7 Dicas para Melhorar suas Habilidades de CopyWriting
Escrever uma cópia brilhante permitirá que você construa um relacionamento melhor com seu público e, como essa é uma parte essencial para incentivar um fluxo pelo funil até a conversão, você deve ter certeza de que está fazendo tudo certo.
1. Encha sua mente com pesquisas
Todos nós já ouvimos a frase: ‘não é o que você sabe, mas quem você conhece’ bem, isso não se aplica necessariamente ao criar uma boa cópia. Aqui está o porquê:
Quanto mais informações você tiver em mãos ao escrever, mais ideias poderá explorar, portanto, reserve bastante tempo para realizar pesquisas e aprender o máximo possível sobre o maior número possível de tópicos relevantes. Para citar o ‘Pai da Publicidade’, David Ogilvy ;
“Encha sua mente consciente com informações para que você sempre tenha muito material para trabalhar.”
Aprofundar-se em fontes valiosas de informações permitirá que você declare fatos importantes com confiança, forme opiniões mais fortes e ofereça melhores soluções em sua redação. O que todo mundo está dizendo sobre um determinado assunto? Como eles apresentam essas ideias? Você concorda? Ou discorda? Existe outro gancho da história para enfrentar? Deixe tudo sair em sua escrita.
2. Escreva para seu(s) leitor(es)
Por mais simples que pareça, nunca é demais enfatizar o quão importante é realmente conhecer seu público e envolvê-lo em sua copy. Quem são as pessoas que usam seu site, produtos e serviços? O que importa (ou não) para eles? Por que essas pessoas usam sua marca? Quais são seus bugbears? Pense como eles pensariam e escreva como eles escreveriam.
Vou tocar a trombeta do Browser Media aqui (e com bastante orgulho também), mas nossa página sobre está fazendo exatamente isso – confira a cópia que usamos nesta frase introdutória, por exemplo:
“Existimos para ajudá-lo a atrair mais tráfego direcionado para o seu site e fazer com que esse site trabalhe mais para atender aos seus objetivos de negócios.”
Agora compare com uma alternativa genérica do snoozefest:
“Ajudamos as marcas a atrair mais tráfego direcionado para seus sites e fazer com que esses sites trabalhem mais para atingir os objetivos de negócios.”
…Você vê o que fizemos lá?
3. Escreva por você
Para se destacar no mar da concorrência, você precisará demonstrar muita personalidade em sua escrita, então expresse suas ideias deslumbrantes de uma maneira tão única quanto sua marca.
Convocar uma variedade de escritores é uma boa maneira de adicionar bastante sabor à mistura – desde que todos estejam trabalhando em um estilo que se encaixe nos valores de sua empresa e atenda às necessidades de seu público.
4. Quebre grandes pedaços de texto
A maioria dos seus leitores não está realmente lendo – de acordo com um estudo do grupo Nielsen Norman, 79% estão simplesmente folheando o conteúdo de uma página e apenas 16% realmente lerão cada palavra (vocês são os melhores, pessoal ).
Hoje, os períodos de atenção são mais curtos do que nunca, e a criação de uma cópia atraente exige que você faça uma cópia pequena e escaneável para que seu público possa entender instantaneamente a essência do que está sendo dito.
Veja como chamar a atenção desses skimmers :
- Use listas com marcadores ou numeradas
- Citações de recuo e pontos de ação principais
- Inclua títulos e subtítulos
- Varie o estilo sempre que necessário com negrito, itálico, sublinhado
- Mantenha parágrafos e frases curtas e doces
Não é fácil escrever uma cópia verdadeiramente atraente, mas há grandes recompensas em acertar. Portanto, torne-o controverso, inclua alguns recursos visuais e realmente procure apertar os botões do seu público.
5. Dê um propósito ao seu conteúdo
Não vá criando conteúdo por causa do conteúdo. Esses dias estão bem e verdadeiramente acabados. Sim – é útil ter uma enorme biblioteca de conteúdo para o seu público navegar, mas cada parte desse conteúdo deve ser escrita com um propósito e se encaixar no plano de marketing de conteúdo mais amplo.
Antes de publicar em qualquer cópia, verifique duas vezes e três vezes se ela funciona para atender a esta conta:
- Envolve seu público
- Constrói alguma confiança
- Incentiva o movimento em direção à conversão
A falha em atender a esses três requisitos básicos coloca você em risco de criar uma carga de conteúdo medíocre. E isso não ajudará em nada a atingir seus objetivos de longo prazo.
6. Faça as manchetes
Estudos recentes revelaram que cerca de 60% dos links são compartilhados nas mídias sociais sem nunca serem clicados (mãos ao alto – de quem é a culpa?!). É claro que queremos que as pessoas cliquem em nosso conteúdo, leiam e compartilhem, mas estatísticas como essas realmente destacam o papel significativo desempenhado apenas pelo título – ele precisa vender sua história.
Essa teoria remonta a dias anteriores à enxurrada de conteúdo online e mídia social. As lendas do copywriting realmente dedicaram capítulos – até livros – à arte de escrever o título perfeito. Para fazer referência a Ogilvy mais uma vez;
“Cinco vezes mais pessoas leem a manchete do que o texto do corpo. Depois de escrever o título, você gastou oitenta centavos de seu dólar.”
Acima de tudo, as manchetes do estilo clickbait-y têm seu tempo e lugar , mas essa tática fará muito pouco para ajudar a atingir metas de longo prazo. Se você está sem um bom título, então trabalhe de trás para frente – escreva todo o seu conteúdo primeiro e então use isso para desenvolver o título final. Daí porque essa é a penúltima dica.
7. Aponte tudo isso para uma chamada à ação
Não faz sentido passar horas escrevendo e compartilhando todo esse conteúdo incrível, se isso deixar seus leitores em apuros.
Completar com uma boa frase de chamariz (CTA) é essencial para o sucesso de seu copywriting, mas isso não é uma deixa para começar a apertar um grande botão ‘compre agora’ no final de tudo que você publica, então dê uma olhada em nosso melhor Guia CTA se você quiser algumas dicas úteis.