5 melhores fontes de tráfego pago
1. Google Adwords – O AdWords é uma fonte de tráfego pago tradicional que ainda oferece grandes recompensas em potencial, embora o custo por clique geralmente seja alto.
2. Facebook Ads
3. Outbrain Amplify para anunciantes
4. LinkedIn Ads
5. Twitter Ads
O alcance orgânico está morrendo. Temos ouvido isso desde pelo menos 2014 . Embora não estejamos anunciando a morte, não há dúvida de que – hoje – essas melhores fontes de tráfego pago são a principal forma de os profissionais de marketing divulgarem sua mensagem.
Considere o seguinte: os consumidores que clicam em um site por meio de um anúncio pago têm 50% mais chances de comprar do que um visitante que chega organicamente.
Isso não quer dizer que o tráfego orgânico não conta. Certamente sim (e, apesar dos pessimistas, provavelmente ainda o fará por muito tempo). Mas não há dúvida de que os profissionais de marketing on-line precisam definir a estratégia da melhor maneira possível e devem concentrar boa parte de suas atividades e orçamento em anúncios pagos e – além do mais – existem 5 principais fontes de tráfego pago que todo profissional de marketing on-line deve testar em um estágio ou outro.
1. Anúncios do Google
Uma das redes de publicidade mais bem pagas, o Google Ads (anteriormente conhecido como AdWords), ainda oferece grande exposição, embora com CPCs (custo por clique) relativamente altos. Com o Google Ads, você seleciona palavras-chave que seus clientes em potencial provavelmente pesquisarão e, em seguida, faz um lance para que seu anúncio seja exibido na parte superior da página de resultados de pesquisa como um anúncio patrocinado.
Com o tempo, o Google AdWords adicionou recursos mais sofisticados, como anúncios dinâmicos da rede de pesquisa , que personalizam automaticamente seus anúncios com base no conteúdo de seu website sem a necessidade de manter uma lista de palavras-chave, anúncios em vídeo no YouTube e campanhas universais para aplicativos , especialmente para profissionais de marketing para celular.
O AdWords oferece suporte a segmentação de público avançada, ajustes de lance com base no dispositivo e redirecionamento de usuários que já visitaram seu website. Claro, também existe a Rede de Display do Google (GDN), onde você pode promover anúncios gráficos.
Embora os anúncios gráficos estejam um pouco fora de moda entre os profissionais de marketing, que citam os CTRs MUITO mais altos da publicidade nativa, o fato é que a GDN atinge 80% dos usuários da Internet. Portanto, ainda é uma maneira poderosa de obter exposição, principalmente para campanhas de conscientização, em vez de fins de geração de leads mais agressivos. Tudo se resume ao seu público específico e às palavras-chave que você usa. Mesmo que você esteja indo bem no Google AdWords, considere usar a GDN também. E se você não tiver certeza, confira este fluxograma útil .
Dica profissional: o concorrente do mecanismo de pesquisa do Google, o Bing, oferece anúncios do Bing que funcionam muito como o Adwords, mas tendem a ter custos de leilão mais baratos e menos concorrência. das fontes originais de marketing de tráfego pago, o Google Ads, anteriormente conhecido como AdWords, ainda oferece grande exposição, embora com CPCs (custo por clique) relativamente altos.
2. Anúncios do Facebook
De acordo com o emarketer, o Facebook detém uma participação de mercado de quase 20% do total de gastos com anúncios digitais nos EUA. Na verdade, prevê-se que o Google e o Facebook reivindiquem 56,8% combinados do investimento em anúncios digitais este ano.
É de se admirar que o Google e o Facebook sejam os números um e dois em nossa lista de fontes de tráfego pago? Uma das principais vantagens do Facebook é a grande quantidade de opções de publicidade disponíveis. E eles estão sempre mudando, com novos recursos sendo adicionados constantemente.
Por exemplo, você pode colocar anúncios em feeds de notícias, Instagram, Messenger ou rede de audiência. Você pode segmentar por localização, dados demográficos, interesses ou semelhantes. Você pode criar anúncios com texto, vídeo, imagens, apresentações de slides ou carrosséis. Você pode aproveitar o popular conceito de histórias com os novos anúncios de histórias do Facebook e até mesmo uma maneira de as empresas conversarem com clientes em grande escala no WhatsApp, tudo por meio de anúncios do Facebook.
