10 principais métricas de otimização da taxa de conversão + KPIs para criar uma melhor experiência de produto
A otimização da taxa de conversão (CRO) tem tudo a ver com dar aos seus usuários o valor que eles procuram em seu site, compreendendo profundamente seus objetivos, desejos e necessidades.
Acompanhar as métricas CRO e os principais indicadores de desempenho (KPIs) mostra onde os visitantes estão convertendo ou sendo bloqueados em sua página, para que você possa garantir que seu design, mensagens e marketing direcionem os usuários para a conclusão das principais ações de conversão.
Você não pode acompanhar tudo sem perder o foco. Então, quais métricas de conversão e KPIs são os mais importantes para entender a jornada e o caminho de compra de seus clientes?
Nosso guia o guiará pelas 10 métricas essenciais de otimização da taxa de conversão que você precisa acompanhar para se sentir confiante e validar seus esforços de CRO.
10 principais métricas de CRO que você precisa medir para aumentar as conversões do site
Abaixo, listamos as métricas de otimização da taxa de conversão mais importantes que você pode usar para medir e aumentar as conversões.
Antes de verificá-los, lembre-se de que não há dois sites, produtos ou bases de clientes iguais. É fácil cair na armadilha de comparar seus esforços com números do setor que não são necessariamente relevantes para sua organização.
Mantenha o foco em medir as métricas certas para sua empresa: pergunte-se quais métricas se encaixam melhor com seus KPIs gerais e quais metas razoáveis são para você.
Primeiro, exploraremos diferentes tipos de taxas de conversão que você deve acompanhar para melhorar suas práticas recomendadas de CRO . Em seguida, mostraremos outras métricas importantes que você deve acompanhar para criar um excelente programa CRO .
1. Macroconversões
Sua taxa geral de macroconversão informa quantos usuários converteram em seu site, dividindo o número total de conversões pelo número total de visitantes do site.
As macroconversões acontecem quando um usuário conclui uma ação importante de objetivo final. Dependendo do seu setor e objetivos específicos, pode ser uma venda, uma inscrição de produto ou teste ou um formulário de contato preenchido.
2. Microconversões
As microconversões são as etapas menores que os usuários realizam em seu site que os aproximam de metas de conversão maiores. Essas microações incluem usuários que visitam categorias ou páginas de produtos, assistem a um vídeo de demonstração ou adicionam um produto ao carrinho ou à lista de desejos.
O rastreamento de microconversões ajuda as equipes a identificar pontos fracos em seus funis de marketing ou vendas , como páginas em que os usuários desistem, ajudando-os a ver onde estão falhando em envolver os visitantes do site.
O rastreamento de microconversões ajuda você a encontrar e corrigir os elos mais fracos em seu funil, especialmente quando você combina métricas de conversão com insights qualitativos do usuário.
Depois de ter uma noção de suas macro e microconversões, coloque o widget de feedback do Hotjar ou a pesquisa no site nas principais páginas de conversão (como checkout ou páginas de inscrição) e peça aos usuários que compartilhem sua experiência e por que eles converteram ou não. Os dados de voz do cliente (VoC) mostram o que está bloqueando os usuários e ajudam a identificar áreas de melhoria e bugs do site que podem estar afetando negativamente as conversões.
Os widgets de feedback do Hotjar permitem coletar feedback valioso do usuário durante o processo de integração. Fonte: Hotjar See More
3. Retornando conversões de usuários
A métrica do visitante recorrente rastreia os usuários que já visitaram seu site antes e se eles estão convertendo quando retornam. Isso ajuda você a entender o seu sucesso em construir e reter seu público e verificar se você está atendendo às necessidades deles quando eles retornam ao seu site.
Primeiro, use as ferramentas de análise da web para rastrear as métricas de retorno do usuário e entender se você está atraindo visitantes recorrentes ao seu site. Em seguida, assista às gravações de sessão do Hotjar e veja o que seus usuários veem em seu site e o que os fez voltar – para saber o que otimizar.
4. Conversões de formulário
As métricas de conversão de formulário rastreiam quantos usuários preenchem e enviam formulários, por exemplo: assinaturas de boletim informativo ou demonstração ou formulários de contato de notificação que informam aos visitantes quando um produto está de volta ao estoque. É importante ficar por dentro das conversões de formulário, pois elas geralmente indicam o interesse do cliente e preveem futuras macroconversões.
Monitore as taxas de conversão de formulários para ter uma noção geral da eficácia de seus formulários em converter e atrair usuários . Mas, para ir ainda mais fundo, você precisará combinar análises padrão da web com ferramentas como Heatmaps , que mostram exatamente com quais elementos de formulário os usuários interagem versus ignoram. Isso ajuda você a entender como otimizar o design, a cópia e o posicionamento do formulário.
Hotjar Heatmaps rastreiam os principais movimentos em seu site Fonte: Hotjar
5. Conversões de CTA
As métricas de conversão do CTA acompanham a porcentagem de usuários que clicaram diretamente no seu CTA. O rastreamento de conversões de CTA ajuda as equipes a entender se suas chamadas para ação estão fazendo seu trabalho e convencendo os usuários a converter.
