Como otimizar seus anúncios do Facebook: 10 dicas e truques dos profissionais
A publicidade no Facebook pode ter sido a mais afetada pelas atualizações de privacidade da Apple, mas de forma alguma está perdendo sua eficácia. Na verdade, de acordo com o Sprout Social , a receita de anúncios do Facebook cresceu 56% apenas em 2021 e, de acordo com o Statista , existem 10 milhões de contas de publicidade ativas. São 150 estádios de futebol com anunciantes no Facebook.
Portanto: os anúncios do Facebook ainda são fortes e os anunciantes do Facebook são muitos – o que significa que você precisa saber como otimizar seus anúncios do Facebook para se destacar e aproveitar ao máximo seu orçamento.
O que também significa que você está no lugar certo, porque neste post, vou fornecer um resumo de 10 otimizações de anúncios do Facebook de influenciadores de PPC e profissionais próximos e distantes.
Como otimizar seus anúncios no Facebook
Você encontrará uma mistura de dicas aqui – algumas são estratégicas, outras táticas; alguns são cortados e secos, enquanto outros são totalmente inteligentes – mas todos foram projetados para ajudá-lo a maximizar seu tempo e seu orçamento, e todos vêm de profissionais que estão na plataforma todos os dias.
1. Aperfeiçoe a estrutura da sua conta
Este não é tanto uma otimização, mas uma prática recomendada, ou melhor, um requisito se você deseja ter sucesso nos anúncios do Facebook; e o fundador da Empiric Marketing, LLC, Brett McHale, aborda isso em seus hábitos de postagem de anunciantes altamente eficazes no Facebook .
Muitas vezes, os anunciantes dividem suas campanhas de acordo com o público-alvo, e não com o objetivo. Então, digamos que você tenha um e-book de SEO para pequenas empresas. Você tem três variações diferentes do e-book – uma para fisioterapeutas, uma para designers de interiores e uma para advogados.
Em vez de criar três campanhas separadas para cada público, o melhor caminho a seguir é criar uma campanha para o e-book e, dentro da campanha, criar três conjuntos de anúncios para cada público. É assim que as campanhas e os conjuntos de anúncios do Facebook devem ser usados.
Com essa estrutura de conta de anúncios do Facebook adequada , você pode gerenciar e otimizar seus anúncios com mais eficiência, além de dimensionar seus esforços e ofertas.
2. Configure o Meta Pixel com o Google Tag Manager
Isso mesmo. O Gerenciador de tags do Google pode ser usado para mais do que apenas o acompanhamento de conversões do Google Ads . Para qualquer estratégia de mídia paga , se você quiser rastrear as conversões que ocorrem em seu site, precisará instalar um pixel de rastreamento. Por meio de integrações de parceiros, o Facebook Ads Manager tornou possível configurar o Meta Pixel sem usar código, mas alguns deles podem ser desajeitados. Há um, no entanto, que não é exatamente sem código, mas que Brett descobriu, em seus anos de experiência, ser o mais fácil: por meio do Gerenciador de tags do Google.
Com o Gerenciador de tags do Google, você pode instalar um código de contêiner em cada uma das páginas do seu site. Em vez de ter que adicionar código a cada uma das suas páginas toda vez que quiser instalar um pixel, basta conectá-lo ao GTM. A página do Google no GTM está aqui.
Você pode fazer o mesmo para configurar a API de conversões do Facebook . Por causa das medidas de privacidade, convém usar a API de conversões do Facebook e o Meta Pixel juntos para obter uma imagem mais completa do desempenho de seus anúncios.
Com visibilidade de quais ações os visitantes estão realizando depois de visualizar seus anúncios e quem são esses visitantes, você pode fazer otimizações baseadas em dados e redirecionar as pessoas que visitaram seu site.
3. Consolide suas conversões
Ok, mais uma dica de Brett. Depois que seu pixel estiver configurado, você poderá informar ao Facebook quais eventos de conversão deseja rastrear. Voltando ao nosso exemplo de e-book de SEO, você pode configurar um evento de conversão separado para cada download de e-book, mas se o fizer, isso é o que você verá quando estiver na visualização no nível da campanha:
Você terá que pesquisar os dados de cada conjunto de anúncios para ver quantas conversões totais está obtendo da campanha.
Mas se você criar um evento de conversão de download de e-book, poderá obter uma contagem total de conversões rapidamente na visualização da campanha. É um pequeno detalhe que pode te poupar tempo e te ajudar a tomar decisões mais rapidamente.
