Marketing Digital Para Iniciantes: 9 Conceitos Básicos

O marketing digital é “a promoção da sua marca por meio da mídia digital” e tem se tornado cada vez mais popular desde 2000.

Como usuário da Internet, você já viu isso em todos os lugares, desde e-mails de suas marcas de roupas favoritas até postagens de blog que explicam por que você deve aprender a tocar violão.

Curso de Marketing Digital para Iniciantes

E não é à toa: o marketing digital traz muitos benefícios como custos baixos, capacidade de analisar desempenho em tempo real, diversificar metas, comunicar-se diretamente com os clientes, expandir seus negócios, entre outros.

1. Conheça Seu Público-Alvo

Este é o primeiro passo. Saber a idade, gostos, gênero e necessidades daqueles que provavelmente desejam seu produto ou serviço ajuda você a saber como alcançá-los e criar mensagens que os agradem .

Eles iriam gostar se você fizesse trocadilhos relacionados a jogos no Facebook, como o Pringles faz?

Ou seus clientes em potencial gostam mais de livros e programas de TV? Talvez sejam homens de meia-idade com quatro filhos e gostariam de algum desconto como um plano familiar.

Tente imaginar e construir o que chamamos de persona do comprador .

Essa é uma representação fictícia de seus melhores clientes em potencial. Quando imaginar, seja o mais específico possível . Faça a si mesmo perguntas como:

  • Quantos anos eles tem?
  • Que porcentagem deles são mulheres?
  • Onde é que eles vivem?
  • Quais são seus hobbies?
  • Qual é a renda familiar anual deles?

Além de suas próprias suposições, você pode realizar algumas entrevistas ou examinar as análises da indústria para adquirir alguns fatos. Mais tarde, a análise também será útil.

Depois de descobrir essas informações, você precisa abordar seu público-alvo de maneira diferente, dependendo do estágio do funil em que ele se encontra.

Ou seja, você não dirá a mesma coisa para sua comunidade; quem te segue nas redes sociais , sempre comenta suas postagens, e uma nova pessoa que você busca atrair.

Este último precisará de um incentivo maior para ver o que você oferece.

Vamos supor que você tenha uma pequena livraria. Para que novas pessoas (trânsito frio) prestem atenção em você, você precisa dar algo a elas. Uma vez que eles estejam interessados ​​(tráfego morno), você os apresenta aos seus livros.

Por fim, eles se familiarizam com seus produtos (tráfego quente) e você os orienta para a compra.

Espere, primeiro, o que exatamente eu dou ao meu tráfego frio? Conteúdo de qualidade.

2. Conteúdo De Qualidade

Carregar uma foto do seu produto com o preço é fácil, mas não é suficiente se você busca atrair novos clientes.

Eles precisam de um gancho cativante. Criar conteúdo valioso é a melhor maneira de divulgar sua marca e se conectar com as pessoas. Então lembre-se de ser HAC:

  • H. Seja útil. Não promova seu preço de venda imediatamente. Acima de tudo, concentre-se muito em seus consumidores. Ouça as necessidades do consumidor e tente resolver seus problemas. Dica: Ofereça um recurso gratuito. Todo mundo tem algo a dar ou ensinar. Em fóruns como o Quora, responda a perguntas relacionadas ao seu nicho e crie um link para o seu blog onde ele apoie seu ponto de vista.

Voltar à livraria, dar recomendações de livros ou entrevistar autores são coisas que seu público certamente adoraria e os tornaria cientes de sua presença.

  • R. Seja autêntico. Mostre o que torna sua marca única e humana , quais são seus valores. Fale sobre como você começou e por que, quais foram suas lutas, o que o fez continuar. Sua comunidade quer se conectar com você e sentir que você simpatiza com eles.

Veremos que uma ótima maneira de conseguir isso é por meio das mídias sociais.

C . Seja criativo. Há muito conteúdo por aí.

Para atrair a atenção das pessoas, seja interessante. Não repita a mesma velha coisa. Se você se sentir preso, saia, ouça um pouco de música, qualquer coisa que possa despertar sua imaginação e inspirá-lo. Não tente ser perfeito. Deixe-se ser bobo e experimente coisas novas.

Aqui está um guia detalhado sobre curadoria de conteúdo.

