12 maneiras de usar o marketing de conteúdo para criar reconhecimento da marca
O marketing de conteúdo continua sendo um dos métodos mais poderosos para direcionar o tráfego direcionado e conquistar novos clientes – e não mostra sinais de desaceleração em 2022.
Na verdade, novas estratégias parecem surgir a cada ano, capacitando mais produtores de conteúdo a criar conteúdos mais atraentes e envolventes.
A geração de tráfego é apenas uma das muitas vantagens do marketing de conteúdo. Para marcas novas e em crescimento, o conteúdo pode ser uma maneira de se colocar no mapa. Estamos falando de reconhecimento de marca.
Veja como usar o marketing de conteúdo para aumentar a visibilidade da sua marca e até mesmo atrair novos clientes no processo.
O que é consciência de marca, realmente?
O conhecimento da marca refere-se ao nível em que os consumidores estão familiarizados com sua marca, produtos ou serviços.
Existem vários graus de conhecimento da marca, desde simplesmente ter encontrado o produto de uma marca até conhecer e lembrar uma marca pelo nome.
Para novas marcas, simplesmente colocar o “pé na porta” é um ponto de partida para adquirir mais clientes e aumentar sua visibilidade ao longo do tempo.
A consciência da marca influencia a pesquisa
Já trabalhei com muitos clientes que lançaram novas marcas e não sabem por onde começar quando se trata de sua estratégia de reconhecimento de marca. Sempre retransmito que o conhecimento da marca desempenha um papel na pesquisa (ou seja, pesquisa no Google) e vice-versa.
Dessa forma, o conhecimento da marca não é removido do SEO .
Pense em como as tendências de mídia social influenciam o conhecimento de certas marcas por parte dos usuários. Vimos isso com os fidget spinners, que fizeram sua estreia nas redes sociais. Então, os usuários correram para o Google em busca desses brinquedos.
Assim, vimos as pesquisas por “fidget spinners” aumentarem… e depois diminuírem rapidamente quando os fidget spinners saíram de moda.
Com isso em mente, a adoção de uma estratégia holística de marketing de conteúdo tem o potencial de aumentar a visibilidade da pesquisa e direcionar o tráfego orgânico para seu site. Quanto mais os usuários conhecerem sua marca, mais eles procurarão por você no Google.
A pesquisa influencia a visibilidade da marca
Da mesma forma, usar o SEO a seu favor é uma maneira de aumentar o reconhecimento da marca. Talvez você ainda não tenha reconhecimento de nome, mas pode usar termos de pesquisa sem marca para direcionar os usuários ao seu website.
Por exemplo, digamos que você acabou de lançar um novo SaaS de faturamento para empresários. Mesmo que o nome da sua marca ainda não tenha pesquisas no Google, você pode segmentar termos como “software de faturamento para pequenas empresas” ou “como criar uma fatura comercial” para atrair usuários ao seu site.
Então, eles terão seu primeiro encontro com sua nova marca.
O que isso significa para sua marca
Todos os itens acima significam que o marketing de conteúdo é essencial para influenciar seu tráfego orgânico e aumentar o reconhecimento da marca.
Sua estratégia de conteúdo deve ser pelo menos dupla em termos de criação de conteúdo que divulgue o nome de sua marca em todas as plataformas e em direcionar tráfego orgânico para seu site.
O marketing de conteúdo pode ajudar sua marca a:
- Atrair mais seguidores nas redes sociais
- Gere tráfego social/de referência para o seu site
- Forme parcerias estratégicas com marcas
- Melhore a classificação orgânica do seu site
- Ganhe backlinks de alta autoridade para o seu site
- Melhorar a retenção de clientes ao longo do tempo
Esses são apenas alguns dos muitos benefícios do marketing de conteúdo para a visibilidade da marca.
Agora, vamos nos aprofundar em como fazer seu conteúdo funcionar para você – e transformar sua marca em um nome familiar.
12 táticas de marketing de conteúdo para conscientização da marca
Como estrategista de conteúdo de SEO , sou um grande fã da criação de conteúdo que atende a vários propósitos. Com isso em mente, as estratégias a seguir não apenas ajudarão seus esforços de reconhecimento de marca, mas também aumentarão potencialmente sua visibilidade e tráfego em outras plataformas.
