Como ter sucesso com Facebook Ads: temperatura do público

A temperatura do público é indiscutivelmente a variável de segmentação mais importante que muitas empresas ignoram ao criar campanhas de anúncios no Facebook.

É fácil ignorar porque não há opções para selecionar a temperatura do público enquanto você cria sua campanha. Não é tão simples quanto escolher sua faixa etária e sexo.

Infelizmente, quando você erra, suas campanhas estão destinadas ao fracasso. Pior de tudo, não está claro exatamente por que suas campanhas estão falhando, a menos que você entenda esse fator crítico. Vejamos o fator mais importante para ter sucesso com os anúncios do Facebook.

Curso de Meta Ads (Facebook e Instagram Ads)

O que é a temperatura do público?

A boa notícia é que você provavelmente já entende a temperatura do público – é o básico do Marketing 101.

No momento em que escrevo este artigo, existem mais de 2,91 bilhões de usuários mensais ativos do Facebook, mas, obviamente, nem todos esses usuários são clientes em potencial.

Para ser um cliente em potencial, o usuário do Facebook precisa atender a certos critérios em relação à demografia. Além disso, você pode se aprofundar ainda mais selecionando interesses relevantes e opções de segmentação comportamental.

Esta é apenas uma dimensão da segmentação. Se você é um nerd da engenharia como eu, pode imaginar um gráfico de dois eixos em que um eixo é a medida de quão próximo o usuário do Facebook corresponde às características ideais do seu cliente em potencial (também conhecido como persona do cliente).

O objetivo deste primeiro eixo é selecionar as opções de segmentação do Facebook para que seus anúncios cheguem aos seus clientes potenciais ideais. Tenho certeza de que isso não é novidade e a maioria das empresas faz um bom trabalho com isso.

No entanto, há uma segunda dimensão (ou eixo) de segmentação que chamo de “Temperatura do público”. Esta é a medida da consciência do cliente em potencial sobre o seu negócio e o desejo de compra. Usamos a temperatura como medida porque você provavelmente já está familiarizado com o conceito de eletrodos “frios” versus “quentes”.

Abaixo está um visual das diferentes temperaturas de público que você pode segmentar.

Use a temperatura do público para criar a estrutura da campanha

Agora que você entende o conceito de temperatura do público, é hora de colocá-lo em prática para melhorar suas campanhas de Facebook Ads.

O primeiro passo é usar a temperatura do público para criar estrutura na sua conta do Facebook. Isso não é necessário para o sucesso, mas certamente ajuda a tornar sua conta de anúncios do Facebook mais gerenciável e fácil de otimizar.

Para isso, basta organizar suas campanhas pelas diferentes temperaturas de audiência definidas no visual acima. Por exemplo, eu recomendo fortemente campanhas separadas visando públicos frios versus públicos quentes versus públicos quentes versus públicos de clientes versus públicos de clientes recorrentes.

Mais importante, isso ajudará você a gerenciar seus orçamentos para esses públicos, pois provavelmente não deseja investir igualmente nesses diferentes tipos de público. Claramente, você obterá mais retorno para seu orçamento ao segmentar clientes em potencial que já estão engajados com sua empresa em comparação com públicos frios que nunca ouviram falar de sua empresa.

Além disso, há mais um benefício importante em usar a temperatura do público…

Combine metas e acompanhamento com a temperatura do público

Tenho certeza de que o objetivo principal de suas campanhas de anúncios no Facebook é gerar leads e vendas. Esse é o objetivo de todos.

É como dizer que meu objetivo este ano é correr uma maratona mais rápida. Sim, esse é o meu objetivo, mas qual é o objetivo quando estou me alongando? E como você mede o aumento da velocidade ao alongar? Claramente, quando estou alongando, não posso medir a qualidade do alongamento usando as mesmas métricas que usaria para medir meu objetivo geral.

O alongamento neste exemplo é apenas uma parte do plano de treinamento maior e requer diferentes objetivos e diferentes medidas para avaliar o sucesso.

O mesmo acontece com seus anúncios no Facebook. Seu objetivo são leads e vendas, mas você não pode medir o sucesso de suas campanhas Cold Audience usando essas métricas. Isso porque você provavelmente não vai gerar muitos leads ou vendas de suas campanhas Cold Audience – e tudo bem!

O objetivo de suas campanhas é mover os clientes em potencial no funil de “frio” para “morno”, depois “quente” e, eventualmente, para o público “cliente recorrente”. Para medir a eficácia de cada campanha, aqui estão algumas das métricas que você deve acompanhar:

  • Públicos frios e quentes – Rastreie as métricas de engajamento, como cliques em seu site, exibições de vídeo, RSVPs de eventos e solicitações de ofertas gratuitas.
  • Públicos quentes – Rastreie leads e vendas.
  • Clientes e públicos-alvo de clientes repetidos – Rastreie vendas repetidas e upsells.

Viu como as metas e o acompanhamento mudam dependendo da temperatura do público? Esse é um conceito crítico a ser dominado para que você tome decisões inteligentes para cada campanha.

Lembre-se, só porque uma campanha não está gerando leads ou vendas não significa que está falhando. É como medir a velocidade da corrida enquanto você se alonga e fica frustrado porque o alongamento não está funcionando! 🙂

Facebook Comments Box