7 maneiras táticas que toda empresa pode usar o marketing local para vender mais
O marketing baseado em localização faz parte do nosso dia a dia como consumidores.
Mesmo quando não estamos procurando especificamente por um provedor de serviços perto de nós ou por um produto na Macy’s local, os mecanismos de busca ainda compartilharão resultados locais relevantes conosco de qualquer maneira.
Como proprietário de uma empresa, você deve capitalizar isso – mesmo quando estiver longe, muito longe.
O que é Marketing Local?
Marketing local –– também conhecido como “marketing baseado em localização” e “marketing de bairro” –– é o processo de otimização de seu site e publicidade online para ajudar a direcionar o tráfego de pedestres e a conscientização em regiões localizadas.
Esse tipo de marketing visa especificamente clientes em potencial na comunidade de uma loja física.
Por que esse tipo de marketing decolou recentemente? Por uma razão especificamente:
O algoritmo do Google usa a localização de um pesquisador para atender empresas locais relevantes.
Isso significa que sua empresa tem mais oportunidades de superar concorrentes não locais por meio de SEO local.
O marketing local aproveita isso, fornecendo ferramentas, táticas e estratégias para facilitar a conversão desse tráfego local em vendas , seja online ou pessoalmente.
O bom é que há uma tonelada de aplicativos e ferramentas de software que ajudam as empresas locais a comercializar para seus clientes melhor do que nunca.
Por exemplo, o GoSite é uma solução SaaS de serviço completo fundada em 2013 que auxilia as empresas em tudo, desde gerenciamento de reputação, reservas e agendamentos, SEO local e até desenvolvimento de sites.
É mais fácil do que nunca aproveitar a tecnologia, construir sua presença online e alcançar seus clientes locais em grande escala.
Quem pode se beneficiar do marketing local?
Marcas de todos os tamanhos podem se beneficiar do marketing local.
Isso ocorre porque o marketing local não é apenas marcar algumas palavras-chave específicas do local nas descrições de seus produtos e encerrar o dia. Trata-se de adotar uma abordagem mais direcionada ao seu público e fazê-lo de uma maneira que pareça mais pessoal.
Tanto os consumidores quanto os mecanismos de pesquisa são muito a favor do marketing hiperlocalizado, então agora é a hora de fazê-lo funcionar para sua marca.
Aqui estão 7 maneiras de “localizar” seu site e consequentemente aumentar as conversões, mesmo quando você não mora perto deles.
1. Repense seus valores
Qual você acha que é a principal diferença entre como grandes corporações são percebidas em oposição a empresas menores?
De acordo com Wesley Young, os consumidores acreditam que as empresas menores são mais conhecidas pela qualidade, personalização e confiabilidade.
Ele cita um relatório da Yodle que mostra que existem apenas duas áreas em que a percepção do cliente favorece as redes nacionais em detrimento de pequenas empresas locais:
- Estabilidade
- Preços
Mesmo que seu objetivo não seja atingir um público-alvo em uma região geográfica específica, convém mudar os valores de sua empresa para parecer mais uma marca confiável.
Então o que você pode fazer?
Bem, você pode dar uma olhada em sua marca para começar; especificamente, quão amigável, relacionável e conversacional sua mensagem soa?
As empresas locais lembram que estão atendendo às pessoas; cadeias nacionais muitas vezes podem se perder nos números.
Ao adotar essa abordagem mais pessoal com suas mensagens e estilo –– em todos os canais –– você pode melhorar a percepção de sua marca.
Vejamos um exemplo.
Texas Focus de Tyler
A Tyler’s há muito é uma loja popular de camisetas para estudantes da Universidade do Texas. Localizado em The Drag (Rua Guadalupe para não Longhorns), gerações de texanos de todas as faixas etárias entraram e compraram da marca amada.
