Como criar um painel de funil de marketing no Google Data Studio?

Criar um painel de funil de marketing no Google Data Studio é uma das muitas tarefas que você pode realizar para entender o comportamento de compra de seus clientes. Antes de fazer uma compra, os compradores usam diferentes caminhos. Alguns usam uma rota mais curta e outros uma rota mais longa. Além disso, alguns daqueles que visualizam seu site de comércio eletrônico nunca mais voltam. Para melhorar suas campanhas publicitárias e acompanhar as vendas usando o Google Data Studio , você precisa identificar os pontos de contato que os clientes encontram antes de fazer uma compra em sua loja virtual. 

Curso de Google Data Studio

Ao fazer isso, você pode ver quem escolheu sair da jornada e quem a perseguiu até o fim. Neste guia, falaremos sobre visualização de funil no Google Data Studio. Mostraremos como fazer painéis do Google Data Studio quando o processo de conversão dos clientes for longo e você quiser monitorar o comportamento deles em todas as etapas. Você também deve saber que o Data Studio não possui uma maneira direta de criar a visualização do funil de marketing. É por isso que queremos ajudá-lo a criar painéis de funil de marketing para ver o fluxo de seus clientes e seus comportamentos de compra antes da conversão. 

Benefícios de fazer funis de conversão

Com painéis e gráficos simples de visualização de funil, você pode monitorar e analisar as interações do usuário que levam a compras ou assinaturas de sites. O gráfico pode classificar vários estágios pelos quais os usuários passam antes de decidir comprar ou desistir. Ele também apresentará uma sequência lógica de acertos e erros. Resumindo, ele vai te mostrar para onde foram os usuários que decidiram sair. A visualização passo a passo é tão vital para os profissionais de marketing que pretendem investigar os pontos de contato dos clientes. Ao criar um painel de funil de marketing no Google Data Studio, você pode redesenhar suas campanhas publicitárias para atingir melhor seus clientes. 

Criando painel de funil de marketing no Google Data Studio

Como usuário do Google Data Studio, você deve estar animado para saber como criar um painel de funil de marketing nele. Supondo que já tenhamos um site, usaremos nosso funil para visualizar a taxa de conversão do site por 90 dias. Novamente, assumiremos que temos seis métricas que gostaríamos de rastrear e monitorar. Esses são: 

  • Cliques no site – Com isso, queremos dizer a quantidade de vezes que os visitantes clicaram no link do nosso site
  • Impressões – Aqui procuraremos saber o número de vezes que as nossas páginas web ficaram visíveis nos resultados dos motores de busca
  • Etapa de inscrição 1 – Acompanharemos os usuários que concluíram a primeira fase de ingresso em nosso site
  • Fase de inscrição 2 – Queremos saber quem terminou a segunda fase de inscrição
  • Etapa de adesão 3 – Somatório dos usuários que completaram todo o processo de adesão e se tornaram assinantes do plano básico.
  • Upgrades para o plano Pro – Queremos saber o número de visitantes que decidiram gastar em um plano Pro. 

O Google Data Studio cria belos gráficos de barras e scorecards. Portanto, usaremos esses dois ao criar o painel do funil de marketing no Google Data Studio. Ao configurar isso no GDS, siga estas etapas:  

Etapa 1: fazer login no Data Studio do Google

  • Para criar um novo relatório, primeiro faça login na sua conta GDS. Em seguida, clique no relatório em branco. 

Etapa dois: adicionar dados ao relatório em branco

  • Você verá um pop-up chamado Adicionar dados ao relatório. Então, escolha a fonte de seus  dados. Diferentes fontes de dados podem se conectar diretamente ao GDS. Vamos supor que nossa fonte de dados seja o Planilhas Google. 
  • Então vamos escolher o arquivo de dados específico que queremos e escolher ADD. Os campos de arquivo devem aparecer em um painel de dados à direita. 

Etapa três: adicionar um gráfico

  • A próxima etapa a ser executada ao criar um painel de funil de marketing é adicionar um gráfico. Portanto, escolha Adicionar um gráfico e, em seguida, clique no ícone do gráfico de barras horizontais.  

 Etapa três: inserir um gráfico

  • Selecione Adicionar um gráfico e clique no gráfico de barras horizontais. Isso cria um gráfico.

Etapa quatro: inserir dimensões e métricas

  • Quando se trata de adicionar dimensões, você deve escolher como deseja agrupar seus dados. Vamos agrupá-lo por mês neste contexto e assumir que nossos dados representam abril, maio e junho.
  • Em seguida, ao criar o painel do funil de marketing no Google Data Studio, precisamos adicionar as seis etapas mencionadas acima como nossas métricas. Seguiremos uma ordem consecutiva ao adicionar essas métricas. Portanto, os cliques no site representam o topo do nosso funil, seguidos pelas impressões e o restante. 

Etapa cinco: edite seu gráfico de barras

  • Antes de aprender a criar funis de marketing profissionais, você terá que modificar seus gráficos algumas vezes. 
  • Então, mova o cursor para o lado direito da tela e selecione Estilo. Altere seu gráfico para melhorar sua aparência. Para ilustrar, você pode converter suas barras horizontais em verticais ou alterar a cor de cada barra escolhendo Color by. 
  • Se você quiser mostrar os números do seu gráfico, clique em Mostrar rótulos de dados. 

