O que é conversão de site? (E por que é tudo sobre seus usuários)

Ao pensar nas conversões do site, você pode pensar em porcentagens e médias que medem métricas e pontos de dados, como pedidos concluídos, atualizações de assinatura e taxas de cliques.

Mas o que essas métricas e pontos de dados realmente dizem sobre seus clientes – as pessoas que você deseja atender; as pessoas que você deseja cativar, envolver e persuadir?

Curso de Otimização de Taxa de Conversão – Websites

Se você não entende o que as conversões do site significam para sua empresa – ou como  traduzir métricas de conversão em etapas acionáveis ​​para  melhorar seu produto ou serviço para seus clientes – a única finalidade que elas servem é relatar números e porcentagens.

Para entender (e aumentar) as conversões do site,  comece entendendo seus usuários:  o que os leva ao seu site ou produto em primeiro lugar, os bloqueadores e pontos problemáticos que eles experimentam e os ganchos que os convencem a agir.

Em vez de focar no resultado final, a própria conversão, concentre-se no que acontece  antes :  a experiência do usuário.

O que é conversão de site?

Uma conversão no website ocorre quando um usuário conclui uma ação desejada em seu website , como fazer uma compra ou preencher um formulário de contato. Todo site de negócios é construído para gerar conversões.

Existem dois tipos de conversões de site:

Microconversões

Uma  microconversão  acontece quando uma etapa em direção ao seu objetivo final é alcançada, como assinar um boletim informativo, baixar um e-book ou assistir a um vídeo de produto.

As microconversões são eventos que ocorrem antes de uma macroconversão.

Macroconversões

Uma  macroconversão  ocorre quando seu objetivo final é alcançado, como uma venda, um novo assinante pago ou um formulário de contato preenchido.

Como calcular a taxa de conversão do site

Para calcular sua taxa de conversão, divida o número de conversões (ações desejadas realizadas) pelo número total de visitantes e multiplique por 100 para obter uma porcentagem.

Por exemplo, se sua página da web teve 17 vendas e 500 visitantes no mês passado, sua taxa de conversão é 17 dividida por 500, multiplicada por 100 = 3,4%

O que é uma boa taxa de conversão?

As taxas de conversão variam dependendo do seu:

  • Tipo de indústria (tecnologia da informação, bens de consumo, finanças, etc.)
  • Público-alvo demográfico (idade, renda, ocupação, etc.)
  • Meta de conversão(cliques em anúncios, finalizações de checkout, assinaturas de boletins, etc.)

Dependendo dos fatores acima (e da sua fonte), uma boa taxa de conversão pode variar de 2% a 5%.

Consultar as médias do setor pode fornecer uma referência útil para começar, mas seria muito melhor  desenvolver uma compreensão do que realmente está acontecendo quando seus usuários interagem com seu site  e como você pode melhorar a experiência do usuário. Se você puder fazer isso, as conversões ocorrerão.

2 razões para medir as conversões do seu site

As taxas de conversão podem dizer muito sobre seu site e produto:  não se trata apenas de receita.

Aqui estão dois motivos para medir as conversões do seu site:

1. Entenda seus clientes

Para descobrir o que seus clientes querem e precisam de sua empresa, você precisa  entender quem eles são e o que eles gostam (ou não gostam) em seu site ou produto.

As conversões do site podem ajudar você a entender seus usuários. Por exemplo:

  • Uma taxa de conversão baixa em uma página de produto pode sugerir que você precisa explicar ou esclarecer melhor os benefícios de seu produto para seus usuários.
  • Uma alta taxa de conversão no CTA de uma página de destino mostra que você persuadiu seu público com sucesso e removeu quaisquer bloqueadores ou objeções que seus usuários possam ter.

🔥  Dica profissional:  coloque uma  pesquisa no local  em uma página de baixa conversão  para entender o que seus clientes desejam e precisam de seu site ou produto  Experimente perguntas abertas (“Quais são suas principais preocupações sobre nosso produto?”) e perguntas fechadas (“Você encontrou o que estava procurando hoje?”).

Para feedback visual, coloque um  widget de feedback recebido  nas páginas problemáticas  para permitir que os usuários compartilhem seus comentários em dois cliques e até mesmo destaquem elementos específicos na página com a qual estão tendo problemas.

2. Entenda a experiência do usuário

Quando você sabe como seus clientes experimentam seu site ou produto e identifica o que funciona (e o que não funciona), você pode  priorizar mudanças e  otimizações para melhorar a experiência do usuário (e aumentar as conversões).

