Como aumentar o ROAS de seus anúncios no Facebook: 7 dicas rápidas
O Facebook é a maior plataforma de mídia social, com mais de 2,9 bilhões de usuários ativos mensais, de acordo com dados da Statista. Isso facilmente o torna um dos melhores lugares para promover sua marca.
Figura 1: Usuários ativos mensais do Facebook em todo o mundo. Fonte: Statista See More
Em notícias ainda melhores, a plataforma torna incrivelmente fácil expandir seus negócios se você conseguir aumentar seu retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS).
Por que ROAS e não ROI?
O retorno sobre o investimento (ROI) analisa todos os custos e representa o desempenho do negócio como um todo. O ROAS analisa especificamente a eficácia dos esforços de marketing. Esse KPI deve ter precedência sobre outras métricas, incluindo ROI e custo por ação.
Se o seu negócio tem um ROAS de 3:1 (ou 300%), você gera 3 dólares para cada dólar usado em marketing. Essas informações o ajudarão a determinar as medidas acionáveis que você pode tomar para melhorar seu marketing, em vez de um valor geral como o ROI, que não indica claramente o que precisa ser corrigido.
Meça seu ROAS com a seguinte fórmula:
ROAS = (Número de novos clientes adquiridos x LTV de um novo cliente) – custo da campanha
O que é um bom ROAS específico do setor?
Esta é uma pergunta difícil de responder. Um bom ROAS varia significativamente entre setores, plataformas e até campanhas.
Se sua campanha foi projetada para aumentar o reconhecimento da marca e colocar sua empresa na mente dos clientes, mas não para vender diretamente, você pode esperar que sua campanha tenha um ROAS mais baixo. Porque? Porque você não está recebendo nenhuma conversão paga pelos seus gastos com anúncios.
Então, o que é uma boa média em geral? Achamos que é um retorno de três a até dez dólares, mas isso não significa que você não deva almejar mais.
O que você precisa almejar dependerá do seu negócio. O seu pode funcionar bem em um ROAS de anúncios do Facebook de 3:1, mas empresas maiores geralmente precisam de um retorno maior para se manter à tona.
Por que você pode não estar obtendo os resultados esperados
Se você está executando anúncios no Facebook e não está obtendo os resultados desejados, eis o motivo:
Você está segmentando o público errado
Seus produtos são destinados a jovens adultos do sexo masculino (18 a 25 anos), mas seus anúncios aparecem nas timelines das mães. Essa é uma segmentação ruim e o motivo exato pelo qual seus anúncios do Facebook não estão funcionando. As pessoas que veem seus anúncios não querem nada com eles, o que significa que não clicarão neles para saber mais sobre sua marca.
Ao executar sua próxima campanha, você precisa ter certeza de que está segmentando o público certo. Use o mecanismo avançado de segmentação do Facebook para alcançar as pessoas certas que podem estar interessadas no que você está vendendo.
Seus anúncios não foram bem projetados
Além de segmentar o público errado, o design ruim do anúncio é outro motivo pelo qual seus anúncios têm um desempenho ruim. Os usuários da Internet têm um baixo nível de atenção e você precisa de anúncios bem projetados para chamar a atenção deles e incentivá-los a se envolver com seu conteúdo.
Se você não possui habilidades de design adequadas internamente, terceirizar essa tarefa para uma agência de marketing do Facebook. Você pode pensar que está cortando custos de publicidade ao lidar com seu design gráfico, mas isso pode resultar em anúncios do Facebook pouco atraentes com os quais ninguém deseja se envolver.
Seu público não está pronto para comprar
Você pode ter os melhores designs de anúncio e se conectar com as pessoas certas, mas sua taxa de conversão permanecerá baixa se seu público não estiver pronto para comprar. Seu público precisa de mais tempo para conhecer seus produtos e o que você deve fazer é fornecer a eles conteúdos educativos que informem sobre sua marca e como seus produtos resolvem os problemas deles.
7 dicas para melhorar seu ROAS
Siga este guia de ajuda do Facebook Ads para otimizar seus anúncios e melhorar seu desempenho.
1. Conheça seu público e seus pontos problemáticos
Verifique se você está segmentando o público certo. Se você já otimizou esse processo, mas seu ROAS ainda não melhorou, é provável que seus anúncios não estejam abordando os pontos problemáticos do seu público.
Digamos que você administre uma barbearia voltada para jovens adultos do sexo masculino. Você lançou alguns anúncios promovendo suas novas ferramentas de cuidados que gritam “compre agora!” em seu público, mas eles ainda não estão mordendo. Onde você vai a partir daí? Aqui está um problema que muitas empresas enfrentam: você está muito ocupado dizendo às pessoas para comprar, em vez de explicar a elas POR QUE elas deveriam comprar de você em vez de outras.
Encontre seu ponto de venda exclusivo e inclua-o em seus anúncios do Facebook para mostrar ao seu público o que torna seu produto (e empresa) a opção superior. Mostre a eles por que você pode ajudar a resolver seus pontos problemáticos (ou seja, a falta de produtos de beleza de alta qualidade).
