4 principais tendências de marketing de conteúdo para 2023
O conteúdo nunca sai de moda quando se trata de atrair e converter clientes. Quando bem feito, o marketing de conteúdo é uma maneira eficaz e econômica (ou até gratuita) de atingir o público-alvo desejado com as informações de que ele precisa.
Em 2023, o marketing de conteúdo está evoluindo (de maneiras novas e maravilhosas que se baseiam nas tendências de conteúdo e SEO em 2022 ). Não se trata apenas de olhar para os formatos que você deve usar para envolver seu público (longo e curto) ou o surgimento do TikTok como uma plataforma de marketing eficaz , mas uma aceleração dos profissionais de marketing usando IA para aumentar a produtividade e combater o temido bloqueio de escritor – especialmente quando você é um profissional de marketing de conteúdo ocupado escrevendo muitas cópias.
Então, vamos olhar para as principais tendências de marketing de conteúdo para 2023 para ver o que você estaria observando ou experimentando para ver se isso aumenta o desempenho. Continue lendo para saber mais sobre essas principais tendências:
- Vídeo imersivo para dispositivos móveis de formato curto
- Uma explosão na economia do criador
- Inteligência Artificial e colaboração de marketing
- Conteúdo de vídeo ao vivo e de formato longo
1. Vídeo imersivo de formato curto
Durante anos, o vídeo foi aclamado como o principal tipo de conteúdo para as marcas ganharem força nos canais – especialmente nas mídias sociais. Mais da metade dos profissionais de marketing diz que o vídeo é o tipo de conteúdo mais valioso, com 25% dizendo que o vídeo ao vivo é eficaz para atingir as metas de mídia social, conforme observado no relatório de benchmarks de conteúdo de 2023 .
Como resultado, todas as plataformas sociais priorizam o conteúdo de vídeo e seus algoritmos, incluindo plataformas que podem ser tradicionalmente baseadas em texto, como o LinkedIn, de acordo com Alison Battisby , consultora de mídia social e fundadora da Avocado Social.
“2022 foi o ano do entretenimento em vídeo imersivo em tela cheia primeiro para dispositivos móveis, então você deve pensar verticalmente se estiver criando um vídeo em 2023. Veremos mais experimentos de marcas que se inclinarão para essa tendência e experimentarão esse formato não apenas organicamente, mas também em publicidade paga.”
Battisby acredita que marcas experientes testarão primeiro seus criativos organicamente e depois promoverão seu conteúdo de melhor desempenho. Essa é uma tendência que funciona bem no TikTok, então, se você está percebendo que os vídeos estão explodindo em termos de visualizações e curtidas, por que não pensar em aumentá-la?
Aqui estão algumas dicas importantes para criar um ótimo conteúdo curto para celular:
- Mantenha-o incisivo. Vídeos de sucesso tendem a ter entre 15 e 30 segundos de duração
- Inclua uma reviravolta surpresa no final do seu vídeo, como uma revelação ou transformação
- Adicione legendas interessantes como ‘espere o que vem a seguir’ para manter as pessoas assistindo
- Experimente criar seus próprios sons ou remixar faixas para aumentar a possibilidade de se tornar viral (confira essas dicas dos principais criadores do TikTok )
- Navegue pelas tendências em plataformas como hashtags, tópicos ou músicas
2. Uma explosão na economia do criador
Mencionamos em nosso blog sobre as principais tendências de marketing digital para 2023 que a economia do criador deve crescer e mudar. Essa explosão criará uma intensa competição entre as marcas para atrair e reter os melhores criadores em todas as plataformas.
A razão? As marcas querem preencher suas lacunas de conteúdo e querem se vincular às últimas tendências. Mas eles nem sempre têm o conhecimento ou a capacidade de agir com rapidez suficiente ou de uma maneira que melhor gere engajamento e conversões.
“As análises de contato dos criadores de conteúdo são confiáveis e, muitas vezes, o engajamento é maior nos perfis dos criadores do que nos perfis da marca. Portanto, considere realmente como você pode utilizar os criadores como parte do marketing de sua marca. Você poderia oferecer alguns produtos para revisão? Você poderia convidar alguns para um evento? Ou vocês poderiam trabalhar juntos para colaborar em um conteúdo, como um som de tendências?” diz Battisby.
Felizmente, as redes de mídia social estão tornando mais fácil para as marcas encontrarem criadores relevantes e de qualidade. O Instagram lançou recentemente um portfólio de criadores onde os criadores podem compartilhar suas histórias únicas e se posicionar para parcerias em seus perfis.