Dica profissional: use um mapa de calor de cliques para descobrir se seu CTA está atraindo a atenção de seus usuários ou se outros elementos da página os estão distraindo. Se você achar que os usuários estão clicando em elementos irrelevantes depois de analisar os mapas de calor, faça uma mudança, tornando seu CTA mais proeminente, alterando seu posicionamento ou aumentando a fonte, atraindo mais usuários para a conversão.
6. Taxa de rejeição
Sua taxa de rejeição indica o número de usuários que clicam em seu site e saem antes de realizar qualquer tipo de ação, seja clicando em outra página ou lendo uma postagem no blog. As taxas de rejeição fornecem uma indicação clara se seu site envolve imediatamente seus usuários ou se você precisa fazer melhorias para atender ativamente às suas expectativas e necessidades.
Comece verificando sua taxa de rejeição com um software de análise da web e, em seguida, use ferramentas mais detalhadas, como Hotjar Session Recordings , para ver como os usuários clicam, rolam e navegam em seu site e descobrem rapidamente onde pararam ou o que os fez sair.
Use as gravações de sessão do Hotjar para determinar onde seus usuários estão travando
7. Caminho do usuário
A análise do caminho do usuário é uma representação visual do que acontece quando os visitantes entram ou usam seu site. O rastreamento dos caminhos do usuário mostra se você criou um site intuitivo e fácil de navegar, para que os usuários possam encontrar facilmente o que estão procurando e converter.
Com o Google Analytics , você pode rastrear os caminhos do usuário de um ponto a outro para aprimorar a jornada do usuário em pontos de contato específicos em seu site. Dessa forma, você sabe onde os usuários foram bloqueados em sua jornada e corrige o que não está funcionando, em vez de redesenhar todo o site. Em seguida, aprofunde-se com o Hotjar Surveys para perguntar diretamente aos usuários sobre a experiência do cliente enquanto navegam em seu site para obter informações adicionais não cobertas por dados quantitativos.
8. Pontuação NPS®
Calcule seu Net Promoter Score® pesquisando seus usuários e perguntando a eles qual a probabilidade de recomendarem seu produto ou serviço em uma escala de 0 a 10 . As pontuações do NPS fornecem informações diretas sobre se os clientes estão satisfeitos com seu produto e chamam sua atenção para possíveis melhorias para otimizar suas taxas de conversão para clientes futuros e recorrentes.
Use as pesquisas de NPS da Hotjar para avaliar a satisfação, a lealdade e o entusiasmo do cliente — e use esses insights para gerar conversões e atender melhor às necessidades do usuário.
Pesquisa Hotjar NPS para medir a satisfação do cliente Fonte: Hotjar
9. Clique e role as métricas de profundidade
Os cliques na página e as métricas de profundidade de rolagem informam quantos cliques você gerou por página e a profundidade média de rolagem por usuário. Essas métricas fornecem uma visão geral sólida do envolvimento do usuário com seu site, página por página, e permitem que você avalie o interesse do cliente em seu produto.
Se sua equipe observar uma queda percentual em qualquer uma das métricas, é um bom indicador de que os usuários não estão se sentindo atraídos o suficiente pelo conteúdo de sua página ou se oferecem para saber mais, ou que estão ficando frustrados com a experiência do produto (PX) que você está fornecendo. Este é um grande sinal de alerta de que você precisa otimizar as páginas-chave para evitar a perda de conversões.
Use Hotjar Recordings e Heatmaps para ir além das métricas e visualizar exatamente como os usuários se comportam em seu site, vendo onde eles clicam, até onde eles rolam e se estão clicando com raiva ou dando meia-volta. Isso ajuda você a entender como melhorar as principais páginas e os elementos da página para aumentar as conversões.
10. Taxa de cliques
Sua taxa de cliques é a porcentagem de usuários que clicam em um link específico, seja de um e-mail, imagem ou anúncio, que os leva ao seu site. É uma métrica útil para medir o sucesso de suas campanhas de marketing e ver se elas estão trazendo tráfego para seu site.
Se os usuários não clicarem para acessar seu site, eles terão menos probabilidade de converter. Acompanhe sua taxa de cliques com ferramentas de análise da web para ver como suas campanhas estão atraindo clientes. Em seguida, seja criativo ao adaptar as mensagens às necessidades de seus usuários e aos canais preferidos para despertar mais interesse.
Acompanhe as métricas de CRO centradas no usuário para melhorar o UX
Acompanhar as métricas CRO fornece uma compreensão quantitativa de quão bem você está convertendo usuários e quais páginas, caminhos e campanhas atendem melhor às suas necessidades para ajudá-lo a remover bloqueadores e identificar oportunidades para melhorar a experiência do usuário (UX) e otimizar as conversões. Mas você precisa combinar métricas quantitativas com insights qualitativos que fornecem uma imagem mais completa e centrada no usuário de sua experiência com o produto .
Lembre-se de acompanhar suas métricas de CRO a longo prazo para verificar se seus esforços de otimização estão funcionando e garantir que seu site e produto ofereçam aos usuários o que eles realmente precisam.