Como obter relatórios em tempo real no Google Data Studio?
É necessário aprender a criar relatórios em tempo real no estúdio de dados do Google se você planeja usá-lo. Google data studio é uma ferramenta de BI (business intelligence) da comunidade Google. O Data Studio permite que o usuário explore, visualize e crie relatórios ao vivo de dados do Google. Ele inclui muitas fontes de dados para tornar os relatórios mais rápidos. O GDS é fácil de usar se você tiver uma conta do Google, um navegador Google Chrome e conhecimento básico de ferramentas de BI. O estúdio de dados do Google ajuda organizações de todos os tamanhos a fazer relatórios ao vivo sem problemas. Ao contrário de muito tempo atrás, o Google Data Studio permite que as empresas visualizem e relatem dados em tempo real.
Como usa outros aplicativos do Google como base, o Data Studio se integra a eles sem esforço. Você não apenas pode criar relatórios em tempo real com base no Analytics, mas também pode vincular a outra fonte de dados. Você pode compartilhá-los, pois o GDS possui configurações de compartilhamento intuitivas encontradas em outros aplicativos do Google. Além disso, você pode criar temas personalizados do Google Data Studio usando as cores da sua marca. É o pilar que muitas empresas precisam para ter sucesso em seus esforços de marketing e aumentar as visualizações de seus sites. Agora você sabe o que pode fazer com a ferramenta de visualização e geração de relatórios em tempo real do Google Data Studio. Agora, ensinaremos como fazer relatórios de estúdio de dados do Google em tempo real. Antes de fazermos isso, gostaríamos de revelar uma desvantagem do uso do GDS no próximo parágrafo.
O Google Data Studio carece de atualizações ao vivo para dados estáticos
Embora seu objetivo ao usar os recursos do Google Data Studio seja criar painéis ao vivo facilmente acessíveis, essa ferramenta tem um problema. Como não possui atualizações ao vivo, o GDS exige que o usuário atualize os dados em tempo real manualmente para exibir as informações atuais. Você pode criar relatórios em tempo real no estúdio de dados do Google, mas deve fazer um trabalho manual para atualizá-los. Poucas pessoas têm paciência para clicar no botão de atualização manual todas as vezes. Saímos do trabalho manual há muito tempo devido à tecnologia.
Quando o Google Data Studio coleta dados de vários conectores, ele os mantém como dados temporariamente armazenados em cache. Em seguida, ele usa os dados para preencher os widgets do painel do estúdio de dados. Outro ponto vital a compreender é que o Data Studio do Google trata cada conector de dados de maneira diferente, dependendo do seu tipo. Há dois botões de atualização que você deve conhecer ao criar relatórios em tempo real do estúdio de dados do Google. O primeiro é o botão de atualização do navegador.
O botão de atualização do navegador reabrirá um relatório e atualizará os dados em cache para fontes de dados automáticas. Os dados armazenados em cache para links de dados automáticos também serão atualizados ao vivo se você tentar alterar o intervalo de dados em seu relatório em tempo real. Se você usar fontes de dados estáticos no estúdio de dados do Google, poderá usar apenas o botão de atualização manual dentro dele. Se você não usar este botão, seus widgets de relatório apresentarão os mesmos dados inseridos inicialmente.
Quando você clica no botão de atualização manual de dados no Google Data Studio, ele atualiza os dados estáticos em cache em todos os lugares. Portanto, todos aqueles que receberem seus relatórios do Google em tempo real verão as atualizações. Para atualizar seus relatórios de estúdio de dados do Google em tempo real, você tem apenas o botão de atualização manual. Se você se cansar de clicar nele, existe uma solução melhor.
Alternativas de automação para o botão de atualização manual do Data Studio
Antes de criar relatórios em tempo real no Google Data Studio, você precisa saber como obter atualizações ao vivo ao usar dados estáticos de algumas fontes. Se você escolher o Planilhas Google, só poderá atualizar os dados do painel do Google com o botão de atualização manual. Mas por quanto tempo você pode usá-lo? Você precisa saber como atualizar os relatórios reais ao vivo. Existem ferramentas automáticas que podem economizar seu tempo e fazer um ótimo trabalho:
- Um deles é o Airflow. É uma plataforma de código aberto. Ele permite escrever um processo usando python. O sistema útil usa a sintaxe Cron para processos de agendamento.
- Existe outra solução de código aberto conhecida como Selenium. Ele usa comandos Selenese para automatizar as ações do navegador. Ao contrário do Airflow, que permite scripts em um idioma, o Selenium oferece suporte a sete idiomas.
- Há também o GitHub. A plataforma de hospedagem de código permite a colaboração da equipe de qualquer lugar. Ele permite a fusão de diferentes versões de código dos usuários.
Agora você entende como resolver o problema, mas se tiver dúvidas, pode nos perguntar. Você pode conferir nossos emblemas de sucesso em nosso site. Estouro de pilha tem mais respostas de programadores. Ao começar a criar relatórios reais na interface do Data Studio usando fontes estáticas, você pode atualizar os dados automaticamente com as ferramentas mencionadas acima. A seguir, mostraremos como criar relatórios em tempo real no Google Data Studio. Antes de fazermos isso, discutiremos os conectores de tempo real do estúdio de dados.
O que são conectores de estúdio de dados?
