O guia definitivo para Gestão de campanhas de marketing

Pense em qualquer nova marca, produto ou serviço incrível que você descobriu. As possibilidades são, você pode rastrear sua consciência de volta para algum tipo de campanha de marketing. 

Se você viu um anúncio nas mídias sociais, leu um e-mail promocional em sua caixa de entrada ou até mesmo recebeu uma recomendação de um amigo, uma campanha de marketing eficaz está, em última análise, na raiz de sua eventual compra.

Curso de Gestor de Tráfego [COMPLETO]

Mas quando essas estratégias de marketing são responsáveis ​​por despertar interesse, gerar reconhecimento e converter clientes, o gerenciamento de campanhas de marketing pode parecer um trabalho grande e complicado. 

Requer planejamento diligente , execução oportuna e muito conhecimento e percepção do público que você está alcançando. O gerenciamento de campanhas de marketing normalmente também requer uma equipe de profissionais de marketing, dependendo do tamanho real da campanha, bem como um calendário detalhado da campanha de marketing .

Então, como você pode planejar, executar e gerenciar com sucesso campanhas de marketing que façam justiça à sua marca? Vamos nos aprofundar em tudo o que você precisa saber sobre o gerenciamento de campanhas de marketing. 

O que é gerenciamento de campanha?

O gerenciamento de campanha está planejando, executando, rastreando e analisando uma iniciativa de marketing, às vezes centrada no lançamento de um novo produto ou evento. 

As campanhas normalmente envolvem vários envios a compradores em potencial por e-mail, mídia social, pesquisas, materiais impressos, brindes e outros recursos, todos com foco em um tópico ou ideia semelhante.

As campanhas de marketing são lançadas para fazer com que os potenciais compradores pensem em um problema específico que pode ser resolvido usando seu produto ou serviço. Essas campanhas são cruciais para envolver seu público e aumentar a conscientização do mercado em torno de sua marca.

Para dominar o gerenciamento de campanhas multicanal, você precisa entender no que seu público está interessado . Que problemas eles estão tentando resolver? Como é a rotina diária deles? O que chamaria a atenção deles? Esses são os fundamentos da criação de uma campanha de marketing que leva a conversões.

O que faz um gerente de campanha de marketing?

O gerenciamento de campanhas de marketing envolve muitos malabarismos – e é aí que um gerente de campanha de marketing entra em ação.

O gerente de campanha de marketing é a pessoa responsável pelo planejamento e execução de campanhas de marketing. Eles supervisionarão e agendarão qualquer coisa voltada para o cliente, como cópia, design e segmentos de público.

O gerente de campanha de marketing não pode apenas criar a campanha – eles também precisam medir e relatar sua eficácia para garantir que ela atenda às metas apropriadas. 

Embora os gerentes de campanha de marketing tenham muito o que fazer, eles não fazem isso sozinhos. É uma função altamente colaborativa e os gerentes de campanha de marketing geralmente trabalham com vendas, operações de vendas, agências externas e outros membros da equipe de marketing para criar e lançar campanhas atraentes. 

No que diz respeito às habilidades que você precisa neste tipo de posição, não há regras rígidas e rápidas. No entanto, de um modo geral, um gerente de campanha de marketing geralmente é alguém com experiência em marketing por e-mail e familiarizado com ferramentas de CRM e automação de marketing digital , como Marketo, Eloqua e Salesforce. 

Tipos de campanhas de marketing

Você provavelmente já sabe que o marketing é bastante amplo, o que significa que existem vários tipos diferentes de campanhas de marketing nas quais você pode confiar.

Você pode analisar as campanhas de marketing com base em sua intenção ou propósito. Por exemplo, você pode criar campanhas específicas para:

  • Anunciar um novo negócio
  • Lançar um novo produto ou recurso
  • Capitalize em um determinado evento ou temporada
  • Compartilhe uma nova marca ou outro anúncio
  • Destaque um concurso ou outra iniciativa 

Todas essas campanhas usariam uma combinação de diferentes esforços e canais de marketing para atingir a meta da equipe de marketing. Vamos dar uma olhada em alguns dos tipos mais comuns de campanhas de marketing e o que eles implicam. 