Existem tantas opções com publicidade paga, e pode levar tempo, tentativa e erro para descobrir o que funciona melhor para você. É por isso que você precisa se manter atualizado sobre as novas opções de publicidade e continuar aprendendo. Portanto, mantenha sempre seus conhecimentos atualizados e tente ler algo novo, você pode aproveitar novos conhecimentos em diferentes recursos, como o Studocu , onde alunos e professores universitários compartilham suas últimas pesquisas e trabalhos em marketing e nicho de negócios. De um modo geral, uma combinação de tráfego pago e orgânico costuma ser a melhor maneira de gerar crescimento nos negócios.
3. Amplificação Outbrain
Com o Amplify, a plataforma de publicidade nativa da Outbrain, os anunciantes podem promover anúncios para direcionar o tráfego para seu conteúdo online, como um site, postagem de blog, página de produto ou página de destino . Trabalhando em um modelo de CPC, os anunciantes podem controlar os gastos de suas campanhas e otimizar as campanhas em tempo real para obter melhores resultados.
A diferença entre anúncios nativos no Outbrain e outros tipos de anúncios pagos, como pesquisa e social, é a intenção do usuário . Quando o público-alvo vê o conteúdo promovido pela Outbrain, ele entra no que é conhecido como “modo de descoberta”. Eles estão preparados para serem informados, entretidos, divertidos ou engajados. Os anúncios nativos não são irritantes para o visualizador, porque não se destacam como anúncios. Além disso, seu objetivo não é vender algo; em vez disso, eles são projetados para nutrir o relacionamento com o cliente. Esse é um dos motivos pelos quais os anúncios nativos, ou anúncios de “descoberta”, obtêm CTRs tão bons.
As ferramentas avançadas de segmentação da Outbrain ajudam os anunciantes a alcançar seu melhor público possível. Você pode segmentar por dispositivo, localização, públicos semelhantes e o kit de ferramentas de segmentação por interesse . Além disso, a Outbrain agora oferece o FOCUS, uma plataforma de vídeo 100% opt-in que funciona com o conceito de “clique para assistir” em vez de “clique para pular”. Os resultados do vídeo nativo FOCUS são realmente notáveis: as taxas de conclusão dobram as do YouTube e triplicam as do Facebook!
Outra vantagem da Outbrain é a alta qualidade da rede, que inclui os editores premium do mundo. Existem diretrizes editoriais rígidas, o que significa que os anúncios e o conteúdo promovido na rede atendem a altos padrões. Tudo isso se resume a uma coisa: a Outbrain gera tráfego de alta qualidade de fontes de alta qualidade, o que se traduz em conversões e leads de maior qualidade.
4. Anúncios do LinkedIn
Se você estiver operando no espaço B2B, o LinkedIn é obrigatório para sua estratégia de publicidade paga. Embora seja uma opção mais cara, você pode segmentar profissionais de negócios de maneira muito precisa e eficiente, por contato ou conta, por cargo, dados demográficos, localização ou setor. Existem vários tipos de anúncios, como anúncios gráficos, postagens patrocinadas no feed ou anúncios InMail, que são anúncios entregues diretamente nas caixas de entrada do LinkedIn do seu público.
Há também o recurso Matched Audiences , que permite redirecionar os visitantes do seu site, listas de empresas e listas de e-mail aos membros do LinkedIn. A melhor coisa sobre o LinkedIn é realmente essa capacidade de segmentar pessoas de acordo com seus perfis de negócios e alcançar efetivamente as pessoas certas dentro do que é conhecido como “jardim murado” do LinkedIn.
Da mesma forma que os anúncios nativos têm CTR mais alto porque o público está preparado para ler seu conteúdo, os usuários dentro do LinkedIn estão operando no modo de negócios. Eles não estão lá para assistir a vídeos de gatos ou ver as fotos de formatura de suas sobrinhas. Eles estão visualizando anúncios e consumindo conteúdo com seus limites de negócios ativados. Para alguns anunciantes, esta é uma mina de ouro da publicidade paga – principalmente para produtos e serviços B2B, que costumam ser de alto valor, assim como recrutadores e instituições de ensino superior.
