5 dicas para melhorar sua estratégia de conteúdo
Toda estratégia de marketing digital depende de vários elementos para garantir seu sucesso.
Para uma campanha holística, você precisará considerar como abordará o marketing por e-mail, pesquisa paga, postagens de mídia social e gerenciamento de reputação, apenas para citar alguns.
E embora tudo isso seja importante, há uma coisa que tem precedência sobre todo o resto: o conteúdo.
A publicação regular de conteúdo novo e perspicaz é uma maneira comprovada de melhorar o reconhecimento da marca, criar confiança, envolver seu público e gerar ação – mas qualquer conteúdo antigo não funcionará.
Você precisa de conteúdo de alta qualidade que sirva a um propósito. E para fazer isso, você precisa de uma estratégia.
Uma estratégia de conteúdo, também conhecida como plano de conteúdo, é uma coleção de táticas usadas para criar, implementar e gerenciar informações, materiais e materiais de marketing. Você pode pensar nisso como seu plano de batalha de marketing.
E, como qualquer bom plano, ele precisa ser detalhado e abrangente, incluindo o tipo de conteúdo que você publicará, quando e onde publicará e quem é responsável por cada elemento.
Aqui estão cinco coisas que você pode usar para levar sua estratégia de conteúdo para o próximo nível.
1. Pense como um editor
Você conhece sua marca por dentro e por fora, o que é bom, mas também traz alguns problemas.
Por um lado, porque você está tão familiarizado com ele, torna-se fácil tomar certo conhecimento como certo, muitas vezes sem nem mesmo perceber. Infelizmente, isso pode facilmente levar à frustração do seu público.
A maneira mais simples de eliminar isso é pensar como um editor . Em outras palavras, identifique o que seu público está procurando e encontre conteúdo para abordá-lo. Aqui estão algumas dicas para fazer exatamente isso:
- Crie sua equipe de conteúdo. Você já tem muita experiência em sua organização. Use-o. Sua equipe pode incluir profissionais de marketing, membros da equipe de produtos, especialistas em relações públicas, representantes de suporte ao cliente e TI.
- Estabeleça funções e responsabilidades. Todos na equipe editorial devem ter um papel específico na criação da estratégia e na entrega do conteúdo. Certifique-se de que todos saibam o que se espera deles em cada etapa dos processos de criação e gestão.
- Crie fluxos de trabalho. Escreva exatamente como seu processo funciona para garantir que tudo passe pelos canais corretos para aprovação. Isso pode incluir especialistas em marcas, executivos ou a equipe jurídica.
- Reúna feedback. Muitas empresas negligenciam a escuta social , o que é um erro. Você deve participar ativamente das conversas que os clientes estão tendo sobre sua marca. Também é uma boa ideia acompanhar os trending topics, que podem oferecer oportunidades para sua marca.
- Unifique seus esforços digitais. O marketing geral e a mídia paga devem trabalhar para se reforçar mutuamente. Faça parceria com sua equipe de mídia paga para garantir que sua mensagem seja consistente e identifique locais para ampliar a eficácia.
- Invista na tecnologia CMS certa. O uso de um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) de qualidade permite que você coloque a tecnologia mais recente para trabalhar para você. Plataformas como WordPress, Shopify e Squarespace podem simplificar muito seu fluxo de trabalho e ajudá-lo a gerenciar todo o processo, desde a concepção até a publicação. Com o CMS certo, você pode gerenciar seu conteúdo em todos os canais sem precisar escrever uma única linha de código.
2. Certifique-se de que tudo se encaixa no seu funil de vendas
Conversões são o nome do jogo. Na maioria dos casos, isso significa vendas, mas também pode ser cliques, inscrições em boletins informativos ou qualquer outra meta específica de marketing que você possa imaginar.
Sim, são essas coisas, mas também se trata de contar uma história. Ele precisa ter um gancho emocional que ajude a mudar as ações, pensamentos ou sentimentos de um alvo sobre sua marca. E a pesquisa é apenas uma pequena parte disso.
Há muito mais no marketing de conteúdo do que apenas compartilhar um vídeo viral de seu escritório, uma postagem de blog sobre o estado de sua indústria ou um link para um infográfico que você criou.
Todo o seu marketing online e offline precisa estar alinhado com a narrativa da sua marca e corresponder a uma etapa do seu funil de vendas.
Isso significa que todo o seu conteúdo – seja uma postagem social, uma foto, um novo blog ou até mesmo um comunicado à imprensa – é importante. E tudo isso precisa trabalhar em conjunto para levar seus alvos adiante na jornada de vendas.
E realizar isso com sucesso significa ter uma estratégia sólida antes de começar.
3. Refine e documente seu processo editorial
Esteja você criando todo o seu conteúdo sozinho, usando uma equipe de pessoas ou terceirizando-o para freelancers, é importante que cada parte do conteúdo passe pelo mesmo processo editorial.
O primeiro passo para isso é avaliar seu processo . Tudo está sendo examinado por vários pares de olhos em busca de erros, erros de digitação e coisas do gênero? Às vezes é difícil para os escritores identificar seus próprios erros.
Refine seu processo e, em seguida, documente-o com instruções passo a passo detalhadas. Não deve haver nenhuma confusão sobre onde uma parte do conteúdo está no processo de criação, o que é realizado nessa etapa e o que acontecerá a seguir.
Certifique-se de sempre manter sua marca em mente. Ao decidir sobre o conteúdo, não negligencie as fontes, imagens e tom que seu público espera de você.
Se o seu tom mudar de profissional de negócios em uma peça para casualmente familiar na próxima, isso deixará seu público confuso.
Além disso, você deseja garantir que todo o seu conteúdo esteja de acordo com sua narrativa. Certifique-se de que todos os criadores de conteúdo estejam familiarizados com coisas como:
- Posicionamento – a narrativa da sua marca deve incluir os pilares sobre os quais seu conteúdo é construído.