Marketing de produto

Para que é usado: apresentar, promover e vender um novo produto

Se você tem um produto novo para lançar no mercado, você montará uma campanha de marketing do produto . Esse tipo de campanha usa uma variedade de métodos e mensagens para criar a imagem de um produto, posicioná-lo efetivamente no mercado e divulgar, demanda e adoção pelos clientes. 

Marketing de email

Para que serve: Marketing de uma marca ou produto usando uma série de e-mails

Olhando especificamente para os canais de marketing, o marketing por e- mail continua a ser um método no qual os gerentes de campanha dependem fortemente. Quando uma pesquisa da Adobe descobriu que as pessoas gastam mais de cinco horas por dia verificando suas caixas de entrada, uma campanha de marketing por e-mail é um local confiável para levar sua mensagem aos clientes. 

marketing de desenvolvimento de marca

Para que é usado: construir e promover uma identidade de marca única para superar os concorrentes

Os profissionais de marketing sabem que as melhores marcas têm personalidades distintas. Afinal, a vibração atrevida e acessível da Duluth Trading Company é muito diferente da identidade elegante e com experiência em tecnologia da Apple. 

O marketing de desenvolvimento de marca concentra-se na identificação e elaboração da imagem geral e da personalidade de uma marca e, em seguida, no marketing ativo para os clientes por meio de uma campanha de conscientização da marca para criar conscientização, reconhecimento e lealdade. 

Marketing de conteúdo

Para que é usado: Estabelecer e manter a confiança dos clientes existentes e atrair novos clientes por meio da otimização de mecanismo de busca (SEO)

Vamos poupá-lo de todo o clichê “conteúdo é rei”. Mas, falando sério, o marketing de conteúdo está no topo da lista de estratégias de marketing para a maioria dos gerentes de campanha. 

O marketing de conteúdo envolve a criação de conteúdo – que pode ser postagens de blog, e-books, webinars, episódios de podcast, e-mails e muito mais – que atendem seus clientes ideais. 

Tanto o marketing por e-mail quanto o marketing de mídia social (que abordaremos a seguir) se enquadram nesse guarda-chuva, pois ambos são tipos de conteúdo. 

Marketing de mídia social

Para que serve: Conectar-se com um público em uma relação mais equilibrada

Ao contrário de outros esforços de marketing que envolvem gritar suas mensagens para os clientes, uma campanha de marketing de mídia social pode ser muito mais focada no relacionamento. Embora você possa compartilhar conteúdo com seu público, eles também podem interagir com você por meio de reações, comentários e mensagens. 

Como a mídia social continuou a ganhar força e popularidade, tornou-se inegociável para os profissionais de marketing. Embora você não precise estar em todos os lugares, precisa manter uma presença ativa nas plataformas que seu público-alvo usa. 

Na verdade, quase 92% dos profissionais de marketing dos EUA em empresas com mais de 100 funcionários deveriam usar a mídia social para fins de marketing. 

Como criar uma campanha de marketing

Agora que você se familiarizou com os diferentes tipos de campanhas de marketing, é óbvio que as possibilidades são quase infinitas.

Então, como você realmente cria uma campanha atraente que espalha a palavra sobre o que quer que você queira promover para clientes em potencial? Aqui estão algumas etapas para levá-lo de uma grande ideia a um grande impacto.

Determinar metas

Primeiras coisas primeiro, você precisa saber qual é a sua linha de chegada. O que você está tentando alcançar com a campanha de marketing que está montando?

É importante detalhar e ser o mais específico possível aqui. Seu primeiro instinto pode ser nomear uma meta como “criar reconhecimento da marca”, mas o que isso realmente significa? Como você saberá se foi bem-sucedido?

Para definir uma meta que realmente o mantenha no caminho certo, tente usar a estrutura de metas SMART Esse é um acrônimo para garantir que suas metas sejam:

  • Específico
  • Mensurável
  • Atingível
  • Relevante
  • Tempo limite

Portanto, em vez de simplesmente declarar que deseja aumentar o reconhecimento da marca, você pode definir uma meta como esta: Aumentar o tráfego em nosso site em 35% até o final do terceiro trimestre.

Definir orçamento

Seria bom ter dinheiro e recursos infinitos para investir em suas campanhas de marketing, mas isso nunca é uma realidade. Você precisará operar dentro de um orçamento específico. 

