Como funciona o algoritmo do Instagram e as práticas recomendadas de conteúdo do IG

Em março de 2016, o Instagram mudou seu feed cronológico para o uso de um algoritmo para classificar as “melhores” postagens primeiro.

Bem, no ritmo que as coisas mudam no mundo do marketing digital, é como contar uma história que começa: “Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante…”

Vamos dar uma olhada em como o algoritmo do Instagram funciona agora e conferir alguns exemplos das melhores práticas de vídeo mais recentes.

Curso de Instagram 2.0

Para começar, veremos como o algoritmo do Instagram funciona para postagens normais do Feed, Stories , vídeos IGTV e Reels, porque o Instagram parece recompensar os criadores de conteúdo que investem na criação de uma combinação desses formatos.

Como funciona o algoritmo do Instagram para publicações no feed

Em junho de 2018, o Instagram compartilhou seus seis principais fatores de classificação publicamente pela primeira vez.

E, surpreendentemente, esse algoritmo não mudou drasticamente desde então.

Três fatores principais determinam o que os usuários veem em seu feed do Instagram:

  • Interesse : quanto o Instagram prevê que você se importará com uma postagem, com uma classificação mais alta para o que é importante para você, conforme determinado pelo comportamento anterior em conteúdo semelhante (e, potencialmente, a visão de máquina analisando o conteúdo real da postagem).
  • Recência : a data em que a postagem foi compartilhada recentemente, com prioridade para postagens oportunas em vez de postagens com semanas.
  • Relacionamento : quão próximo você é da pessoa que o compartilhou, com classificação mais alta para pessoas com quem você interagiu muito no passado no Instagram, como comentando em suas postagens ou sendo marcadas juntas em fotos.

Além desses fatores principais, três sinais adicionais que influenciam as classificações são:

  • Frequência : com que frequência você abre o Instagram, pois ele tentará mostrar as melhores postagens desde sua última visita.
  • Seguindo : Se você seguir muitas pessoas, o Instagram escolherá entre uma variedade maior de autores, para que você veja menos de uma pessoa específica.
  • Uso : quanto tempo você gasta no Instagram determina se você está apenas vendo as melhores postagens durante sessões curtas ou se está se aprofundando em seu catálogo se você passar mais tempo navegando.

Na verdade, algo mais mudou desde junho de 2018.

Rachel Reichenbach, uma artista e dona de uma pequena empresa que cria personagens fofos de sapos, revelou essas mudanças em uma postagem no blog Rainylune intitulada Por que seu engajamento no Instagram é uma merda agora.

Um especialista em mídia não identificado da equipe de Parcerias do Instagram deu a ela alguns conselhos sobre como ela poderia aumentar sua conta – e compartilhou “uma tonelada de informações realmente úteis”, disse ela.

A Sra. Reichenbach acrescentou,

“São mais de 500 fatores diferentes, mas leva muito mais em conta do que apenas curtidas, visualizações, comentários etc. de um post específico. O algoritmo classifica sua postagem específica levando em consideração seu uso do Instagram como um todo.”

Ela também observou que o algoritmo leva em consideração e considera favoravelmente o uso de câmeras e filtros no aplicativo, marcação de geolocalização, mensagens e botões de história, entre outros fatores.

Isso também significa que você deve usar todos os produtos do Instagram – incluindo Stories, IGTV e Reels.

E você deve usá-los de forma consistente e frequente, mesmo que isso não seja realista ou sustentável.

De acordo com a Sra. Reichenbach, o algoritmo do Instagram para postagens normais do Feed recompensa você por postar três vezes por semana.

Assim, você pode postar na segunda, quarta e sexta, ou terça, quinta e sábado. Mas você deve postar todos os dias.

Ela recomendou que os profissionais de marketing tentem publicar postagens consistentemente no mesmo horário todos os dias, durante o horário de pico de seus seguidores. Reichenbach observa que o algoritmo do Instagram prefere consistência e padrões.