3. SEO

SEO significa Search Engine Optimization, e é o que faz com que o conteúdo do seu blog seja classificado na primeira página do Google, sem nenhum pagamento envolvido . Isso significa que você obtém tráfego orgânico.

Quando foi a última vez que você clicou na página dois do Google? Isso mesmo: 75% dos cliques não vão tão longe. Um bom SEO coloca você à vista, para que mais pessoas o vejam.

Para conseguir isso, seu site precisa ser amigável. Aqui estão algumas (de muitas) estratégias a ter em mente:

  • Palavras-chave. Os usuários usam essas palavras para encontrar conteúdo. Faça uma pesquisa no Google e descubra o que as pessoas estão procurando, quais são as palavras-chave do seu nicho.
  • Boa gramática, ortografia e legibilidade. Além da qualidade, seu conteúdo deve ser bem escrito, sem erros formais e de fácil leitura. Ninguém quer ver você em vez de você .
  • Velocidade de carregamento. Um site lento é muito chato. Se sua página não carregar rápido, suas taxas de abandono aumentarão e, portanto, prejudicarão sua classificação.
  • Imagens, infográficos e títulos. Eles tornam tudo mais atraente e facilitam o skimming. Certifique-se de que as imagens não sejam muito grandes, ou elas tornarão o site lento.
  • Projeto. Um site limpo é super importante. Tamanho da fonte, tipografia e cores devem ser agradáveis ​​à vista. Em caso de dúvida, mantenha-o simples. Menos é mais.
  • Otimização móvel. Faça seu site caber em todos os tamanhos de tela. A leitura de um telefone celular é bastante comum agora.

4. Anúncios Pagos

Depois de definir seu público-alvo e garantir a criação de conteúdo de qualidade, é hora de investir em anúncios.

Eles são a chave para mostrar-se ao tráfego frio e direcionar o tráfego quente para seus produtos, e lembrar ao tráfego quente que eles estão tão perto de adquirir aquele livro que sempre consultam. O anúncio irá variar de acordo com quem você deseja segmentar.

Funciona assim. Seu tráfego frio vê um anúncio pago, digamos, no Pinterest sobre um guia gratuito que você oferece e que leva ao seu blog. Eles leem o seu conteúdo. Eles gostam e voltam.

Da próxima vez, quando eles abrirem uma página aleatória, eles se depararão com outro anúncio que mostra um produto relevante que você vende.

Se for bem entregue, eles vão acompanhar e conferir. Talvez eles não comprem naquele momento, mas depois verão um anúncio sobre uma oferta especial. E bum.

As pessoas precisam de um empurrãozinho às vezes, e isso é basicamente o que os anúncios são. Mas não esqueça que é só um empurrãozinho, então você também precisa fazer a sua parte. Não espere que faça milagres.

Publicidade paga anda junto com estratégia e bom conteúdo: esquecer um dificulta muito o sucesso.

Além disso, não tema o custo: existem diferentes orçamentos e você pode começar com um pequeno investimento. Algumas opções de publicidade incluem pagamento por clique (PPC), custo por ação (CPA), custo por impressões e até mesmo PPC. Você tem muitas alternativas para escolher.

Escusado será dizer que os anúncios digitais sempre serão mais baratos do que os anúncios tradicionais , com o retorno do investimento (ROI) muito maior. E você vê seu desempenho em tempo real.

5. Redes Sociais

Não sei você, mas se eu quero comprar algo e o negócio não está em nenhuma rede social, eu tenho dúvidas. Provavelmente não encontrarei informações em tempo real sobre a marca, o que é um grande problema.

No entanto, a importância da mídia social vai muito além de comunicar notícias (você também pode fazer isso por e-mail). Nas mídias sociais, você se conecta com sua comunidade e clientes em potencial .

Se alguém tirar uma foto do seu produto ou elogiar seu serviço, poderá marcar sua conta e todos os seus amigos o notarão.

Além disso, seja Instagram, Tik Tok ou Snapchat, a mídia social é sua chance de mostrar seu rosto – ou o rosto do seu gerente de comunidade – e ser engraçado. As pessoas vão lá para relaxar ou aprender coisas novas.

Aproxime-se deles de maneira amigável, então.

Faça perguntas como as listadas anteriormente para ter uma boa noção de com quem você está falando e se concentrar em seu público-alvo. Jogue com eles.