Mas a Tyler’s precisava ir além de suas raízes em Austin para desenvolver uma marca maior nos Estados Unidos –– e manter contato com clientes fiéis que já deixaram seu estado natal.
Foi quando eles lançaram sua loja online –– e também expandiram seu catálogo de produtos.
Hoje, a Tyler’s não vende mais apenas camisetas. Você pode encontrar uma variedade de itens de produtos na loja e online.
E para manter sua vibração local –– e confiança –– intacta, eles se certificaram de que seu site remetesse à sua lealdade ao Texas.
Vamos detalhar como eles fazem isso em sua página inicial:
2. Otimize seu site com as palavras-chave certas
Digamos que você precise de um novo contador.
Como consumidor, como você faria para encontrá-los no Google?
Provavelmente, você está usando o nome de uma cidade, mesmo que a localização dela (ou a sua) não importe necessariamente.
Mas adicionar palavras-chave hiperlocais ao conteúdo do seu site de negócios pode ser difícil se você não estiver buscando um público local para você.
Se você é uma marca nacional, isso não pode prejudicar o seu negócio?
Ou, pior, arruinar a qualidade do conteúdo do seu site inserindo muitas palavras-chave locais na cópia ?
Não necessariamente.
Existem algumas opções a serem consideradas com base no tipo de empresa e site que você oferece. Rand Fishkin, da Moz, fez um ótimo resumo sobre como encontrar o tipo certo de palavras-chave hiperlocais para o seu site.
Aqui estão suas três sugestões:
1. “Use dados de palavra-chave para regiões maiores e semelhantes.”
Embora esta seja uma ótima sugestão para empresas menores que desejam atingir áreas metropolitanas maiores e os subúrbios vizinhos, isso ainda não resolve o problema enfrentado pelas marcas nacionais.
A melhor maneira de contornar isso?
Crie páginas e postagens específicas de localização e, em seguida, centralize-as em palavras-chave regionais mais expansivas.
Por exemplo, digamos que sua empresa tenha uma localização no King of Prussia Mall. Mas segmentar uma página inteira para residentes do rei da Prússia não faria sentido, já que pessoas de toda a região da Pensilvânia/Nova Jersey/Delaware viajam até lá para fazer compras.
Então, em vez disso, você direciona a página para a área da Grande Filadélfia.
Em outras palavras, crie páginas de categoria comercializadas com produtos e conteúdo locais para atingir seus consumidores locais.
Lembra da página inicial do Tyler acima? Vamos ampliar suas coleções para que você possa ver como uma marca agora nacional atinge seu estado e cidade natal.
2. “Deixe o Google sugerir ajuda automaticamente.”
Existem várias ferramentas que você pode usar para criar palavras-chave de cauda longa para o seu site. Moz tem um deles. O KWFinder é outra boa opção.
Se você ainda não está fazendo isso, você realmente deveria. À medida que mais usuários recorrem a dispositivos móveis e pesquisas ativadas por voz para interagir com a Web, os termos de pesquisa soarão mais como frases naturais que você ouviria em uma conversa, e não como termos formais que aplicaríamos a nossas marcas ou produtos.
Palavras-chave de cauda longa são a solução.
Como diz Fishkin, a sugestão automática do Google pode ser muito útil nesse sentido.
Basta digitar o tipo de empresa, oferta de serviço, nome do produto ou outro rótulo descritivo pelo qual deseja que as pessoas o encontrem. Em seguida, inclua uma palavra-chave hiperlocal. Voilá!
O Google fornecerá a você outras frases com as quais os usuários encontraram resultados relacionados (ou talvez melhores).
Se você pode fazer qualquer um deles funcionar para sua marca, por favor, prenda-os!
Dica Profissional
Melhor ainda, é teorizado (porque apenas o Google sabe ao certo como os algoritmos do Google funcionam) que os algoritmos do Google usam clusters de palavras-chave para oferecer o melhor conteúdo.
