Nosso guia de 5 etapas para um processo eficaz de desenvolvimento de conteúdo
O processo de desenvolvimento de conteúdo pode ser esmagador. No entanto, mais empresas estão entrando no vagão do marketing de conteúdo. Porque?
É gratificante. De acordo com a Demand Metric, o marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional, mas gera três vezes mais leads!
Se você finalmente está pronto para arregaçar as mangas e começar a atrair clientes pagantes usando conteúdo de alta qualidade, este post é para você.
Analisaremos mais de perto o que é desenvolvimento de conteúdo, compartilharemos nosso processo de desenvolvimento de conteúdo passo a passo e mostraremos como você pode implementá-lo em sua empresa, tornando o processo o mais descomplicado possível.
O que é Desenvolvimento de Conteúdo?
O desenvolvimento de conteúdo é o processo de conceber, planejar, produzir e distribuir conteúdo para atingir as metas de negócios . Este termo é sinônimo de marketing de conteúdo e inclui todo o ciclo de vida do conteúdo, desde sua conceituação até seu impacto nos leitores (também conhecidos como clientes em potencial).
Alguns benefícios de investir no desenvolvimento de conteúdo incluem:
- Eficiência aprimorada: planejar e executar cuidadosamente uma estratégia de conteúdo aumenta suas chances de sucesso. Você pode atingir seu público ideal e criar conteúdo que atenda às suas necessidades e resolva suas dificuldades . Ter um plano também o mantém consistente, o que o ajuda a manter a tração e a criar confiança com seu público.
- Melhor monitoramento do progresso: um plano de desenvolvimento de conteúdo facilita a análise do seu progresso e os ajustes necessários. Você pode monitorar as principais métricas de desempenho e acompanhar o desempenho do seu conteúdo, ajudando você a atingir e superar suas metas.
- Colaboração eficaz: com um processo de desenvolvimento de conteúdo, todos na equipe estão na mesma página . Sua equipe saberá o que fazer com cada conteúdo e o que esperar do desempenho. Novamente, isso aumenta suas chances de sucesso.
Nós sabemos que funciona, você sabe que funciona… mas como fazer o desenvolvimento de conteúdo corretamente?
5 etapas vitais para um processo de desenvolvimento de conteúdo bem-sucedido
Esteja você começando do zero ou auditando seu processo atual de desenvolvimento de conteúdo, nossa estratégia de desenvolvimento de conteúdo em 5 etapas ajudará você a tornar seu planejamento um sucesso.
1. Defina metas de conteúdo
Antes mesmo de pensar em tópicos ou audiências, considere o que você deseja que seu conteúdo alcance . Em qual estágio do funil de marketing de conteúdo você gostaria de encontrar seus clientes em potencial?
Por exemplo, se você preferir criar um conteúdo que aumente o conhecimento do produto para seu público , tente postagens de blog, infográficos, e-books e whitepapers.
Quer um conteúdo que impulsione as vendas imediatamente ? Talvez você precise investir em depoimentos, histórias de sucesso de clientes e demonstrações ao vivo. Outros conteúdos, como boletins informativos por e-mail, estudos de caso e podcasts, podem funcionar para vários pontos do funil, dependendo do ângulo do assunto.
Ao definir metas de conteúdo, você também precisará decidir como medir o sucesso do marketing de conteúdo . Algumas métricas comumente usadas são:
- Tráfego do blog
- classificações SERP
- Compartilhamentos sociais
- geração de leads
- Número de vendas
- retenção de clientes
Lembre-se de definir metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e baseadas no tempo) para o seu processo de desenvolvimento de conteúdo. Além disso, além de ter uma meta abrangente de marketing de conteúdo, você pode precisar definir metas para cada parte do conteúdo.
2. Faça pesquisas de público
Claro, você precisará de informações básicas sobre seu público para definir metas de conteúdo. No entanto, uma vez que você tenha seus objetivos, é hora de dar uma olhada em seu público e suas necessidades – e como ambas as coisas se cruzam com seus objetivos de conteúdo.
Muitos especialistas recomendam a criação de uma buyer persona, e a pesquisa mostrou que as buyer personas são altamente eficazes. A Hubspot afirma que as personas de marketing tornaram os sites 2 a 5 vezes mais eficazes para os usuários-alvo. Uma buyer persona é um perfil específico e detalhado do seu público-alvo .
Sua persona de comprador deve incluir respostas para as seguintes perguntas:
- Para quem meu conteúdo é feito?
- Qual é a principal dor do meu público?
- Onde meu público ideal mora e trabalha?
- Quais plataformas de mídia social eles preferem?
- Quem meu público-alvo segue nas redes sociais?
- Quais sites meu público costuma visitar?
- Como meu público ideal preferiria ter seu ponto problemático resolvido?
Para criar uma persona de comprador atraente, use ferramentas de pesquisa de público como SparkToro para estudar o comportamento do público online. Envie pesquisas para clientes existentes e potenciais para descobrir suas preferências.
Por fim, analise as entrevistas e interações com clientes do Atendimento ao Cliente e Vendas para ver como seu produto já está resolvendo pontos problemáticos – e onde você pode melhorar.
3. Aprimore sua estratégia de conteúdo
Conhecemos nossos objetivos e nosso público. O que agora? É hora de mergulhar na estratégia.
A estratégia de conteúdo é uma parte importante do processo de desenvolvimento de conteúdo. Envolve pesquisa, planejamento e execução de ideias de conteúdo .
