5 maneiras de melhorar seus esforços de marketing de conteúdo
Um Golias aumentou no inbound marketing nos últimos anos. Em 2018, 56% dos profissionais de marketing B2B aumentaram seus gastos com isso . 84% deles usam mídias sociais e 81% deles usam e-mail para auxiliá-los. Espera-se que a indústria valha US$ 412,88 bilhões até 2021 .
Você conhece, você usa, você ama.
O Instagram está em alta. O Facebook está perdendo terreno (e confiança). O conteúdo de formato longo – 2.000 palavras ou mais – obtém mais engajamento do que postagens mais curtas. As imagens são boas, o vídeo é melhor (aqueles que usam aumentam a receita 49% mais rápido ano a ano do que aqueles que não usam). A transmissão ao vivo e os webinars são cada vez mais populares. A personalização funciona. Explosões genéricas não. E a promoção é mais importante que a criação .
Talvez você saiba disso, talvez não. Muitas vezes, com o sucesso e a familiaridade, vem a complacência. Você ainda está ultrapassando os limites e procurando maneiras de melhorar o marketing de conteúdo ?
Você deveria estar. Já existe há algum tempo e não vai a lugar nenhum. O conteúdo veio para ficar.
Experimente estas 5 dicas para melhorar seus esforços de marketing de conteúdo.
1. Faça as perguntas certas
Muitos profissionais de marketing estão criando conteúdo pelo conteúdo. Não é totalmente culpa deles. Afinal, o conteúdo é rei.
Se você se enquadra nesse grupo, está fazendo errado. A Harvard Business Review recomenda fazer a si mesmo 4 perguntas importantes relacionadas ao marketing de conteúdo:
- Por que você precisa de conteúdo (quais são seus objetivos para cada peça e campanha)?
- Qual valor você está oferecendo em troca (se o seu conteúdo não tiver pelo menos valor percebido , não se preocupe)?
- Qual é a sua âncora?
- Que tipo de experiência você quer entregar?
Você precisa ter uma resposta concreta e específica para cada um. Perguntar e manter suas respostas em mente enquanto cria estratégias ajudará você a oferecer uma experiência geral de conteúdo melhor e mais consistente .
2. Entregue o conteúdo certo na hora certa
Muitas pessoas tratam o marketing de conteúdo como algo abrangente, lançando postagens de blog, vídeos ou qualquer outra coisa por aí em uma abordagem equivocada de “se você construir, eles virão”. Mas o marketing de sucesso consiste em enviar a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo.
Para fazer isso, você precisa personalizar o conteúdo para cada estágio do seu funil ou jornada do cliente .
O conteúdo de que precisam no início é muito diferente do que precisam no final. 56% dos profissionais de marketing consideram os e-books eficazes na fase de conscientização/interesse , mas apenas 6% acreditam que funcionam na fase de compra. Estudos de caso na fase de decisão? 40% dão-lhes um polegar para cima. No topo do seu funil? Apenas 18% tentariam isso.
“ A jornada do comprador deve informar tudo, desde a seleção de palavras-chave e tópicos até a execução .” ~ Joshua Nite , líder de marketing de conteúdo, marketing da TopRank
Isso nos leva a…
3. Tenha um plano de conteúdo concreto
Anote, mapeie e saiba exatamente o que está fazendo, por que está fazendo e para quem está fazendo. Garanta que todos os envolvidos tenham acesso ao seu plano.
Além disso, seu plano deve incluir orientações sobre estilo de escrita, frequência de postagem, aspectos visuais e assim por diante . Você deseja oferecer uma experiência de conteúdo consistente para seus prospects, leads e clientes.
Jay Baer resume os fundamentos do plano em apenas sete etapas :
- Objetivos
- Sua única “coisa” (o que faz você se destacar?)
- Medição
- Públicos-alvo
- Necessidades do público
- Execuções de conteúdo
- Amplificação de conteúdo
Explore, discuta, debata e anote . 65% dos profissionais de marketing de conteúdo mais bem-sucedidos têm uma estratégia documentada , em comparação com apenas 14% dos menos bem-sucedidos.
No que diz respeito ao planejamento, os pilares e grupos de tópicos refletem melhor a mudança na maneira como os mecanismos de pesquisa classificam o conteúdo e como as pessoas o encontram.
Uma página principal é um tópico central. É um assunto grande e amplo com muitas partes móveis – como marketing de conteúdo , por exemplo.
Os tópicos do cluster o cercam. Para continuar com nosso exemplo, os tópicos do cluster podem ser blogs convidados, transmissões ao vivo, boletins informativos por e-mail , análises e assim por diante. Cada peça está conectada ao pilar por meio de hiperlinks, tornando mais fácil para os usuários encontrarem tudo o que precisam saber (sem falar em deixar os mecanismos de busca terem uma ideia melhor do que seu conteúdo está tentando fornecer).
Se você ainda não estiver usando pilares e clusters, adicione-os ao seu plano imediatamente.
4. Misture tudo
Você se apoia fortemente em um tipo de conteúdo ? Se assim for, você não está sozinho. Mas considere: a produção de blogs por marcas aumentou mais de 800% nos últimos cinco anos, e o compartilhamento social orgânico de blogs diminuiu 89% .
O take-away? Blogar e compartilhar apenas nas mídias sociais não fará você se destacar, divulgar ou gerar tráfego para seu site ou páginas de destino. Você tem que misturar .
Lance um podcast ou uma série de vídeos. Seja ativo no Instagram . Crie papéis brancos . Compartilhe instruções, listas, resumos de especialistas, por que peças, pense em peças, perfis, entrevistas, perguntas e respostas, bastidores, pesquisas e muito mais.
Experimente diferentes formas e canais de distribuição. Explorar promoção paga . Identifique os influenciadores em seu nicho e estabeleça um relacionamento com eles usando ferramentas como Voila Norbert e Mailshake para automatizar o alcance por e-mail. Ganhe links para o seu melhor conteúdo básico .
Misturar. Isto. Pra cima.
5. Crie com o comportamento em mente
Os seres humanos são complexos, mas também somos notavelmente semelhantes. Se você entender um pouco sobre o comportamento humano, você pode se dar uma vantagem.
Veja o modelo de comportamento de Fogg, por exemplo. Afirma que motivação, habilidade e gatilho devem ocorrer ao mesmo tempo para que alguém tome uma ação. Perca apenas um – ou mesmo não o suficiente – e seu conteúdo não será convertido.
Explore os seis princípios de persuasão de Cialdini . Um pouco de prova social – número de assinantes, clientes famosos, engajamento nas mídias sociais – pode nos tornar mais propensos a realizar a ação solicitada (o riso enlatado em uma sitcom é um exemplo disso no trabalho – nós rimos porque os outros riram).
Persuadir melhor, converter melhor.
O marketing de conteúdo sobreviveu devido aos custos associados mais baixos e ao desempenho superior do que as táticas mais tradicionais. Mas isso não quer dizer que não tenha evoluído ao longo dos anos ou que não continue a mudar daqui para frente.
Vídeo, IA e TikTok estão em alta. O amanhã pode trazer formatos, canais e táticas completamente novos. Você está pronto?