Além disso, com a Medição Agregada de Eventos , você desejará consolidar suas conversões o máximo possível. Embora você possa criar eventos que não estão em sua lista de oito eventos prioritários, esses eventos não serão relatados se forem realizados por usuários do iOS 14+ que optaram por não rastrear o Facebook.
🤔 Você está aproveitando tudo o que os anúncios do Facebook têm a oferecer? 🤔
Encontre oportunidades para otimizar seu desempenho com o Gratuito Facebook Ads Grader .
4. Escolha a estratégia de lance certa
Existem cinco estratégias de lances diferentes nos anúncios do Facebook :
- Maior volume (anteriormente menor custo)
- valor mais alto
- Custo por resultado (antigo limite de custo)
- Meta de ROAS (anteriormente ROAS mínimo)
- Limite de lance
Se você estiver exibindo um anúncio com foco na geração de leads e tiver seu funil mapeado com custos e taxas de conversão, o lance de custo por resultado é uma ótima opção. Se você não tem uma ideia clara de qual será o custo por conversão ideal, opte pelo volume mais alto.
Se você é uma empresa de comércio eletrônico e está exibindo anúncios para compras com um valor de conversão fixo, custo por resultado, meta de ROAS ou valor mais alto seria o melhor.
O lance manual ainda é uma opção e oferece controle estratégico sobre a exibição de seus anúncios, mas é menos comum e só deve ser usado se você tiver um bom entendimento de seus custos e taxas de conversão. Esse conhecimento vem com o tempo e talvez seja necessário executar suas campanhas usando lances automáticos primeiro para obter uma linha de base.
Dito isso, o influenciador de PPC e palestrante internacional (e também ex-aluno do WordStream!) Navah Hopkins aconselha que toda empresa defina valores de conversão o máximo possível. Mesmo que você não seja um ecommerce. Ela mostra como definir valores de conversão para qualquer empresa aqui .
5. Otimize para seu objetivo
Depois de chegar ao estágio de conjunto de anúncios da criação de sua campanha publicitária no Facebook, você encontrará uma seção “Otimização para entrega de anúncios”. Isso é um pouco confuso, pois você verá opções como Conversões, Visualizações da página de destino, Cliques em links, Impressões e muito mais. Mas você já não estabeleceu o objetivo da sua campanha quando escolheu o objetivo da sua campanha? Sim.
Essa configuração apenas permite que você ajuste ainda mais para quem o Facebook entrega seu anúncio nas configurações de público. Como você pode imaginar, na maioria das vezes, é melhor ficar com a opção padrão que o Facebook oferece, que geralmente é igual ou semelhante ao objetivo da campanha. Aqui estão algumas dicas nessa frente:
- Campanhas de conscientização: o padrão do Facebook é alcançar, e isso é bom, pois atingirá o maior número de pessoas possível. As impressões, por outro lado, veicularão o mesmo anúncio na mesma conta para obter o
- Campanhas de tráfego: o padrão do Facebook é clicar em links. Ben Heath , fundador do Lead Guru, recomenda mudar para as visualizações da página de destino, pois é fácil para as pessoas clicarem acidentalmente em um anúncio no Facebook e no Instagram. As visualizações da página de destino filtrarão esses cliques acidentais.
- Campanhas de engajamento: o padrão do Facebook é ThruPlay (15 segundos) versus exibições de vídeo contínuas de 2 segundos. Fique com o ThruPlay.
- Leads e campanhas de vendas: vá com o padrão (conversões).
6. Use o método de decolagem rápida
Essa estratégia do Facebook vem do AdEspresso e é uma forma de acelerar o período de aprendizado algorítmico no Facebook Ads.
Depois de definir uma campanha publicitária no Facebook, leva tempo até que o Facebook possa realmente começar a otimizar sua entrega de anúncios para seus objetivos específicos, porque precisa de tempo para coletar dados significativos suficientes.
Se você estiver trabalhando com um orçamento pequeno, seu anúncio pode não ser exibido com tanta frequência e, portanto, levará mais tempo para passar por essa fase de aprendizado.
Com o método de decolagem rápida, você criará sua campanha de anúncios no Facebook como de costume e atribuirá um orçamento maior do que espera gastar. Deixe a campanha ser executada com esse orçamento até atingir 10.000 impressões e reduza o orçamento novamente. Isso acelerará a fase de aprendizado e também fornecerá dados que você pode usar para fazer suas próprias otimizações.