Para criar um relatório do Google Data Studio, você precisa usar conectores. Felizmente, o Google fornece conectores dentro do GDS, incluindo o Google Analytics. Esses conectores oferecem uma conexão ao vivo com diferentes fontes de dados. Quando você precisa carregar um painel ou um relatório, primeiro deve escolher o melhor conector. Quando você precisar de dados do Planilhas Google no Data Studio, os dados serão carregados lentamente.
Mas se você valoriza mais a velocidade do que os dados atualizados em tempo real, pode usar extrações de dados. Para usar o método de extração, você precisa de um instantâneo dos dados de uma fonte de dados. Para que esses dados apareçam no relatório em tempo real, você precisa atualizar o Data Studio. O botão de atualização manual sobre o qual falamos acima é tudo o que você tem. Por causa desse botão, você não pode usar o Google Data Studio como um painel em tempo real. É aí que você vai precisar de uma pilha de ferramentas automáticas.
Etapas para criar relatórios em tempo real no Google Data Studio
Um dos propósitos do Google Data Studio é rastrear dados em tempo real. Agora vamos mostrar como criar um relatório no Data Studio. É fácil criar relatórios no GDS. Os relatórios em tempo real do Google Data Studio são fáceis de criar com dados em tempo real. O GDS tem diferentes conexões de dados automáticas e estáticas. Portanto, para criar relatórios em branco no Google Data Studio, siga as etapas abaixo:
Passo 1: Acesse sua Conta do Google
- O primeiro passo é fazer login na sua conta do Google.
Etapa 2: escolher como adicionar dados aos relatórios
- Na área superior esquerda, há um sinal positivo. Clique nele e escolha Criar. Depois disso, selecione Relatório.
- Um editor de relatórios aparecerá. Em seguida, você verá o painel Adicionar dados ao relatório. O painel oferece duas opções: Minhas fontes de dados e conectar-se aos dados.
- Você pode usar a opção Conectar aos dados para escolher um determinado conector e criar uma nova fonte de dados para adicionar ao seu relatório em tempo real. Aqui você tem a liberdade de escolher o tipo de dados ao vivo que pode visualizar. Insira os detalhes da sua conta e clique em adicionar. Como alternativa, você pode escolher Minhas fontes de dados se quiser usar uma fonte de dados existente em seu relatório.
Escolheremos o Planilhas Google para criar relatórios em tempo real no Google Data Studio porque inclui uma conexão ao vivo. A menos que você tenha uma planilha do Google existente, você precisa criar uma nova. Pode ser sobre qualquer coisa que você rastreie regularmente, incluindo vendas. Então, escolha um intervalo de datas, as vendas que você registrou por data e sua região. Assim que terminar, repita os passos acima. Clique em Relatório no Google Data Studio e adicione o Planilhas Google como fonte de dados.
Etapa 3: selecione sua planilha do Google
Selecione a planilha que você criou acima para permitir que o Data Studio reconheça as dimensões e gere um relatório ao vivo do Google Data Studio. Você pode optar por deixar o relatório como está ou alterar as dimensões para ter a aparência desejada.
Etapa 4: atualize os dados
- Para atualizar os dados no GDS, você precisa usar o botão de atualização manual na parte superior.
- Quando você altera dados em sua Planilha Google, as alterações não aparecerão em seu relatório, a menos que você clique neste botão.
Etapa 5: usar a atualização automática do data studio
- Se você se cansar de usar uma atualização manual, use um botão de atualização automática. É uma extensão que você pode encontrar no seu navegador Chrome. Portanto, você precisa instalá-lo e atualizar a página manualmente.
- Uma coisa a observar é que agora você pode clicar no botão de atualização do navegador. Depois disso, clique no botão de extensão. Isso exibirá um painel mostrando uma programação para o próximo período de atualização.
- Depois disso, espere ver todas as alterações feitas em sua planilha do Google para refletir no GDS. Você pode usá-lo para fazer relatórios em tempo real no Google Data Studio.
Pode ser necessário usar os scripts de aplicativos do Planilhas Google para coletar dados de suas fontes de dados preferidas. Como o GS não possui recursos adequados para alterar os dados de várias maneiras, pode ser necessário usar uma ferramenta de relatórios em tempo real baseada em nuvem, como o Hevo. Ele pode lidar com muitos dados sem ficar lento como o Planilhas Google. Com o Hevo, você pode extrair dados de várias fontes antes de adicioná-los ao Google Data Studio.
Palavra final
Discutimos como você pode criar relatórios em tempo real no GDS. Anos atrás, o Google não avançava como hoje. Agora você pode criar e visualizar relatórios sem esforço. Se você adicionou dados em tempo real ao Planilhas Google meses atrás, o Google permite que você os use ou crie uma nova Planilha Google. Ao usar uma fonte de dados estática como GS, você deve atualizar os dados clicando no botão de atualização manual.
Mas, se você se cansar disso, pode tentar o processo de adicionar a extensão de atualização automática do Google Data Studio. Também falamos de fluxo de ar e você pode ver como a ferramenta automática pode ajudá-lo. É uma das opções recomendadas. Antes de encerrarmos este post, acreditamos que você usará o GDS para criar relatórios em tempo real. Se você é totalmente novo nisso, use um tutorial de estúdio de dados para aprender os truques. Ele tem uma boa resposta para qualquer pergunta que você possa ter depois de ler isso. Como alternativa, consulte o estouro de pilha para obter mais respostas. Além disso, você pode nos solicitar assistência com qualquer projeto do Google Data Studio.