20 erros comuns de copywriting que a maioria dos novos escritores comete

Se você vai começar a escrever direitos autorais como uma carreira ou um negócio paralelo, você vai querer evitar esses erros comuns de direitos autorais.

Copywriting é uma forma comum de ganhar dinheiro na nova economia digital. Os profissionais de marketing precisam de redatores para ajudá-los a criar tudo, desde anúncios a postagens de blog. O marketing de conteúdo é uma indústria em rápido crescimento que requer escritores qualificados para avançar.

Curso de CopyWriting – Aprenda Como Escrever Textos Persuasivos

No entanto, existem alguns erros comuns de direitos autorais que os novos escritores costumam cometer. Se você está apenas começando a escrever uma cópia para clientes em potencial, vai querer evitá-los.

0 seconds of 0 secondsVolume 0%

This ad will end in 10

Ao aprender esses erros comuns de copywriting e como evitá-los, você pode impressionar seus clientes em potencial e construir um sólido negócio de copywriting.

Como evitar 20 erros comuns de copywriting

Se você tem um forte domínio da gramática inglesa e a capacidade de se comunicar bem por meio de palavras, pode criar uma carreira lucrativa com direitos autorais. No entanto, a maioria dos novos redatores é culpada de alguns erros comuns.

about:blank

Uma maneira de se estabelecer como um escritor habilidoso é aprender a identificar e evitar esses erros. Aqui estão os 20 erros mais comuns de copywriting. Evite-os se quiser aprender como se tornar um redator .

1. Escrevendo para você mesmo, não para seu público-alvo 

Muitos novos escritores escrevem de uma maneira que faz sentido para eles mesmos como leitores. A Forbes  adverte que este é um dos maiores erros de copywriting, porque não atende às necessidades do seu mercado-alvo. 

Para que seu copywriting seja eficaz, ele precisa ser uma cópia atraente, mas precisa ser atraente para o seu público. Para corrigir esse erro, dedique algum tempo para conhecer seu público e o que os motiva e, em seguida, escreva para essas necessidades.

Um escritor que comete esse erro pode dizer:

  • Acho que é sempre melhor escolher uma cor que combine bem com o seu piso.

Para atingir um público-alvo, você pode dizer:

  • Para fazer sua casa parecer unida, escolha uma cor que combine bem com o seu piso. 

No segundo exemplo, a copy é sobre o leitor, não sobre o escritor, e isso a torna mais atraente, mesmo quando diz a mesma coisa.

2. Escrever muito formalmente

Escrever para a web não deve ser excessivamente formal, e este é um problema comum com novos escritores, especialmente se eles acabaram de sair da escola e estão acostumados a escrever artigos. O copywriting da Web é conversacional e uma boa copy será lida quase como se você estivesse falando com o leitor.

Esse problema é difícil de superar porque os proprietários de empresas desejam que sua cópia pareça profissional. Você deve aprender a encontrar um equilíbrio entre a escrita casual que flui bem e a escrita que é muito casual e parece pouco profissional.

Inserir algumas frases de conversação na cópia pode ajudar. Por exemplo, se você disser:

  • O verdadeiro problema para os consumidores de hoje é o excesso de anúncios que prometem o que não podem cumprir.

Parece bastante formal. Simplesmente inserindo “você vê” e alterando não pode para não pode, você o torna mais coloquial, como em:

  • Veja bem, o verdadeiro problema para os consumidores de hoje são muitos anúncios que prometem o que não podem cumprir.

3. Capturando o tom errado

O tom de uma escrita é a sua emoção. Cada empresa para a qual você escreve terá um tom específico para o qual está se alinhando com suas mensagens de vendas. Você deve ser capaz de capturar esse tom e permanecer consistente em sua escrita.

Por que o tom é tão importante? Ele prepara o terreno para o relacionamento com o mercado-alvo. Se você alternar entre diferentes tons, seu leitor irá apertar o botão “cancelar inscrição” muito rapidamente, e sua cópia irá cair.

Exemplos de tom são difíceis de compartilhar, pois variam muito de um projeto para o outro, mas a melhor maneira de evitar esse erro é estudar a cópia anterior para um determinado cliente. Use isso como ponto de partida para o tom que você usa para sua nova cópia.

4. Fazendo suposições sobre seu público

Ao escrever uma cópia de vendas para uma empresa, não faça suposições sobre o leitor. Embora você precise considerar a persona do comprador que seu cliente fornece, lembre-se de que alguns leitores não se encaixam nela. 

