O Guia Completo de SEO On-Page e Off-Page
Search Engine Optimization (SEO) existe há quase tanto tempo quanto a Internet é pública. Desde o início, as organizações o usam para alcançar novos públicos, direcionar tráfego para seus sites, disseminar conhecimento e impulsionar o crescimento.
Mas o que é SEO e como ele mudou desde os tempos de preenchimento de palavras-chave e preenchimento de páginas com backlinks?
Com o tempo, o SEO tornou-se uma prática técnica e sofisticada informada pelo comportamento do usuário da web. A encarnação de hoje usa técnicas de otimização on-page e off-page para garantir que sites de alta qualidade cheguem ao topo das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.
Mas o que são SEO on-page e off-page e como os profissionais de marketing digital podem usá-los para atender sua empresa ou clientes? Isso é exatamente o que este blog abordará, então continue lendo para aprender tudo o que você precisa saber sobre as melhores práticas modernas de SEO.
Entendendo o SEO On Page
O SEO na página envolve todas as técnicas no site que você pode empregar para garantir que uma página da Web seja classificada em um SERP . Também pode ajudar a determinar a classificação da página. Como isso é feito?
Ele usa conteúdo e elementos técnicos para melhorar a qualidade de uma página, portanto, quanto mais otimização de SEO na página você fizer, mais tráfego você receberá em seu site e mais relevante será esse tráfego.
Existem muitos aspectos técnicos de uma página da Web que podem ser otimizados com SEO na página para aumentar a classificação da página e incluem:
- Tags de título
- Títulos
- estrutura de URL
- Texto alternativo para imagens
- Velocidade do site
- Links internos
- Metadescrições
- Capacidade de resposta
Práticas recomendadas técnicas de SEO na página
Em nossa experiência, essas práticas recomendadas técnicas de SEO on-page são fáceis de alcançar e oferecem os melhores retornos para o seu conteúdo.
Usar tags de título
As tags de título são elementos HTML que você pode usar para designar o nome de uma página da Web e são exibidas nas SERPs como o título de resultado clicável. Cada tag de título deve ser única, descritiva sobre o que é a página, otimizada com uma palavra-chave e com menos de 60 caracteres.
Inclua títulos relevantes e otimizados
Os títulos são os títulos que você dá ao seu conteúdo e devem estar no formato H1 para obter os melhores resultados. Os títulos devem se concentrar em palavras relevantes e descritivas e, embora você possa otimizá-los com palavras-chave, não os encha demais. Para dividir o conteúdo, você também pode usar subtítulos (H2 a H6) seguindo as mesmas práticas recomendadas, mas não repita palavras-chave ou frases ao longo de uma postagem. Confira nosso blog sobre como escrever títulos que vendem como inspiração!
Pense na sua estrutura de URL
Sua estrutura de URL é importante quando os mecanismos de pesquisa determinam a relevância de uma página em comparação com uma consulta e deve ser descritiva do assunto da página. Você também pode otimizar URLs com palavras-chave, desde que sejam relevantes. Um exemplo de uma boa estrutura de URL seria http://www.shoelovers.com/red-suede-shoes (em comparação com www.shoelovers.com/123456).
Incluir texto alternativo
O texto Alt (texto alternativo) fornece aos mecanismos de pesquisa mais informações sobre uma imagem, embora seja normalmente usado para descrever imagens para visitantes da Web que não podem vê-las. Como tal, seus textos alternativos devem ser específicos e descritivos do conteúdo da imagem, 125 caracteres ou menos, e otimizados com uma palavra-chave ou frase, se apropriado.
Priorize a velocidade de carregamento da página
A velocidade de carregamento da página é importante porque as páginas de carregamento lento têm altas taxas de rejeição: 47% das pessoas esperam que um site carregue em dois segundos e 40% sairão após três. Como tal, os motores de busca penalizam as páginas de carregamento lento com uma classificação mais baixa, por isso é importante garantir uma velocidade de carregamento de página rápida. Se você não tem certeza da classificação do seu site, teste e compare a velocidade da sua página .
Inclua links internos relevantes
Os links internos tornam seu site fácil de navegar para os visitantes, mas também facilitam para os mecanismos de pesquisa entender seu site e indexar suas páginas, o que resultará em uma classificação mais alta. No mínimo, cada página do seu site deve ter um link para sua página de categoria ou subcategoria e para a página inicial.
Adicionar meta descrições
As meta descrições são descrições breves, mas vívidas, que se expandem nas tags de título, resumem o conteúdo de uma página e informam aos usuários da web por que eles devem ler seu conteúdo em vez do de outra pessoa. A meta descrição aparece abaixo do título e da URL e deve ser mantida abaixo de 160 caracteres.
Incorpore um design responsivo
A capacidade de resposta é um elemento de design que garante que sua página seja exibida corretamente em qualquer dispositivo, incluindo dispositivos móveis e computadores. Isso continuará sendo um fator importante, pois mais e mais pessoas em todo o mundo usam dispositivos móveis para pesquisas online.
Pesquise e inclua palavras-chave
Em SEO, as palavras-chave são a cola que une sua estratégia on-page porque podem ser incorporadas a todos esses elementos técnicos para ajudar os visitantes certos a encontrar você no momento certo. Para serem eficazes, as palavras- chave devem ser pesquisadas e cuidadosamente selecionadas e trabalhadas no conteúdo de maneira natural e contínua.
SEO na página e o impacto do conteúdo
Embora os aspectos técnicos sejam importantes, um dos elementos mais importantes do SEO on-page é o conteúdo, porque é ele que traz tráfego para o seu site .
