7 Melhores Técnicas de Marketing Digital

A internet abre as portas para todos os tipos de marketing. De anúncios a engajamento com clientes nas mídias sociais, há muitas maneiras de usar o marketing digital para se conectar com seu público.

Neste post, abordaremos as melhores técnicas de marketing digital e como você pode usá-las para expandir seus negócios.

Curso de Marketing Digital para Iniciantes

1. SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)

A otimização de mecanismo de pesquisa é a técnica de marketing digital para otimizar seu site para atrair visitantes dos mecanismos de pesquisa. É uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing digital.

A razão pela qual é tão importante é que é a maior fonte de tráfego da web entre todos os canais de marketing digital.

O Google, o maior mecanismo de busca do mundo, é também o site mais visitado do mundo. O mecanismo de pesquisa permite que as pessoas encontrem facilmente informações sobre praticamente qualquer coisa que possam imaginar. Por causa disso, o site recebe bilhões de pesquisas todos os dias.

Então, se você vende produtos físicos, presta serviços ou produz conteúdo de blog, a plataforma ajuda você a atingir seu público-alvo.

SEO é o processo que permite que você aproveite essa valiosa fonte de tráfego da web. Os mecanismos de pesquisa podem receber muitos visitantes, mas nem todas as páginas da Web terão os benefícios.

Com o SEO, você pode colocar suas páginas no topo das classificações de pesquisa para maximizar os visitantes que você pode atrair para o seu site.

Como funcionam os motores de busca

Então , como funcionam os mecanismos e como você pode fazer com que suas páginas apareçam para seu público-alvo?

Existem três componentes principais para o funcionamento de um mecanismo de pesquisa; rastrear, indexar e classificar os resultados.

como funcionam os mecanismos de pesquisa, rastreamento e indexação
Como funcionam os mecanismos de pesquisa

O rastreamento é o processo que os mecanismos de pesquisa usam para descobrir páginas da Web na Internet. Ele funciona enviando bots conhecidos como rastreadores pela web para encontrar novas páginas.

Quando um rastreador encontra novas páginas, ele as adiciona ao índice do mecanismo de pesquisa. O índice é essencialmente uma grande biblioteca de sites e páginas que o mecanismo de pesquisa pode extrair ao fornecer resultados.

Lembre-se de que nem todas as páginas rastreadas serão indexadas. Existem várias maneiras pelas quais os proprietários de sites podem dizer ao mecanismo de pesquisa para não indexar a página. Isso é comum em páginas que podem prejudicar o SEO ou não receber muito tráfego.

A etapa final do processo é a classificação. Quando alguém insere uma consulta de pesquisa em um mecanismo de pesquisa, ele verifica rapidamente o índice para obter os melhores resultados.

Fatores de classificação

Os mecanismos de pesquisa procuram fornecer aos usuários as respostas mais úteis às suas perguntas.

Eles determinam quais páginas são mais adequadas com um algoritmo que possui uma infinidade de fatores de classificação.

Embora nem todos os detalhes do algoritmo sejam conhecidos, existem muitos fatores de classificação que são uma parte importante do SEO. Abaixo estão alguns dos fatores de classificação de SEO mais impactantes.

Conteúdo de alta qualidade – Para começar, os mecanismos de pesquisa procuram conteúdo que forneça informações valiosas. Lembre-se de que o objetivo do mecanismo de pesquisa é fornecer aos usuários as melhores respostas para suas perguntas. Portanto, a maneira mais simples de colocar seu site no topo dos resultados de pesquisa é criar páginas abrangentes que respondam a todas as perguntas do seu público.

Rastreabilidade – A rastreabilidade refere-se à facilidade com que os rastreadores de pesquisa se movem pelo seu site. Este é um fator importante porque a pesquisa precisa da capacidade de encontrar e entender suas páginas para obter classificações fortes.

Fatores técnicos de SEO – Há também uma variedade de fatores técnicos do site que influenciam o desempenho de SEO. O principal deles é a velocidade do site. Sites rápidos criam uma boa experiência do usuário que os mecanismos de pesquisa consideram de alta prioridade. Outros grandes fatores técnicos incluem compatibilidade com dispositivos móveis e segurança. Estes também são uma grande parte de uma ótima experiência do usuário e uma obrigação se você deseja que suas páginas sejam classificadas.