É difícil encontrar o equilíbrio entre alcançar a persona do comprador e não fazer suposições. Uma maneira de fazer isso é usar palavras como “talvez” ou “se” em sua escrita.

Por exemplo, se você estiver comercializando um produto projetado para ajudar a acalmar bebês agitados, poderá dizer:

  • Quando seu bebê está chorando e você não sabe o que fazer, experimente nosso produto.

No entanto, isso pressupõe que o bebê esteja chorando e os novos pais não saibam o que fazer. Em vez disso, você pode alterá-lo ligeiramente para dizer:

  • Se seu bebê está chorando e você não sabe o que fazer, experimente nosso produto.

5. Usando muito jargão

Usando muito jargão
Muito jargão em uma cópia pode perder a atenção do leitor

À medida que você conhece seu tópico e a empresa para a qual está escrevendo, pode começar a absorver alguns jargões do setor. Acrônimos e abreviações parecerão comuns para você e farão parte da sua escrita. No entanto, se muito jargão entrar em uma cópia, você perderá a atenção do leitor.

Esse erro é desafiador porque você precisa soar bem informado sobre o assunto e usar os termos certos para chamar a atenção dos mecanismos de pesquisa, mas também precisa atingir seu público com eficácia. Então, como você pode atingir esse equilíbrio?

Um redator profissional aprenderá como definir o jargão enquanto escreve. Uma boa  regra prática  é não mais do que um termo técnico para cada dez palavras do texto. Por exemplo, você poderia dizer:

  •  Com minha experiência em SEO, você pode otimizar seu site.

Embora isso possa fazer sentido para alguém que é um profissional de marketing de SEO, pode ser um fracasso para outros leitores. Em vez disso, você poderia dizer:

  • Com minha experiência em SEO, você pode obter mais tráfego de pesquisa em seu site.

Você ainda usa uma palavra de jargão, SEO, mas capturou o que o leitor deseja, mais tráfego de pesquisa, no restante da frase.

6. Escrever sobre recursos, não benefícios

Nas mensagens de marketing, seu objetivo é ajudar o leitor a fazer uma compra ou realizar uma ação para sua empresa. Embora a descrição de todos os recursos de um produto ou serviço possa parecer uma boa ideia, na verdade não dá certo.

Os leitores precisam conhecer os recursos de um produto, mas também precisam saber como esses recursos os beneficiam. Isso é conhecido como redação de benefícios e é um componente-chave da redação de vendas bem-sucedida.

Por exemplo, se você estiver escrevendo apenas sobre recursos, poderá dizer:

  • O sofá é feito de couro macio e de cor neutra.

Se você mudar isso para redação de benefícios, você diria:

  • O couro macio e de cor neutra do sofá oferece uma superfície fácil de limpar que combina com qualquer cômodo da sua casa.

7. Usando palavras ou frases clichês

Quase todo escritor profissional tem algumas palavras ou frases que usa com muita frequência. Se você não tomar cuidado para evitar esse erro, sua escrita pode ficar entediante. 

Para evitar esse erro, leia seus trabalhos e veja se você percebe alguma frase usada repetidamente. Pegue um dicionário de sinônimos para mudar sua escrita e torná-la mais envolvente.

Por exemplo, se você estiver usando a conjunção porque está com muita frequência em sua escrita, pode fazer uma troca. Em vez de escrever:

  • Este sofá é ideal para casas com crianças porque é muito fácil de limpar.

Você poderia escrever:

  • Famílias com crianças adoram este sofá devido à sua superfície limpa.

8. Tentar muito vender

Sim, a maioria dos textos de marketing on-line é uma cópia de vendas, mas as páginas da web com foco muito pesado nas vendas vão cair. Seus leitores sabem que seu cliente está tentando ganhar dinheiro e vender produtos ou serviços. Eles não precisam que você empurre isso para eles.

Para corrigir isso, tente contar uma história sobre um produto em sua escrita, em vez de simplesmente tentar vendê-lo. Torne sua linguagem atraente para que o leitor queira o que seu cliente tem, sem mandá-lo diretamente comprar.

Uma maneira de fazer isso é usar depoimentos em sua escrita. Deixe os clientes satisfeitos dizerem aos leitores por que eles querem os produtos de seu cliente e você achará sua cópia mais eficaz.

Dito isso, lembre-se de incluir um forte apelo à ação no final do seu conteúdo.

9. Escrever títulos e subtítulos fracos

Ao escrever para a web, você escreverá com muitos títulos e subtítulos. Na verdade, muitos modelos de cliente mostrarão exatamente quanta cópia você pode ter entre cada cabeçalho. Como você escreverá muitos deles, você deve fazê-los contar.

