os usuários podem decidir clicar ou pular sua página com base apenas nelas. É muito poder para tão poucas palavras, portanto, certifique-se de que sejam impactantes.
Normalmente, qualquer plataforma que você usa para hospedar seu site oferece uma maneira fácil de editar o título da página e a meta descrição. O WordPress, por exemplo, oferece duas caixas denominadas “título de SEO” e “meta descrição”.
Aqui estão algumas dicas para lembrar:
- Mantenha o título da página entre 30 e 60 caracteres
- Mantenha sua meta descrição abaixo de 160 caracteres
- Inclua sua palavra-chave alvo
- Comunique sobre o que é sua página e o que a torna única
- Certifique-se de que seu título e meta descrição sejam exclusivos para cada página
Não sabe por onde começar? Use a ferramenta Topic Research para ver outros títulos de sucesso relacionados ao seu tópico para gerar ideias. O SEO Content Template também pode sugerir algumas palavras-chave que você pode querer incluir.
5. Use URLs curtos e descritivos
Melhorar sua estrutura de URL pode impactar significativamente seu SEO na página com relativamente pouco esforço. Um URL limpo pode ajudar os mecanismos de pesquisa a entender sua página e oferece uma aparência mais amigável nas SERPs.
O melhor de tudo é que é relativamente fácil de fazer, mesmo para iniciantes em SEO.
Um URL eficaz deve:
- Use palavras-chave: tente incluir sua palavra-chave principal, se puder
- Ser legível: quando o visitante lê o URL, deve ser fácil para ele entender do que se trata a página
- Seja conciso: URLs mais curtos (cerca de 60 caracteres) são preferíveis. Isso ocorre porque muitos mecanismos de pesquisa não conseguem processar URLs mais longos e, como resultado, podem ter uma classificação inferior.
6. Gere backlinks de sites de alta autoridade do site
Backlinks, ou links externos que levam ao seu site, são um fator crítico de classificação. Links de fontes confiáveis podem aumentar a autoridade do seu site e melhorar seu SEO ao longo do tempo. Você pode adquirir esses backlinks por meio de um processo chamado link building.
Mas como você sabe quais fontes de backlink segmentar? É simples: descubra de quem seus concorrentes obtêm seus backlinks. Use a Backlink Gap Tool para comparar seu perfil de backlink atual com seus concorrentes e encontrar novas oportunidades.
Para usar a ferramenta Backlink Gap:
- Insira seu domínio e até quatro concorrentes e clique em “Encontrar clientes em potencial”.
- Use os filtros de relatório para restringir seus resultados. Por exemplo, você pode optar por procurar apenas as melhores oportunidades com uma pontuação de autoridade de 80 ou superior.
- Selecione as oportunidades de backlink que você está interessado em buscar e clique em “Iniciar divulgação” para enviá-las para um projeto de ferramenta de Link Building. Use a ferramenta Link Building para persegui-los sem sair da Semrush. Se você não tiver um projeto de ferramenta de Link Building atual, será solicitado a criar um.
Claro, essa não é a única maneira de gerar backlinks. Aqui estão algumas outras ideias:
- Ofereça-se para escrever um guest post para outros veículos, principalmente se você tiver um infográfico interessante ou algo mais a oferecer.
- Entre em contato com os editores para cobrir qualquer pesquisa original ou dados que você reuniu para o seu conteúdo no site.
- Seja listado nos diretórios da indústria. Você pode precisar ingressar em associações profissionais do setor, usar serviços de citações locais , grupos de networking ou organizações empresariais para estabelecer ainda mais credibilidade.
7. Remova qualquer coisa que carregue lentamente
O tempo de carregamento da página não afeta apenas a experiência do usuário. Isso também pode afetar seu SEO. Afinal, se uma página carrega muito devagar, é improvável que os usuários permaneçam, aumentando sua taxa de rejeição. O tempo de carregamento de uma página é um dos três principais indicadores vitais da Web e um fator de classificação.
O Google PageSpeed Insights é uma ferramenta gratuita de SEO que pontua a velocidade de sua página no computador e no celular em uma escala de zero a 100, sendo 100 a mais rápida.
Se sua página carregar muito devagar, procure por elementos de página que possam estar aumentando seu tempo de carregamento. Por exemplo, você adicionou plugins desnecessários à sua página? Tente removê-los para aumentar a velocidade da sua página.
Você pode verificar seu site para este e outros fatores usando a ferramenta Site Audit. O Site Audit tem mais de 140 verificações para vários problemas de SEO, incluindo tempo de carregamento lento, implementação de HTTPS, marcações, Core Web Vitals, links quebrados e muito mais. Use-o em conjunto com os insights do PageSpeed para garantir que seu site esteja atualizado.
8. Use uma combinação de links internos e externos
O uso eficaz de links internos e externos pode melhorar a rastreabilidade, a experiência do usuário e a credibilidade. Idealmente, esses links devem levar a informações úteis e relevantes.