Fatores fora da página – Fatores de SEO fora da página são elementos que não estão realmente no seu site, mas que ainda afetam o SEO. O fator fora da página mais importante são os backlinks, links de outros sites apontados para suas páginas. Backlinks indicavam autoridade e qualidade. Como tal, o Google tende a priorizar páginas e sites com muitos links de alta qualidade.

Pesquisa de palavras-chave – A pesquisa de palavras- chave é a espinha dorsal de qualquer estratégia de SEO. É o processo de encontrar as palavras-chave que as pessoas usam para encontrar seu site. Depois de reunir palavras-chave, você saberá quais páginas criar e como otimizar essas páginas para o termo de pesquisa de destino. Existem muitas maneiras de realizar pesquisas de palavras-chave. O método mais básico é simplesmente começar a digitar uma pesquisa no Google para ver quais resultados aparecem no recurso de preenchimento automático. Você também pode revisar a parte inferior da página de resultados para encontrar uma lista de termos relacionados.

Métodos mais avançados de pesquisa de palavras-chave envolvem o uso de ferramentas de pesquisa de palavras-chave dedicadas . Essas plataformas possuem um banco de dados dos termos de busca utilizados no Google. Com eles, você pode ver com que frequência determinadas palavras-chave são pesquisadas e como é difícil classificar cada termo.

2. Anúncios de pesquisa do Google

O SEO não é a única técnica de marketing digital eficaz que envolve mecanismos de pesquisa. Com o Google, você também pode exibir anúncios pagos para acompanhar seus esforços de SEO.

Os anúncios de pesquisa do Google são anúncios simples baseados em texto. Eles parecem mais ou menos idênticos aos resultados de pesquisa orgânica. Os anúncios da Rede de Pesquisa são uma maneira eficiente de trazer tráfego de qualidade para seu site. Eles permitem que você chegue ao topo dos resultados sem ter que esperar que suas páginas sejam classificadas.

Anúncios de pesquisa do Google
Anúncios do Google nos resultados de pesquisa do Google

Como funcionam os anúncios de pesquisa do Google

Os anúncios do Google são anúncios de pagamento por clique (PPC). Isso significa que você só paga quando alguém clica no anúncio. Eles também oferecem publicidade de pagamento por impressão, na qual você paga toda vez que seu anúncio é exibido para um pesquisador.

O Google Ads usa um sistema de lances. Ao criar uma campanha de anúncios da Rede de Pesquisa, você define um lance máximo que deseja pagar por cada clique no anúncio. Quanto maior o seu lance, maiores serão suas chances de exibir seu anúncio no topo dos resultados de pesquisa.

Existem apenas alguns espaços para exibição de anúncios, portanto, o Google optará por exibir os anúncios com os lances mais altos.

O Índice de qualidade é outro fator que determina o posicionamento de seus anúncios. A métrica é baseada na relevância da sua página de destino e em quão bem a cópia do seu anúncio gera cliques.

Palavras-chave dos anúncios de pesquisa do Google

A pesquisa de palavras-chave é tão importante para anúncios de pesquisa quanto para resultados de pesquisa orgânica. As palavras-chave adicionadas à sua campanha determinarão em quais pesquisas seus anúncios serão exibidos.

Além das próprias palavras-chave, o Google também permite definir um tipo de correspondência para os termos que você adiciona à sua campanha.

Esses tipos de correspondência especificam até que ponto a consulta de um pesquisador precisa corresponder à palavra-chave selecionada.

Com um tipo de correspondência ampla, seu anúncio estará qualificado para exibição em qualquer pesquisa que corresponda amplamente à sua palavra-chave, mesmo que contenha palavras extras ou se as palavras estiverem em uma ordem diferente.

Por exemplo, se você adicionar uma palavra-chave de correspondência ampla para “camiseta masculina”, seu anúncio será qualificado para exibição em uma pesquisa como “camiseta preta masculina”.

Quando você deseja ser mais direcionado com suas palavras-chave, pode usar a correspondência exata. Isso garantirá que seus anúncios sejam exibidos apenas para os termos de pesquisa exatos adicionados à sua campanha.

