Tudo o que você precisa fazer para começar com o marketing de afiliados

Existem várias maneiras de ganhar dinheiro online. Se você deseja criar um site, existem três maneiras principais de monetizá-lo: anúncios, venda de produtos e marketing de afiliados. O problema com a publicidade é que você precisa de muito tráfego para que valha a pena. Além disso, se você colocar vários anúncios em seu site, isso barateia sua aparência. A venda de produtos pode ser lucrativa a longo prazo, mas pode ser difícil nos estágios iniciais porque você precisa ter o controle de todo o produto. Você é responsável pelo serviço pós-venda e por garantir que seu produto esteja em conformidade com as leis e regulamentos locais e esteja em perfeitas condições. No entanto, configurar um site de marketing de afiliados é mais simples. Você não precisa lidar diretamente com os clientes e não é responsável pelo suporte aos produtos que seus clientes compram.

Curso de Afiliado Expert | Vendas para Afiliados Digitais

O que é Marketing de afiliados?

Fonte: freepik.com

Ilustração em vetor conceito de contorno de marketing afiliado. Estratégia comercial e publicitária plana de negócios usando SEO, pagamento por clique e e-mail. Aperto de mão humano e cooperação global em rede online.[/caption]

Com o marketing de afiliados, você publica conteúdo recomendando um determinado produto de uma empresa que opera um programa de afiliados. Certifique-se de incorporar links para um site que venda esse produto. Você inclui um código exclusivo no URL do seu link que informa ao programa de afiliados que você encaminhou clientes para eles. Esperançosamente, o leitor/visualizador de sua postagem se interessa pelo produto que você recomendou e segue seu link para comprar o produto. O varejista on-line para o qual você enviou clientes paga uma comissão acordada por sua parte na venda. 

Uma das vantagens mais significativas do marketing de afiliados é que ele gera uma renda relativamente passiva. Você pode ganhar dinheiro enquanto dorme. Mas você não faz isso sem primeiro colocar o enxerto duro e estabelecer a base para o seu sucesso. 

O programa de afiliados mais conhecido é o Amazon Associates, e é aí que muitas pessoas começam seu marketing de afiliados. No entanto, eles reduziram suas porcentagens de pagamento ao longo do tempo e é provável que você encontre soluções mais lucrativas em outro lugar.


Como funciona o marketing de afiliados?

Em essência, o marketing de afiliados envolve a recomendação de um determinado produto para seus seguidores. Idealmente, você os orienta no processo de compra desse produto e alguns de seus seguidores eventualmente o compram, com você recebendo uma parte da venda. Para permitir isso, você precisa criar artigos com foco em tópicos relevantes para recomendar os itens específicos que deseja que seus leitores/espectadores comprem online.

Existem quatro partes envolvidas no marketing de afiliados:

  1. O criador do produto (ou comerciante) – estas são as empresas que fornecem produtos para venda.
  2. A Rede de Afiliados – isso é opcional. Muitos criadores de produtos usam um intermediário para interagir com afiliados. Em alguns casos, como na Amazon, as redes afiliadas também atuam como varejistas. As redes de afiliados reúnem um catálogo de produtos, que disponibilizam para os comerciantes afiliados venderem.
  3. O comerciante afiliado – as pessoas que promovem e vendem os produtos afiliados.
  4. O consumidor – o comprador final dos produtos.

Existem efetivamente três etapas para o processo de fazer uma venda por meio do marketing de afiliados:

  1. Você recomenda um produto ou serviço para seus seguidores em um site, blog, mídia social ou lista de e-mail
  2. Uma parte de seus seguidores notará sua recomendação e clicará em seu link de afiliado para a loja de comércio eletrônico de um varejista
  3. Seus seguidores fazem compras e o varejista paga a você uma porcentagem acordada da transação

As comissões variam muito no marketing de afiliados, mas geralmente são muito mais altas do que você receberia colocando anúncios em seu site.


Requisitos para começar com o marketing de afiliados

1. Pesquise nichos adequados para o seu marketing de afiliados

Você pode gerar tráfego para qualquer site por meio de uma combinação de 

  • Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)
  • Social
  • Publicidade paga
  • Tráfego de referência
  • Tráfego de retorno

Para um novo site/blog, a maneira mais fácil e econômica de obter tráfego é utilizando um bom SEO. O SEO envolve fazer com que seu site apareça próximo ao topo das pesquisas do Google por palavras-chave específicas. No entanto, muitas palavras-chave são altamente competitivas e é improvável que um novo site apareça nas primeiras páginas do Google para esses termos. 