Os links internos direcionam os usuários para outras páginas do seu site. Eles ajudam os rastreadores dos mecanismos de pesquisa a encontrar seu conteúdo e incentivam os usuários a permanecer no site por mais tempo. Por exemplo, você pode vincular postagens de blog relacionadas para ajudar seu público a encontrar mais informações sobre um tópico que está pesquisando sem sair do site.
Links externos são links que levam o usuário a outro site. Você pode usá-los para criar links para sites com conteúdo confiável e de qualidade sobre o tópico sobre o qual está escrevendo. Lembre-se de examinar seus links externos antes de adicioná-los, pois links para conteúdo de baixa qualidade podem afetar negativamente sua credibilidade.
9. Otimize seus gráficos
É difícil resistir a um gráfico colorido ou a uma imagem que capta perfeitamente a essência de um tema. Se você criar essas imagens para o seu site, verifique se elas estão otimizadas. Aqui estão algumas coisas para manter em mente:
- Tamanho e formatação: verifique se você está usando o tamanho de imagem e o tipo de arquivo que funcionam melhor para seus leitores. Se uma imagem for muito grande, ela pode deixar sua página lenta. Se o tipo de arquivo não for compatível, a imagem pode não carregar.
- Acessibilidade: Sempre inclua texto alternativo descritivo para cada imagem. Isso não apenas ajuda a tornar seu site mais acessível para leitores de tela, mas também cria oportunidades para integrar mais palavras-chave de suporte. Evite incorporar elementos de texto importantes em suas imagens, a menos que haja outra maneira de acessá-los.
- Contexto: Forneça contexto para suas imagens colocando-as ao lado do texto relevante em sua página. Se possível, tente colocar sua imagem mais importante perto do topo da página.
- Links: Crie nomes descritivos e estruturas lógicas de URL para todas as suas imagens. Isso não apenas ajuda a otimizá-los para pesquisa orgânica, mas também torna mais fácil para outras pessoas compartilharem suas fotos em seus sites, potencialmente concedendo a você backlinks.
- Teste: lembre-se sempre de testar suas páginas em dispositivos móveis e computadores. Os usuários tendem a pesquisar no Imagens do Google em dispositivos móveis com mais frequência do que em computadores, portanto, otimizar suas imagens para dispositivos móveis pode trazer benefícios adicionais.
10. Realizar auditorias regulares no local
A realização de auditorias regulares do site ajuda a garantir que seu site permaneça funcional e fácil de usar. Também é uma excelente maneira de detectar problemas que você pode ter perdido, como links quebrados, páginas órfãs ou tempos de carregamento lentos. Em seguida, você pode priorizá-los e resolvê-los antes que tenham um impacto significativo.
Para começar:
- Crie um novo projeto para o seu site.
- Especifique a origem da página e quantas páginas você deseja rastrear.
- Forneça quaisquer especificações adicionais, incluindo as configurações do rastreador, URLs não permitidos ou parâmetros de URL.
- Execute ou agende a auditoria do seu site.
Você pode aprender mais sobre como configurar e usar a ferramenta Site Audit em nossa Base de conhecimento.
11. Estude seus concorrentes
Provavelmente, você e seus maiores rivais estão criando tipos de conteúdo semelhantes e visando um público semelhante. Ao analisar os sites de seus concorrentes, você pode aprender mais sobre mídias de conteúdo eficazes ou gerar novas ideias para seu conteúdo.
Primeiro, identifique seus rivais mais importantes. A ferramenta Market Explorer pode ajudá-lo a rastrear os principais players em seu nicho e quanto tráfego eles geram.
A ferramenta Traffic Analytics pode mostrar quanto tráfego seus concorrentes ganham, bem como suas principais fontes de tráfego e canais de tráfego (pago, social, etc.)
Use a ferramenta de pesquisa orgânica para obter uma visão geral do desempenho da pesquisa orgânica, incluindo as páginas de melhor desempenho.
Finalmente, use a ferramenta Keyword Gap para identificar as palavras-chave que seus concorrentes classificam e que você está perdendo.
Aprenda a realizar uma análise de concorrentes de SEO em nosso blog.
12. Continue aprendendo sobre SEO
Uma coisa que todo profissional de marketing digital sabe: o algoritmo do Google está mudando constantemente e, à medida que muda, o cenário digital continua a evoluir. É por isso que se educar sobre SEO é crucial se você quiser ficar à frente e continuar ganhando.
Felizmente, com blogs, e-books, podcasts, vídeos, webinars e muito mais, você tem muitos recursos ao seu alcance.
Pensamentos finais
Se você deseja que seu site seja bem-sucedido, você precisa de SEO, ponto final. Mesmo para os especialistas, dominar o SEO é um processo de constante aprendizado, experimentação e criatividade. Use essas dicas para produzir os resultados desejados e conquistar os SERPs, independentemente do seu nível de experiência.
Se você não sabe por onde começar, nossa ferramenta Site Audit pode avaliar a integridade do seu site e ajudá-lo a priorizar as atualizações mais críticas.