A maneira como você aborda sua segmentação por palavras-chave desempenhará um papel importante no sucesso de suas campanhas. Você precisa evitar termos excessivamente amplos e irrelevantes, pois desperdiçará seu orçamento exibindo seus anúncios para pessoas desinteressadas em seu negócio.

3. Anúncios pagos do Facebook

O Facebook é uma das plataformas de marketing digital mais úteis. Possui uma grande base de público e opções poderosas para marketing pago e orgânico.

Os anúncios do Facebook, em particular, são altamente eficazes, pois permitem que você use uma segmentação muito precisa com suas campanhas. A plataforma tem muitos dados sobre os usuários e você pode usar isso para procurar qualidades específicas nas pessoas que veem seus anúncios.

Anúncios do Google x Anúncios do Facebook
Anúncios do Google x Anúncios do Facebook

Você pode segmentar pessoas com base em dados demográficos, como idade, sexo, localização e educação. Você também pode segmentar com base em interesses e comportamentos. O Facebook pode dizer o que as pessoas gostam com base nos tipos de conteúdo com os quais elas interagem na plataforma.

pixel do facebook

O pixel do Facebook é uma parte essencial para ter sucesso com os anúncios do Facebook. Esse pequeno código de rastreamento cria uma conexão entre a plataforma de anúncios do Facebook e seu site. Ao instalar o pixel do Facebook em seu site , a plataforma poderá rastrear as ações específicas de seus usuários.

Isso não apenas permite que o Facebook rastreie vendas e inscrições, mas também ajuda você a obter informações valiosas sobre o comportamento do seu público.

Tipos de anúncios do Facebook

Outra razão pela qual os anúncios do Facebook são uma das melhores técnicas de marketing digital é a grande variedade de formatos de anúncios disponíveis.

Isso permite criar anúncios otimizados para todos os tipos de cenários. Abaixo você pode ver alguns dos tipos mais eficazes de anúncios do Facebook:

Anúncios gráficos – Como o nome sugere, os anúncios gráficos são anúncios simples que contêm uma imagem, uma frase de chamariz e um link.

Anúncios em vídeo – Os anúncios em vídeo são semelhantes aos anúncios gráficos, mas contêm uma foto em vez de um vídeo. Os anúncios em vídeo podem aparecer nos Stories ou no Feed de Notícias do seu público.

Anúncios em carrossel – esse formato de anúncio permite exibir até 10 imagens e vídeos em um carrossel no qual os espectadores podem clicar. Esses anúncios são eficazes quando você deseja exibir vários itens ou destacar os diferentes recursos de um único produto.

Anúncios de coleção – Os anúncios de coleção permitem exibir até cinco imagens ou vídeos. Eles incluem a imagem do recurso principal e o restante é mostrado abaixo. Quando um cliente clica em um anúncio de coleção, ele é direcionado para uma experiência instantânea do Facebook, onde pode comprar um produto ou serviço. Os anúncios de coleção estão disponíveis apenas para dispositivos móveis.

Anúncios de cadastro – Os anúncios de cadastro são outro formato de anúncio disponível apenas para dispositivos móveis. Quando um cliente clica em um anúncio de lead, ele é direcionado para um formulário de inscrição onde você pode adicioná-lo rapidamente à sua lista de e-mail.

Anúncios dinâmicos – Os anúncios dinâmicos permitem que você envie anúncios personalizados para as pessoas com base em seu comportamento. Por exemplo, você pode configurar uma campanha de anúncios dinâmicos para mostrar produtos que alguém visualizou anteriormente, mas não comprou. Anúncios dinâmicos requerem o pixel do Facebook.

4. Redirecionamento

Mesmo com as estratégias de marketing digital mais eficazes, é raro transformar visitantes em clientes no primeiro contato.

Muitas vezes, são necessárias várias interações com sua empresa antes que muitas pessoas se tornem compradores. Por isso, é importante ter maneiras de colocar sua empresa de volta na frente dos visitantes anteriores.

Use anúncios de retargeting para gerar mais conversões
Use anúncios de retargeting para gerar mais conversões

O retargeting é uma técnica de marketing que visa especificamente essas pessoas em um esforço para trazê-las de volta ao seu site.

Existem duas maneiras pelas quais o retargeting pode funcionar.