Para ver um exemplo de como praticar o que você prega, confira uma de suas contas Rainylune no Instagram para ver com que consistência e frequência ela publica:

Exemplo de práticas recomendadas de conteúdo no Instagram.

Agora, dê uma olhada na conta do DJ Bliss de Marwan Parham Al Awadhi no Instagram para ver com que consistência e frequência esse disc jockey dos Emirados publica:

Com que frequência você deve postar no Instagram?  Um exemplo.

Em seguida, analise a conta ISpeakFootballOnly de Nabaa Al Dabbagh no Instagram para ver de forma consistente e frequente as postagens de analistas de futebol feminino (também conhecido como futebol):

Aprenda a postar de forma consistente no Instagram com esses exemplos.

Por fim, chute os pneus da conta Ghaith_79 de Ghaith Al Falasi no Instagram para ver com que consistência e frequência esse piloto de carros de corrida e fãs de drift publicam:

Publique regularmente e com frequência no Instagram.

Como o algoritmo do Instagram funciona para histórias

O Instagram Stories foi lançado em agosto de 2016.

O produto permite que os usuários publiquem fotos e vídeos efêmeros que desaparecem em 24 horas, assim como o Snapchat Stories.

Na verdade, o ex-CEO do Instagram, Kevin Systrom, admitiu abertamente que o recurso foi copiado do Snapchat em um esforço para atrair usuários para longe da popular start-up de mensagens que desaparecem.

Em dezembro de 2017, o Instagram introduziu os Stories Highlights e Stories Archive como uma forma de manter suas histórias por mais de 24 horas.

Os destaques das histórias aparecem em uma nova seção em seu perfil abaixo de sua biografia.

De acordo com uma postagem de Jillian Warren, profissional de marketing de conteúdo da Later com sede no Reino Unido, as histórias do Instagram que aparecem no topo do seu feed são aquelas com quem você mais interage.

Ela acrescenta: “O algoritmo do Instagram Stories também coloca muito foco na pontualidade, pois deseja garantir que sempre mostre as histórias mais recentes de suas contas favoritas”.

Portanto, é uma boa ideia postar de forma consistente e frequente no Instagram Stories.

De acordo com Reichenbach, isso deve ser “8 a 10 histórias por semana, de preferência 2+ por dia”.

Isso não é um erro de digitação.

Isso explica por que muitos influenciadores do Instagram começaram a sentir que estão trabalhando horas extras para o aplicativo, e não para si mesmos.

E é por isso que cada vez mais influenciadores do Instagram estão recorrendo a ferramentas como o Later para planejar, otimizar e agendar suas histórias no Instagram.

Agora, é possível criar de 8 a 10 Stories por semana ou dois por dia, e ainda torná-los interessantes e envolventes. Mas, não é fácil.

Então, se você quiser ver exemplos de destaques de histórias do Instagram, confira o dispositivo de sapo de Rainylune :

Dispositivo Sapo Rainylune

Agora, dê uma olhada em algumas histórias sobre comida do DJ Bliss :

DJ Bliss Food - melhores práticas do Instagram

A seguir, analise algumas histórias de ISpeakFootballOnly :

ISpeakFootballOnly Stories - Como o algoritmo do Instagram classifica o conteúdo.

Finalmente, chute os pneus de algumas das histórias sobre marcas de Ghaith_79 :

Ghaith_79 Marcas

Como funciona o algoritmo do Instagram para vídeos IGTV

O Instagram lançou o IGTV, uma plataforma de vídeo destinada a competir com o YouTube, em junho de 2018.

Usuários normais podem fazer upload de vídeos de 1 a 15 minutos de duração, enquanto criadores e contas com públicos maiores podem fazer upload de vídeos de até uma hora.

O IGTV possui um botão dedicado no aplicativo do Instagram, além de um aplicativo independente lançado no mesmo dia.

De acordo com Fran Saraco, que postou no blog Shopify em dezembro de 2020, o algoritmo do vídeo IGTV é semelhante ao algoritmo do feed do Instagram.