Passo Seis: Crie fórmulas para proporções

  • A próxima etapa em como criar seu funil de marketing do Google Data Studio é calcular as proporções. Você pode criar proporções do Data Studio por meio de um recurso chamado Campos calculados. Para criar esses campos do painel do Data Studio, vá para a parte inferior do painel de dados localizado no lado direito. Em seguida, clique em ADICIONAR UM CAMPO.
  • Nomeie seu novo campo e crie uma fórmula. Por exemplo, encontre a proporção de cliques no site para impressões
  • Ele fornecerá o número de usuários que encontraram o URL de um site nos resultados de pesquisa do Google e clicaram nele. 
  • Salve o campo recém-criado e escolha CONCLUÍDO. Continue a criar mais fórmulas de proporção por estágio neste funil. 

Passo Sete: Inserir e Elaborar Scorecards

  • Ao criar o painel do funil de marketing no Google Data Studio nesta etapa, você deve exibir as taxas do funil de conversão com um Scorecard. E para fazer isso, primeiro você deve inserir o scorecard.
  • Vá para Adicionar um gráfico novamente e escolha Scorecard com números compactos. 
  • O GDS fornecerá ao Scorecard uma métrica aleatória por padrão, que você pode alterar. Portanto, arraste e solte o campo do mês na dimensão de intervalo de datas do Scorecard. Sua localização é o painel de DADOS.   
  • Agora, para fazer o Scorecard mostrar a primeira proporção que fizemos anteriormente (Cliques no Site para Impressões), vá para o painel DADOS. Em seguida, arraste e solte a proporção Cliques para impressões do site como outra métrica.  
  • Clique em ADICIONAR UM FILTRO e crie um filtro. Nomeie seu filtro para reutilização no futuro. Por exemplo, você pode nomeá-lo Apri-filter para filtrar o mês de abril. Vá para Selecionar um campo e clique em Mês. Em seguida, em condições, escolha Cheques e digite abril. Clique em Salvar. Assim como você fez um filtro para abril, você pode fazer outros para maio e junho. Ao criar um funil de vendas no Data Studio do Google no futuro, clique em ADICIONAR UM FILTRO e, em seguida, no seletor Filtro. Aqui você pode encontrar todos os filtros que você fez anteriormente.
  • Certifique-se de que as métricas apareçam como porcentagens no Scorecard. Portanto, mude para Recursos e escolha Gerenciar fontes de dados adicionadas. 
  • Escolha EDIT Connection que corresponde à fonte de dados. Alguns campos calculados consistirão no ícone “fx”. Altere seu Tipo para Porcentagem.

Passo Oito: Arraste o Scorecard no Gráfico de Barras

  • Coloque o Scorecard sobre a barra que mostra o número de cliques de abril. Em seguida, redimensione-o por meio do painel Estilo do Scorecard.
  • Você também pode alterar a cor da etiqueta ou seu tamanho. Se desejar, você pode Ocultar o nome da métrica. 
  • Verifique como seu novo gráfico se parece agora.

Passo Nove: Insira outros Scorecards

  • Em seguida, ao criar painéis de marketing no DS, você deve repetir a Etapa Sete conforme explicamos. Toda vez que você quiser adicionar um Scorecard, siga essas instruções fáceis. 
  • Lembre-se de selecionar o filtro adequado com base no mês que deseja exibir em seu Scorecard. 

Simplificando o processo com um conector de gráfico de funil

O Google Analytics é uma boa ferramenta de análise, mas não é suficientemente confiável. Quando você precisa de dados prontos para análise, precisa de um conector de dados melhor para seu gráfico de funil. Ao selecionar os melhores conectores, considere um que seja fácil de configurar e começar a usar. Além disso, certifique-se de que ele pode oferecer transferência de dados em tempo real para que você possa trabalhar de forma produtiva. 

Simplificando o processo com um conector de gráfico de funil

Ainda assim, a ferramenta tem que ser completa e precisa em termos de infraestrutura. Acima de tudo, deve ter conexões embutidas com centenas de fontes de dados. Encontramos algumas ferramentas que se adequam melhor a essa descrição. Estes são Hevo, Desmistificado e True-Metrics. Portanto, verifique se você é um inspetor de dados profissional. Além disso, você pode usar um conector para extrair dados do Adobe Analytics e adicioná-los ao DS do Google. Escolha uma galeria de conectores da comunidade em que a maioria das pessoas confie e use com frequência. 

 Conclusão

Agora mostramos como funciona a criação do painel do funil de marketing no Google Data Studio. E você pode fazer muito mais do que isso para tornar seu Data Studio mais versátil. Por exemplo, você pode adicionar segmentos de seu Google Analytics a um gráfico de funil em seu GDS. Um segmento no Google Analytics representa um subconjunto de dados. Então, podem ser clientes de uma determinada região ou país.

A criação de painéis dependerá diretamente de suas métricas de marketing e KPIs. Não precisa acontecer da maneira exata que explicamos neste artigo. Você pode agilizar o processo escolhendo o conector Hevo ou qualquer outro, pois ele te dará dados para análise em tempo real. Você está pronto para criar painéis no GDA? Esperamos que você goste e goste das etapas. 

Facebook Comments Box