Otimização da taxa de conversão: o melhor guia para iniciantes

Todo mundo quer direcionar mais tráfego para seu site e páginas de destino, mas não sabe por onde começar? É aí que entra a otimização da taxa de conversão (CRO). As taxas de conversão são um dos indicadores mais úteis do desempenho do seu site. CRO é o processo de maximizar as conversões convertendo visitantes em leads. Não importa o seu setor, tamanho ou especialidade, você pode usar e se beneficiar do marketing de taxa de conversão. Tirar mais proveito do tráfego e leads existentes (em vez de tráfego totalmente novo) pode impulsionar as empresas em direção ao crescimento sustentável de longo prazo. É por isso que todo proprietário de site precisa investir na otimização da taxa de conversão – para colher os benefícios da conversão de tráfego.

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Vejamos algumas das coisas mais importantes que você precisa saber sobre o CRO. Neste guia, detalharemos o que é CRO, quais são seus benefícios e os principais elementos do CRO.

O que é Otimização da Taxa de Conversão (CRO)?

A otimização da taxa de conversão (CRO) está focada em persuadir mais visitantes do seu site a realizar a ação desejada que você deseja. As ações desejadas podem incluir comprar um produto, clicar em ‘adicionar ao carrinho’, inscrever-se em um serviço, preencher um formulário ou clicar em um link.

Ao aumentar sua taxa de conversão, você aumenta os leads do seu site sem realmente precisar de mais tráfego. Para melhorar seu processo de CRO, você precisa entender como os usuários navegam em seu site, quais ações eles realizam e o que os impede de concluir suas metas. Em seguida, você usa esse entendimento (e dados) para fazer alterações informadas em seu site para reduzir o número de desistências e aumentar o número de conversões.

Como Calcular a Taxa de Conversão?

A taxa de conversão do seu site é o número de vezes que um usuário conclui uma meta dividido pelo tráfego do seu site. A equação é bastante direta: Taxa de conversão = Número de conclusões de meta / Tráfego total do site.

Por exemplo, digamos que seu website teve 1.000 visitantes e 200 conversões na semana passada.

Taxa de conversão = (200/1000) x 100 = 20%

Quais são os benefícios da otimização da taxa de conversão?

Existem muitos benefícios da otimização da taxa de conversão. Esses benefícios não estão necessariamente diretamente relacionados à atração de tráfego orgânico do site ou à classificação em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP), mas, em última análise, ajudarão a expandir seus negócios. Vejamos alguns benefícios que você pode obter com uma melhor taxa de conversão.

  • O CRO permite que você analise o desempenho do seu site realizando testes e procurando as melhores variações possíveis que melhorem o desempenho do seu site.
  • A otimização da taxa de conversão permite reduzir os custos de aquisição de clientes obtendo mais valor dos visitantes e usuários que você já possui.
  • O CRO ajuda você a ajustar seu site e os funis para torná-los mais fáceis de usar para seus visitantes, fazendo com que eles executem as ações que você deseja e aumentando as conversões.
  • O CRO garante que você obtenha os dados concretos sobre seu público e os use para tomar melhores decisões, incluindo o ajuste de diferentes elementos em seu site para melhor desempenho e lucratividade.
  • À medida que você aplica mais e mais novas estratégias de CRO em sua loja de comércio eletrônico, descobre coisas como o que seus visitantes precisam, o que desejam, por que visitam seu site e outros comportamentos de seus visitantes.
  • O CRO garante que você alcance as perspectivas certas e desfrute de um crescimento sustentável, repetível e consistente.
  • O CRO ajuda a construir essa confiança à medida que você sabe quando e como atingir seus clientes com as ofertas certas.
  • SEO e CRO têm algumas áreas sobrepostas. Quando você trabalha efetivamente no CRO, você colherá os benefícios disso para o SEO.
  • Mesmo pequenas mudanças em sua taxa de conversão podem aumentar suas vendas com o mesmo tráfego que você já possui, o que gera grandes lucros.
  • Como o CRO se concentra em melhorar a experiência do usuário para gerar conversões, ele pode ajudá-lo a criar conteúdo de maior qualidade.