“As histórias do Instagram que aparecem primeiro no feed de um usuário são de contas com as quais eles mais se envolvem. Comentários, curtidas e DMs contam para o seu lugar no feed de um usuário. Os usuários também veem os Stories por localização, e é por isso que o uso de hashtags de localização nos Stories está se tornando mais comum”, disse ela.

Saraco também observou que é mais provável que as pessoas vejam suas novas atualizações quando se envolvem com suas histórias.

E de acordo com a Sra. Reichenbach, o algoritmo do Instagram recompensa você por postar de 1 a 3 vídeos IGTV por semana.

Agora, isso pode ser mais vídeo do que alguns criadores de conteúdo podem produzir semana após semana.

Mas, é por isso que a Dona Saraco recomenda republicar conteúdos antigos nos Stories.

Ela diz: “Isso traz seu melhor conteúdo de volta ao topo, mostrando-o para mais pessoas que podem ter perdido na primeira vez”.

No entanto, Saraco adverte que os usuários do Instagram devem redirecionar o conteúdo apenas com moderação, pois você não deseja que os usuários vejam as mesmas fotos aparecendo repetidamente em sua galeria.

Vídeos Rainylune IGTV, exemplo de práticas recomendadas

Aqui está um exemplo de alguns dos vídeos IGTV de Rainylune :

Agora, dê uma olhada em um dos vídeos IGTV do DJ Bliss :

Vídeos DJ Bliss IGTV

A seguir, analise um dos vídeos IGTV do ISpeakFootballOnly :

Vídeos ISpeakFootballOnly IGTV

E veja também um dos vídeos IGTV de Ghaith_79 :

Ghaith_79 vídeos IGTV

Como funciona o algoritmo do Instagram para bobinas

Por fim, o Instagram lançou o Reels, um recurso de vídeo curto projetado para competir com o TikTok, em julho de 2020.

Assim como os vídeos IGTV, o Instagram exibe Reels sugeridos em uma nova guia, bem como páginas Explorar relevantes.

E como o algoritmo do Instagram para vídeos IGTV, o algoritmo para Reels prioriza o conteúdo das contas com as quais você mais interage, bem como o tipo de postagens com as quais você normalmente se envolve, com base em um modelo de aprendizado de máquina do que o Instagram acha que você vai gostar.

De acordo com  Dani Rodriguez (também conhecido como Dani, o explorador), fotógrafo de aventura freelance e blogueiro (além de “autoproclamado amante de burrito”), “os rolos parecem ser compartilhados em mais páginas de curador e são a principal preocupação do Instagram em 2021. Quando eles são compartilhados, é mais provável que você obtenha um influxo de seguidores. Sem mencionar que o algoritmo do Instagram adora recompensar os usuários que usam seus recursos mais recentes.”

E de acordo com a Sra. Reichenbach, o algoritmo do Instagram recompensa você por postar de 4 a 7 bobinas por semana.

Ela acrescenta: “Lembre-se de que tudo isso é apenas o ideal do Instagram, e o Instagram não se preocupa com sua saúde mental e sanidade!!”

Confira alguns dos Reels de Rainylune :

Bobinas Rainylune

Agora, dê uma olhada em alguns dos Reels do DJ Bliss :

Bobinas DJ Bliss

E Jim Louderback, o GM e vice-presidente sênior da VidCon, apenas me avise que o Instagram acabou de rebaixar a postagem cruzada do TikTok para Reels. Ele diz:

“Em uma nova postagem ‘Dicas para ser descoberto’ , o Instagram diz que os vídeos com logotipos gravados serão enfatizados no algoritmo. Esse mesmo post oferece dicas de como fazer Reels que irão surpreender, inspirar e encantar – e esperamos obter mais visualizações também. Apenas alguns anos atrás, o Instagram estava feliz por você promover seu conteúdo TikTok e Musical.ly, mas isso parece ter mudado.”