1. Pesquise seu mercado e público-alvo
Antes de digitar uma palavra de conteúdo, você deve determinar seu mercado-alvo e o público ideal que deseja alcançar com sua marca.
Sem essa etapa, você corre o risco de criar o tipo errado de conteúdo nas plataformas erradas para o público errado – e perder tempo no processo.
Felizmente, a pesquisa de mercado tornou-se muito mais fácil agora que temos muitas ferramentas à nossa disposição. Meu favorito é o Formulários Google, que você pode usar para pesquisar públicos em potencial e avaliar o interesse deles em marcas como a sua.
Veja como conduzir uma pesquisa de mercado rápida e fácil:
Crie um formulário do Google com as seguintes perguntas:
- Qual é a sua dificuldade número 1 quando se trata de [tópico principal da marca]?
- Quais soluções você já tentou para resolver esse problema?
- Que problemas você teve com essas soluções?
- Se você fosse definir sua solução ideal, qual seria?
- O que você espera realizar com [solução]?
Em seguida, use seus canais sociais , lista de e-mail existente, rede e outras comunidades às quais você tem acesso.
Pesquise pessoas em seu público potencial. Procure obter mais de 10 respostas.
Reúna as respostas mais comuns de sua pesquisa.
Por fim, use os insights para informar sua mensagem de marca e quem podem ser seus clientes ideais.
Com o tempo, recomendo usar ferramentas como o Google Analytics para acompanhar o desempenho real e aprimorar quem está interagindo com seu conteúdo.
Enquanto isso, no entanto, uma pesquisa inicial ajudará a garantir que você esteja operando com base nas informações do público, não em suas próprias suposições.
2. Defina a proposta de venda exclusiva da sua marca
Para se destacar em seu mercado, você precisa definir algo único que sua marca traga para o mercado.
Essa pode ser uma maneira mais eficiente de resolver um problema do cliente, uma solução mais acessível, melhor atendimento ao cliente ou uma variedade do que chamamos de pontos de venda exclusivos.
Sua proposta de venda exclusiva (USP) é uma declaração que destaca os principais pontos de venda de sua marca e os enquadra de maneira a comunicar valor ao seu público-alvo.
Por exemplo, é muito geral dizer que você é um profissional de marketing que oferece serviços de marketing. Uma USP como “a X Agency oferece serviços de marketing digital sob medida para ajudar as marcas a crescer com escala, precisão e confiança”. É aqui que está o verdadeiro ouro.
Seu USP se tornará a base de todos os seus esforços de marketing. Será o que o diferencia no mercado, atrai seu cliente ideal e define por que os consumidores devem comprar de você.
3. Crie conteúdo da Web sem marca e pesquisável
Nesta fase, muito poucas pessoas podem saber sobre sua marca, especialmente com base no nome da marca. É aqui que você pode usar a pesquisa sem marca a seu favor para direcionar o tráfego para seu site.
Talvez você tenha uma boutique de roupas local que acabou de abrir em Seattle. Embora as pessoas ainda não estejam cientes da sua vitrine – a menos que elas passem por perto – você ainda pode usar o SEO para direcionar o tráfego online e offline. Nesse caso, alguns termos a serem segmentados podem ser:
- [loja de roupas no centro de Seattle] que tem cerca de 320 buscas por mês.
- [loja de roupas vintage Seattle] que tem cerca de 260 buscas por mês.
- [roupas femininas de seattle] que tem cerca de 20 buscas por mês.
Você pode então otimizar o conteúdo do seu site – páginas da web, principalmente – de acordo com esses termos de pesquisa. Se bem feito, você pode direcionar novos usuários para seu site e até mesmo para suas listagens locais (como os Perfis de empresas do Google ).
4. Forjar parcerias estratégicas da indústria
Colocar o pé na porta como uma nova startup ou negócio geralmente requer a formação de parcerias estreitas com outros proprietários de empresas. Nunca subestime o poder das referências e do marketing boca a boca .
Embora a rede pessoal certamente atenda a esses interesses, seu marketing de conteúdo também pode. Aqui estão algumas maneiras de usar o conteúdo para construir parcerias com o setor:
- Publique conteúdo de liderança inovadora no LinkedIn e forme novas conexões.