- Seus valores – quais questões são importantes para sua marca? (direitos civis, ecologia, etc.)
- Percepção – o que a mídia diz sobre sua marca? E a comunidade?
- Interesses do público – sobre o que seus clientes estão falando quando não estão interagindo com sua marca?
- Desempenho histórico – que tipo de conteúdo tradicionalmente funcionou para você? O que não tem?
- Comportamento de pesquisa – o que seus alvos estão procurando? Que frases eles estão usando?
- Suporte ao cliente – quais são os problemas de suporte recorrentes que você ouve de seus clientes?
Depois de identificar a narrativa da sua marca, será muito mais fácil elaborar uma estratégia de conteúdo eficaz e mudar o comportamento do cliente, seja fechando mais vendas, reposicionando sua empresa ou mudando a maneira como os clientes pensam sobre sua marca.
Certifique-se de investir no treinamento adequado de sua equipe neste novo processo.
E como sempre há espaço para melhorias, você desejará ter atualizações regulares e programas de educação continuada criados com base nas práticas recomendadas mais recentes.
4. Revise, atualize, substitua
Nada dura para sempre, mas se você puder criar o tipo de conteúdo que terá uma longa vida útil, poderá gerar tráfego, cliques e interação por meses ou até anos. Outras peças queimarão intensamente por um curto período de tempo.
Cabe a você identificar o que precisa ser removido, o que deve ser substituído e o que precisa apenas de uma pequena atualização.
Revise seu conteúdo existente para ver o que ainda é relevante e o que precisa desaparecer. Se você usar estatísticas ou criar links para outros conteúdos, verifique-os regularmente.
Alguns conteúdos, conhecidos como conteúdo perene , continuarão sendo relevantes por muito tempo. Não é algo que você possa definir e esquecer, mas requer uma manutenção consideravelmente menor do que os tópicos de tendência.
Como você descobre que tipo de vídeos, postagens de blog e guias de instruções permanecerão relevantes? Com pesquisa, claro.
Analise seu tráfego existente, analise sua concorrência e confira os recursos do setor.
Que tipo de tópicos continua aparecendo de novo e de novo, independentemente de há quanto tempo eles foram publicados? Use suas ferramentas de pesquisa de palavras-chave para encontrar palavras e frases com alto volume de pesquisa por um longo período de tempo.
Evite completamente notícias, tendências ou tecnologias que possam ser vulneráveis à substituição (aquela peça no PlayStation 5 pode estar em alta no momento, mas não vai gerar muito tráfego quando o PlayStation 6 chegar ao mercado) ou crie-a com o entendimento de que terá uma vida útil mais curta.
Escolha visuais apropriados e menos propensos a parecer desatualizados.
Acima de tudo, certifique-se de que é útil. Se você tem uma postagem de blog oferecendo um guia passo a passo para andar de monociclo, as pessoas que procuram informações sobre como começar a usar um monociclo o acharão tão relevante em 10 anos quanto hoje (exceto por uma grande mudança em tecnologia de monociclo, isto é). Muitos tipos de conteúdo educacional podem permanecer relevantes por muito tempo.
E uma vez que você tenha um bom conteúdo evergreen postado, continue promovendo-o . Enquanto ainda for relevante, ainda gerará cliques.
5. Use sua rede
Sua estratégia de conteúdo deve incluir mais do que apenas seu próprio domínio.
O guest blogging é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca e gerar backlinks, o que ajudará tanto no tráfego quanto na classificação de SEO.
Além disso, se o seu guest post estiver em um site de confiança do público, ele automaticamente lhe dará autoridade e credibilidade aos olhos deles.
Use suas conexões para encontrar oportunidades de promoção cruzada de sua marca. Entre em contato com sites e influenciadores do setor para construir um relacionamento mutuamente benéfico.
Você pode usar plataformas como mídias sociais para capitalizar e aprimorar isso, então inclua isso em sua estratégia de conteúdo.
Compartilhe não apenas seu próprio conteúdo e postagens de blog, mas também de outras pessoas em sua esfera. Você provavelmente não deseja se conectar a concorrentes diretos, mas qualquer pessoa na periferia está bem.
Certifique-se de marcar publicações, autores e pessoas mencionadas no artigo.
A sua indústria tem eventos populares, conferências ou feiras? Este é um ótimo lugar para gerar exposição e promover seu conteúdo.
Administre um estande, faça um discurso ou apenas tenha alguém disponível para distribuir cartões de visita e literatura. Isso não apenas lhe dá a chance de aumentar a exposição, mas também oferece oportunidades de vincular (e, portanto, gerar tráfego) ao seu conteúdo digital.
E por falar em conteúdo digital, certifique-se de incluir outras fontes relevantes e dignas de links em seu próprio conteúdo. Isso abre a porta para a criação de links recíprocos.
E se você puder obter uma cotação direta e exclusiva de um especialista, melhor ainda.
Um bom conteúdo começa com uma boa estratégia
Desenvolver uma boa estratégia de conteúdo requer um pouco de trabalho. Não é algo que você conseguirá anotar em um pedaço de papel em 15 minutos, mas exige que você faça alguma pesquisa.
De um modo geral, quanto mais trabalho você colocar antecipadamente, mais fácil será na hora de criar e implementar o conteúdo.
Lembre-se de seus alvos e considere o que eles estão procurando. Como você pode fornecer a eles o máximo de valor e, ao mesmo tempo, maximizar sua exposição?
Certifique-se de que sua estratégia seja construída em torno de um conteúdo exclusivo que você possa aproveitar em várias plataformas para promover sua presença na mídia social, melhorar as classificações de SEO e construir relacionamentos.