2. Use Públicos Semelhantes
Você tem uma grande quantidade de dados ao seu alcance a partir de transações comerciais diárias, então por que não usá-los para potencializar seu marketing? Ao implementar o pixel do Facebook em seu site ou usar dados de sua lista de e-mail para criar públicos semelhantes, você pode desenvolver personas de compradores com quase 100% de precisão, em vez de tentar desenvolvê-las com base na compilação de dados.
Então, o que são Públicos Semelhantes? Essa é uma maneira de encontrar novos clientes com base em características e hábitos semelhantes aos dos existentes. Eles são criados usando uma lista de clientes existente para identificar informações comuns (como dados demográficos, interesses e muito mais). O Facebook usa essas informações para entregar seu anúncio a um público “parecido” com seus clientes atuais.
3. Desenvolva um funil de marketing
Um funil de marketing ajuda as marcas a traçar o caminho potencial que os clientes percorrem desde o momento em que tomam conhecimento da marca até as conversões e a fidelização do cliente. Isso ajudará você a entender como se conectar com seu público em todas as etapas da jornada do cliente.
Mas o Facebook Ads não é uma abordagem única para todos. Isso significa que você não pode lançar um anúncio direcionado a todos os membros do seu público. Para os usuários no topo do funil, seus anúncios precisam ser sobre engajamento, educação e conscientização. Você precisa procurar gerar conversões ou manter a fidelidade do cliente para aqueles que estão mais abaixo no funil.
4. Crie anúncios envolventes com os formatos certos
Além de segmentar o público errado, o design ruim do anúncio é outro motivo pelo qual seus anúncios do Facebook têm um desempenho ruim. Os usuários on-line de hoje têm um baixo nível de atenção e você precisa de anúncios bem projetados para capturar sua atenção e incentivá-los a se envolver com seu conteúdo.
Se você não possui habilidades de design adequadas internamente, terceirizar essa tarefa para uma agência de marketing do Facebook. Você pode pensar que está cortando custos de publicidade ao lidar com seu design gráfico, mas isso pode resultar em anúncios do Facebook pouco atraentes com os quais ninguém deseja se envolver.
Outra coisa que você precisa considerar são os formatos de anúncio. Você pode escolher vários, incluindo imagens únicas, dinâmicas e coleções do Facebook.
Afinal, quanto mais as pessoas veem o mesmo anúncio seu, mais elas ficam entediadas. Combata a fadiga do anúncio criando diversas variações de anúncio para sua campanha. Programe cada variação de anúncio para estar ativa em um dia diferente da semana.
5. Vá para a geração de leads
Um grande erro que frequentemente vemos quando as empresas usam anúncios do Facebook é que, além de obter algum tráfego ou a chance de o público manter o cookie do site em seu navegador, eles não têm outra maneira de contatá-los.
É por isso que recomendamos anúncios que coletam os endereços de e-mail do seu público. Porque? Porque você não apenas tem mais dados para gerar Lookalike Audiences, mas também pode oferecer a eles novas ofertas e conteúdos, incentivos para comprar e tendências do setor e aumentar sua chance de transformá-los em clientes fiéis.
Essa tática é uma das melhores para gerar um ROAS alto, pois você só precisa pagar pelas inscrições — não pelo que usa para vender para eles.
6. Redirecione esse público
O retargeting é alcançar pessoas que compraram de você, visitaram seu site ou conhecem sua empresa e suas ofertas. Sua empresa é familiar para eles, o que significa que você pode ter algo que possa resolver suas necessidades.
Mas por que é tão importante? Um princípio básico de marketing sugere que as empresas precisam ter sete pontos de contato com um anúncio ou empresa antes de agir em uma frase de chamariz. Esses pontos de contato podem vir de várias formas, incluindo – você adivinhou – anúncios do Facebook.
Use o Facebook Audience Insights para direcionar seus anúncios criando seu público-alvo usando as informações demográficas detalhadas do Facebook para alcançar aqueles que demonstraram interesse em sua empresa no passado.
Novamente, não se esqueça de separar seus anúncios de retargeting em diferentes categorias. Você não deseja alcançar um membro do público que apenas ouviu falar sobre sua empresa com o mesmo anúncio destinado a incentivar os clientes a comprar novamente.
7. Teste e acompanhe
O teste permite que você otimize sua campanha comparando diferentes versões de um anúncio para ver qual apresenta melhor desempenho. Dito isto, você não precisa testar tudo. Encontre os elementos de anúncio que afetam seu público-alvo e afetam as taxas de cliques e conversão.
Para começar, faça o teste A/B dos seguintes elementos para descobrir a melhor maneira de executar sua campanha:
- design de anúncio
- Texto do anúncio (especialmente o título)
- Posicionamento do anúncio
- Botões de chamada para ação
- Sua oferta de valor única
Depois de colocar seus anúncios, dê a eles algum tempo antes de começar a analisar os resultados. As campanhas do Facebook levam tempo para ganhar tração significativa, portanto, não faça check-in depois de 5 minutos para ver como sua campanha está se saindo.
Aguarde pelo menos 48 horas antes de começar a verificar os resultados. Acesse sua conta do Gerenciador de Negócios para obter uma análise detalhada de sua campanha. Você saberá quantas pessoas interagiram com sua campanha, quantas converteram e todos os dados importantes da campanha.