Mais feeds requerem mais alimentação

A postagem de Reichenbach não só foi lida 200.000 vezes e gerou cerca de 500 comentários, como também chamou a atenção de John Herrman, do The New York Times, que recentemente escreveu um artigo intitulado Existe um segredo para o sucesso no Instagram?

Mas, em vez de examinar como o algoritmo do Instagram funciona em 2021, Herrman se concentrou em saber se o conselho que a Sra. Reichenbach havia recebido era preciso.

“De acordo com Jackson Williams, que ajuda a supervisionar a divulgação e o desenvolvimento de talentos no Instagram, o conteúdo da postagem da Sra. Reichenbach foi geralmente preciso, assim como sua caracterização da reunião”, escreveu Herrman.

O Sr. Williams disse ao Sr. Herrman que isso não é um segredo; na verdade, é o mesmo tipo de coisa que eles falam em eventos de influenciadores como o VidCon.

O Sr. Williams, no entanto, rebateu a ideia de que o Instagram estava punindo os usuários que não interagiam com o Reels. “Não há penalidade por não usar o Reels”, disse ele. “Falando de modo geral, esse é um tipo de prática recomendada do Instagram”, acrescentou.

No entanto, o Sr. Williams reconheceu, que “o esgotamento é o mais importante para nós” no Instagram, e que a plataforma tenta encorajar os criadores de conteúdo – ou “parceiros” no jargão da plataforma – a serem “intencionais sobre o papel que o Instagram desempenha em seus vidas.”

Questionado por Herrman sobre como ele poderia transmitir isso a instagrammers ansiosos por informações privilegiadas e depois desanimado quando finalmente ouvem, Williams repetiu o que o representante de Reichenbach disse a ela: “Não existe um tamanho único”. ele disse. Mas, acrescentou, “consistência é a chave”.

No entanto, isso realmente significa que os usuários do Instagram precisam criar conteúdo interessante e envolvente de forma consistente e frequente que receba muitos compartilhamentos, salvamentos, comentários e curtidas.

Khaled Akbik, diretor de conteúdo da New Media Academy (NMA), nos Emirados Árabes Unidos, está realizando uma série de experimentos para descobrir se diferentes tipos de engajamento têm maior impacto.

O Sr. Akbik estava disposto a compartilhar os primeiros resultados dos experimentos iniciais para duas postagens orgânicas no Instagram. Em um e-mail para mim, ele disse:

“Garantimos que as postagens fossem publicadas na mesma hora do dia em dois dias consecutivos e mantivemos tudo igual em termos de nossa estratégia de publicação usual. Criamos um vídeo super curto pedindo às pessoas que apenas ‘SALVEM’ a postagem e NÃO curtam, comentem ou compartilhem. E outro vídeo, com a mesma duração, mesmo formato, pedindo apenas para as pessoas ‘CURTIR’.”

Aqui estão os resultados iniciais para a frase de chamariz (CTA) “Salvar”:

  • Alcance: 5.457
  • Gosta: 131
  • Comentários: 12
  • Ações: 21
  • Salva: 200

Aqui estão os resultados iniciais para o CTA “Curtir”:

  • Alcance: 2.494
  • Gostos: 159
  • Comentários: 3
  • Ações: 2
  • Salva: 13

O Sr. Akbik disse em seu e-mail: “Obviamente, isso está muito longe de ser científico, mas é um pequeno experimento que dá uma indicação”. Ele ainda precisa experimentar os CTAs “Compartilhar” e “Comentar”.

Mas, acrescenta, “acredito que a ordem de ponderação quando se trata do algoritmo do Instagram é: Compartilhe, Salve, Comente e Curta”.

Então, qual é o net-net? Quanto mais aprendemos sobre como funciona o algoritmo do Instagram, mais parece que as melhores práticas de vídeo da plataforma em 2021 exigem que os criadores de conteúdo – ou “parceiros” – gastem mais tempo alimentando mais Feeds.

Facebook Comments Box