O Guia Definitivo para Vender no Pinterest
O Pinterest tem um foco mais forte em “coisas” do que qualquer outra plataforma social. Você encontrará fotos de coisas que poderia comprar, ou pelo menos aspirar a comprar no caso de itens de luxo, em todo o site. Além disso, os usuários do Pinterest frequentemente criam pastas para comida e bebida, bricolage e artesanato, decoração de casa, moda feminina, cabelo e beleza. Esses painéis geralmente contêm imagens de “coisas” bonitas que chamaram a atenção de um pinner com influência suficiente para que eles optassem por manter um registro permanente. O Pinterest reconhece o poder disso e entrou no mundo do comércio social . Agora é um processo relativamente simples vender no Pinterest, vinculando-se aos produtos em sua loja de comércio eletrônico.
Como 76,7% do público do Pinterest é feminino, você geralmente terá mais sucesso promovendo produtos que atraem as mulheres. Essa é uma das razões pelas quais você tem muito mais chances de encontrar pessoas vendendo lingerie e velas perfumadas no Pinterest do que vendedores de peças de carros e bolas de boliche.
Você deve vender no Pinterest?
O Pinterest pode não ser a maior plataforma de mídia social do mundo ( é a 15ª ), mas 37,9% dos usuários sociais ativos de 16 a 64 anos dizem que o usam para seguir ou pesquisar marcas e produtos. De fato, esse é o motivo mais comum que as pessoas dão para estar na plataforma, muito maior do que os 24,2% que usam o Pinterest para procurar conteúdo engraçado ou divertido ou os meros 7,7% que o usam para enviar mensagens a familiares e amigos.
É particularmente popular entre mulheres de 25 a 34 anos, com 30% afirmando usar a plataforma. Outros dados demográficos com interesse considerável no Pinterest são mulheres de 18 a 24 anos e mulheres de 35 a 44 anos. Então, se esses grupos compõem seu público-alvo, faz sentido que você venda no Pinterest. Por outro lado, o maior grupo de usuários masculinos do Pinterest é de 25 a 34 anos, embora apenas 6,4% desse grupo demográfico.
Os EUA têm o maior uso do Pinterest, atingindo 31,4% da população com mais de 13 anos. Embora a Holanda tenha apenas o 11º maior número de usuários do Pinterest, eles quase igualam os EUA em termos de alcance, assim como Malta.
Mas você tem que ser organizado se pretende vender no Pinterest. Por exemplo, as pessoas começam a pesquisar “ideias para presentes de Natal” já em abril de cada ano. O Pinterest notou que pins com conteúdo específico para uma vida sazonal ou momento cotidiano têm um aumento de vendas online 22% maior.
Recursos do Pinterest para compras
O Pinterest é principalmente sobre descoberta. Os usuários do Pinterest acessam o Pinterest para descobrir novos produtos, ideias e inspiração. Muitas vezes vão lá procurar coisas sem saber o que desejam. Eles estarão navegando em imagens no Pinterest e de repente vão, “é isso que eu quero!” quando veem a “ideia certa”. Você quer que seus Pins e imagens de produtos representem a “ideia certa”.