Se você já possui alguns dados sobre suas campanhas pagas anteriores, os custos de freelancers ou agências que você usou e até mesmo seus custos típicos de aquisição de clientes, isso pode ser útil enquanto você trabalha para reunir um orçamento mais preciso.

Dependendo do tamanho de sua empresa e equipe, convém conversar com várias outras partes interessadas e departamentos para garantir uma compreensão realista do que você pode esperar gastar. 

Depois de saber seu orçamento geral, anote-o. Você vai querer esse número ao passar por algumas das outras etapas e estágios. 

Identifique seu público

Agora é hora de descobrir quem especificamente você está tentando alcançar com sua campanha de marketing. Quem é seu público alvo?

Se você já tem algumas personas de clientes e pesquisa de público para sua marca, apoie-se nisso ao descobrir quem você mais precisa atingir com seus esforços de marketing. 

Seu público varia de acordo com o que você está comercializando e o objetivo de sua campanha. Por exemplo, criar uma campanha que segmente usuários gratuitos existentes que você gostaria de atualizar é muito diferente de segmentar pessoas que não têm familiaridade com sua marca ou oferta.

Escolher canais

Equipado com seu objetivo geral, orçamento e público-alvo, é hora de se aprofundar em como divulgar. Quais canais de marketing você planeja usar? 

Tenha em mente que você não precisa se limitar aqui. Com toda a probabilidade, você usará uma combinação de diferentes canais para atingir seu público-alvo.

Ao anotar aqueles que deseja alavancar como parte de sua campanha, anote também se esse canal será pago, orgânico ou ambos. Isso é importante porque você fica de olho no seu orçamento. 

Criar conteúdo

Com todo o trabalho de base pronto, você está pronto para criar os vários ativos que usará como parte de sua campanha de marketing. Existem inúmeras opções aqui, incluindo (mas certamente não se limitando a):

  • Postagens no blog
  • e-books
  • postagens de mídia social
  • E-mails
  • Webinars
  • Sites e páginas de destino
  • Anúncios

Ao criar cada parte do conteúdo, certifique-se de confirmar se ele contribui para as metas gerais da campanha, se adequa ao público que você está tentando alcançar e cabe no seu orçamento. 

Medir o sucesso

Depois que sua campanha for lançada no mundo, você não pode simplesmente cruzar os dedos e torcer pelo melhor. Você precisa monitorar seus resultados para garantir que está indo na direção certa.

Verifique frequentemente suas análises e relatórios para ver o desempenho de seus vários esforços de marketing em comparação com suas metas. 

Se sua campanha está caindo, pode valer a pena revisar alguns de seus planos para fazer alguns ajustes estratégicos e aumentar sua eficácia. 

Recursos de boas ferramentas de gerenciamento de campanhas de marketing

Há muito a fazer malabarismos ao gerenciar uma campanha de marketing – especialmente uma campanha complexa que usa muitos canais, equipes e recursos. 

Felizmente, as ferramentas certas de gerenciamento de campanha podem ajudar a aliviar o estresse do processo.

Você provavelmente usará uma variedade de ferramentas para montar sua própria campanha. Tudo, desde programas de design e agendadores de mídia social até plataformas de marketing por e-mail e ferramentas de análise de palavras-chave, terá um lugar em suas campanhas de marketing.

Mas, quando se trata de reunir tudo isso e manter-se organizado, você desejará um local centralizado e integrado onde possa acompanhar facilmente todas as peças em movimento.

O que você deve procurar em uma ferramenta de gerenciamento de campanha de marketing? Além dos recursos óbvios de gerenciamento de trabalho, como atribuições, prazos e fluxos de trabalho, fique de olho em uma solução que tenha:

  • Ferramentas de gerenciamento de ativos para reduzir gargalos em provas, aprovações e publicações
  • Modelos para evitar reinventar a roda
  • Formulários de solicitação personalizados para otimizar sua entrada de trabalho
  • Relatórios que fornecerão informações sobre todos os seus canais

Tudo isso ajudará você a criar suas campanhas de marketing mais eficazes e atraentes – com muito menos estresse. 

Facebook Comments Box