- Junte-se a grupos do Facebook e compartilhe ideias com outros profissionais do setor.
- Hospede um Facebook Live ou outro bate-papo ao vivo para aumentar seus seguidores.
- Publique conteúdo de vídeo informativo e interaja com outros empresários nos comentários.
- Realize a divulgação por e-mail para formar oportunidades de publicação de terceiros.
- Convide empresários para contribuir ou ser entrevistado em seu blog.
Os benefícios de forjar essas parcerias são muitos. Por um lado, você pode criar uma ampla rede de referências para o seu negócio. Em segundo lugar, você pode contar com a autoridade e o alcance de outras empresas para compartilhar seu conteúdo.
Essa é uma atividade que deve continuar enquanto você quiser aumentar o conhecimento da marca.
5. Publicar em sites de terceiros
Se você tem um novo negócio, é provável que seu site não tenha autoridade para realmente colocar seu conteúdo no topo dos resultados de pesquisa do Google.
Isso tem muito a ver com a idade do seu domínio, seu histórico de backlinks e quanto conteúdo otimizado você tem em seu site.
Felizmente, você pode usar a autoridade e a influência de outros sites para aumentar a sua. Veja como isso funciona:
- Crie uma lista de sites relacionados ao setor que provavelmente publicarão seu conteúdo (pense: pequenas empresas, não a Forbes).
- Entre em contato com o editor ou proprietário da empresa por e-mail perguntando se você pode contribuir com o conteúdo do blog periodicamente . Especifique que isso não é para fins de vinculação, mas para compartilhar sua experiência no setor.
- Depois de aceito, escreva conteúdo sobre tópicos que seu público consideraria valiosos (novamente, lembre-se de seu USP). No entanto, evite ser autopromocional.
- Compartilhe este conteúdo com seu público crescente. Veja os resultados da publicação de seu conteúdo em plataformas maiores.
A “ postagem de convidados ”, como é chamada, é particularmente útil se você tiver um público muito pequeno. Com a postagem de convidados, você pode ter mais visibilidade sobre sua experiência, conteúdo e, eventualmente, marca.
6. Capitalize o marketing de influenciadores
Semelhante ao acima, você pode usar o marketing de influenciadores para alcançar um público mais amplo. Isso é particularmente comum para marcas de comércio eletrônico, que se envolvem com influenciadores para compartilhar e promover seus produtos.
Encontre influenciadores em seu setor que possam estar interessados em divulgar sua marca. Isso pode ser em troca de produtos gratuitos ou outros incentivos. Se eles aceitarem, essa pode ser uma boa maneira de aumentar seus seguidores.
7. Deixe os dados conduzirem seu conteúdo
O sucesso do seu marketing de conteúdo depende do uso de dados para direcionar seu conteúdo. O método “publicar e rezar” dificilmente funciona como uma verdadeira estratégia. É por isso que começamos seu plano de conteúdo com pesquisa de público.
Existem muitas ferramentas que você pode usar para ajudá-lo a interpretar os dados do usuário e usá-los para informar sua estratégia de conteúdo. Algumas dessas ferramentas incluem:
- Google Analytics – para insights de desempenho, dados demográficos e comportamento do usuário.
- Google Search Console – para desempenho de palavras-chave, taxa de cliques e posicionamento.
- SEMRush – para pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes, análise de conteúdo e relatórios de backlinks.
- Hootsuite – para engajamento de mídia social, impressões e reconhecimento de marca.
Sugiro monitorar essas ferramentas semanalmente para ver o desempenho atual de suas plataformas, qual conteúdo está gerando mais reconhecimento de sua marca e como os usuários estão interagindo com o conteúdo em seu site.
8. Diversifique sua estratégia de conteúdo
Quando você está começando, é quase impossível saber quais plataformas e quais tipos de conteúdo terão mais ressonância com seu público-alvo.
Na verdade, você precisará diversificar sua estratégia de conteúdo para ver quais estratégias têm mais impacto em sua marca específica.
Realmente, seu conteúdo deve servir ao propósito de comunicar seus valores como empresa. Isso está relacionado ao seu USP, conforme definido na Etapa 2.
