5 maneiras de tornar seu marketing de conteúdo mais eficaz
Se você está criando uma estratégia de conteúdo para sua empresa, provavelmente já determinou quantas postagens de blog ou páginas de site deseja adicionar por mês e, possivelmente, quais devem ser os tópicos. E embora seja um ponto de partida sólido, não é suficiente para gerar os resultados desejados.
Além da frequência e dos tópicos, existem alguns outros elementos que contribuem para o sucesso do marketing de conteúdo . Nesta página, discutiremos o que são e como você pode usá-los para tornar seu conteúdo mais eficaz. Continue lendo para saber mais e ligue para 888-256-9448 para criar uma estratégia de conteúdo para o seu negócio.
1. Conheça seu público
Em primeiro lugar, você precisa saber exatamente para quem está escrevendo. Antes mesmo de pegar seu lápis (ou, mais realisticamente, abrir seu documento do Word), você deve ter uma ideia clara de quem vai ler o conteúdo que você criar.
Você pode começar com a demografia geral da sua empresa, mas precisa se aprofundar um pouco mais. Criar personas de marketing é uma ótima maneira de fazer com que seu público se sinta mais pessoal, e geralmente é mais fácil escrever para uma pessoa do que para um grupo inteiro.
Depois de ter essas personas, lembre-se delas sempre que se sentar para escrever. Que preocupações eles podem ter? Que tom ressoará melhor com eles? E que outras perguntas eles podem ter sobre o seu tópico? Finja que está escrevendo diretamente para outra pessoa e terá muito mais sucesso com seu conteúdo.
2. Concentre-se na qualidade
Quando você cria sua agenda de publicações, pode ser tentador encher seu calendário com muitas postagens logo de cara. E embora isso possa ser possível se você tiver uma equipe substancial para contribuir com a redação e a edição, é sempre melhor focar na qualidade do que na quantidade.
A produção de um grande volume de postagens não apenas dificulta o acompanhamento de sua própria estratégia, mas também é um desafio apresentar tópicos genuinamente interessantes regularmente. Infelizmente, muitas empresas recorrem a escrever sobre tópicos que foram abordados por centenas de outros sites, o que não oferece nada de novo ou valioso para seu público.
Você pode pensar que um tópico é uma boa escolha se outros sites escreveram sobre ele, mas se já foi abordado em detalhes, você não quer repetir o que outros escritores já disseram. Escolha tópicos sobre os quais seus clientes em potencial realmente desejam aprender e ofereça sua perspectiva exclusiva sobre o assunto.
3. Experimente diferentes formatos
Quando a maioria dos profissionais de marketing pensa em conteúdo, eles pensam em postagens de blog e páginas de artigos. E embora eles certamente se encaixem na definição de conteúdo, não são apenas opções.
Conforme você desenvolve sua estratégia, experimente formatos diferentes, como infográficos, vídeos e até mesmo conteúdo para download, como PDFs. Você pode descobrir que seus leitores preferem algo diferente de texto em seu site, o que pode ajudá-lo a melhorar sua estratégia daqui para frente.
Por exemplo, uma estratégia de marketing de conteúdo de saúde pode descobrir que os usuários respondem bem ao vídeo. Em resposta, eles continuam a criar vídeos para acompanhar suas postagens de blog sobre procedimentos, tempos de recuperação e muito mais.
E à medida que você continua a criar postagens de blog e outros conteúdos escritos, experimente as opções de formatação. Podem parecer pequenas alterações, mas pequenos gráficos, listas com marcadores e mais títulos podem ajudar seus leitores a compreender melhor as informações.
4. Otimize seu conteúdo
Além de informar seus leitores, o conteúdo também pode ser uma ótima maneira de atrair tráfego orgânico para seu site. Certifique-se de otimizar todo o seu conteúdo para uma ou duas palavras-chave, e você terá uma chance muito maior de alcançar novos visitantes dos mecanismos de pesquisa.
Se o seu conteúdo for baseado em texto, isso é fácil. No entanto, se você estiver trabalhando com conteúdo visual, como infográficos ou vídeos, precisará trabalhar um pouco mais. Inclua palavras-chave no título e nos cabeçalhos da página e escreva uma breve introdução sobre o tópico. Em seguida, certifique-se de otimizar seus nomes de arquivo e tags alt.
5. Medir e melhorar
Assim como qualquer estratégia de marketing online, a análise deve desempenhar um papel no seu marketing de conteúdo. Isso significa que, antes mesmo de começar a escrever ou projetar, você precisa definir metas específicas e mensuráveis para o que deseja realizar.
Levará algum tempo para começar a ver os resultados, mas, à medida que os mecanismos de pesquisa indexarem seu conteúdo e você começar a criar seguidores, você terá uma imagem mais clara de se está atraindo e envolvendo com sucesso o público que deseja.
Ao medir a eficácia de sua estratégia , procure maneiras de melhorar. Alguns tópicos estão tendo um desempenho melhor do que outros? Seu público parece preferir um formato específico? O Google Analytics pode te mostrar tudo isso. Use essas informações para revisar sua estratégia daqui para frente, para que você possa atingir suas metas.