5 conceitos de SEO que você deve conhecer

O ano passado nos trouxe um aumento meteórico na importância do SEO com foco redobrado na criação da melhor experiência possível do usuário.

Desde o lançamento da indexação mobile-first até a introdução iminente da atualização da experiência de página do Google e do Core Web Vitals, manter-se atualizado sobre os principais conceitos de SEO é fundamental.

Curso de SEO

1. Principais Pontos Vitais da Web

Definido para ser lançado em junho deste ano, o Google’s Page Experience e Core Web Vitals é algo que os profissionais de SEO técnicos e não técnicos precisam saber agora.

Core Web Vitals são um novo conjunto de padrões que o Google usará para avaliar se uma página oferece uma boa experiência ao usuário.

Essas métricas são:

  • Largest Contentful Paint (LCP) : mede a velocidade com que o conteúdo principal de uma página é carregado. Isso deve ocorrer dentro de 5 segundos após o pouso em uma página.
  • First Input Delay (FID) : Mede a velocidade na qual os usuários são capazes de interagir com uma página após acessá-la. Isso deve ocorrer em 100 milissegundos .
  • Mudança cumulativa de layout (CLS) : mede a frequência com que os usuários experimentam mudanças inesperadas de layout. As páginas devem manter um CLS inferior a 0,1 .

O Google declarou que o limite mínimo para todos os Core Web Vitals deve ser atendido para se beneficiar do sinal de classificação associado.

Algumas das principais coisas para se concentrar incluem:

  1. A experiência móvel.
  2. Compressão de imagem.
  3. Conteúdo informativo da página.
  4. Velocidade do site e estrutura técnica.

 2. Indexação que prioriza dispositivos móveis

O Google anunciou no final do ano passado que a indexação mobile-first será a nova norma.

Mobile First chegou. Isso significa que seus sinais de classificação agora virão da versão móvel do seu site, não da versão para desktop.

Cerca de 55% de todo o tráfego da web vem de dispositivos móveis, o que só deve aumentar. O que você pode não saber é que ter um site compatível com dispositivos móveis não é mais suficiente – agora você precisa ser “primeiro para dispositivos móveis”.

Em outras palavras, é hora de parar de pensar no celular como um complemento do seu site para computador e começar a priorizar seu SEO para celular primeiro.

Aqui estão algumas maneiras práticas de melhorar seu SEO móvel:

  • Faça o teste de compatibilidade com dispositivos móveis .
  • Corrija links quebrados e redirecionamentos incorretos.
  • Comprima todas as imagens descompactadas.
  • Remova conteúdo não reproduzível e recursos bloqueados (por exemplo, JavaScript, CSS, imagens específicas).
  • Elimine pop-ups e intersticiais intrusivos.
  • Melhore a usabilidade móvel (por exemplo, tamanho do texto, configuração da viewport, toque no tamanho do alvo).
  • Execute uma auditoria de seu site para celular para encontrar quaisquer elementos adicionais do site (por exemplo, dados estruturados, tags de título) que você pode otimizar para celular.

3.    Aprendizado de Máquina e Automação

O aprendizado de máquina agora é parte integrante dos algoritmos de classificação do mecanismo de pesquisa – o Google anunciou em março de 2016 que o RankBrain é seu terceiro sinal de classificação mais importante .

O aprendizado de máquina está intimamente relacionado ao tópico da pesquisa semântica. É uma maneira de os mecanismos de pesquisa fazerem suposições sobre o significado de consultas ambíguas e fornecerem melhores resultados de pesquisa como um todo.

O RankBrain e outros sistemas de aprendizado de máquina examinam o comportamento do usuário para fornecer os melhores resultados de pesquisa possíveis. Infelizmente, o que é considerado melhor para uma consulta pode não ser o melhor para outra, tornando o aprendizado de máquina muito difícil de otimizar.

A melhor prática é continuar criando recursos robustos otimizados para pesquisa e experiência do usuário.

Além do Google e seus algoritmos, o aprendizado de máquina e a automação estão se tornando uma combinação poderosa para SEOs, alimentando insights em tempo real e automatizando tarefas repetitivas.

Isso pode variar de:

  • Insights e auditorias de SEO.
  • Ativação e distribuição de conteúdo.
  • Ligação interna.
  • Comunicando.
  • Detecção automatizada de erros no site e correções rápidas.