Títulos e subtítulos precisam ser específicos, conter palavras otimizadas e fornecer ao leitor um resumo básico do conteúdo. Use declarações completas e escreva, para que mostrem um benefício. Os leitores vão escanear esses cabeçalhos e decidir se querem continuar lendo a página, então eles devem chamar a atenção.

Aqui está um exemplo de um título fraco:

  • A importância de escrever títulos fortes

Embora isso seja claro no que está dizendo, é chato e não chama a atenção. Você poderia dizer a mesma coisa de uma maneira melhor assim:

  • 5 etapas acionáveis ​​para escrever títulos eficazes

Isso mostra ao leitor o que você vai ensinar no artigo ou nos parágrafos seguintes.

10. Fazendo reivindicações sem provas

Se você estiver escrevendo um artigo que faz afirmações sobre um produto ou pesquisa científica, faça backup. Estudos científicos, testemunhos de clientes e estatísticas relevantes podem provar sua afirmação.

Não diga apenas aos seus leitores que sua vitamina é melhor que a da concorrência. Diga a eles quanto mais minerais solúveis ele contém ou que estudo científico respalda sua afirmação. 

Para corrigir esse erro, examine sua cópia e reescreva-a se achar que ela está cheia de alegações sem nenhuma evidência real.

11. Criando Frases Longas

Wordiness fere sua clareza, especialmente com a escrita baseada na web. Frases com muitos advérbios ou frases floreadas ficarão aquém.

Lembre-se, o copywriting do site não é o lugar para exibir um vocabulário extenso. Escritores habilidosos podem escrever de forma concisa, e é isso que você deseja transmitir.

Assim, ao invés de dizer:

  • Quando você se inscreve em nosso serviço excepcional e útil, pode ter certeza de que forneceremos ajuda de alta qualidade que lhe dará tranquilidade a cada passo do caminho.

Você poderia dizer:

  • Quando você se torna um cliente, pode confiar na qualidade do serviço que prestamos.

Em copywriting para a web, menos é mais. Leia nosso guia para melhorar sua pontuação de legibilidade .

12. Cometendo erros de gramática e ortografia

Todo escritor cometerá erros ocasionais de gramática e ortografia, mas você precisa ter cuidado para que sua escrita seja limpa. Use uma ferramenta como Grammarly para verificar erros que você pode não ter visto.

Leia nossa análise do Grammarly .

Nunca envie um projeto sem antes revisá-lo. Uma página de destino ou página inicial com um erro de digitação flagrante fará com que seu cliente pareça pouco profissional e você não terá negócios repetidos.

Aqui está um exemplo de como é fácil cometer um erro gramatical sem perceber:

  • Você vai querer entrar neste negócio.

Nesta frase, “seu” está incorreto porque você quer dizer “você é”, então você deve usar a contração, como em:

  • Você vai querer entrar nesse negócio.

13. Apresentando uma Fraca Chamada à Ação

Na copy de marcação, a call to action, ou CTA, é uma das partes mais importantes da peça. Ele diz ao leitor qual ação tomar depois de ler a cópia.

No entanto, muitos escritores não têm certeza de como fazer um CTA eficaz. Ele precisa criar um senso de urgência e dizer claramente ao leitor o que fazer.

Aqui está um exemplo de um CTA fraco:

  • Inscreva-se em nosso boletim informativo hoje.

Embora isso diga ao leitor o que fazer, não dá a ele um motivo convincente para realizar a ação. Em vez disso, você poderia escrever:

  • Assine nossa newsletter hoje e receba um cupom de 30% de desconto no seu próximo pedido. Não espere, esta oferta é válida apenas para hoje.

14. Ignorando o Design da Página

A experiência do usuário é a chave para um marketing on-line eficaz, e isso significa que sua redação precisa funcionar com o design da página. Sempre que possível, obtenha uma imagem de seu cliente do layout da página, para que você possa ajustar sua cópia aos pedaços de espaço projetados para ela.

No entanto, pode haver momentos em que essas informações não estejam disponíveis. Nesse caso, use títulos, marcadores e frases curtas para escrever com design em mente. 

Este é um erro do qual é difícil mostrar exemplos, mas em sua cópia, lembre-se da aparência da página para evitar esse problema.

15. Copiar as Obras de Outros

O plágio é sempre um problema, especialmente em copywriting online. É muito tentador abrir um site e pegar as ideias de outra pessoa. Embora você deva fazer sua pesquisa, faça sua própria cópia.