No entanto, não é qualquer conteúdo que serve. Os usuários da Web de hoje procuram conteúdo relevante, interessante, envolvente e informativo que atenda a uma necessidade ou ofereça uma solução. Em outras palavras, as pessoas devem querer consumir o conteúdo que você criou, que pode vir em vários tipos de conteúdo populares , como:
- Blogues
- cópia da página da web
- Vídeos
- Infográficos
- podcasts
- Papéis brancos
- E-books
- entrevistas
- Estudos de caso
- Pesquisa original
- Avaliações
- Artigos instrucionais
- Testes e pólos
No entanto, outro elemento importante sobre o conteúdo que você cria é que outras pessoas devem poder criar um link para ele, o que significa evitar conteúdo que exija login, material protegido por direitos autorais e determinadas apresentações de slides.
Também é importante que qualquer conteúdo que você produza e compartilhe seja original (a menos que você declare isso na peça). Se não tiver certeza, use estas formas e ferramentas para verificar se há conteúdo duplicado .
Em última análise, você deseja produzir conteúdo compartilhável que as pessoas repostem para alcançar mais olhos ou até mesmo se tornar viral.
SEO fora da página e o poder dos links de qualidade
Assim como o preenchimento de palavras-chave costumava ser uma prática aceitável que acabou no caminho do dodô, também é a prática de comprar ou trocar backlinks com spam em um esforço para aumentar a classificação da página.
Os mecanismos de pesquisa têm sido sábios com essas práticas há algum tempo, e preencher sua página com backlinks irrelevantes fará com que você seja penalizado em vez de promovido.
Embora os mecanismos de pesquisa levem em consideração o número e a qualidade de seus backlinks (assim como o número de domínios de referência), a qualidade é mais importante do que a quantidade .
A principal conclusão é que, embora os backlinks sejam parte integrante do SEO fora da página, um único backlink de qualidade de um site confiável vale mais do que 10 ou até 100 links de baixa qualidade.
Link building nem sempre é a tarefa mais fácil, mas aqui estão quatro estratégias, de acordo com Neil Patel , que você pode usar:
- Escreva blogs de convidados para se promover como um especialista em seu campo. Confira nosso guia e kit de ferramentas de guest blogging para saber como ele funciona.
- Escreva conteúdo que mencione influenciadores em seu campo, porque postagens como essa são muito populares. Considere construir uma estratégia de marketing de influência se você vê isso como uma grande parte do seu negócio ou função.
- Vasculhe blogs (principalmente blogs de influenciadores) em seu campo em busca de links quebrados e, em seguida, sugira a substituição do link quebrado pelo conteúdo que você escreveu sobre o mesmo assunto. Aqui estão algumas ferramentas e diretrizes para uma auditoria de conteúdo para ajudá-lo a começar e você também pode baixar um manual e um kit de ferramentas de SEO no local .
- Aproveite a popularidade dos infográficos usando ferramentas para criar muitos deles.
Para obter mais informações sobre como criar conteúdo vinculável, consulte nosso artigo: 4 estratégias vencedoras para escrever conteúdo para o qual outras pessoas se vinculam e você também pode descobrir 12 maneiras de melhorar seu SEO para comércio eletrônico .
Outras práticas recomendadas de SEO fora da página
Embora a construção de backlinks de qualidade seja a espinha dorsal de uma estratégia de SEO fora da página, existem outras técnicas que você pode usar para aumentar a autoridade do site e incentivar mais links.
Inclua SEO local em sua estratégia
Adicione sua empresa a listagens locais e diretórios da Internet, incluindo itens como Google Meu Negócio, Yelp, Páginas Amarelas e outras listagens locais. Uma vez adicionadas, certifique-se de que todas as informações sejam precisas e que seu nome, endereço e número de telefone sejam consistentes em todas as plataformas.
Envolva-se nas discussões
Outra maneira de se envolver em SEO fora da página (ao mesmo tempo em que aumenta a confiança e o reconhecimento da marca) é participando de discussões em sites como o Quora e respondendo a perguntas em outros sites de perguntas e respostas, especialmente se você tiver experiência que possa compartilhar com a comunidade.
Enviar conteúdo vinculado de volta
Pense em enviar conteúdo para vários sites de compartilhamento, incluindo sites de compartilhamento de imagem, áudio e vídeo. Alguns dos mais populares incluem:
- Vídeo: Vimeo e Dailymotion
- Áudio: SoundCloud e Podbean
- Imagem: Flickr, Instagram e Pinterest
Conclusão: SEO on-page e off-page
As práticas recomendadas de otimização de mecanismo de pesquisa estão evoluindo o tempo todo, à medida que o usuário da web e o comportamento do consumidor online mudam, e agora a melhor abordagem para SEO é ter uma estratégia sólida para abordar os elementos dentro e fora da página.
Na página, as principais preocupações são conteúdo de qualidade e garantir que os aspectos técnicos do site tenham sido otimizados para velocidade, eficiência e palavras-chave.
Fora da página, a coisa mais importante que você pode fazer é incentivar backlinks de qualidade de sites confiáveis, porque isso garantirá que os mecanismos de pesquisa vejam seu site como relevante e importante, e você será recompensado com uma classificação mais alta.
Atualizado em maio de 2022
Torne-se um especialista em SEO On-Page e Off-Page
Search Engine Optimization é uma habilidade importante para qualquer profissional de marketing digital ambicioso. Se você deseja se tornar um especialista em tudo o que é pesquisa, não procure além do Diploma Profissional em Marketing de Pesquisa da DMI . Você não apenas aprenderá os fundamentos do SEO, mas mergulhará no conteúdo de SEO, análises, exibição de publicidade, estratégia de SEO e muito mais