Principais Elementos de Otimização da Taxa de Conversão (CRO):

Infelizmente, não há elementos específicos que funcionem sempre. No entanto, aqui está uma lista de verificação de otimização da taxa de conversão que geralmente tem um grande impacto no aumento de suas taxas de conversão. Aqui estão alguns elementos de otimização de taxa de conversão aplicáveis ​​que você pode implementar em seu site. Entender esses elementos e como eles afetam o desempenho ajudará a orientá-lo em cada estágio do processo CRO.

1. Execute testes A/B:

No teste A/B, você pode testar rápida e facilmente diferentes versões da cópia do seu site, ofertas de conteúdo, imagens, perguntas de formulário e páginas da Web para determinar qual versão tem melhor desempenho e resulta em mais conversões. Essa é a razão pela qual o teste A/B também é chamado de teste Split. Por exemplo, você pode testar A/B duas versões de sua página inicial com diferentes botões de CTA para ver qual recebe mais tráfego. E com o resultado, você pode coletar dados valiosos e fazer alterações cuidadosas e ponderadas na experiência do visitante. Resumindo, o teste A/B permite que você altere e ajuste seu site de forma consistente, com base no envolvimento real do usuário.

O teste A/B é importante, mas você não precisa testar cada melhoria CRO que deseja fazer em seu site. Mais testes A/B exigiriam muito tráfego, mais tempo e mais esforço. Idealmente, você precisa testar diferentes versões de seu conteúdo (como diferentes botões de chamada para ação ou diferentes layouts de página) para ver qual versão aumenta mais suas taxas de conversão. Ferramentas de teste A/B de baixo custo como VWO, Crazy Egg são ótimos lugares para começar.

2. Botões de chamada para ação:

Uma chamada para ação (CTA) é uma solicitação para que os clientes realizem a ação desejada. É uma frase curta, concisa e orientada por verbos que diz aos seus visitantes o que eles podem fazer a seguir. Essa ação pode ser qualquer coisa, desde assinar um boletim informativo, fazer uma compra, utilizar serviços e muito mais.

Quando se trata de aumentar a taxa de conversão do seu site, as chamadas para ação (CTA) são uma das formas mais eficazes. Para melhorar a eficácia do seu CTA, melhore o texto, o estilo, a cor, o tamanho e a localização deles em suas páginas. Os sites podem ter muitos CTAs diferentes, pois precisam atender a muitas necessidades diferentes dos clientes, mas as páginas de destino devem ser focadas em um único objetivo e ter apenas um CTA. Isso evita que as pessoas se distraiam com todas as escolhas diferentes.

3. Página de destino do design:

Quando seus clientes em potencial clicam em um anúncio, se inscrevem em um webinar ou baixam um e-book, eles vão para uma página de destino. Portanto, a página de destino é a primeira vez que os clientes em potencial aprendem profundamente sobre sua empresa. Para definir a usabilidade e o sucesso do seu site, o design da página de destino é o primeiro e principal elemento. Certifique-se de que suas páginas de destino sejam focadas, organizadas e atendam às principais necessidades de seus visitantes para melhorar suas taxas de conversão. Ao adicionar qualquer elemento à sua página, lembre-se de manter as coisas simples e, se você sentir que uma determinada linha de texto foge do objetivo, considere removê-la em vez de sobrecarregar um espaço importante. Certifique-se de que o design da página de destino corresponda ao resto do seu site, não transforme sua página de destino em um microsite que confunda o visitante.

4. Menu de Navegação:

No programa Conversion Rate Optimization (CRO), o menu de navegação é uma das primeiras coisas que você deve melhorar, pois desempenha um papel essencial na experiência do usuário do seu site. Quanto mais fácil for sua experiência de navegação, mais tempo os usuários passarão em seu site. Forneça aos visitantes do seu site uma barra de navegação responsiva e otimizada e você certamente verá uma melhoria em sua taxa de conversão. Tente garantir que seus visitantes sejam capazes de atingir seus objetivos de maneira fácil e rápida e possam se mover para seções importantes de seu site.