Em vez de mostrar resultados apenas para “dachshunds”, por exemplo, a plataforma também mostrará resultados para “cachorro weiner” – porque agora sabe que esses dois resultados estão altamente relacionados e, portanto, formam um agrupamento de palavras.
Quanto mais grupos de palavras você puder abordar em uma única página, melhores serão suas chances de classificação.
O truque do Google acima ajuda você a entender quais outras palavras-chave formam o cluster específico dessa pesquisa. Use tantos deles quanto for natural.
3. “Use sugestões de SERP lexicais ou relacionadas.”
Esta última sugestão tem mais a ver com encontrar palavras-chave descritivas que pintem sua oferta de uma forma mais relevante para os consumidores (é toda aquela tentativa de parecer mais íntimo e local novamente).
Para este, Wesley Young teve um exemplo interessante que demonstra muito bem como elaborar essas palavras-chave de relacionamento:
“POR EXEMPLO, PARA OS RESULTADOS DA PESQUISA DE ‘REMODELAÇÃO DE COZINHA’, INCLUA NA DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO TERMOS COMO ‘PROJETOS PERSONALIZADOS’, ‘PEDRA CORTADA À MÃO’, ‘REMODELAÇÃO DE QUALIDADE’ OU OUTROS TERMOS QUE LEMBREM O CONSUMIDOR QUE OFERECER QUALIDADE É UM FATOR IMPORTANTE FATOR AO AVALIAR UM NEGÓCIO”.
Em outras palavras, reforce seu conteúdo com termos que lembrem os visitantes da dedicação local de sua marca à qualidade e ao serviço.
3. Envolva-se com os locais nas redes sociais
Hoje em dia é muito fácil conectar-se com pessoas nas mídias sociais com base em sua localização física.
Construir uma presença social para sua empresa local começa com o Google Meu Negócio (GMB). As classificações do mapa local geralmente são exibidas acima dos resultados da pesquisa orgânica. As pequenas empresas podem obter classificações de mapa mais altas publicando conteúdo de forma consistente no GMB e sendo listadas em outros diretórios de negócios on-line.
Apenas lembre-se de que este não é o lugar para forçar sua venda. Você está lá para criar engajamentos genuínos e aumentar o reconhecimento de sua marca por meio dessas interações.
De acordo com a Hootsuite, 48% dos consumidores americanos se envolveram com marcas nas mídias sociais.
Um dos maiores impulsionadores dessas interações? Serviço ao cliente.
59% dos entrevistados pela Hootsuite disseram que apreciam a velocidade e a conveniência de usar a mídia social como plataforma de atendimento ao cliente. A JetBlue é sempre um ótimo exemplo disso, pois seu atendimento ao cliente baseado no Twitter é sempre profissional, oportuno e entregue de forma consistente.
Mas essa não é a única maneira de usar uma abordagem mais “local” em seu marketing de mídia social. Você pode mostrar ao seu público seu sabor “local” adicionando informações específicas do local às mídias sociais.
Mesmo que você não possa publicar as informações de contato para cada área que deseja segmentar, pode usar palavras-chave hiperlocais em suas hashtags, biografias e postagens.
Ou simplesmente faça como o Wegman’s faz no Facebook: chame a atenção para as lojas locais e dê a elas uma cara local.
Como você pode ver, não se trata apenas de alcançar os consumidores locais e iniciar uma conversa com eles. É também sobre mostrar áreas específicas que alguns amam também.
Aqui está um exemplo da loja Packed Party , com sede em Austin . Observe como eles identificam sua localização, abordam questões específicas relacionadas à cidade (trânsito, por exemplo), mas também usam hashtags para que um público maior possa encontrar seu conteúdo.
4. Obtenha depoimentos locais
Se você já trabalhou com clientes ou atendeu clientes na área geográfica que deseja atingir, um depoimento ou avaliação deles pode ajudar muito.