Não há necessidade de se fixar apenas na sua marca. Deseje-lhes um feliz fim de semana ou conte-lhes uma história trivial, mas engraçada, de algo que aconteceu com você há um mês. Use o recurso de enquete do Instagram, faça perguntas e aumente o engajamento do seu público.

Não fique obcecado por seguidores, no entanto.

Esses números não importam no final do dia. Muitos seguidores não significam muitas vendas. O que conta é criar uma comunidade e mantê-la engajada, para que eventualmente se tornem tráfego intenso.

Então, por favor, não desperdice seu dinheiro comprando mais seguidores.

Mais importante ainda, não deixe as mídias sociais consumirem seu tempo! Planeje sua semana e escolha uma das muitas ferramentas de automação que existem, para ficar apenas o necessário para o bem da sua saúde mental.

6. E-Mail Marketing

Você tem anúncios que atraem pessoas para o seu site e um bom site personalizado que os faz querer ficar. O que agora? Lembra daquele recurso gratuito que mencionamos anteriormente?

Isso ajudará você a passar de “eles estão interessados” para “eles estão comprando” (também conhecidos como consumidores de conversão ).

Funciona assim: para obter esse recurso gratuito, digamos, um guia para começar a escrever contos. Se você ensiná-los a escrever, eles precisam se inscrever em seu boletim informativo com seus e-mails.

Os endereços de e-mail são uma coisa preciosa.

Quase todo mundo verifica o e-mail regularmente. Estabelece uma comunicação direta e rápida com os clientes . Depois de ter seus e-mails, você pode enviar-lhes e-mails muito personalizados que você sabe que vão interessá-los e mostrar as atualizações de sua marca.

Você não precisa depender de um algoritmo ou das chances de alguém visitar sua loja de varejo para garantir que seu produto seja visto. É entregue diretamente nas caixas de entrada das pessoas.

Outra grande vantagem do e- mail marketing é que ele é automático, mas personalizado: os e-mails relacionados à maquiagem, por exemplo, são enviados automaticamente para mulheres e os de perfumes masculinos para homens.

Quando você diversifica seu público-alvo, eles se tornam pessoas em vez de objetos, e estou ansioso para ler esses e-mails.

Portanto, certifique-se de enviar conteúdo bom e de qualidade que ajude sua persona de comprador. O marketing por e-mail tem muitos potenciais; não o transforme em spam. Ninguém quer spam.

7. Podcast

Em uma era de multitarefa, colocar seus fones de ouvido e ouvir Spotify enquanto você pega o ônibus ou prepara o jantar ou realmente faz qualquer coisa, é bastante normal. Os podcasts estão se tornando cada vez mais populares a cada dia.

Eles são consumidos com facilidade e sem esforço, ao mesmo tempo em que proporcionam uma sensação privada e calorosa aos ouvintes.

Eles são interessantes porque você fala sobre sua experiência e são emocionais.

As pessoas não estão apenas consumindo o conteúdo que você carregou.

Eles ouvem sua própria voz enquanto você fala sobre isso. Isso é muito pessoal. É como fazer parte de uma conversa descontraída com os amigos.

Imagine se você adicionasse alguma narrativa também. É perfeito para construir uma audiência e aumentar sua taxa de conversão. Você vai atingir o coração do seu público e fazer com que eles se apaixonem pelo seu negócio , voltando sempre.

Os podcasts também são uma nova maneira de ganhar dinheiro. Se você tiver seguidores suficientes, poderá conseguir anunciantes. Considerando que os podcasts são muito fáceis e baratos de fazer, você pode dizer que seu ROI será enorme.

Você pode pensar, espere, estou apenas começando e você está falando sobre criar um podcast?

Mas não é essencial ter o seu próprio.

Freqüentemente, as pessoas são entrevistadas no podcast de outra pessoa, e isso também é ótimo para publicidade. Você pode abordar podcasts que entrevistam pessoas em seu nicho e apresentar ao apresentador por que você deve aparecer lá.

Ainda assim, os podcasts são mais fáceis e acessíveis do que os vídeos, então você pode tentar e criar o seu!

8. Google Analytics

Tudo bem, já mencionamos que o planejamento é a chave para economizar tempo nas mídias sociais. Bem, é economia de tempo e dinheiro em qualquer aspecto do seu negócio, especialmente no marketing digital.

