Como iniciar um negócio de Copywriting | Guia de Carreira de Escritor Freelancer
Para iniciar um negócio de redação, você precisará selecionar os serviços que oferecerá aos clientes, mostrar suas amostras de redação e se promover para atrair novos clientes para contratá-lo como redator freelancer.
Como iniciar um negócio de copywriting: guia passo a passo
1. Cubra o básico
Antes de iniciar um negócio de direitos autorais, você precisará cobrir os requisitos básicos para administrar uma empresa freelance. Primeiro, certifique-se de ter todos os suprimentos necessários para ser um redator, incluindo um computador, uma conexão com a Internet e um site que promova seus serviços. Se você comprar algo novo para o seu negócio, certifique-se de acompanhar as despesas para poder deduzi-las do imposto de renda. Você também pode precisar registrar sua empresa e adquirir um seguro.
2. Planeje seu negócio de copywriting
Desenvolva um plano de ação que descreva seus objetivos, estratégia de negócios e clientes-alvo. Analise sua concorrência procurando outras empresas de redação freelance em seu mercado para ver quais serviços eles oferecem e quanto cobram dos clientes por seus serviços. Você também deseja planejar uma estratégia promocional para expandir seus negócios ao longo do tempo.
3. Escolha seus serviços
Quais serviços sua empresa de redação freelance oferecerá a seus clientes? Você pode querer se especializar em áreas específicas de direitos autorais, como cópia de publicidade, conteúdo do site, cópia de marketing por e-mail e muito mais. Se você tem experiência em um determinado tipo de redação, pode optar por se concentrar nesse nicho enquanto inicia seu negócio de redação.
4. Desenvolva sua marca
Uma marca forte irá diferenciá-lo de seus concorrentes e dar ao seu negócio uma personalidade com a qual os clientes possam se relacionar. Sua marca inclui o tom e o estilo de sua empresa, bem como a aparência gráfica de sua empresa, incluindo seu logotipo, fontes e paleta de cores. Depois de ter uma marca clara, você pode usá-la em todos os seus materiais de marketing, incluindo cartões de visita e seu site.
5. Estabeleça suas taxas
Definir a taxa que você cobrará de seus clientes é uma etapa importante e também pode ser uma das tarefas mais desafiadoras para escritores iniciantes no freelancer. Primeiro, dê uma olhada no que outros redatores em sua área cobram, para que você possa estabelecer uma faixa realista para o setor em sua cidade. Encontre outros redatores que oferecem serviços semelhantes com níveis de experiência semelhantes aos seus e veja quais são suas taxas. É uma boa ideia definir uma taxa horária e uma taxa por palavra, para oferecer aos clientes alguma flexibilidade. Ao definir sua taxa, é importante levar em consideração todas as despesas comerciais que devem ser cobertas por seus ganhos, incluindo aluguel, serviços públicos, despesas com seguro saúde e muito mais. Pode ser tentador definir uma taxa baixa quando você está começando a atrair o maior número possível de clientes,
6. Reúna suas amostras de redação
Se você trabalhou como redator para uma agência ou marca antes de sair para iniciar seu próprio negócio de redação, você vai querer reunir amostras de redação de seu trabalho que mostrem seu talento e demonstrem a variedade de mídia, indústrias e clientes que você já escrito para. Se você não tiver experiência anterior em redação, ainda precisará escrever amostras para mostrar a clientes em potencial. Considere fazer um trabalho específico para mostrar suas habilidades. O trabalho de especificação envolve a produção de anúncios em nome de uma empresa, sem trabalhar para ela. Freqüentemente, os escritores iniciantes desenvolvem textos para grandes marcas para mostrar o tipo de trabalho que produziriam para causar impacto naquela empresa, mesmo que não trabalhem para eles.
7. Desenvolva um Portfólio Online
Depois de selecionar todas as suas amostras de redação, você precisará de um lugar para exibi-las para que clientes em potencial possam ver seu trabalho. Desenvolva um portfólio online que mostre suas amostras de redação, forneça uma lista de seus serviços e ofereça uma biografia para que os clientes possam aprender mais sobre você e seu histórico. Você pode usar modelos de portfólio do WordPress ou SquareSpace ou contratar um desenvolvedor da Web para criar um site personalizado.
8. Aprimore suas habilidades
Os redatores devem sempre melhorar suas habilidades de escrita ou aprender novas habilidades que possam ajudar a expandir seus negócios. Se você gostaria de aprender sobre redação técnica, princípios de SEO ou outra nova habilidade, considere se matricular em aulas em uma faculdade local ou se inscrever em cursos online que você pode concluir de qualquer lugar. Serviços online como Udemy ou Skillshare podem ajudá-lo a aprender novas habilidades de forma rápida e barata.