Otimizar a navegação do site é colocar o cliente na frente e no centro, portanto, você precisa se esforçar para torná-lo mais amigável ao cliente. Um dos erros mais comuns dos sites é colocar elementos de navegação padrão em lugares inusitados. Coloque a navegação em locais padrão onde as pessoas esperam encontrá-la. Além disso, limite sua navegação ao mínimo de itens possível. Sites com centenas de links na página inicial parecem confusos e distraem o foco do usuário. Além disso, ter um menu de navegação responsivo para dispositivos móveis é essencial para qualquer site.

5. Copie:

Um site bem projetado sempre recebe mais tráfego, ao mesmo tempo em que publicar artigos de blog abre as portas para uma grande oportunidade de conversões. Seu conteúdo pode fisgar verbalmente seus visitantes e convertê-los em leads em potencial. Se o seu texto não chamar a atenção dos seus visitantes e induzi-los a ler o resto do seu conteúdo, então haverá uma chance maior de eles saírem do seu site, diminuindo suas taxas de conversão.

Para tornar seu conteúdo relacionável, mantenha-o simples. Também deve ser claro, conciso, direto ao ponto e retratar a persona da sua marca da maneira mais eficiente. As manchetes são normalmente a primeira e mais importante coisa que define a primeira impressão que eles têm do seu negócio. Use manchetes que atraem visitantes para ler seu conteúdo. Use os subtítulos necessários para dividir o conteúdo em partes fáceis de visualizar. Dessa forma, você pode transmitir informações rapidamente sem se aprofundar em explicações extensas ou longas paredes de texto. Concentre-se no tipo de fonte, tamanho da fonte e cor para garantir que ela capte a atenção de seus visitantes e seja facilmente legível. As listas com marcadores e numeradas também são úteis, pois são mais fáceis para os visitantes verificarem e entenderem rapidamente.

6. Formulários:

Estudos mostram que os formulários tendem a gerar mais leads e conversões. Mas muitas vezes nos esquecemos da importância de otimizar e ajustar nossos formulários para obter o máximo de conversões. Tente adicionar formulários na página de destino, porque o objetivo final de uma página de destino é impressionar e convencer as pessoas o suficiente para fazê-las realizar a ação desejada. É a influência e o engajamento que importam.

A maioria dos estudos aponta que, ao colocar seus formulários e CTAs em sua página de destino, colocá-los logo acima tem mais chances de gerar engajamento. Certifique-se de não assustar seus visitantes e clientes com muitos campos de formulário. Adicionar campos de formulário excessivos é a melhor maneira de matar sua taxa de conversão de formulário. É por isso que você deve evitar campos de formulário intimidantes que parecem levar uma eternidade para serem preenchidos.

7. Teste de velocidade:

Um site de carregamento mais rápido não é bom apenas para melhorar suas taxas de conversão, mas também para melhorar suas classificações de SEO. Assim, com outros testes e otimizações, você deve testar os tempos de carregamento do seu site e páginas de destino. Se eles não estiverem carregando rápido, torne uma prioridade corrigir isso primeiro. Você pode verificar o desempenho do seu site usando ferramentas como GTmetrix, Google Analytics, Google Search Console e Google Page Speed ​​Insights. Essas ferramentas geralmente oferecem sugestões sobre como corrigir o que está deixando seu site lento.

Como medir o sucesso do programa CRO?

Aumentar as taxas de conversão e gerar mais conversões totais não é a única maneira de medir o sucesso do CRO. Ao medir o sucesso do seu programa CRO, você precisa observar seus resultados CRO de vários ângulos. Isso significa que você precisa considerar métricas como taxas de rejeição, tempo no site, abandono do carrinho de compras, custo por conversão. É preciso pouco esforço, mas com esse pequeno esforço você pode gerar mais vendas e dominar seu setor.

Empacotando:

O CRO não é apenas uma ferramenta para melhorar o desempenho do seu site; é todo um processo de fazer você se destacar! Sempre há coisas para melhorar, por isso é um processo contínuo, e não um teste único. Mesmo que seu site tenha apenas uma pequena quantidade de tráfego, com a Otimização da Taxa de Conversão, você pode gerar mais vendas e aumentar suas receitas e lucros.  

Deixe-nos saber se você tem sugestões sobre CRO. Agradecemos mais comentários, apoio ou sugestões!

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