Como criar o relatório do painel de vendas do Google Data Studio para pequenas empresas?

As pequenas empresas adquirem montes de dados todos os dias, e é por isso que criar um relatório de painel de vendas do estúdio de dados do Google é crucial.  

É uma ferramenta útil que ajuda as pequenas empresas a descobrir insights, visualizar todos os dados e tomar decisões informadas. A questão é: como você cria um relatório de painel de vendas do estúdio de dados do Google? Bem, este artigo esclarecerá como criar um relatório detalhado para analisar as vendas gerais usando o Google data studio.

Curso de Google Data Studio

Antes de começarmos, aqui está algo que você deve saber sobre o Google Data Studio.

A coisa mais incrível, juntamente com outros benefícios de usar o Google Data Studio , é que você pode combinar várias fontes de dados para criar um painel, que oferece uma visão geral fantástica do desempenho e das vendas do seu negócio. Caso você não conheça o Google Data Studio, alguns modelos ajudarão a começar. Existem muitos vídeos de suporte também.

Vamos começar com este artigo e entender como você pode criar um relatório de painel de vendas do estúdio de dados do Google com facilidade.

O que é o Google Data Studio?

O Data Studio é uma ferramenta útil oferecida pelo Google como parte de sua plataforma de marketing do Google.

O Google Data Studio surgiu em 2016 e chamou a atenção como uma ferramenta de relatórios de marketing recentemente. Havia uma demanda por uma metodologia de relatório de vendas, e foi assim que ela surgiu.

A ferramenta ajuda a extrair dados de várias fontes e fornece um relatório refinado e compreensível. Construir um relatório de painel de vendas do estúdio de dados do Google pode parecer uma tarefa difícil, e você pode até pensar que também atrai custos extras.

Aqui vai uma novidade para você: Não custa um centavo!

Relatório do Google Data Studio

A ferramenta gratuita pode ser utilizada para criar um painel de relatório visual claro e atraente que ajuda a resumir os principais resultados de todas as campanhas de vendas e marketing. O usuário pode personalizar esse painel de acordo com suas especificações e compartilhá-lo com clientes, membros da equipe e qualquer outra parte. Os relatórios e a visualização tornam-se muito mais fáceis quando você usa corretamente os modelos do Google Data Studio .

Quem deve criar o relatório do painel de vendas do estúdio de dados do Google?

Se você deseja monitorar e visualizar as vendas com eficiência e dar uma boa olhada em todos os dados, é melhor usar o Google data studio.

Se você não deseja fazer relatórios estáticos em PowerPoint ou PDF, esta ferramenta permitirá que você envie relatórios de marketing interativos e ao vivo para todos os seus colegas de trabalho.

Se você ainda preferir fazer relatórios estáticos, o Data Studio tem uma função integrada excepcional de salvar o relatório de marketing em formato PDF. Ele também agendará todas as atualizações por e-mail.

Você pode criar relatórios no estúdio de dados do Google sem pagar um centavo. Além de ser gratuito, também é intuitivo e ideal para pequenos empresários. Proprietários de pequenas empresas não precisam de nada complexo, portanto, o Google Data Studio é perfeito para o trabalho. Não vamos esquecer que certas ferramentas de visualização são muito caras. Concentre-se em dobrar suas vendas e oferecer os melhores produtos e serviços aos seus clientes. Você pode criar relatórios no Google Data Studio e acompanhar de perto seus dados de vendas.

Proprietários de empresas (pequena escala) e profissionais de marketing digital podem se beneficiar dessa ferramenta eficaz. Ele permite que você transforme os dados em gráficos e visuais. Fica fácil interpretar os dados – assim você também pode planejar seus próximos passos. Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras – um relatório de marketing nos estúdios de dados do Google, como tabelas e gráficos, será mais perspicaz do que um relatório escrito. Quando você faz relatórios de marketing no estúdio de dados do Google, está investindo seu tempo em fazer coisas produtivas para o seu negócio.

Os princípios básicos do painel do Google Data Studio que você deve saber

Noções básicas do painel do Google Data Studio

Não fique sobrecarregado com a tecnologia – se você seguir um método passo a passo, será fácil criar relatórios de marketing.

Etapa 1: selecione o modelo

O primeiro passo é selecionar um modelo. Para isso, você precisa fazer login no seu Google Data Studio. Você pode escolher entre uma infinidade de modelos. Além disso, você encontrará modelos reconstruídos do Google Data Studio para comprar conosco. Oferecemos modelos de painel de anúncios do Facebook , modelo de anúncios do Google , modelo do Google Analytics e muito mais para geração de relatórios.