No estudo Yodle mencionado acima, 75% dos clientes disseram que confiam fortemente nas avaliações online como fonte para avaliar a qualidade das empresas locais.
Agora, embora essa estatística possa se referir especificamente a empresas locais, as marcas nacionais podem se beneficiar da publicação de avaliações e depoimentos positivos –– junto com a localização dos revisores também.
Aqui está porque eu digo isso:
Em uma pesquisa do Pew Research Center, eles descobriram o seguinte :
- 82% dos adultos nos EUA verificam avaliações online antes de fazer uma compra.
- No entanto, 48% dos entrevistados expressaram falta de confiança na qualidade ou veracidade das avaliações online.
É aqui que as avaliações locais serão úteis.
Os consumidores on-line podem ter dificuldade em confiar nas críticas elogiosas de alguns de seus colegas, mas provavelmente não será o caso se as críticas e depoimentos locais se apresentarem.
Para empresas exclusivamente online, isso pode parecer uma tarefa difícil (já que provavelmente você não encontrará nenhum de seus clientes), mas não é totalmente impossível.
Veja, por exemplo, o que a Asana conseguiu ao entrar em contato com o prefeito de Providence para uma entrevista e um depoimento para sua empresa:
Este exemplo é particularmente bom porque eles conseguiram combinar dois tipos de depoimentos de clientes aqui.
Por um lado, este é um exemplo claro de como sua ferramenta de gerenciamento de projetos ajudou um conhecido morador local. Em segundo lugar, essa também é uma forma de marketing de influenciadores, pois eles puderam entrevistar um influenciador local que adorou seus negócios.
E aqui está como um varejista online segue uma estratégia semelhante. Ao destacar o trabalho de organizações locais que também combinam com os valores e a missão da marca, The Mountain escreve postagens de blog que ajudam a vender suas mercadorias e retribuir à área local.
5. Localize seus anúncios
Quando você gasta dinheiro em publicidade, espera um grande retorno.
Claro, marcas nacionais e outras marcas difundidas podem direcionar seus esforços de marketing de saída em torno de certos dados demográficos ou outras características da persona do comprador, mas a geografia… bem, isso é algo que realmente otimizará seu ROI.
Então, veja como você pode localizar seus esforços de marketing pago:
- Se você souber que um evento ou outra atividade está ocorrendo em sua região geográfica segmentada, poderá exibir um anúncio que o mencione de forma improvisada.
- Quanto mais você puder “falar” como os locais ao direcioná-los diretamente, mais receptivos eles serão. Além de usar palavras-chave específicas do local, você também pode usar a linguagem local. Apenas tome cuidado com este, pois alguns consumidores acham o uso excessivo de gírias irritante.No caso de The Yard, eles usaram um estilo especial de escrita que visava tipos locais e criativos da geração do milênio em busca de um espaço de coworking :
- Você também pode querer personalizar ainda mais seus anúncios e criar ofertas específicas para suas regiões –– ofertas que fazem sentido com base no clima, idade média da população, etc.Confira como o NaturallyCurly faz isso com o FrizzForecast . Um consumidor insere seu CEP e agora o NaturallyCurly pode veicular anúncios com base em sua área.<
- O remarketing pode ser uma das maneiras mais sorrateiras de anunciar para seu público, mas com certeza funciona –– se você fizer isso direito. O objetivo do remarketing é obviamente atrair a atenção dos visitantes anteriores enquanto eles viajam pelo resto da web.
Aqui está um exemplo de como o GrubHub fez uso do espaço publicitário em um jornal local como o Philadelphia Metro :
A esmagadora maioria dos consumidores (88%, para ser preciso) deseja que as empresas anunciem descontos especiais e ofertas para seus clientes recorrentes. Portanto, faça valer essas oportunidades pagas.
6. Patrocine um evento local
O marketing tem tudo a ver com manter-se atualizado com o seu público. Mesmo que você não tenha presença física na região-alvo, você ainda pode se envolver na comunidade local.