Você deve escolher um nicho para o seu marketing de afiliados com boas palavras-chave utilizáveis, onde seu conteúdo pode aparecer na primeira página do Google.

Você deve pensar em um nicho que lhe interesse, onde você acredita que pode ganhar dinheiro. 

2. Crie um blog/site no seu nicho

Se você já é um influenciador com seguidores existentes, poderá promover seus produtos afiliados para seu público existente – desde que sejam compatíveis com o nicho em que você criou seu nome. A maioria das pessoas, no entanto, precisa começar a construir uma audiência do zero. Para fazer isso, você precisará criar um site relevante. 

Pode ser um desafio começar um site do zero, no entanto. Você enfrenta uma tremenda concorrência. É por isso que era essencial que você primeiro pesquisasse um nicho adequado. 

Muitos profissionais de marketing afiliados criam seus sites usando o WordPress. Você pode criar um site de qualidade profissional no WordPress de forma relativamente rápida usando um modelo de alta qualidade e não precisa saber como codificar.

3. Decidir sobre produtos afiliados para promover

Supondo que você selecionou um nicho, convém escolher produtos afiliados que correspondam a esse nicho. Você pode usar uma rede afiliada, como ClickBank ou ShareASale, para determinar produtos adequados para promover. 


O que faz um bom nicho?

Grande parte do sucesso do seu marketing de afiliados se resume ao seu nicho. Se você olhar na web, verá que os sites tendem a se encaixar em um dos seguintes tipos de nichos:

  • Nichos amplos – são grandes sites especializados em uma variedade de tópicos interconectados, por exemplo, saúde, jogos, notícias, autoajuda
  • Nichos comunitários – cobrem uma gama menor de tópicos, geralmente mais aprofundados, e têm uma comunidade dedicada, por exemplo, saúde masculina, jogos de estratégia, notícias muçulmanas, autoconsciência
  • Nichos baseados em produtos – concentram-se em um tipo de produto específico, por exemplo, iPhones, programas de estudo, meias, guitarras elétricas
  • Nichos baseados em problemas – concentram-se em um problema específico da vida, por exemplo, como manter sua casa arrumada, manutenção do carro para iniciantes, estudar para as provas, preparar a merenda escolar

Os comerciantes de afiliados iniciantes sempre terão dificuldades com nichos amplos, pois você enfrentará muita concorrência. No entanto, tenha o maior potencial de ganhos se estiver preparado para olhar a longo prazo. Os nichos da comunidade fornecem um escopo menor do que os nichos amplos, mas é mais fácil criar uma comunidade de seguidores com ideias semelhantes. Você encontrará muitos profissionais de marketing afiliados que criam sites baseados em produtos. As barreiras à entrada são baixas, mas os retornos provavelmente são limitados. Se você deseja operar em um nicho baseado em problemas, precisará garantir a promoção de produtos de alta qualidade para resolver os problemas do seu público. Se você ainda não é, terá que se aprimorar para ter um grande conhecimento sobre o nicho.


Como pesquisar um bom nicho para o seu marketing de afiliados

Você pode usar uma ferramenta como o Ahrefs para determinar o volume de pesquisa e a dificuldade de palavras-chave para termos específicos. 

Sempre que possível, pense na intenção dos pesquisadores. Você vai querer se concentrar em palavras-chave que indicam que o pesquisador pode estar interessado em fazer uma compra. Muitos termos populares serão de pouco valor para você porque geralmente são usados ​​por pessoas que não estão interessadas em comprar um produto. Por exemplo, “melhor geleia de morango” seria uma palavra-chave mais valiosa para você se estiver promovendo uma marca de geleia do que “como fazer geleia de morango”.


Usando redes de afiliados para encontrar produtos adequados

Uma excelente maneira de encontrar produtos afiliados para promover em seu nicho é ingressar em uma rede de afiliados . Estas são grandes empresas que conectam comerciantes afiliados com vários comerciantes afiliados. Algumas das redes afiliadas que você pode investigar incluem ClickBank , ShareASale , AvantLink , LinkConnector , Awin , CJ Affiliate , FlexOffers e Pepperjam . A maior rede de afiliados de todas é a Amazon Associates .

Embora muitas empresas individuais ofereçam programas de afiliados, uma vantagem de trabalhar com uma das redes é que elas fornecem uma ampla variedade de produtos, facilitando a localização de produtos de qualidade em seu nicho. 

