Idéias de vídeo do Pinterest sobre como você pode expandir sua marca

O Pinterest normalmente não é associado a vídeos como outras plataformas, como YouTube, Facebook e Instagram. No entanto, o recurso de Pins de vídeo provou ser popular. Lançado já há alguns anos, criadores individuais, bem como empresas, descobriram que é muito útil. 

Se você tem como alvo principalmente mulheres mais velhas, o Pinterest, em particular, pode ser uma ótima plataforma de mídia social para adicionar ao mix. De acordo com as estatísticas do Pinterest , mais de 75% de sua base de usuários são mulheres. 

Curso de Pinterest Ads

De demonstrações de produtos a truques de decoração, existem vários tipos de vídeos que você pode criar. Para ajudá-lo a criar conteúdo que inspire seu público-alvo a agir, aqui está uma rápida olhada em como você pode incluir Pins de vídeo em sua estratégia de marketing digital.


O poder do vídeo do Pinterest

Da mesma forma que plataformas como o Instagram, o Pinterest é inerentemente visual. A plataforma informou que sua comunidade de Pinners assiste a quase 1 bilhão de vídeos por dia (e isso foi em 2021). 

Para colocar a popularidade do vídeo em uma perspectiva melhor, de acordo com um artigo publicado na redação do Pinterest, o número de visualizações aumentou mais de seis vezes entre 2019 e 2020. Não é realmente um choque, pois o vídeo é muito mais envolvente do que uma imagem estática. Considerando que nos apaixonamos ainda mais pelo vídeo, seria interessante saber a que taxa as visualizações de vídeo aumentaram mais recentemente. 

O que torna os pinos de vídeo ainda mais envolventes é que no Pinterest eles começarão a ser reproduzidos automaticamente em um computador desktop conforme o usuário rolar a tela para baixo. Isso ajuda a capturar e manter a atenção dos usuários ainda melhor. 

Experimente você mesmo. Vá para o seu feed inicial e veja como sua atenção se desvia das imagens estáticas assim que um pino de vídeo começa a ser reproduzido. É realmente muito hipnotizante. 

Outro benefício de optar por vídeo outras imagens estáticas é que você pode transmitir mais informações. Isso significa que eles são um ótimo meio para formatos populares, como tutoriais de instruções, clipes de bastidores e demonstrações de receitas. 


Como enviar conteúdo de vídeo

Para poder aproveitar os pinos de vídeo, você precisará ter uma conta comercial do Pinterest . Para configurar uma conta comercial é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é digitar alguns detalhes básicos, como: 

  • Seu endereço de email
  • Senha
  • Era
  • Nome do seu negócio
  • Localização
  • Linguagem
  • Uma breve descrição sobre o seu site
  • Um link para o site da sua empresa

Depois de atualizar sua conta, estas são as próximas etapas:

  • Clique no ícone de mais (+)
  • Selecione a opção “Criar Pin” e envie seu vídeo (o arquivo não pode ser maior que 2 GB)
  • Para selecionar a foto da capa, arraste o seletor para a esquerda ou para a direita até encontrar a imagem certa 
  • Adicione um título e uma descrição (consulte as dicas 5 e 6 listadas abaixo)
  • Use “Selecionar” no menu suspenso para adicioná-lo a um quadro
  • Adicionar um link
  • Seu pin de vídeo está pronto para ser publicado

Lembre-se, no entanto, de que todos os pins de vídeo enviados devem primeiro ser aprovados pelo Pinterest antes de serem publicados e prontos para serem visualizados (o processo de revisão pode levar até 24 horas). Isso é para verificar se ele está de acordo com as diretrizes da comunidade. 

Além disso, existem várias ferramentas de gerenciamento de mídia social disponíveis que podem agendar seu conteúdo com antecedência. Embora o upload de conteúdo de vídeo para o Pinterest seja bastante simples, esses aplicativos de agendamento do Pinterest podem ajudar a economizar tempo e facilitar o planejamento com antecedência. A ferramenta certa também poderá ajudar com análises, mas mais sobre isso na próxima seção. 


8 dicas para otimizar os pinos de vídeo

Dicas para otimizar os pinos de vídeo

1. Escolha perene

Em comparação com outras plataformas populares, o conteúdo compartilhado no Pinterest tem uma vida útil muito mais longa. O que se entende por “vida útil” é o tempo durante o qual você pode esperar que uma postagem crie engajamento, como curtidas, visualizações, salvamentos e repins. Para o Pinterest, essa expectativa de vida média é de seis meses a um ano. 

Agora, ao optar por conteúdo perene, você pode manter o interesse por mais tempo. Lembre-se, além de ser uma plataforma de mídia social, o Pinterest também é um mecanismo de pesquisa, tornando-o a plataforma ideal para conteúdo perene que as pessoas sempre consideram valioso. 

Ao contrário de um canal como o Instagram, seu bolo de aniversário com tema do Homem-Aranha não ficará enterrado em um feed. Todo dia é aniversário de uma criança em algum lugar e uma mãe ansiosa procurando por alguma inspiração para cozinhar. 


2. Mais curto é melhor

O comprimento importa. De acordo com o Pinterest, é melhor restringir os vídeos com conteúdo orgânico entre 15 segundos e um minuto. Se for um anúncio em vídeo, deve ser ainda mais curto — 15 segundos no máximo. Em outro artigo publicado em sua redação, porém, eles sugerem que a duração pode ser maior — entre 45 segundos e três minutos. 

Se você estiver compartilhando um projeto DIY ou uma demonstração de receita, lembre-se de que os usuários desejam ver todo o processo. Isso significa que você pode precisar acelerar a gravação. Dito isso, você ainda deve deixar os espectadores com vontade de saber mais. 