O YouTube anunciou uma divisão de receita de 45% nos curtas do YouTube, de acordo com a MIT Technology Review . Portanto, Battisby vê o YouTube monetizando sua nova oferta de vídeo vertical para atrair criadores para fazer conteúdo de curtas exclusivos.
3. Inteligência Artificial e colaboração de marketing
A inteligência artificial (IA) e o copywriting estão ligados há muitos anos. Mas em 2023, a IA desempenhará um papel maior do que nunca na criação de conteúdo, à medida que a demanda dos consumidores por personalização se intensifica.
Existem muitas novas soluções de IA chegando ao mercado. Por exemplo, o UberSuggest usa IA para ajudar nas postagens de blog, o Copy.ai ajuda a criar postagens e blogs de mídia social, enquanto o Chat GPT é treinado para interagir em conversas e pode ser integrado ao Zapier para agendar blogs ou conteúdo de mídia social e criar desenhos ou vídeos. Essas novas tecnologias exigem que os profissionais de marketing aprendam a falar com elas e criem prompts para o melhor conteúdo.
“Estamos vendo pessoas aproveitando a IA para e-mail, direitos autorais, linhas de assunto em um e-mail ou até mesmo a cópia do anúncio”, diz Matt Santos , vice-presidente de produtos e estratégia da Neil Patel Brands.
Mas não se trata apenas de criar uma cópia, Matt acredita que pode ajudar os profissionais de marketing de conteúdo no processo de redação, especialmente quando há muito conteúdo a ser criado. “Acho que podemos aproveitar essa ferramenta apenas iniciando a criatividade. É perfeito para nos ajudar a quebrar o bloqueio do escritor, porque assim que começamos a ver as palavras em uma página, nossa mente começa a correr. É essencialmente para isso que a IA é útil agora, hoje.”
Em 2023, haverá alguns avanços devido a mais investimentos em software e aprendizado de máquina. Haverá melhorias no processamento de linguagem natural e outros fatores e, no futuro, veremos uma IA que produz um ótimo conteúdo que só precisamos garantir ou editar com qualidade e gastar apenas alguns minutos.
Apesar das melhorias, Santos acredita que “será raro encontrar uma IA capaz de escrever um post de blog inteiro do início ao fim que seja perfeito. Ainda estamos a vários anos de distância disso. Em 2023, a IA será usada para ajudar a gerar algumas das primeiras peças ou ajudá-lo a terminar uma peça, mas ainda é essencial para um ser humano lá.”
4. Conteúdo de formato longo e vídeo ao vivo
Muitos profissionais de marketing confiam e preferem conteúdo de curto prazo para atrair e engajar. Mas ignorar o conteúdo de formato mais longo seria um erro.
O conteúdo de formato longo, como blogs, ebooks ou webinars, não é apenas ótimo para SEO , mas também é eficaz na construção de backlinks – com postagens com mais de 3.000 palavras obtendo 77% mais backlinks, de acordo com um estudo da Backlinko .
Mas e os vídeos longos? De acordo com um executivo sênior do Google , acredita-se que 40% dos jovens agora usam o TikTok e o Instagram como uma forma de procurar lugares para almoçar, em vez de usar uma pesquisa no Google Maps. Portanto, criar vídeos que mostrem lugares pode ajudar a engajar e direcionar as pessoas ao seu site ou marca.
Battisby também vê as empresas obtendo grande sucesso com vídeos longos no LinkedIn. “Vimos o LinkedIn Live nos últimos anos e, como ferramenta, está ficando cada vez melhor. Está se tornando mais fácil e acessível entrar ao vivo no LinkedIn e hospedar webinars profissionais e conversas dentro da plataforma.”
Há também conteúdo de áudio como podcasts. Esse formato teve um aumento de popularidade nos últimos anos, com o Podnews relatando que a receita de podcast nos EUA cresceu para quase US$ 1,5 bilhão em 2021, com 38% dos ouvintes mensais nos EUA, contra apenas 14% na década anterior, em 2012.
O aumento da pesquisa por voz e da propriedade de dispositivos inteligentes como Alexa e Homey e o aplicativo social Clubhouse (baseado em voz) só aumentará o número de pessoas que ouvem conteúdo de áudio. As marcas devem aproveitar a tendência para ver se seu conteúdo repercute nesses canais.
Resumo das tendências de marketing de conteúdo para 2023
O conteúdo é um meio valioso para qualquer empresa – grande ou pequena. A chave é entender seu público e usar todas as ferramentas disponíveis para criar conteúdo relevante e útil para seu público.
Use essas principais tendências para 2023 para gerar ideias de conteúdo , criar estratégias e otimizar seu marketing de conteúdo para alcançar as pessoas certas nos canais certos. Experimente, seja criativo e seja corajoso em 2023 para turbinar seu marketing de conteúdo.