Para ajudar as marcas a fazer vendas, o Pinterest inclui recursos como:
- Catálogos – uma guia Loja em seu perfil contendo imagens e detalhes de todos os seus produtos
- A Tag do Pinterest – um pedaço de código que você pode adicionar ao seu site para medir as conversões dos visitantes do Pinterest
- Conexão com a Shopify – você pode conectar sua conta comercial do Pinterest ao seu site da Shopify, tornando seu catálogo de produtos pesquisável no Pinterest
- O Programa Comerciante Verificado do Pinterest oferece aos comerciantes um selo “verificado” que você pode colocar em seu perfil e elegibilidade para distribuição aprimorada
- Adicionar detalhes do comerciante ao seu perfil, incluindo os valores da sua marca e as comunidades com as quais você se identifica
- Vários formatos de anúncio, incluindo anúncios de compras, anúncios de coleções e redirecionamento dinâmico
Preparando-se para vender no Pinterest
1. Crie uma Loja Online
Se ainda não o fez, deve criar uma loja online. Muitos dos melhores recursos do Pinterest envolvem conectar os produtos da sua loja aos Pins que você cria. Além disso, você precisa de um banco de dados online para registrar seu estoque, informações sobre produtos e vendas. Escrevemos muitos artigos fornecendo informações sobre comércio eletrônico que podem ajudá-lo, incluindo nosso Guia de 10 etapas para iniciar uma loja on-line . Os dez passos que recomendamos para criar a sua loja online são:
- Identifique seu público-alvo
- Pesquise possíveis produtos
- Decidir sobre uma estrutura de negócios
- Encontre uma plataforma de comércio eletrônico
- Obtenha um domínio e nomeie sua loja
- Comece a projetar seu site
- Decida sua política de remessa
- Configurar impostos
- Vincular um gateway de pagamento
- Escreva uma estratégia de marketing
Se você está a ponto de querer vender no Pinterest (que faz parte do Passo 10), esperamos que você já tenha passado pelo processo de configuração de sua loja online. Se não, provavelmente é hora de voltar ao seu estágio atual e seguir em frente a partir daí.
2. Estabeleça seu público-alvo
Como em todas as campanhas de vendas, primeiro você precisa estabelecer seu público-alvo se pretende vender no Pinterest. Espero que você tenha feito isso ao configurar sua loja online, e seu público-alvo do Pinterest será relativamente semelhante. É muito mais fácil concentrar suas atividades de marketing se você souber para quem está tentando vender mercadorias. Quanto melhor você entender seu cliente em potencial, mais fácil será criar Pins que atrairão sua atenção e o levarão adiante no funil de compra.
Uma maneira comum de fazer isso é criar buyer personas , que são descrições detalhadas de seus clientes ideais. Na verdade, você também pode considerar a criação de personas de compradores negativas que representam consumidores que não são compatíveis com seus produtos ou serviços para ajudá-lo a evitar fixar imagens que os atrairiam.
Dependendo se você apenas olha para o Pinterest como um canal adicional de vendas e marketing ou se deseja ter uma visão geral de suas linhas de produtos, convém elaborar um mapa de jornada do cliente para entender melhor seus clientes-alvo.
3. Inscreva-se para uma conta comercial do Pinterest ou converta uma conta pessoal existente
Como o Instagram, o Pinterest oferece uma experiência de usuário muito diferente, dependendo do tipo de conta de usuário para a qual você se inscreve. Se você se inscreveu inicialmente no Pinterest em uma conta pessoal, precisará mudar para uma conta comercial para obter acesso a muitos recursos essenciais necessários para vender no Pinterest. Por exemplo, você precisa de uma conta comercial para obter acesso a análises ou exibir anúncios na plataforma para começar.
Você pode converter facilmente uma conta pessoal em uma conta comercial sem nenhuma alteração visual em sua conta. Seus pins e seguidores existentes permanecem inalterados para aqueles que visualizam sua página.
Se você ainda não se inscreveu no Pinterest, você deve tornar sua conta comercial desde o início.
4. Pense cuidadosamente sobre seu nome de usuário
Um recurso útil do Pinterest é que ele inclui seu nome de usuário no URL do seu perfil. Portanto, certifique-se de usar um nome de usuário óbvio que as pessoas se lembrem e possam pesquisar facilmente.
5. Otimize seu perfil
Em nosso Guia Definitivo de SEO para Pinterest , destacamos a importância de ter um perfil completo e otimizado para SEO que atraia a atenção do seu público-alvo. Certifique-se de aprofundar sua seção Sobre e torná-la interessante para o leitor. Claro, as pessoas usam principalmente o Pinterest para os recursos visuais, mas sua cópia de texto deve ser envolvente, relevante e sem erros.
Use seu logotipo como sua foto de perfil (a menos que você seja um solopreneur e seja a cara do seu negócio). Certifique-se de ter uma imagem atraente, mas relevante, como imagem de capa.