3. Use as especificações certas

Os pinos de vídeo são suportados em várias dimensões. As proporções recomendadas pelo Pinterest são:

  • 1:1 quadrado
  • 9:16 verticais
  • 2:3 verticais

Fotografar na vertical, no entanto, é a opção mais sábia. Isso ocorre porque a maioria dos usuários assiste por meio de um dispositivo móvel. 


4. Faça sua introdução chamar a atenção 

É fundamental que você capture a atenção dos Pinadores rapidamente. Embora todo o seu videoclipe deva ser de alta qualidade, os primeiros segundos são críticos. Você pode, por exemplo, usar um gancho transparente (como seu produto mais popular), uma imagem de capa forte, cores vibrantes ou sobreposição de texto.

A sobreposição de texto, em particular, pode ser muito eficaz. Isso não apenas ajudará a atrair a atenção, mas também a mantê-la. Também é útil para adicionar mais contexto. A maioria dos Pinners prefere navegar com o volume mudo e o texto extra pode ajudá-lo a transmitir sua mensagem. É também um exemplo de como você pode tornar seu conteúdo mais inclusivo, ajudando você a alcançar um público mais amplo.  


5. Adicione legendas

Uma alternativa ao uso de sobreposição de texto é usar legendas. Ao contrário da sobreposição de texto, porém, as legendas não são tão boas para chamar a atenção. O que eles podem fazer é ajudá-lo a contar sua história para um público maior. 


6. Lembre-se do SEO

Lembre-se de que mencionamos que o Pinterest é um mecanismo de pesquisa visual e não apenas uma rede de mídia social. Isso significa que você também deve manter as práticas recomendadas de SEO em mente. 

Embora você não possa escrever um post de blog de formato longo “recheado” com palavras-chave, há algumas outras coisas que você pode fazer para tornar seu conteúdo mais detectável em seus resultados de pesquisa. Esses incluem:

  • Adicionando títulos claros (você pode usar até 100 caracteres)
  • Incluindo uma descrição (você pode usar até 500 caracteres)
  • Incorporando hashtags relevantes

Ao escrever seu título, é importante ter em mente que, dependendo do tipo de dispositivo usado, apenas os primeiros 40 caracteres podem aparecer na página inicial ou no feed de pesquisa. Portanto, certifique-se de que os detalhes mais importantes sejam mencionados primeiro. 

Ao contrário do título, porém, a descrição não aparece na pesquisa ou no feed inicial. Em vez disso, o algoritmo do Pinterest o usa para descobrir a relevância do vídeo. Isso significa que, ao reservar um tempo extra para escrever uma descrição, você estará ajudando a plataforma a garantir que o público certo a veja. 

Para ajudá-lo, você pode tentar o recurso de marcação de sugestão automática. Tudo o que você precisa fazer é digitar uma palavra-chave e selecionar uma das tags sugeridas automaticamente. 


7. Crie anúncios em vídeo

Às vezes, você precisa de um esforço mais concentrado do que esperar que seu título, descrição e hashtags funcionem. Para ajudar você a gerar mais visualizações e possivelmente vendas, pode ser uma boa ideia criar anúncios para seus vídeos, se estiverem disponíveis em seu país. 

Resumindo, envolve pagar para colocar seu conteúdo em um local, como o feed inicial ou resultados de pesquisa relevantes, onde os membros de seu público-alvo têm maior probabilidade de vê-lo. Usando o Pinterest Ad Manager, você pode definir limites de gastos para sua campanha publicitária. 


8. Monitore as análises

Assim como com qualquer outro tipo de conteúdo que você cria para mídia social, você precisa acompanhar as métricas de desempenho, como impressões, salvamentos, exibições de vídeo, tempo médio de exibição etc. Armado com esse conhecimento, você poderá melhorar futuros pinos de vídeo e campanhas. Você pode, por exemplo, conferir uma ferramenta como o Later , que inclui análises robustas, além de outros recursos úteis de automação. 


Reaproveitamento de conteúdo de vídeo

Ao criar vídeos para o Pinterest, você não precisa necessariamente começar do zero. Outra opção é reaproveitar vídeos originalmente gravados para outros canais como o Instagram que podem ser usados ​​com sucesso no Pinterest. O Instagram Stories, em particular, pode ser facilmente ajustado. 

Por exemplo, frases de chamariz e adesivos terão que ser removidos, pois não funcionarão em sua “nova casa”. Para fazer isso, existem vários aplicativos de edição de vídeo que você pode experimentar. 

Compartilhar vídeos do YouTube postados anteriormente é ainda mais fácil. Tudo o que você precisa fazer é clicar na opção “Compartilhar” e selecionar Pinterest. 

O inverso – compartilhar seus pinos de vídeo – para outros canais de mídia social pode ser igualmente eficaz. Por exemplo, ao compartilhá-lo no Instagram, você pode adicionar uma frase de chamariz para incentivar seus seguidores do Instagram a conferir seu conteúdo no Pinterest também. 


Encerrando as coisas

Os pinos de vídeo são especialmente populares para conteúdo com alimentos, bebidas ou decoração de casa. Além de ajudar a incentivar a interação com sua marca, a plataforma também prioriza vídeos em vez de imagens estáticas em sua pesquisa interna. 

Dito isso, quando se trata de criar conteúdo, você nunca deve se concentrar apenas em como isso pode ajudar o seu negócio. Afinal, você está postando os vídeos para o seu público-alvo e não para a sua marca, certo?

Hoje em dia, o conteúdo de vídeo é o que os usuários de mídia social desejam. Então, dê a eles o que eles querem. Confie em nós, valerá totalmente a pena. 

Facebook Comments Box