No entanto, nem todas as redes afiliadas são iguais. Ao selecionar uma rede, procure aquelas que atendam aos seguintes critérios:

  • Seus produtos são de alta qualidade
  • Eles oferecem níveis de pagamento decentes
  • Seu material de vendas parece confiável e legítimo
  • Você pode encontrar outros sites promovendo seus produtos

As redes de afiliados tendem a oferecer dados mais detalhados sobre o quão bem seus produtos vendem do que os criadores de produtos afiliados individuais.


Criando conteúdo adequado para seu blog/site

Depois de configurar seu site e conhecer os produtos que pretende recomendar, você precisa criar seu site com conteúdo para compartilhar com seus seguidores. Existem duas formas principais que isso pode assumir:

  1. O conteúdo base do seu site; páginas permanentes dando detalhes críticos sobre seu nicho e como você pode ajudar seus visitantes
  2. Alterar regularmente o conteúdo, por exemplo, postagens de blog, cada uma delas focada em uma palavra-chave específica.

Cada vez que outro site criar um link para o seu conteúdo, você ganhará um pouco mais de “link juice” do Google, o que aumentará gradativamente suas postagens no ranking. Para se beneficiar dessa vinculação, no entanto, você precisa garantir a produção de conteúdo de alta qualidade. Seus artigos não podem aparecer como anúncios. Eles devem estar relacionados a tópicos em seu nicho (que correspondam às suas palavras-chave alcançáveis) e fornecer valor aos seus leitores.

Você precisa considerar quem é seu público-alvo. Eles serão pessoas que provavelmente considerarão comprar seu produto se você puder mostrar a eles como ele atenderá às suas necessidades e resolverá seus problemas. Não adianta tentar atender pessoas que nunca comprarão seu produto, não importa quanto trabalho você faça.

O profissional de marketing afiliado tem o trabalho de criar conteúdo útil de alto valor que influenciará seu público-alvo a comprar o produto. Portanto, você precisa escrever conteúdo que corresponda a palavras-chave relevantes em seu nicho. Por exemplo, suponha que você esteja promovendo um aspirador de pó sem saco. Nesse caso, você pode escrever artigos sobre “vantagens de aspiradores sem saco”, “comprar aspiradores ecológicos” e “como posso limpar pêlos de animais”. Grandes sites provavelmente já ocupam o topo do ranking do Google para termos mais gerais, como “comprar aspirador de pó”. Portanto, você deve se concentrar mais em palavras-chave de cauda longa, ou seja, termos mais longos e específicos. Novamente, você pode usar uma ferramenta como o Ahrefs para encontrar palavras-chave adequadas para focar em seu conteúdo.


Promova produtos afiliados em seu conteúdo

Fonte: freepik.com

Lembre-se de que seu conteúdo precisa ser valioso. Não deveria ser puff publicitário. No entanto, você pode inserir links de afiliados relevantes em seu conteúdo. Você só deve adicionar links de afiliados onde parecer natural e valioso para o seu público.

Suponha que você esteja analisando vários produtos em uma postagem (incluindo alguns que não são seus produtos afiliados). Nesse caso, você geralmente deve garantir a inclusão de seus produtos e seus links de afiliados relacionados no início de seu artigo.


Converta Visitantes em Clientes Afiliados

A maioria dos visitantes do seu site não passará pela próxima etapa e não comprará os produtos de seus afiliados. No entanto, você pode ajudar a aumentar sua taxa de conversão, ou seja, a porcentagem de visitantes que seguem e fazem uma compra. 

Algumas ferramentas ajudam você a aumentar suas conversões, por exemplo, Optinmonster, Optimizely, Unbounce, Lucky Orange e Crazy Egg. Você pode otimizar seu site para torná-lo o mais fácil possível para os clientes em potencial. Você pode até considerar adicionar uma campanha pop-up para chamar a atenção de seus clientes.


Crie uma lista de e-mail considerável para aumentar sua receita de afiliados

Certifique-se de capturar o maior número possível de endereços de e-mail dos visitantes do seu site. As pessoas que fornecem seus endereços de e-mail têm muito mais probabilidade de perceber seu marketing do que qualquer outra pessoa. Você pode então criar newsletters ou outras promoções direcionadas que você envia como mensagens de e-mail para sua lista.

Para fazer isso, você precisará criar alguma forma de isca digital. Isso é algo que seu público-alvo achará valioso. Você configura as coisas para que a única maneira de alguém obter sua isca digital seja deixando seu endereço de e-mail. 

Facebook Comments Box