6 maneiras de vender efetivamente como afiliado sem alienar clientes

O marketing de afiliados pode ser um negócio lucrativo – se feito corretamente. Hoje, 81% das marcas adotaram o marketing de afiliados, e espera-se que o setor cresça para $ 8,2 bilhões em 2022. Mas, apesar da abundância de oportunidades, muitos evitam o marketing de afiliados porque não acreditam que possam ser um vendedor de sucesso. Outros mergulham de cabeça, promovendo seus produtos como loucos apenas para descobrir que eles parecem “muito vendidos” e geram poucas vendas.

Curso de Afiliado Expert | Vendas para Afiliados Digitais

Como fundador de uma plataforma de monetização de influenciadores, vi como os profissionais de marketing afiliados de sucesso são capazes de encontrar o melhor equilíbrio e se conectar com os clientes. Se você acha que o marketing de afiliados é para você, aqui estão seis dicas para ter sucesso sem afastar as pessoas.

1. Acredite no que você está promovendo.

Na minha experiência, a maneira mais segura e rápida de perder o interesse e a confiança de um público é promover marcas ou produtos nos quais você não acredita pessoalmente. Se você é um influenciador e deseja monetizar essa influência como afiliado, você tem uma vantagem nas apostas de credibilidade. Os influenciadores usam suas plataformas – blogs, vídeos, mídias sociais – para construir um público baseado no interesse mútuo. Seus seguidores já formaram um vínculo baseado na confiança. Assim, quando um influenciador promove um produto usando um link de afiliado ou compartilha uma opinião sobre ele, seu público valoriza sua opinião e é muito mais provável que seja influenciado por suas recomendações. 

Acreditar em um produto não é apenas para influenciadores. Se você adotar o modelo de marketing de afiliados mais popular de encontrar um público para um produto e colocar seus links na frente deles (geralmente por meio de anúncios pagos ou em mídias sociais, fóruns e quadros de mensagens), ainda precisará fazer vendas persuasivas lance para alguém clicar em seus links e converter em uma venda. Se a oferta não for atraente o suficiente para você comprá-la, não será atraente o suficiente para os outros.

2. Estreite seu foco.

Outro grande erro que os afiliados cometem é promover muitos produtos. Isso pode ser problemático porque é difícil saber e transmitir os benefícios de cada um. Portanto, você corre o risco de parecer falso ou vendedor. Você deve ser capaz de comunicar o valor do que está promovendo. Concentre-se nos produtos que você usa, com os quais está familiarizado e para os quais pode encontrar um público que pensa da mesma forma. 

3. Forneça soluções, não apenas um produto.

Os melhores afiliados não gritam aos quatro ventos com um megafone dizendo: “Compre, compre, compre”, eles fornecem soluções para os problemas. A internet é a plataforma ideal para isso porque o público se identifica nas mídias sociais, fóruns e quadros de mensagens. 

Para encontrar esses públicos, pesquise no Google, monitore hashtags no Twitter e rastreie palavras-chave e perguntas feitas. Depois de encontrar uma necessidade, participe da conversa e compartilhe um link de afiliado para uma solução que demonstre o alinhamento do problema do produto. É uma vitória para todos. Sempre que possível, responda com as mesmas palavras-chave e hashtags usadas na pergunta. Adicione a hashtag da marca para ajudar a aumentar o alcance e gerar mais conversões ao longo do tempo, ganhando comissão, horas ou até dias depois.

4. Apoie-se em marcas confiáveis.

Vendas não é mais vender; trata-se de educar potenciais compradores e ganhar confiança. Alguns dos pontos que mencionei podem ajudá-lo a ganhar confiança, mas não negligencie o poder de uma marca para influenciar o comportamento de compra.

Apoie-se na reputação e na confiança das marcas que você está promovendo. Por exemplo, quando o Dia das Mães está chegando, você pode começar a pensar nos conhecidos serviços de entrega de flores. Em seguida, você pode promover um link de afiliado para a marca confiável para qualquer pessoa que esteja pesquisando na Internet uma oferta de flores. Como você está trabalhando com uma marca confiável, o negócio se venderá sozinho, seja você um influenciador ou não.

5. Forneça valor extra.

Procure maneiras de se tornar indispensável para seus seguidores. Isso é fundamental para construir confiança.

Se você escreve um blog e usa links de afiliados para monetizar suas recomendações, vá um passo adiante. Ofereça ao seu público uma maneira de entrar em contato com você para que eles possam fazer perguntas sobre um produto que você recomenda. Use enquetes ou pesquisas para conhecer seus seguidores e solicitar feedback. Traga blogueiros convidados para pontos de vista adicionais. Crie um boletim informativo para destacar seu conteúdo e ofertas mais recentes.

Se você está respondendo a perguntas na internet, não poste apenas seu link promocional; diferencie-se e ganhe mais vendas compartilhando duas ou três coisas que você realmente gosta no produto e como ele o ajudou.

6. Não faça afirmações falsas.

Isso é vendas e marketing 101. Fazer afirmações falsas é um grande desvio. Os consumidores geralmente verificam as avaliações antes de comprar. Se você fez alegações falsas, eles logo descobrirão e sua reputação será arruinada. Limite-se a promover produtos nos quais você acredita e seja honesto sobre o que eles podem ou não fazer. E, quando apropriado, faça divulgações verdadeiras e precisas sobre seu relacionamento de afiliado.

Tenha uma confiança inquebrável.

Há muitas coisas que os profissionais de marketing de afiliados podem fazer para ter sucesso sem serem muito “vendedores” e desanimar as pessoas. Seja estratégico ao encontrar e entender seu público. Alinhe-se com marcas confiáveis ​​— e mostre que você acredita nelas. Nunca perca uma oportunidade de venda demonstrando o alinhamento entre produto e problema. Ofereça fontes valiosas de informação além de links, ofertas e descontos. Por fim, tenha confiança: descobri que 90% da venda é convicção e 10% é persuasão. Saiba quem você é e o que você quer, e verifique a abordagem do vendedor de carros na porta.

Facebook Comments Box