Mas como podemos determinar sabiamente nossas ações futuras? Precisamos estar plenamente conscientes do que funciona e do que não funciona. Por que as vendas estão diminuindo ou como nossos anúncios os ajudaram a crescer. Que tipo de anúncio funciona melhor. Quanto tempo os usuários gastam em sua página, qual é o comportamento deles quando chegam lá e de onde eles são.

E de onde tiramos todos esses dados? A resposta é olhar para a análise.

A análise nos permite ver nosso desempenho, falhas e sucessos em tempo real e compreendê-los em detalhes.

Graças a isso, aprendemos quais mudanças devem ser feitas e o que devemos melhorar, tomando decisões mais inteligentes e previsões precisas. Entendemos nossos pontos fracos, bem como nossos pontos fortes, e entendemos o comportamento de nossos clientes.

Com a análise, você tem controle total sobre a complexidade .

Você pode ser muito específico ou se concentrar nas coisas principais. Ele mostra tudo o que você pede. Idade, interesses e dispositivos das taxas de rejeição do seu público em seu site. Quais redes sociais mais chamam a atenção do usuário; que conteúdo eles estão compartilhando e, é claro, se você está ou não atingindo seus objetivos.

Você pode encontrar tudo isso no Google Analytics , que é a ferramenta mais comum para analisar o desempenho. No entanto, existem outras opções para experimentar.

9. Comércio Eletrônico

É hora de vender. Todo aquele trabalho que você fez para chamar a atenção das pessoas foi para chegar até aqui. Seu e- mail marketing , sua presença nas redes sociais, seu podcast, tudo levará os clientes ao seu e-commerce para que eles possam finalmente comprar seus produtos.

Assim como sua campanha, seus anúncios e sua interação com os clientes, o processo de vendas é melhor online. O comércio eletrônico é ótimo para:

  • Adquirir novos clientes: você perde muitos clientes em potencial com sua loja de varejo porque depende de pessoas que moram nas proximidades. Milhões de pessoas em todo o mundo , porém, podem visualizar seu site sem quaisquer restrições geográficas. O e-business aumenta seu alcance e captura oportunidades mundiais. À medida que você continua crescendo e se expandindo, seu site também. É aí que a localização da web pode entrar em ação. Se você deseja vender para diferentes países, fatores como idioma e cultura serão eventualmente considerados.
  •  Aceleração do processo de compra: os clientes podem evitar ir fisicamente e, assim, comprar em um segundo. O produto está a um clique de distância, em vez de a uma cidade de distância.
  • Venda a qualquer hora e em qualquer lugar: você pode administrar seu negócio de casa, e eles podem comprar em seus escritórios ou tarde da noite antes de dormir.
  • Reduzir custos: muitas marcas não apresentam seus produtos em um espaço físico, ou o fazem, mas é minúsculo. Isso economiza aluguel, eletricidade, vendedores , etc. Ao mesmo tempo, permite que você baixe seus preços e atraia mais clientes.

Para aproveitar ao máximo essas vantagens, você precisa tomar as medidas certas.

Se você começar do zero e não tiver uma loja de varejo, terá que escolher um nome. Em seguida, verifique se o domínio comercial em potencial está disponível. Caso contrário, você pode criar alternativas como essa em vez de .com, usar .Co e esse tipo de coisa.

Você também deseja verificar quais são os regulamentos governamentais sobre comércio eletrônico.

Por fim, escolha sua plataforma. Existem opções populares como Shopify , WooCommerce, Magento e até Squarespace.

E o mais incrível é que muitos serviços de e-mail marketing/CRM têm ferramentas de comércio eletrônico como redirecionamento. Então, realmente, todas essas estratégias que listamos se conectam e se ajudam.

Empacotando

Você viu como o marketing digital é incrível e todas as possibilidades que ele oferece para a sua marca se expandir.

E tudo graças a conhecer seu público-alvo, ajudá-lo e interagir com ele, proporcionar uma boa experiência no site e usar ferramentas digitais para melhorar cada etapa do caminho.

Agora que você viu a importância do marketing digital e conhece as melhores estratégias, para começar, é hora de começar! Não se sinta sobrecarregado por todas essas estratégias.

Concentre-se em dominar um e depois passe para o próximo.

Deixe-nos saber onde você está e se você tiver alguma dúvida.

Nós queremos ouvir de você!

Facebook Comments Box