Você deseja que sua conta do Pinterest corresponda ao restante de suas contas sociais. Certifique-se de ser consistente com as cores que usa, suas palavras, fontes, logotipos e o estilo das imagens que você compartilha/fixa. Qualquer membro de seu público-alvo deve ser capaz de reconhecer instantaneamente sua empresa olhando para qualquer um de seus perfis sociais e seu site.
Você precisará vincular e verificar seu site como parte da organização de seu perfil. Você precisará fazer isso para obter acesso às análises dos Pins que você ou qualquer outra pessoa fizer das imagens do seu site. Embora você possa fazer isso facilmente nas configurações da sua conta do Pinterest, precisará baixar um trecho de código para incluir no cabeçalho do seu site, embora se você usar um CRM como o WordPress, poderá encontrar um plug-in que simplifique esse processo para você. . Se você verificar seu site, o Pinterest adiciona um ícone de globo marcado ao lado do URL do site em seu perfil. Se você for um comerciante, terá uma marca de seleção azul; caso contrário, contas/criadores verificados recebem uma marca de seleção vermelha.
6. Crie e otimize painéis relevantes do Pinterest
As pessoas precisam entender o propósito da sua conta do Pinterest. É improvável que eles se sintam inclinados a comprar de alguém que compartilha uma coleção eclética de imagens, algumas das quais os interessam, mas muitos não. Em vez disso, as pessoas procuram inspiração no Pinterest. Se um dos seus Pins chamar a atenção deles, é muito mais provável que você mantenha o interesse deles se eles encontrarem um quadro dedicado a um assunto que os interesse.
No entanto, não fique muito restrito na criação do seu quadro. É melhor ter alguns tópicos relativamente amplos em vez de centenas de painéis altamente específicos, cada um com apenas algumas imagens. Mesmo as grandes empresas seguem esse princípio. A IKEA , por exemplo, tem mais de 20 pranchas. Mas eles têm divisões claras, tornando mais fácil para as pessoas encontrarem facilmente os produtos IKEA. Eles organizaram seus quadros por sala e ocasião. Eles subdividiram ainda mais os conselhos para uma finalidade mais específica em alguns casos. Por exemplo, a IKEA tem uma secção de Cozinhas, que, por sua vez, tem áreas para Produtos e Eletrodomésticos de Cozinha, Inspiração de Design de Cozinha, Cozinhar e Comer e Arrumação e Organização de Cozinha.
7. Otimize seu site para o Pinterest
Se você pretende vender no Pinterest, há algumas coisas que você precisa fazer no seu site para torná-lo elegível. Todas as empresas (mesmo aquelas que não planejam vender no Pinterest) devem adicionar botões de compartilhamento do Pinterest em seus sites. Isso torna mais fácil para qualquer pessoa que goste de uma imagem em seu site fixá-la em uma de suas pastas.
Etapas para ajudá-lo a vender no Pinterest
1. Certifique-se de que todos os seus recursos visuais no Pinterest sejam de alta qualidade e otimizados
Não se esqueça que o Pinterest é principalmente uma plataforma social visual. Portanto, é vital que você fixe apenas imagens e vídeos de alta qualidade. Pense cuidadosamente sobre os Pins que você cria. Não faça um Pin aleatório porque você acredita que precisa Pinar algo com pressa. Restrinja seu Pinning a imagens relevantes para o nicho em que você atua e que atraia seu público-alvo. No entanto, você não precisa se concentrar muito em seu nicho específico. Certifique-se de colocar seus Pins no quadro correto para apresentar uma história coerente e consistente lá.
Muitas marcas fixam estrategicamente imagens consistentes com as cores de suas marcas. A Benefit Cosmetics faz isso excepcionalmente bem. Você notará como quase todos os seus Pins apresentam produtos cosméticos em um fundo rosa, ocasionalmente contrabalançado por sua cor secundária azul-petróleo. Além disso, cada Pin tem o logotipo da Benefit na parte superior central e um botão SHOP Now (em um fundo rosa) na parte inferior central.
Se você planeja vender no Pinterest, as fotos do seu produto são mais importantes do que nunca. Considere ter profissionais fotografando suas principais linhas de produtos, especialmente se você puder destacá-los em seu ambiente.