Evitar o plágio é vital porque copiar o trabalho de outra pessoa é ilegal. Não apenas isso, mas também faz com que seu cliente pareça ruim quando sua cópia é idêntica ou semelhante a outro cliente.

Para evitar esse erro, crie seu próprio trabalho com suas próprias ideias e o tom exclusivo de seu cliente. Se você puxar a pesquisa de outra fonte, cite-a para mostrar que não é sua ideia original.

16. Escrever é muito genérico

Este é um erro comum com novos redatores porque eles não dedicam tempo para se aprofundar e conhecer seus clientes. Copywriting genérico é fraco. Não transmite significado e valor.

Em vez disso, certifique-se de conhecer o cliente para o qual está escrevendo por dentro e por fora. Determine seus diferenciais e coloque isso em sua escrita.

Aqui está um exemplo de uma frase genérica:

  • Ajudamos você a economizar dinheiro com um marketing mais eficaz.
  • Em vez disso, diga como e por que você ajuda o leitor a economizar dizendo:
  • Ajudamos você a otimizar seu orçamento por meio de SEO eficaz, geração de leads comprovada e cópia de marketing eficaz.

17. Não Oferecer Credibilidade

Qualquer um pode criar uma cópia online. Os visitantes da Internet sabem disso. Eles querem ver que você é um especialista. 

Além de apoiar suas afirmações com provas, como depoimentos ou pesquisas científicas, escreva com ar de autoridade. Mostre as credenciais do cliente quando apropriado. Mostre por que o leitor deve confiar no que você diz.

Aqui está um exemplo de escrita genérica que não é confiável:

  • Nós vamos ajudá-lo a perder peso.

Em vez disso, mostre uma foto antes e depois e diga:

  • Confira essas histórias de nossos clientes e clique aqui para saber como você pode ter resultados semelhantes.

18. Usando palavras brandas e sem sentido

Algumas palavras na língua inglesa são pouco mais do que preenchimento. Quando possível, evite usar estes:

  • Muito
  • Apenas
  • Mesmo
  • Incrível
  • Bastante
  • Totalmente
  • Literalmente
  • Em ordem de
  • De repente
  • Curti
  • Absolutamente

Se você realmente precisa de uma dessas palavras, considere uma alternativa mais forte. 

Por exemplo, em vez de dizer:

  • Assim como dissemos, é muito importante conhecer o seu público.

Você poderia dizer:

  • Como mencionamos, conhecer seu público é importante.

O segundo exemplo diz a mesma coisa, mas com muito menos palavras. 

19. Não ter nenhum problema para resolver

Na maioria dos textos online, o objetivo é levar o leitor a realizar uma ação. Para fazer isso, você deve ter um problema que possa resolver.

Você não pode presumir que seu público saberá qual é esse problema. Em sua cópia, você deve delinear claramente o problema que espera ajudá-los a resolver ao longo de sua redação ou com o produto que você oferece.

Aqui está um CTA que ignora o problema:

  • Compre seu guia de marketing hoje.

Aqui está com o problema adicionado em:

  • Pegue nosso guia de marketing para ajudá-lo a escrever uma cópia de marketing limpa e eficaz.

20. Usando muitos modificadores

Adjetivos e advérbios têm seu lugar, mas são facilmente usados ​​em demasia. Se você usar um adjetivo ou advérbio em sua frase, verifique se ele é necessário para direcionar o conteúdo.

Se você depender muito de modificadores, sua cópia se tornará prolixo. Você pode perder os detalhes do que está dizendo para todas as palavras extras.

Aqui está um exemplo de uma frase com muitos modificadores:

  • Adicione este lindo e confortável sofá de couro à sua sala de estar para ter um lugar confortável para se sentar com um visual único, mas neutro, que combina com o estilo da sua sala de estar.   

Esta frase tem seis modificadores. Você pode dizer a mesma coisa com menos palavras desta maneira:

  • Este atraente sofá de couro tem uma cor neutra para combinar com a maioria dos estilos de sala de estar.

Uma palavra final sobre erros comuns de copywriting

Copywriting é uma opção lucrativa para ganhar algum dinheiro extra ou para criar uma renda total. No entanto, muitos novos redatores são vítimas de erros comuns.

Se você quer se destacar da multidão, aprenda a evitar esses erros em sua escrita. Isso tornará sua escrita mais forte e aumentará suas chances de conseguir um bom trabalho.

À medida que você constrói sua carreira de redator, reserve um tempo para estudar esses erros comuns. Aprenda a evitá-los e sua escrita será excelente.

Facebook Comments Box