Então, você pode usar diferentes tipos de conteúdo para envolver seu público:
- Vídeos.
- Artigos de blog.
- Podcasts.
- Infográficos.
- Postagens nas redes sociais.
- Vídeos ao vivo.
- Postagens de convidados.
- Entrevistas.
- Tutoriais.
- Campanhas de e-mail.
- Anúncios pagos.
- Eventos hospedados.
Com o tempo, suas análises refletirão com quais tipos de conteúdo os usuários mais se envolvem. Isso lhe dará orientação sobre qual conteúdo publicar com mais frequência e quais tipos excluir de sua estratégia de conteúdo.
9. Utilize ferramentas de escuta social
A análise de sentimento usa aprendizado de máquina para essencialmente “ouvir” as conversas que os usuários estão tendo online e determinar como as pessoas estão falando sobre sua marca. Isso pode ser muito valioso, pois permite que você veja se sua marca está sendo retratada de maneira positiva (ou não).
Mais do que isso, dá a você a oportunidade de dominar a narrativa. Ferramentas como o Brandwatch podem permitir que você veja o que está fazendo as pessoas falarem, mas seu conteúdo será o que moldará a conversa ao longo do tempo.
A nova era da inteligência do consumidor permitiu que muitas marcas se antecipassem, mudassem a perspectiva e aumentassem a conscientização online.
10. Estabeleça uma estratégia de publicação de conteúdo
Com base em sua pesquisa de público, análise de dados e insights de escuta social, agora você pode saber o que publicar – mas, na verdade, divulgar o conteúdo é uma história diferente. Construir o reconhecimento da marca costuma ser um momento frágil em que mensagens e consistência realmente fazem a diferença.
Se você for negligente em sua programação de publicação, poderá perder oportunidades de aumentar o conhecimento da marca. Se você for inconsistente em suas mensagens, poderá confundir seu público sobre o que é sua marca.
Estabelecer um cronograma de publicação – com tópicos e datas delineados – ajudará a mantê-lo responsável pela criação regular de conteúdo. Além disso, você terá um registro do que já publicou para não duplicar seus esforços no futuro.
11. Conversas de marca própria e sem marca
É tentador tentar ser a única voz em relação à sua marca, mas você também deve estar presente em conversas sem marca.
- Você está compartilhando seu conhecimento sobre determinados tópicos do setor?
- Você está perguntando aos usuários no que eles estão interessados ou com o que estão lutando?
- Você está avaliando as tendências recentes?
O objetivo aqui é manter o dedo no pulso do que está acontecendo em seu setor, não apenas em seu negócio. Quanto mais você conseguir “falar sobre negócios” com seu público, mais chances você terá de encontrar sua marca.
12. Não se esqueça do acompanhamento
Uma vez que seu conteúdo está disponível, você dá ao seu público muitas oportunidades de encontrar sua marca. Mas você pode facilmente sair do radar deles. É aqui que o acompanhamento é importante.
Isso pode incluir:
- Acompanhamento com assinantes de e -mail via e-mail.
- Executar anúncios de retargeting para os visitantes do site.
- Iniciar conversas com seus seguidores nas redes sociais.
- Acompanhamento de clientes existentes .
- Respondendo a comentários e mensagens .
- Check-in com seus contatos e parceiros profissionais .
Não deixe que os usuários encontrem sua marca uma vez e nunca mais o vejam. Uma estratégia robusta de marketing de conteúdo envolve os usuários em vários pontos de contato e aumenta esse envolvimento em um relacionamento que pode evoluir para um cliente pagante.
Insights de marketing de conteúdo para aumentar sua marca
Quando muitos empresários pensam em “reconhecimento da marca”, eles pensam em publicar conteúdo nas mídias sociais e esperar que os usuários percebam. Mas sua estratégia de conteúdo pode ser muito mais, digamos, estratégica, quando você usa os insights a seu favor.
Pesquisa de público, pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e análise de sites podem ser usadas para informar sua estratégia de conteúdo. Dessa forma, você certamente alcançará os usuários certos com o conteúdo certo na hora certa – e manterá sua marca em mente até que eles estejam prontos para comprar.