Dê uma olhada nas pesquisas de tendências. Você pode contribuir genuinamente com imagens que vão impressionar as pessoas? Por exemplo, no momento da redação deste artigo, “estética verde” era exibida como Popular no Pinterest sempre que você pesquisava. Você poderia fixar imagens relevantes que se encaixam nessa categoria?
2. Envolva-se nas melhores práticas de SEO
Como escrevemos em nosso Guia Definitivo para SEO no Pinterest, você precisa conduzir boas práticas de SEO para dar aos seus Pins o público mais amplo. Muito do que escrevemos acima sobre boas práticas para configurar sua conta no Pinterest ajudará seu SEO e significa que as pessoas devem encontrar seu perfil. No entanto, você também precisa manter a prática com todas as imagens que você pinar. Algumas coisas que você deve ter em mente ao fixar incluem:
- Pesquise as melhores palavras-chave para usar em seus Pins – examine as tendências no Pinterest e, se elas se aplicarem ao seu nicho, procure palavras-chave de cauda longa relacionadas que você pode usar em seus Pins
- Otimize suas placas para corresponder às suas palavras-chave preferidas
- Certifique-se de que cada Pin que você fizer será valioso para seu público-alvo
- Inclua descrições detalhadas com seus pins
- Use hashtags para tornar mais fácil para as pessoas encontrarem seus Pins ao pesquisar imagens
- Envolva-se com as pessoas. Repin Pins de outras pessoas
3. Crie Pins Ricos
Rich Pins são perfeitos para entregar sua mensagem no Pinterest. Eles usam código para extrair metadados das páginas do seu site e podem incluir informações úteis sobre seus produtos. Você pode selecionar diferentes tipos de Rich Pin, dependendo dos dados que deseja exibir:
- Os Pins ricos em receitas adicionam um título, tamanho da porção, tempo de cozimento, avaliações, preferência de dieta e uma lista de ingredientes às receitas que você Pin do seu site.
- Os Pins avançados do artigo adicionam o título ou título, a descrição e o autor do artigo ou postagem do blog do seu site.
- Os Pins avançados de produtos incluem preços, disponibilidade e informações de produtos mais atualizados diretamente no seu Pin.
Se algo mudar no site original, os Pins ricos em receitas ou artigos serão atualizados para refletir essa mudança. Pins ricos em produtos também, contanto que você atenda às diretrizes comerciais do Pinterest e tenha o produto em estoque.
Os Pins avançados de produtos no celular incluem um botão Comprar que direcionará os clientes para o seu produto para compra, se você tiver estoque disponível.
4. Organize seus produtos em catálogos
Se você atender aos seguintes critérios, poderá configurar catálogos de seus produtos no Pinterest:
- Uma conta comercial do Pinterest
- Um site reivindicado
- Um site que atende às diretrizes do Pinterest Merchant
- Uma fonte de dados ou um arquivo que contém uma lista de seus produtos e seus atributos correspondentes
- Hospedagem de fonte de dados ou uma maneira de hospedar e armazenar consistentemente uma fonte de dados de seus produtos que você pode enviar ao Pinterest diariamente
O Pinterest possui integrações para simplificar esse processo com Shopify, WooCommerce, Lengow, ChannelAdvisor, GoDataFeed, Feedonomics e Productsup.
Depois de configurar tudo, toda vez que você adicionar um produto ao seu site, o Pinterest gerará automaticamente um Pin avançado do produto.
Os Pins ricos em produtos marcam seus produtos em imagens, da mesma forma que você pode marcar pessoas em postagens do Facebook.
5. Invista em Pins Promovidos
Por um investimento relativamente pequeno, você pode usar Pins Promovidos para melhorar sua visibilidade com seu público-alvo e direcioná-los para seu site. Esta é a versão dos anúncios do Pinterest. Você pode segmentar locais, dados demográficos e dispositivos específicos e alcançar clientes que pesquisam o que você oferece. Não segmente todos os seus Pins. Em vez disso, seja seletivo e promova os Pins com maior probabilidade de atingir seus objetivos. Se você está tentando vender no Pinterest, restrinja seus Pins Promovidos àqueles com maior probabilidade de converter em vendas.