Agora, se você estiver segmentando uma ampla gama de regiões do país, este pode ficar um pouco caro e trabalhoso.
No entanto, se houver uma ou duas áreas que você deseja atingir com marketing local, dê uma olhada no calendário de eventos locais e veja se você pode fazer um trabalho de patrocínio para sua marca.
Para regiões com grandes eventos locais (como uma feira estadual), você pode servir como patrocinador e aumentar a conscientização dessa forma. Você também pode pesquisar outros assuntos densamente povoados, como equipes esportivas, desfiles e corridas.
Lembre-se das dicas da Marketing Land sobre como escolher um evento local para patrocinar. Em seguida, certifique-se de entender no que está se metendo antes de se comprometer com qualquer um deles.
Para algo menos comprometido, mas que ainda apoie as comunidades locais, você sempre pode blogar sobre eventos locais dentro do contexto do seu negócio e do que você oferece.
Talvez você tenha um serviço ou produto particularmente útil que possa atender a qualquer coisa que esteja na raiz do evento (como uma caminhada para o câncer). Você ajudaria a aumentar a conscientização para a causa, ao mesmo tempo em que daria à sua empresa uma ligação natural.
Di Bruno Bros usa essas duas estratégias incrivelmente bem em seu blog.
Eles organizam eventos em sua loja, usando seus produtos como o propósito por trás de parcerias com outras pessoas e marcas afins, como neste exemplo abaixo, com um amante de queijo que dedicou fundos para transformar a paixão de futuros amantes de queijo em lucrativo empreendimentos.
7. Direcione publicações locais
Já sabemos que aumentando o número de backlinks de alta qualidade para o seu site, você pode consequentemente melhorar o SEO da sua marca e a reputação geral com o seu público.
A maneira como funciona é bastante simples: à medida que domínios mais respeitáveis se vinculam ao seu site, o Google e outros mecanismos de pesquisa consideram seu site (e a marca subjacente) igualmente respeitável.
Um backlink de alta qualidade é basicamente um endosso de uma fonte confiável.
Mas esses links não servem apenas para demonstrar o valor ou o alto perfil do seu site; eles também se destinam a chegar a um público mais novo e maior.
Se você quiser mais tempo face a face com um público local que pode não saber o nome da sua marca, você pode segmentar publicações locais.
A primeira coisa a fazer é encontrar publicações locais alinhadas com seu modelo de negócios. Em seguida, veja se eles estão procurando canais de anúncio, escritores convidados, listagens de empresas ou mesmo se gostariam de escrever sobre sua empresa ou serviço.
Veja abaixo como sites e publicações como a Austin Monthly Magazine incluem links para marcas para seus leitores comprarem.
Ao lançar publicações, identifique um ângulo interessante que atenda aos seus leitores. Por exemplo, Barbon’s Barbershop (um barbeiro local de East Austin), teve sucesso em publicações locais, destacando que eles são uma das únicas barbearias de propriedade de mulheres em Austin.
Palavra final
Quando você está lidando com um público nacional genérico, é fácil se perder em campanhas de marketing chamativas e poderosas que se concentram no “eu, eu, eu”. Mas, como você pode ver, não é isso que seu público deseja.
Se você quer se destacar da concorrência, melhorar as conversões do seu site e desenvolver uma persona mais agradável para a sua marca, você precisa explorar o que torna o marketing local tão eficaz.
Isso significa:
- Criando interações mais autênticas com seu público
- Falando a língua deles
- Encontre-se com eles no local mais conveniente para eles –– nas mídias sociais, em eventos locais e até mesmo nas publicações locais que eles leem.
Não importa o tamanho da sua empresa ou onde reside o seu público-alvo (se houver), os consumidores querem se sentir conectados ao lado “humano” do seu negócio. E o marketing hiperlocal é a maneira de fazer isso.