4.    EAT

Alguns podem se surpreender com o fato de o conceito EAT não ser realmente novo. Ele apareceu pela primeira vez nas Diretrizes de qualidade do Google em maio de 2014.

5 conceitos de SEO que você deve conhecer em 2021

Este conceito se concentra em Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness.

Embora o EAT não seja um algoritmo, ele terá um efeito indireto nas classificações quando não seguir as práticas recomendadas que se concentram em garantir que seu site tenha conteúdo especializado e confiável no qual os usuários confiam.

Por exemplo:

  • Conteúdo do assunto indicando especialização e conhecimento.
  • Credibilidade e autoridade do seu site.
  • Estrutura, segurança e qualidade do seu site.
  • Conteúdo fora da página por especialistas.

5. Lacuna de conhecimento, semântica e entidades

O objetivo da atualização do Hummingbird do Google em 2013 era melhorar a precisão da pesquisa ao entender melhor a intenção do pesquisador.

Hoje, a pesquisa semântica evoluiu ainda mais e os mecanismos de pesquisa estão melhores do que nunca em entender o contexto da consulta e as relações entre as palavras.

O objetivo da pesquisa semântica é que os mecanismos de pesquisa entendam melhor as consultas de linguagem natural.

Portanto, se um usuário perguntar ao Google “qual é a classificação?” e eles estão parados na frente de um restaurante francês, o ideal é que o Google saiba que, nesse contexto, “isso” se refere ao restaurante e o usuário deseja saber a classificação por estrelas.

Dados estruturados e schema.org também podem desempenhar um papel no EAT.

Com o EAT, por exemplo, você deve prestar muita atenção ao gráfico de conhecimento .

5 conceitos de SEO que você deve conhecer em 2021

Existem muitas nuances sutis na mecânica da busca semântica. Em última análise, o que isso significa para você é que uma página autoritária que mergulha em um tópico específico em profundidade geralmente terá uma classificação melhor do que dezenas de páginas construídas em torno de diferentes palavras-chave.

Isso ocorre porque um recurso abrangente é melhor para fornecer ao Google (e, por proxy, a seus usuários) todo o contexto necessário para satisfazer a intenção do pesquisador.

Os Gráficos de conhecimento ajudam o Google a aproveitar dados estruturados sobre tópicos e, usando dados semânticos, preencher seu gráfico de conhecimento.

Isso cria oportunidades para os profissionais de SEO criarem conteúdo sobre tópicos que podem influenciar o gráfico e a compreensão do conteúdo pelo Google.

Veja como criar conteúdo que melhor adote o SEO semântico:

  • Escolha um tópico amplo que seja relevante para seu público. Por exemplo, um centro de adoção de animais de estimação pode criar uma página sobre diferentes raças de cães.
  • Faça perguntas que o ajudarão a discernir a intenção do pesquisador. Por exemplo, a página sobre raças de cães pode ter como objetivo responder “temperamentos de diferentes raças de cães” ou “raças de cães mais fáceis de treinar”.
  • Depois de entender a intenção do pesquisador, crie um conteúdo que corresponda. Torne seu recurso o mais rico e aprofundado possível.
  • Crie páginas de destino adicionais para satisfazer outras pesquisas que correspondam à intenção do usuário.
  • Concentre-se na criação de “guias completos” e outras peças abrangentes de conteúdo perene. Inclua palavras-chave relevantes de cauda curta e longa sempre que apropriado.
  • Verifique o gráfico de conhecimento do Google para uma entidade em seus negócios e produtos.
  • Tente alimentar o Google com o máximo de informações possível.

Conclusão

À medida que o Google continua seu impulso e se concentra na experiência do usuário, entender como os principais conceitos de SEO ajudam o usuário final é vital para o sucesso.

Otimizar o conteúdo para a experiência do consumidor e adotar tecnologia e características técnicas para ajudar a dimensionar seus esforços de SEO está se tornando o novo normal.

O SEO agora mudou totalmente de colocar a palavra-chave certa na descrição de uma página e passou a fornecer experiências melhores e mais significativas para nossos usuários por meio de nosso conteúdo e estruturas e desempenho de nosso site.

Facebook Comments Box