O primeiro é o redirecionamento baseado em pixel. Com essa forma de redirecionamento, a plataforma de publicidade armazena informações sobre visitantes anteriores por meio de um pixel de rastreamento.

Você pode usar esses detalhes para enviar anúncios direcionados a esse público.

Os anúncios dinâmicos do Facebook são o melhor exemplo de anúncios de retargeting baseados em pixel. O Google é outro bom exemplo, pois você pode redirecionar visitantes anteriores do site usando anúncios na Rede de Display do Google.

O outro tipo de redirecionamento é o redirecionamento baseado em lista. Ele permite que você use uma lista de contatos existentes para decidir quem segmentar em sua campanha.

Essa lista geralmente é um registro de contatos e seus endereços de e-mail. Quando você carrega essa lista em uma plataforma como o Facebook, eles combinam os e-mails com os usuários e veiculam seus anúncios de redirecionamento.

Redirecionamento x remarketing

O retargeting não é a única técnica de marketing digital que reengaja os membros do seu público. Também existe o remarketing. Embora os dois sejam frequentemente confundidos, existem algumas diferenças importantes entre os dois.

A principal diferença é que o remarketing se concentra em reengajar compradores anteriores, enquanto o retargeting se concentra em pessoas que visitaram seu site ou perfis sociais, mas ainda não se tornaram clientes.

O redirecionamento normalmente é feito por meio de anúncios, enquanto o remarketing usa principalmente o e-mail para atingir seu público.

5. E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma técnica de marketing digital bem estabelecida. Envolve a criação de uma lista de endereços de e-mail e o envio de mensagens direcionadas a esses assinantes.

Essas mensagens podem conter informações sobre novos produtos, promoções ou conteúdo informativo, com o objetivo de educar seu público sobre o valor do seu negócio, mantendo-o engajado entre as compras.

O e-mail é eficaz porque oferece uma linha direta de comunicação com seu público. Muitas pessoas respondem melhor às mensagens de e-mail e você pode usar isso para criar uma conexão com seu público.

Outra grande coisa sobre o email marketing é que ele permite que você seja muito preciso com quem recebe quais mensagens.

Com o software de marketing por e-mail, você pode criar facilmente segmentos de público para garantir que todos recebam as mensagens mais relevantes para eles.

Por exemplo, se você deseja fazer remarketing para clientes anteriores, pode criar um segmento de público que inclua apenas pessoas que fizeram uma compra.

Tipos de e-mails para marketing digital

Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de campanhas de email marketing:

E-mails informativos – Os e- mails informativos são uma forma amplamente popular de marketing por e-mail. Com eles, você envia comunicações regulares aos seus assinantes, atualizando-os sobre seus produtos e serviços.

E-mails de nutrição de leads – Os e-mails de nutrição de leads são projetados para mover clientes em potencial através do seu funil de marketing. Essas mensagens ajudam as pessoas a saber mais sobre sua empresa, aumentando gradualmente o interesse até que elas se tornem clientes.

E -mails promocionais – Os e-mails promocionais tornam seu público ciente de seus produtos e serviços.

E-mails de confirmação – Os e- mails de confirmação são enviados após eventos específicos, como alguém fazendo um pedido ou se inscrevendo em uma lista de e-mail. Embora seu objetivo principal seja fornecer informações essenciais, eles também podem ser usados ​​para comercializar seus negócios.

Construção de listas – A construção de listas é uma parte essencial do marketing por e-mail. Simplificando, você não pode enviar campanhas de e-mail se não tiver ninguém para quem enviá-las.

Também é fundamental para obter as pessoas certas em sua lista. Caso contrário, suas mensagens permanecerão fechadas nas caixas de entrada de e-mail dos destinatários. A abordagem mais comum para criar uma lista de e-mail é adicionar um formulário de inscrição ao seu site. Como a maioria das pessoas simplesmente não se inscreve sem receber nada em troca, muitas empresas optam por dar algo de graça em troca do fornecimento de um endereço de e-mail.

Esses brindes são conhecidos como iscas digitais. Uma isca digital pode ser um e-book, um webinar, uma lista de verificação ou um código promocional.

6. Marketing de mídia social

O marketing de mídia social é uma técnica de marketing digital em que você usa plataformas de mídia social para alcançar e envolver seu público-alvo.