Como mencionado anteriormente, o LinkedIn funciona no modelo CPC e não é barato. A segmentação não será inferior a US$ 2 por clique e, na maioria das vezes, começará em torno de US$ 4,50. Mesmo assim, para empresas específicas, o uso dessa rede de anúncios pode valer o investimento.
5. Anúncios no Twitter
A natureza curta e rápida do Twitter o torna uma opção realmente interessante para publicidade paga, principalmente para pequenas e médias empresas. Com “centenas de milhões” de tweets e cerca de dois bilhões de buscas por dia, o Twitter é uma plataforma movimentada, com enorme potencial para gerar tráfego orgânico.
Por outro lado, é uma mina de ouro para publicidade paga: 93% dos usuários que seguem uma determinada empresa afirmam que pretendem comprar dessa empresa, e 69% já compraram como resultado da visualização de um anúncio no Twitter . Então, o Twitter é definitivamente um lugar que as marcas deveriam querer estar.
Por outro lado, o Twitter tem seus ‘perigos’ – houve muitos tweets inoportunos ou ofensivos que saíram pela culatra em uma marca, fazendo com que ela entrasse em controle de danos rápido. Mas, desde que você realmente entenda seu público e o meio, os anúncios do Twitter definitivamente valem a pena.
Há uma variedade de opções de publicidade : você pode promover um único tweet, uma conta inteira ou um tópico de tendências e pode pagar por clique, impressão, engajamento, acompanhamento, exibição de vídeo, lead ou instalação de aplicativo. Segmente o público por renda, sexo, dispositivo, localização, interesse e até mesmo por palavras-chave nos tweets dos usuários.
O custo dos anúncios do Twitter está aumentando , por isso é importante definir claramente seus objetivos antes de iniciar uma campanha paga. Se seu objetivo é gerar conversões e leads, a publicidade paga no Twitter pode ser uma boa opção. Se o seu objetivo é aumentar a conscientização, você pode fazer isso de graça, contando apenas com o alcance orgânico.
Então, qual é a melhor fonte de tráfego pago para o seu site?
Os anúncios de pesquisa do Google têm o potencial de trazer mais tráfego para sua página, com os anúncios do Facebook chegando em segundo lugar.
Cada uma dessas cinco fontes de tráfego pode impactar bastante seus esforços de marketing e pode ser usada em conjunto. Então, aí está – as cinco principais fontes de tráfego pago que todo profissional de marketing online deve prestar atenção.
Aqui está uma rápida visão geral dos principais tipos de publicidade paga e onde nossos cinco favoritos se encaixam:
- Anúncios gráficos: como a Rede de Display do Google
- Anúncios nativos: como o conteúdo promovido na Outbrain
- Anúncios de pesquisa: como o Google AdWords
- Anúncios de mídia social: incluindo Facebook, Twitter, LinkedIn e outros
- Marketing de influenciadores ( e marketing de afiliados ): quando sua marca é promovida por um líder do setor ou afiliado pago para seu público.
Por que o tráfego pago é melhor?
O tráfego pago garante que seus anúncios alcancem seu público-alvo. O tráfego orgânico é mais imprevisível. É claro que a forma como você paga pela sua publicidade pode variar. Pode ser PPC (pagamento por clique), PPA (pagamento por aquisição ou ação) ou PPV (pagamento por visualização).
Ou, no caso de marketing de influenciadores, você pode ser obrigado a pagar uma taxa fixa, dependendo de quantos posts você compra ou outros aspectos do acordo com o influenciador. Existem tantas opções com publicidade paga, e pode levar tempo, tentativa e erro para descobrir o que funciona melhor para você.
De um modo geral, uma combinação de tráfego pago e orgânico costuma ser a melhor maneira de gerar crescimento nos negócios.
E lembre-se, embora muitas vezes falemos sobre a jornada do cliente como um ‘funil’, na verdade ela é muito mais complicada do que um simples funil. Na verdade, tende a parecer mais com isso: não deixe que isso o impeça. Defina seu público-alvo, determine seu orçamento e mantenha seus KPIs como foco final. Com a ajuda das fontes de tráfego pagas de alta qualidade listadas acima, você pode atingir seus objetivos.