Como conectar o WooCommerce ao Google Data Studio?
Conectar o WooCommerce ao Google data Studio é muito fácil, como você descobrirá em breve. Com um conector de terceiros como Power My Analytics ou PMA, você pode extrair seus dados do WooCommerce diretamente para o Google Data Studio. Como o GDS não se conecta diretamente ao WooCommerce, você precisa de PMA e ferramentas relacionadas para coletar dados valiosos. Embora você possa usar o Google Analytics para rastrear dados, isso não pode oferecer tudo o que o WooCommerce oferece. Portanto, você deve conectar a plataforma WooCommerce ao GDS. Ensinaremos como conectar WooCommerce ao Google Data Studio com PMA. Para começar, discutiremos WooCommerce, PMA e dados do Google separadamente.
O que é Woocommerce?
WooCommerce é um plug-in de comércio eletrônico gratuito (código aberto) projetado apenas para usuários do WordPress. Ele permite que qualquer empresa crie uma loja online para vender sua lista de produtos ou serviços. Ele também fornece suporte na forma de modelos para dar às pessoas a flexibilidade de criar suas lojas online favoritas.
O WooCommerce não apenas coleta dados inestimáveis para profissionais de marketing e analistas. Ele também separa esses dados para ajudar os usuários a criar relatórios diferentes. É aí que ele ganha das ferramentas de análise de comércio eletrônico populares, como o Google Analytics. Além disso, WooCommerce produz dados sobre suas vendas reais que você pode usar para melhor
Criação de relatórios no Data Studio. Mas conectar o WooCommerce ao Google Data Studio é difícil sem um conector de terceiros. Neste ponto, você precisa usar o PMA para conectar.
PMA – O que é?
O Power My Analytics é um intermediário entre uma fonte de dados como WooCommerce e Data Studio. Ele integra o GDS com os KPIs WooCommerce de que você precisa. E quando conectado, você pode gerar painéis personalizados para melhores práticas de narrativa e tomada de decisão. Com o PMA, você pode consolidar e visualizar os dados de marketing do WooCommerce em seu GDS. O Power My Analytics também pode extrair dados de outras fontes de dados.
O que é o Google Data Studio?
O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita para contar histórias e visualizar dados. Para usá-lo, você precisa de uma conta do Google. Ele se conecta à maioria dos produtos do Google, permitindo a coleta rápida de dados. É uma ferramenta perfeita que pode gerar e atualizar relatórios automaticamente. Embalada com widgets de visualização, a ferramenta Data Studio permite a apresentação de dados da forma mais simples possível. Além disso, os relatórios do DS são fáceis de personalizar e compartilhar. Ao usar o Google Data Studio como visualizador de dados e ferramenta de relatórios, você pode anexá-lo ao maior número possível de fontes de dados. Um deles pode ser o WooCommerce e você pode usar uma ferramenta como o PMA.
3 etapas para conectar o WooCommerce ao Google Data Studio com PMA
Sem conectores funcionais de terceiros, como PMA, seria difícil exportar dados do WooCommerce para o GDA. Esses conectores podem economizar seu tempo e garantir que o exercício de integração seja bem-sucedido. Além disso, o PMA não exige que você use um código para concluir o exercício. O conector tecnologicamente avançado funciona automaticamente. Para que você entenda isso, aqui estão as etapas que explicam o processo de conexão com o PMA.
Etapa 01: obtenha um modelo WooCommerce
Para obter esse modelo, você pode abrir um painel em branco e adicionar uma fonte de dados. Alternativamente, você pode usar um painel WooCommerce. O painel do WooCommerce consiste em uma visão geral, detalhes do pedido, dados do cliente e inventário. Como alternativa, digite o conector PMA WooCommerce e clique em pesquisar. Em seguida, selecione PMA na lista de espera de conectores parceiros.
Passo 02: Crie uma conta Power My Analytics (PMA)
Certifique-se de ter uma conta com PMA ao conectar WooCommerce ao Google Data Studio com PMA. Caso contrário, crie um primeiro. Esperar não ajudará porque o GDS solicitará que você faça login. Depois de criar uma nova conta, escolha um Power My Analytics Hub. Ele permitirá que você comece um período de teste gratuito de 14 dias. Escolha uma conta também e adicione uma moeda quando solicitado. Se você gostar do produto após o período de teste, poderá usá-lo oficialmente.
Etapa 03: crie uma chave de API
Uma caixa de diálogo PMA aparecerá e solicitará que você insira o endereço do seu site junto com suas chaves de API. Então, o que eles querem que você faça é entrar no seu site WordPress e escolher Configurações no menu WooCommerce. Clique em Avançado, que fica na parte superior da barra de menus.
Depois disso, clique em RestAPI em um submenu que aparece acima do cabeçalho Configurar página. Digite uma descrição que você possa lembrar mais tarde e, em seguida, altere as permissões para Leitura/Gravação. Clique em Gerar chave de API. Por fim, insira os detalhes da chave de API recém-criada em um pop-up do PMA.
Dicas para utilizar ao lidar com dados WooCommerce
É necessário usar algumas métricas vitais ao conectar o WooCommerce ao Google Data Studio para a criação de relatórios. O primeiro KPI é um produto. Você deseja identificar os produtos mais vendidos e as vendas líquidas por produto. Outra métrica são os dados do cliente, pois permitem identificar seus melhores clientes com base na frequência com que eles solicitam seu produto ou serviço. Ainda assim, você pode ver a localização deles para saber onde concentrar mais atenção ao fazer marketing ou recompensar clientes. Você pode usar o mapa do Google no Google Data Studio para dados geográficos de comércio eletrônico . Por último, mas não menos importante, está o Inventário, pois você deseja saber quais produtos esgotaram e quais estão demorando muito para serem vendidos.
Palavra final
Além da integração WooCommerce Google DS, existem outras integrações que você pode fazer. Por exemplo, você pode usar o PMA para conectar o Google DS ao Facebook , Amazon ou Zoho. O Onlizer também pode realizar qualquer conexão de dados, pois se conecta a centenas de sites de comércio eletrônico baseados em WordPress. Mesmo se você quiser usar dados de uma consulta SQL personalizada, pode usar um conector que permite criar um banco de dados para dados WooCommerce. Além disso, você pode usar os mesmos conectores PMA para extrair dados do Microsoft Ads. Você também concordará conosco que Dataddo, LeadsBridge e Panoply são excelentes conectores, embora haja preços a pagar por mês durante todo o ano. Agora você sabe como conectar o woocommerce ao google data studio e deve fazer isso com confiança.