9. Crie um Contrato Legal
Quando você está apenas começando como freelancer, deseja ter um modelo de contrato em vigor que possa enviar a novos clientes para se proteger e delinear claramente o trabalho que seu cliente receberá de você. Um contrato descreve os serviços que você fornecerá, os prazos para a conclusão do trabalho e o valor que seu cliente pagará por seus serviços. Deve ser assinado por você e seu cliente. Obtenha um guia detalhado sobre como desenvolver um contrato juridicamente vinculativo para pequenas empresas.
10. Estabeleça um Sistema de Contabilidade
Assim que os pagamentos do cliente começarem a chegar, você precisará de um sistema de contabilidade para arquivar e registrar esses pagamentos e gerenciar seu faturamento. Primeiro, certifique-se de conhecer todos os fundamentos da contabilidade para pequenas empresas . Em seguida, escolha um sistema de contabilidade que funcione para você. Você pode lidar com a contabilidade de sua empresa manualmente, rastreando pagamentos e criando faturas no Excel ou Word, ou pode simplificar a contabilidade de sua pequena empresa usando um serviço de contabilidade baseado em nuvem.
11. Divulgue seu negócio
Para administrar um negócio de direitos autorais bem-sucedido, você precisa convencer os clientes a contratá-lo. Você pode enviar e-mails de apresentação para se comercializar para clientes em potencial. Os e-mails de apresentação devem apresentar você e seus serviços e oferecer uma razão persuasiva pela qual você seria o redator freelancer perfeito para o negócio deles. As agências de publicidade geralmente contratam redatores freelancers para trabalhar projeto por projeto e podem ser um bom lugar para começar a enviar propostas. Ao lançar seu negócio de direitos autorais, sempre vincule seu portfólio on-line e inclua links para amostras de redação específicas que sejam particularmente relevantes para a marca que você está lançando.
12. Participe de eventos de networking
Os eventos de networking oferecem uma grande oportunidade para redatores freelancers se encontrarem com clientes em potencial. Nos primeiros anos de seu negócio de direitos autorais, você precisará encontrar constantemente novos clientes para manter seu negócio funcionando. Os eventos de networking não precisam ser específicos para o setor de marketing ou publicidade. Se houver um evento de networking para startups de tecnologia em sua cidade, essa pode ser uma ótima oportunidade para conhecer fundadores de startups que podem precisar dos serviços de um redator freelancer.
13. Peça referências
Não tenha vergonha de pedir aos clientes que o encaminhem para seus colegas e conhecidos. Muitas vezes, eles ficarão felizes em fazê-lo. As referências boca a boca são alguns dos leads mais fortes que você pode obter, pois uma pessoa está recebendo uma recomendação de alguém que conhece e confia. Você também pode oferecer recompensas aos clientes por trazer novos negócios para você. Por exemplo, se um cliente traz novos negócios para você contando a um amigo sobre seus serviços, você pode oferecer a ele um desconto de $ 50 na próxima fatura.
Quanto cobra um redator freelancer?
Quanto um redator freelancer cobra depende de seu nível de experiência e do tipo de redação que ele fornece. Os redatores freelance podem cobrar por palavra, por página, por hora ou por projeto. Os redatores freelancers cobram de $ 25 por hora a mais de $ 100 por hora.
Para redatores freelance que procuram estabelecer suas taxas, certifique-se de levar em consideração os seguintes fatores:
- Quanto outros redatores em sua área cobram por trabalhos semelhantes
- Quanta experiência você tem: quanto mais experiência você tem, mais você deve cobrar
- Considere suas despesas gerais: quanto você paga pelo aluguel, seguro, serviços públicos, software e marketing?
- Ao definir as taxas horárias, não se esqueça de contabilizar a quantidade de tempo que você gasta trabalhando que não é cobrado dos clientes para reuniões, telefonemas, apresentações, pesquisas, criação e envio de faturas, contabilidade, etc.
Você precisa de um diploma para ser um redator?
Você não precisa necessariamente de um diploma para se tornar um redator, mas hoje em dia a maioria dos empregadores e clientes procura redatores que tenham um diploma de bacharel em um campo relacionado. Isso pode incluir um diploma de inglês, um diploma de comunicação ou um diploma de jornalismo. Obter um diploma também pode ajudá-lo a encontrar trabalho porque esses programas geralmente permitem que os alunos concluam estágios em áreas relacionadas, o que pode ajudá-lo a fazer importantes conexões profissionais e levar a um trabalho em tempo integral após a formatura.
O que faz um Redator Freelancer?
Um redator freelancer é um escritor profissional que escreve palavras ou cópias para empresas com base em contrato. Os copywriters freelancers escrevem textos para uma variedade de contextos, incluindo:
- cópia de publicidade digital
- Imprimir cópia de publicidade
- conteúdo do site
- Elaboração de discursos
- Blogar
- conteúdo de mídia social