As plataformas sociais permitem que você se comunique diretamente com seus seguidores e, ao mesmo tempo, estabeleça uma personalidade única para o seu negócio.

Isso ajuda você a aumentar o conhecimento da marca e a direcionar o tráfego de volta ao seu site.

Com o marketing de mídia social, é importante monitorar seus canais para ver quem está interagindo com sua empresa.

Ao responder aos comentários e curtir e compartilhar outros conteúdos, você pode construir uma comunidade que fortalece a conexão com seu público.

Seleção de plataformas de mídia social

A melhor plataforma de mídia social para você usar dependerá do seu negócio. Cada plataforma tem uma base de público única. Por exemplo, o LinkedIn consiste principalmente de profissionais, enquanto o TikTok tem mais popularidade entre os usuários mais jovens.

Portanto, ao criar uma estratégia de mídia social, é importante determinar quais plataformas podem agregar mais valor ao seu negócio. À medida que sua presença social cresce, você sempre pode expandir para mais plataformas.

Acompanhamento de marketing de mídia social

Como o marketing de mídia social pode ser usado para atingir uma variedade de objetivos, também existem várias maneiras de acompanhar o desempenho do seu marketing.

Abaixo estão algumas métricas comuns de mídia social para monitorar seu sucesso:

Alcance – Alcance mede quantas pessoas entram em contato com seus canais de mídia social. É uma boa métrica para rastrear se você está tentando aumentar o conhecimento da marca.

Seguidores – Essa métrica simplesmente mostra quantos seguidores seus perfis têm. Também é um bom indicador de quão bem você está alcançando e se conectando com seu público-alvo.

Engajamento – O engajamento mede a frequência com que as pessoas curtem, comentam e enviam mensagens diretas para você. É bom para mostrar a qualidade das interações com seu público e se você está criando uma conexão forte.

7. Marketing de vídeo

O marketing de vídeo é uma técnica de marketing em que você usa vídeos para se conectar com seu público e ensiná-los sobre o seu negócio.

O vídeo é uma ferramenta altamente eficaz e está mais acessível do que nunca. Não é mais difícil ou caro criar um vídeo de alta qualidade. Você pode até fazer um vídeo incrível usando seu smartphone.

O vídeo é versátil, pois você pode usá-lo em várias plataformas, inclusive em seu próprio site e anúncios.

Mas a melhor plataforma para marketing de vídeo é o YouTube. O site recebe mais pesquisas do que qualquer outro site além do Google.

Você pode usar vídeos do YouTube para agregar valor ao seu público enquanto os informa sobre seus produtos e serviços.

Quando você usa o Youtube para marketing de vídeo , precisa implementar muitas das mesmas táticas de SEO que usaria para a pesquisa do Google.

Isso inclui pesquisar as palavras-chave que seu público usa para descobrir o conteúdo e, em seguida, otimizar seus vídeos para ter uma classificação alta para essas palavras-chave.

Como leva algum tempo para fazer vídeos, é importante ter uma ideia clara do que você deseja comunicar, quem deseja atingir e a melhor plataforma para fazê-lo.

Tipos de vídeos de marketing

Aqui estão alguns dos melhores tipos de vídeos para usar no marketing digital.

Vídeos de demonstração e explicativos – Os vídeos de demonstração são onde você mostra como seu produto ou serviço funciona e como ele pode ajudar seus clientes. Isso pode envolver o teste de um item físico ou percorrer os principais recursos do software.

Vídeos educativos – Os vídeos educativos permitem que você instrua seu público sobre um tópico específico. Esse tipo de conteúdo ajuda a fornecer valor que, em última análise, criará uma conexão com seus espectadores.

Vídeos de depoimentos – Os vídeos de depoimentos são uma forma poderosa de prova social. Com eles, você pode percorrer a experiência com um comprador anterior para mostrar aos novos espectadores como eles também podem se beneficiar de sua empresa.

Conclusão

Agora você conhece as principais técnicas de marketing digital. O melhor dos métodos desta lista é que eles se complementam muito bem.

Ao implementar as técnicas mais adequadas às suas necessidades, você pode criar uma estratégia de marketing robusta para alcançar mais pessoas e expandir seus negócios.

Facebook Comments Box