O que é SEO no local?

O SEO no local (também conhecido como SEO na página) é a prática de otimizar elementos em um site (em oposição a links em outros lugares da Internet e outros sinais externos conhecidos coletivamente como ” SEO fora do site “) para obter uma classificação mais alta e obtenha tráfego mais relevante dos mecanismos de pesquisa. O SEO no local refere-se à otimização do conteúdo e do código-fonte HTML de uma página.

Curso de SEO

O SEO local e externo formam dois dos fundamentos da Otimização de Mecanismos de Busca ao tentar classificar seu site.

Além de ajudar os mecanismos de pesquisa a interpretar o conteúdo da página, o SEO adequado no site também ajuda os usuários a entender de maneira rápida e clara sobre o que é uma página e se ela atende à consulta de pesquisa. Em essência, um bom SEO no local ajuda os mecanismos de pesquisa a entender o que um ser humano veria (e qual valor obteria) se visitasse uma página, para que os mecanismos de pesquisa pudessem fornecer com segurança o que os visitantes humanos considerariam conteúdo de alta qualidade sobre um consulta de pesquisa específica (palavra-chave).

O objetivo final do SEO no site pode ser pensado como uma tentativa de tornar o mais fácil possível para os mecanismos de pesquisa e usuários:

  • Entenda do que se trata uma página da web;
  • Identifique essa página como relevante para uma consulta ou consultas de pesquisa (ou seja, uma determinada palavra-chave ou conjunto de palavras-chave );
  • Encontre essa página útil e digna de uma boa classificação em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).

Palavras-chave, conteúdo e SEO no site

No passado, o SEO no site era sinônimo de uso de palavras- chave – e especificamente, incluindo uma palavra-chave de alto valor em vários locais importantes em um site.

Para entender por que as palavras-chave não estão mais no centro do SEO no site, é importante lembrar o que esses termos realmente são: tópicos de conteúdo . Historicamente, a classificação ou não de uma página para um determinado termo dependia do uso das palavras-chave corretas em determinados locais esperados em um site para que os mecanismos de pesquisa encontrassem e entendessem do que se tratava o conteúdo dessa página. A experiência do usuário era secundária; simplesmente garantir que os mecanismos de pesquisa encontrassem palavras-chave e classificassem um site como relevante para esses termos estava no centro das práticas de SEO no site.

Hoje, porém, os mecanismos de busca se tornaram exponencialmente mais sofisticados. Eles podem extrair o significado de uma página pelo uso de sinônimos, pelo contexto em que o conteúdo aparece ou mesmo apenas prestando atenção na frequência com que combinações específicas de palavras são mencionadas. Embora o uso de palavras-chave ainda seja importante, métodos prescritivos como usar uma palavra-chave de correspondência exata em locais específicos um número necessário de vezes não são mais um inquilino do SEO na página. O importante é relevância . Para cada uma de suas páginas, pergunte a si mesmo o quão relevante é o conteúdo para a intenção do usuário por trás das consultas de pesquisa (com base no uso de palavras-chave na página e em seu HTML).

Dessa forma, o SEO no site é menos sobre repetição ou posicionamento de palavras-chave e mais sobre entender quem são seus usuários, o que eles estão procurando e sobre quais tópicos (palavras-chave) você pode criar conteúdo que melhor atenda a essa necessidade. As páginas que atendem a esses critérios têm conteúdo que é:

  • Em profundidade. O conteúdo “fino” era um dos alvos específicos do Google Panda ; hoje é mais ou menos assumido que o conteúdo deve ser suficientemente completo para ter uma boa chance de classificação.
  • Amigo do usuário. O conteúdo é legível? Ele está organizado em seu site de forma que seja facilmente navegável? Geralmente é limpo ou cheio de anúncios e links de afiliados ?
  • Único. Se não for abordado adequadamente, o conteúdo duplicado de outro lugar em seu site (ou em outro lugar na Internet) pode afetar a capacidade de classificação de um site nas SERPs.
  • Autoritário e confiável . Seu conteúdo se destaca como um recurso confiável para obter informações sobre um tópico específico?
  • Alinhado com a intenção de pesquisa do usuário. Parte da criação e otimização de conteúdo de qualidade também é atender às expectativas do pesquisador. Os tópicos de conteúdo devem estar alinhados com as consultas de pesquisa para as quais eles classificam.

SEO on-site não relacionado a palavras-chave

Além das palavras-chave (tópicos) usadas no conteúdo de uma página da web e como elas são discutidas, existem vários elementos “independentes de palavras-chave” que podem influenciar a otimização no site de uma página.

Isso inclui coisas como:

Todos esses elementos estão ligados à mesma ideia básica: criar uma boa experiência do usuário. Quanto mais utilizável for uma página (de uma perspectiva técnica e não técnica), melhor será a otimização local dessa página.

Facebook Comments Box