As taxas de conversão do seu site podem fornecer pistas para ajudar a entender a experiência do usuário. Por exemplo:

  • Uma taxa de conversão baixa pode indicar uma experiência de usuário insatisfatória, portanto, você precisará investigar e descobrir os pontos problemáticos e os bloqueadores que seus usuários estão enfrentando.
  • Uma alta taxa de conversão provavelmente significa que você está fazendo algo certo (oba!), então você pode tentar replicar esse sucesso em outras partes do seu site.

🔥  Dica profissional:  descubra como os usuários estão experimentando e interagindo com seu site ou produto observando  mapas de calor em páginas  de alta e baixa conversão , que destacam os elementos em seu site que estão chamando a atenção dos usuários (ou não).

Em seguida,  observe as  gravações  de sessão das mesmas páginas  para ver e comparar como os usuários navegam e interagem com seu site página a página e identifique quaisquer bloqueadores ou problemas que os impeçam de converter.

3 passos para melhorar as conversões do site

Às vezes, o segredo para melhorar sua taxa de conversão é tão simples quanto alterar as cores do seu  botão de call to action (CTA)  , usar uma fonte maior ou ter menos campos em seus formulários de inscrição.

Pequenas melhorias em seu site ou produto são benéficas e podem resultar em um aumento pequeno e temporário em suas taxas de conversão, mas se você deseja  melhorar sua taxa de conversão de uma maneira mais significativa e significativa, precisa olhar para o quadro geral .

Você precisa descobrir o que seus usuários realmente querem e então dar a eles.

Faça isso em três passos:

Etapa 1: descubra o que leva as pessoas ao seu site

Para converter seus visitantes, você precisa entender o que eles querem e se preocupam e, em particular, o que os leva ao seu site ou produto em primeiro lugar. Uma das melhores maneiras de descobrir é  pedir-lhes que descrevam o que os trouxe ao seu site e o que procuram com suas próprias palavras.

Coloque uma  pesquisa no local  em uma página de alto tráfego: peça a seus visitantes que se apresentem, digam por que estão visitando seu site e se algo os impede de agir.

🔥  Dica profissional:  faça diferentes perguntas de pesquisa em cada estágio da jornada do comprador para obter insights valiosos para melhorar a experiência do usuário. Confira nossos  70 exemplos de perguntas de pesquisa  e nossa lista das  15 melhores perguntas de pesquisa a serem feitas .

Etapa 2: descubra o que pode impedir a conversão de clientes em potencial

UM HOTJAR ROLAR MAPA DE CALOR (L) E MOVER MAPA DE CALOR (R)

Agora identifique as barreiras que impedem a conversão de clientes em potencial. Use uma ferramenta como o Google Analytics para identificar páginas com baixa conversão e, em seguida:

  • Veja os mapas de calorpara ver como os usuários clicam, tocam, movem e rolam, mostrando onde eles gastam mais (e menos) tempo em suas páginas de baixa conversão.
  • Assista a gravaçõesde sessão das mesmas páginas para ver como os usuários experimentam e interagem com seu site página a página e descubra problemas de UX ou bloqueadores, como bugs do site ou links quebrados.
  • Coloque um widget de feedback recebido em suas páginas de problemas e deixe que os usuários falem sobre suas experiências.

🔥  Dica profissional:  defina  filtros  nas gravações de sua sessão para observar segmentos de usuários específicos. Por exemplo, usuários que saem do seu site a partir de uma determinada página, usuários que vêm de um determinado país ou usuários que acessam um determinado número de páginas.

Para obter informações adicionais, você pode  conectar suas respostas de feedback às gravações de sua sessão  para entender como o que seus usuários  disseram  se relaciona com o que eles  experimentaram .

Etapa 3: descubra o que convence os visitantes a agir

Por fim, faça uma  pesquisa pós-compra  para perguntar aos clientes que acabaram de converter o que os convenceu — e o que quase os impediu! — para descobrir o que funciona e o que não funciona. Faça perguntas como:

  • Como você avaliaria sua experiência geral?
  • O que podemos fazer para melhorar a experiência?
  • O que você mais amou na experiência?
  • O que quase o impediu de concluir a compra?

Você também pode convidar os clientes a participar de uma  pesquisa de link externo  para fazer perguntas mais detalhadas. Descubra qual era a maior preocupação deles antes de se converterem e como sua experiência poderia ser melhorada, ou use uma  pesquisa do NPS  para descobrir a probabilidade de eles recomendarem você a um familiar ou amigo.

Facebook Comments Box