Isso lhe dará uma estrutura inicial ou básica para construir o relatório. Você também pode criar um novo relatório em branco conforme desejar. Se você deseja começar com um relatório em branco, basta clicar na opção + criar no lado esquerdo da tela e escolher o relatório no menu suspenso.

Etapa 2: adicionar fontes de dados

Finalmente, quando você abrir o modelo, é hora de adicionar as fontes de dados. Você precisa escolher os canais pelos quais os dados serão filtrados no painel. Ele está disponível por meio de vários conectores, como Google Ads, Google Analytics, LinkedIn, Facebook Ads e MailChimp. Observe que existem mais de 430 conectores. Quando você selecionar um relatório em branco de seus modelos, um novo bloco será aberto. Ele solicitará que você adicione várias fontes de dados. Digitalize-os através dos conectores e escolha aquele que deseja adicionar. Você deve selecionar apenas uma fonte específica que deseja aplicar.

Pesquise a cápsula específica usando a caixa de pesquisa para encontrar os conectores acessíveis/disponíveis.

Passo 3: Identificando as métricas

Passamos para a terceira etapa que é medir o desempenho de vendas em relação às metas predefinidas. Você pode acompanhar o progresso, analisar as tendências mais recentes, identificar determinados problemas e planejar as próximas etapas. Qualquer fonte de dados vinculada ao painel do estúdio de dados medirá um determinado número de métricas. Veja o exemplo do Google Analytics – ele possui métricas como páginas por visita, número de visitas, taxa de conversão etc. Compare com os anúncios do Facebook – ele mede curtidas, custo por clique e engajamento. Nesta fase, você deve identificar as métricas que deseja incluir. Cabe a você personalizar os recursos visuais e criar relatórios.

Identificando as métricas

Desenvolver relatórios de marketing no Google Data Studio não é tão trabalhoso quanto parece. Você acertará se seguir cada passo com total precisão.

Como você cria seu relatório de painel de vendas do estúdio de dados do Google?

É hora de juntar tudo. Você adicionou os dados e identificou as métricas. Agora você precisa adicionar um gráfico e selecionar o melhor no ‘menu suspenso’.

1. Selecionando o gráfico –

Isso pode incluir um gráfico de série temporal, scorecard, gráfico de pizza, gráfico de barras ou mapa geográfico. O scorecard é útil para quem deseja medir KPIs. Os gráficos de série temporal podem ter cinco métricas diferentes. Os dias estarão no eixo horizontal e a medição no vertical. Quanto ao gráfico de pizza, o Google Data Studio permite pelo menos dez métricas para este. O gráfico de barras é usado para representar dados de duas maneiras diferentes.

2. Tornando-o interativo

A análise de tendências é uma necessidade. Seus concorrentes avançarão se você não acompanhar o progresso semanal ou mensal.

O Google Data Studio permite que os usuários incorporem determinados visuais de várias fontes no painel. Você pode usar a opção de inserção para selecionar URL incorporado e colar o URL. É possível incluir vídeos do YouTube, páginas da web e Google Docs na apresentação do relatório.

É simples visualizar os detalhes do produto, o andamento da venda e obter uma análise de tendências com este relatório de marketing.

3. Personalizando os visuais

Você tem controle total sobre a aparência do relatório no final do dia. Use o logotipo da empresa ou cores diferentes para torná-lo atraente. Use a guia de layout e tema para selecionar um.

Você pode criar seu próprio tema ou também usar os temas padrão/incorporados. As cores do gráfico, tamanho, bordas, alinhamento, cor de fundo do gráfico, cor da fonte e tamanho podem ser alterados a qualquer momento.

4. Compartilhamento do painel

Convide outras pessoas para visualizar seu painel. Um link pode ser gerado apenas no caso de você desejar compartilhá-lo com mais pessoas. Baixá-lo como um PDF também é uma possibilidade.

Resumindo

Você já deve ter ouvido falar do termo CRM. O gerenciamento de relacionamento com o cliente permite que as empresas permaneçam conectadas com os clientes/consumidores, agilizem todo o processo e aumentem a lucratividade.

Essa ferramenta é bastante útil e toda empresa de comércio eletrônico ou qualquer pequeno empresário deve tê-la. Não há custo envolvido e ajuda a aumentar a produtividade geral. Vá em frente e comece a criar relatórios para sua pequena empresa.

Construir um relatório de vendas no Google Data Studio não é tão difícil quanto parece!

Facebook Comments Box