7. Alvo de interesses paralelos
A influenciadora de PPC Michelle Morgan aborda um pouco sobre isso em seu post sobre anúncios no Facebook , e Steve Bruce destaca isso em seu post sobre erros de anúncios no Facebook .
O Facebook oferece segmentação detalhada para vários interesses diferentes. Mas, em vez de segmentar um interesse idêntico ao produto ou serviço que você está anunciando, pense um pouco fora da caixa.
Se estiver anunciando brinquedos, por exemplo, em vez de segmentar apenas “brinquedos” como interesse, você pode segmentar roupas infantis. Ou, se estiver anunciando equipamentos de ginástica, tente pessoas interessadas em música eletrônica ou receitas saudáveis.
8. Segmente o público dos influenciadores
Essa estratégia de otimização de anúncios do Facebook é semelhante à segmentação de interesses paralelos e é fornecida pela Lyfe Marketing . Mesmo se você estiver segmentando os interesses certos, não poderá dizer, até que tenha escolhido o interesse, quão grande será esse público. Alguns públicos são muito pequenos por conta própria e outros estão diminuindo devido a mudanças na privacidade .
O que você pode fazer, no entanto, é uma pequena pesquisa de mercado nas páginas que seus seguidores estão seguindo e curtindo. Não páginas de concorrentes diretos, mas de influenciadores e outras marcas adjacentes. É uma forma criativa de competir nos anúncios do Facebook .
Por exemplo, se você está anunciando suprimentos para animais de estimação ou mesmo uma agência de adoção, dê uma olhada na página da National Humane Society:
2,5 milhões de seguidores.
Conecte isso à caixa de segmentação detalhada em seu conjunto de anúncios e você poderá obter um público de tamanho decente.
Você pode até reduzi-lo a determinados geos.
9. Otimização de escala com regras automatizadas
O crédito vai para Klientboost por esta dica de otimização do Facebook. Gerenciar qualquer conta PPC envolve monitoramento e ajustes consistentes. Por exemplo, você pode:
- Verifique se há anúncios de baixo desempenho e pause-os após um determinado período de tempo.
- Aumente ou diminua o orçamento de uma campanha se ela atingir um determinado limite de cliques ou conversões.
- Aumente seu lance se sua campanha estiver com desempenho lento.
Com regras automatizadas no Facebook Ads Manager, você pode programar o Facebook para verificar essas coisas para você e executar a ação resultante.
Apenas tome cuidado com este. Não haverá nenhum jogo e esquecimento aqui; você ainda precisará fazer algum monitoramento e manutenção leves. Automação é
10. Vá para o funil completo
Mais uma dica de Michelle, que ela aborda em sua lista de erros de anúncios no Facebook . Se você vai gastar dinheiro para executar uma campanha publicitária no topo do funil no Facebook, estará prestando um péssimo serviço a si mesmo se não conseguir alimentá-los por meio de seu funil – para orientá-los para a ação que realmente se traduz em receita para o seu o negócio.
Agora, uma maneira de fazer isso é executar uma campanha de tráfego , coletar endereços de e-mail em seu site e, em seguida, inserir esses e-mails em uma série de e-mails de criação. Mas por que não usar campanhas adicionais de anúncios no Facebook para nutrir esses públicos?
Por exemplo, se você executar uma campanha de conscientização ou tráfego, poderá criar uma lista de remarketing de usuários que se envolveram com essas campanhas e segmentá-los posteriormente com um anúncio usando os leads ou o objetivo de vendas.
Há uma razão pela qual o Facebook oferece objetivos em todo o funil. Siga nossas dicas aqui sobre como construir uma estratégia de publicidade de funil completo no Facebook .
Otimize seus anúncios do Facebook… começando agora
Felizmente, há algo nesta lista de otimizações de anúncios do Facebook que você ainda não experimentou. Lembre-se, no entanto, de que, se você fizer alterações em suas campanhas, precisará dar ao Facebook pelo menos 24 horas para fazer o ajuste e, em seguida, dar tempo suficiente para recalibrar suas otimizações de entrega antes de tirar qualquer conclusão.
Para finalizar, aqui está a lista de como otimizar seus anúncios no Facebook:
- Aperfeiçoe a estrutura da sua conta
- Configure o Pixel com o gerenciador de tags do Google
- Consolide suas conversões
- Escolha a estratégia de lances certa
- Otimize para o seu objetivo
- Use o método de decolagem rápida
- Segmentar interesses paralelos
- Público-alvo dos influenciadores
- Otimização de escala com regras automatizadas
- Tenha uma estratégia de funil completo