Decida com quais tipos de conteúdo você vai aderir:
- Você se concentrará em postagens de mídia social ou conteúdo de formato longo, ou ambos?
- Se você estiver fazendo conteúdo de formato longo, publicará postagens de instruções mais úteis ou artigos de liderança de pensamento?
- A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) desempenhará um papel significativo no seu marketing de conteúdo?
Este também seria um ótimo momento para elaborar um calendário de conteúdo , começar a criar resumos de conteúdo e decidir sobre a voz da marca para seus artigos . A pesquisa aprofundada de palavras- chave usando ferramentas como Ahrefs e Semrush tornará suas peças mais fortes.
Por fim, você precisará decidir se usará escritores freelancers ou agências de marketing de conteúdo para escrever todo esse conteúdo que você sonhou.
4. Escreva
“O melhor conteúdo vem de semanas de planejamento, pesquisa e definição de metas!”
Tweetar isso(você pode editar antes de postar)
Agora, você está pronto para começar a escrever.
Nesta era dos mecanismos de pesquisa, as práticas recomendadas básicas de SEO – como incorporar sua palavra-chave em seu meta título, URL e meta descrição – fazem uma enorme diferença nas classificações da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).
Mas não se empolgue escrevendo apenas para robôs. Concentre-se na legibilidade e no compartilhamento de informações úteis. Use a narrativa e torne seu conteúdo acionável usando exemplos, ilustrações, gráficos e outros elementos. Certifique-se de que seu público aprenda com cada parte do conteúdo, e você não está simplesmente regurgitando o conteúdo do concorrente.
Para aproveitar ao máximo seu conteúdo escrito, você precisará colaborar com vários membros da equipe . Por exemplo, enquanto o estrategista de conteúdo cria o resumo, um redator interno ou freelance provavelmente escreverá o conteúdo. Idealmente, também haverá um editor para revisar e verificar seus artigos.
Certifique-se de que todos saibam quando é sua vez de tocar usando um hub de conteúdo que oferece suporte à colaboração perfeita . Enquanto a maioria das equipes usa o Google Docs, o GatherContent é uma ferramenta central de conteúdo que permite automatizar o processo usando modelos de conteúdo, criando um calendário editorial e atribuindo funções aos colaboradores, tudo em uma única ferramenta!
5. Publique e Distribua
Não se engane: clicar em publicar está longe de ser a etapa final no processo de desenvolvimento de conteúdo. Ainda assim, é uma etapa importante que o GatherContent também pode facilitar. Com o GatherContent, você pode importar seu conteúdo diretamente para o seu sistema de gerenciamento de conteúdo sem problemas.
Depois que o conteúdo estiver no ar, use seus canais de distribuição de conteúdo pré-determinados (consulte estratégia de conteúdo) para promovê-lo. Você precisará fazer isso mais de uma ou duas vezes.
Obtenha o máximo de seu conteúdo, adaptando-o . Converta podcasts em postagens de blog e postagens de blog em postagens do LinkedIn. Faça vídeos do YouTube usando conteúdo de artigos anteriores. O reaproveitamento de conteúdo atrai mais atenção para o seu trabalho árduo.
Ao publicar e distribuir, acompanhe o conteúdo para ver seu desempenho . Você também precisará fazer alguma divulgação para obter backlinks de qualidade de outros sites do seu setor. O marketing de conteúdo é uma tentativa e erro e requer que você ajuste sua estratégia de tempos em tempos.
Quem usa o desenvolvimento de conteúdo?
“O desenvolvimento de conteúdo é um processo imersivo que exige que você se coloque no lugar do cliente.”
Tweetar isso(você pode editar antes de postar)
As seguintes funções exigem conhecimento de desenvolvimento de conteúdo:
- Estrategistas de conteúdo: como os principais responsáveis pelo brainstorming de formatos de conteúdo ideais, planejamento de resumos e análise do sucesso do conteúdo, os estrategistas de conteúdo estão na vanguarda do desenvolvimento de conteúdo.
- Chefe de conteúdo: os chefes de conteúdo geralmente têm um papel mais amplo do que os estrategistas, mas também estão envolvidos na elaboração de estratégias e na execução de planos de conteúdo.
- Gerentes de projeto: os gerentes de projeto supervisionam o fluxo de trabalho do conteúdo e garantem que todas as partes envolvidas trabalhem com eficiência.
- Criadores de conteúdo: Qualquer pessoa envolvida na criação de conteúdo está envolvida no processo de desenvolvimento de conteúdo. Eles precisarão entender seu público e desenvolver uma estratégia para combiná-los.
- Profissionais de marketing de mídia social: os profissionais de marketing de mídia social também se envolvem em marketing de conteúdo. Eles também devem entender o processo.
- Blogueiros: por fim, os blogueiros interagem regularmente com seu público por meio de comentários e feedback – pesquisas de público inestimáveis que podem ajudá-los a definir o processo de desenvolvimento de conteúdo.
O futuro do desenvolvimento de conteúdo
Independentemente de sua função, seja você um escritor, profissional de marketing, blogueiro ou criador de conteúdo, você se beneficiará ao melhorar seu fluxo de trabalho de conteúdo usando um hub de criação de conteúdo melhor . Os dias de usar seis ferramentas diferentes para conceituar, planejar e produzir conteúdo já se foram.