Otimização de anúncios do Google: lista de otimização de campanha de pesquisa

As campanhas bem-sucedidas do Google Ads exigem otimização regular. Freqüentemente, os gerentes de PPC não possuem os processos para otimizar suas campanhas de anúncios e não produzem os resultados de seus concorrentes. 

Curso de Otimização de Campanha para Tráfego – Google Ads e Facebook Ads

Se você quiser aproveitar ao máximo o Google Ads e as recomendações personalizadas on -line que eles apresentam aos pesquisadores, essa lista de verificação de otimização será útil. 

1. Crie uma lista de palavras-chave negativas

As palavras-chave negativas referem-se aos termos de pesquisa que você deseja excluir da exibição em seus anúncios. 

Pense em palavras e termos de pesquisa que você não deseja que acionem seus anúncios. Crie uma lista dessas palavras-chave e organize-as por tema, com base nos diferentes produtos ou serviços que você oferece. Você pode adicionar até 5.000 palavras-chave negativas por lista. Você pode aplicar a mesma lista a várias campanhas ao mesmo tempo.

Por exemplo, digamos que você seja um fornecedor de software de conferência VoIP para empresas. Você pode querer usar a palavra-chave alvo “conferência VoIP empresarial”, mas não deseja que suas campanhas publicitárias apareçam para o termo “conferência VoIP empresarial gratuita”. Basta adicioná-lo à sua lista de palavras-chave negativas. 

2. Monitore o desempenho do anúncio de pesquisa

Em seguida, é hora de otimizar seus anúncios de pesquisa responsivos. Certifique-se de que seus anúncios estejam em exibição há pelo menos 30 dias para garantir que haja dados suficientes para analisar.

Claro, criar campanhas é simples. Otimizar seus anúncios do Google requer muitos testes A/B, tentativas e erros. Trata-se de ver o que funciona para o seu negócio e o que as pessoas respondem. 

Para ver o desempenho de seus anúncios, siga estas etapas:

  1. Selecione a campanha que deseja analisar
  2. Clique em “Anúncios” no menu à esquerda
  3. Clique em “Visualizar detalhes do recurso” abaixo de cada anúncio

Isso revelará os valores dos recursos com base no desempenho de seus anúncios. Isso varia de baixo para alto e inclui um valor de “aprendizagem” quando o sistema ainda está coletando dados. Entender esses valores ajudará você a entender o desempenho de seus anúncios e quais precisam ser otimizados. 

3. Ajuste de lance de segmentação por local

Os ajustes de lance desejado podem ajudar você a exibir campanhas mais lucrativas. Isso permite que você ajuste os lances com base na localização do usuário, incluindo país, estado, cidade ou código postal. 

  • Especifique onde você deseja que seus anúncios sejam exibidos 
  • Permita que a campanha seja executada por pelo menos algumas semanas
  • Acesse o relatório de locais para avaliar o desempenho de cada lance
  • Ajustar lances com base nos resultados

Isso ajuda a identificar os principais locais que pesquisam seus produtos ou serviços, permitindo que você coloque lances mais altos em anúncios em determinados lugares. Por exemplo, as empresas de VoIP que oferecem serviços de número de telefone comercial virtual descobrirão que mais tráfego de pesquisa vem de países ou cidades maiores onde a indústria de tecnologia está crescendo como os EUA, em oposição a um país pequeno como Portugal. 

4. Aproveite a segmentação demográfica 

A segmentação demográfica permite ajustar ou excluir lances para diferentes públicos-alvo com base em dados demográficos específicos, como idade, sexo, ocupação e assim por diante. Isso permite segmentar e excluir grupos específicos de pessoas. Para fazer isso, basta:

  1. Clique em “Informações demográficas” e depois em “Idade” para mostrar o desempenho de seus grupos de anúncios com base na idade.
  2. Se você deseja excluir um grupo demográfico, clique no círculo verde ao lado da faixa etária e clique em “Excluir do grupo de anúncios”.

5. Segmentação de público

A segmentação de público é outro recurso que permite adicionar a segmentação de segmento de público a grupos de anúncios para alcançar públicos específicos de pessoas com base em seus interesses, hobbies, necessidades e comportamentos anteriores com sua empresa. Isso pode aumentar o desempenho de sua campanha, permitindo que você alcance as pessoas enquanto elas assistem a um vídeo, navegam em um site ou navegam em um aplicativo. 

Os públicos podem ser criados usando os dados que o Google armazenou para cada usuário, comportamento do site e dados do cliente (carregados por você). Existem várias maneiras de usar a segmentação de público em suas campanhas do Google Ads, inclusive em campanhas de remarketing que redirecionam usuários que visitaram seu site, mas não converteram. Você pode encontrar mais exemplos na página de suporte do Google Ads . 

Fonte da imagem

6. Otimização de lances

Os lances são como você escolhe pagar pelos cliques em suas campanhas do Google Ads. O Google Ads oferece várias opções com base nas metas da sua campanha. É uma boa ideia sempre otimizar suas campanhas de anúncios com suas metas de negócios em mente e garantir que você delineie os principais indicadores de desempenho que ajudarão você a acompanhar seu progresso. Você pode ver como o Google segmenta as metas de campanha com estratégias de lances apropriadas . 

Por exemplo, se o objetivo de sua campanha é aumentar o envolvimento do cliente, você deve otimizar suas campanhas de anúncios para visibilidade. 

Ou, se o objetivo da sua empresa for fazer mais vendas, otimize suas campanhas de anúncios para conversões.

7. Otimização do orçamento

Outro fator importante a considerar é a otimização do orçamento. Isso significa garantir que você aloque seu orçamento para campanhas com base em sua eficácia e eficiência. Você deve alocar a maior parte do seu orçamento para as campanhas com melhor desempenho para obter o máximo de conversões com o menor custo. 

Você deve ficar de olho no desempenho das campanhas e quais resultados estão gerando em comparação com o orçamento gasto nelas. Você não quer desperdiçar seu orçamento em campanhas que não estão dando resultados. Algumas dicas para otimização do orçamento incluem:

  • Verifique se o acompanhamento de conversões do Google Ads está ativado
  • Estruture seus grupos de campanha 
  • Comece pequeno e aumente seu orçamento assim que começar a ver o que está funcionando e o que não está

8. Campanhas de remarketing

Por fim, nossa última dica para otimização do Google Ads é usar campanhas de remarketing . Essas são maneiras eficazes de gerar conversões de baixo custo e podem reduzir o custo por ação e os custos gerais de aquisição de clientes. Ele permite que você encontre as pessoas que já visitaram seu site antes, demonstraram interesse em seu produto ou serviço e têm maior probabilidade de conversão do que aquelas que ainda não visitaram seu site.

Otimize e otimize novamente

Os gerentes de PPC precisam monitorar e otimizar continuamente as campanhas do Google Ads para obter resultados e conversões positivos. Não é algo que você pode fazer uma vez por ano e esquecer, no mundo digital acelerado de hoje, você precisará acompanhar as mudanças no algoritmo e no comportamento do usuário se quiser ter sucesso. 

Obviamente, o marketing PPC não é a única maneira de atrair pessoas para o seu site e aumentar as conversões. Certifique-se de criar uma estratégia de crescimento abrangente que combine marketing de conteúdo, marketing de prova social, marketing de desempenho e muito mais para aumentar sua marca.

Facebook Comments Box