18 dicas definitivas de copywriting para iniciantes
Copywriting não é moleza. Uma boa cópia deve andar em uma linha tênue entre encorajar a ação do consumidor sem soar muito agressivo. Não importa onde sua cópia esteja, ela deve ser contundente e chamar a atenção de alguém.
É uma tarefa difícil, mas copywriting é essencial para as empresas. Porque? Bem, porque convence os consumidores a interagir com sua empresa. Copiar não é só vender; às vezes, é fazer com que os leitores se inscrevam em um boletim informativo, agendem uma ligação ou baixem conteúdo fechado. De qualquer forma, o copywriting traz leads e mantém os leitores interessados em sua marca.
Não é segredo que a habilidade levará algum tempo para ser adquirida corretamente. É por isso que conversamos com alguns profissionais sobre quais dicas de copywriting os iniciantes podem aprender.
1. Continue escrevendo
Quando você começa, o mais importante é continuar escrevendo. Se você não precisa pagar pelo trabalho do cliente, use esse tempo para enviar e-mails frios com ideias para as pessoas para as quais você gostaria de escrever, escreva artigos no Medium, responda a perguntas do Quora , participe de grupos do Reddit e comece a blogar.
Quanto mais você escreve, melhor você fica. Além disso, quanto mais forte for seu portfólio, mais clientes confiarão em você e o contratarão. E, quando você não puder escrever mais nada, leia e estude o que outros redatores estão fazendo.
Erica Jabali, redatora e blogueira, ISpyFabulous.com
2. Concentre-se nos benefícios, não nos recursos
Comece com seu cliente ideal . Ao escrever uma cópia, você deve saber exatamente com quem está falando. Algumas pessoas até criam um avatar, que é a pessoa exata para a qual estão tentando comercializar.
Por exemplo, se você está vendendo um produto fitness, não pare por aí. Pergunte a si mesmo: “Quem é meu cliente ideal? Qual é o tipo de corpo deles? Qual é a idade deles? Quanto mais específico você conseguir, melhor. Pense em sua idade, altura, gênero, o que eles fazem no trabalho e muito mais.
Em segundo lugar, concentre-se nos benefícios, não nos recursos. Um dos maiores erros que vejo redatores novatos cometerem é enfatizar os recursos de seus produtos, mas não os benefícios.
Recursos são coisas que tornam o produto diferente dos outros. Por exemplo, um carro pode ter um pacote de luxo com vários recursos, como melhor ar-condicionado, bancos de couro e um volante melhor.
Em vez de focar nos recursos, no entanto, enfatize os benefícios. Informe o seu cliente sobre como o pacote Deluxe irá ajudá-lo a refrescar-se nos dias quentes de verão, ou como irá proporcionar-lhe uma experiência de condução mais confortável.
Por fim, atinja os principais pontos problemáticos. Quando você está escrevendo uma cópia, vale a pena saber exatamente quais são os maiores problemas de seus clientes. E não, não me refiro apenas aos seus problemas gerais, como querer perder peso ou ganhar dinheiro. Você quer resumir isso para ser o mais específico possível.
Quando se trata de escrever textos, enfatizar repetidamente os pontos problemáticos é onde está o dinheiro.
Jon Anthony, Desenvolvimento Masculino
3. Mantenha a Cópia Conversacional
Um dos erros comuns de redação que as marcas cometem é escrever de uma maneira muito formal e robótica – não parece natural! O que torna o copywriting uma forma diferente de escrever é que ele visa obrigar seu público-alvo a se conectar com sua mensagem e agir emocionalmente.
Uma maneira de transformar rapidamente um conteúdo sem graça em um ótimo copywriting é transmitir sua mensagem, da mesma maneira que você faria ao falar com um amigo. Isso significa explicar as coisas de maneira simples e, ao mesmo tempo, ser descritivo. Também significa usar contrações para imitar um tom de conversa.
Em vez de dizer: “Como resultado de trabalhar comigo, você obterá clareza e examinará como superar os obstáculos emocionais que o estão puxando para baixo”, tente o seguinte: “Juntos, veremos o que está fazendo você se sentir pesado e crie um plano fácil que chegue ao cerne de suas preocupações para que você se sinta bem novamente.
Abandone o jargão e a escrita formal (às vezes até renunciando às regras gramaticais tradicionais!) E escreva para causar impacto. Se você falar no idioma do seu público, eles ouvirão sua mensagem e agirão!
Marietta Gentles Crawford, Fundadora, MGC Ink
4. Use a Ajuda de Hemingway
Use o aplicativo Hemingway . São os melhores US$ 20 que já gastei no meu negócio. O aplicativo permite que você saiba quando suas frases ficam longas ou quando você está usando linguagem complexa. Isso não ajudará você a escrever um romance americano clássico, mas é ótimo para criar textos contundentes que convertem.
Contorne sua cópia primeiro. Em seguida, escreva os cabeçalhos das seções. Em seguida, preencha seu conteúdo. Uma excelente cópia online pode ser lida superficialmente. Com esse processo de escrita, seu conteúdo será lido bem para alguém que está rolando. Pessoas ocupadas entenderão a essência da sua mensagem e se converterão.
Paul Bromen, CEO, ÚtilHabitat
5. Conte histórias sempre que possível
Escreva na voz ativa . Isso é incentivado para cada parte da escrita, de e-mails a cópias de artigos e romances. Pode ser um hábito difícil de quebrar, mas a cópia na voz ativa esmaga a cópia na voz passiva.
Conte uma história sempre que possível, mas mantenha suas histórias diretas. Não se empolgue. Sua cópia é sempre escrita para realizar (é isso que a torna cópia, não uma forma diferente de escrita).
Os benefícios geram vendas e os recursos geram falhas. Características são aspectos de um produto ou serviço que o diferenciam dos demais. Os benefícios são como esses pontos de diferenciação se traduzem em valor para seu público-alvo. Expressar um produto ou serviço em termos do que ele pode fazer para agregar valor aos seus leitores (benefícios) é muito mais eficaz do que listar recursos.
Benjamin Sweeney, ClydeBank Media
6. Faça pesquisas de concorrentes
Faça uma extensa pesquisa de concorrentes ao escrever um novo artigo, postagem de blog ou cópia para uma página da web. Uma das maneiras mais fáceis de fazer essa pesquisa é pegar a palavra-chave alvo que você planeja escrever, pesquisar no Google e ler as postagens ou páginas dos sites classificados para essa palavra-chave.
Eles oferecerão orientações sobre o que os leitores valorizam e o que o Google considera o principal recurso para essa palavra-chave. Por exemplo, se você estiver escrevendo um artigo sobre dicas de direitos autorais, pesquise no Google ‘dicas de direitos autorais’ e analise os principais resultados para:
- quanto tempo o artigo tem por contagem de palavras
- quais recursos adicionais estão incluídos no artigo, como gráficos ou exemplos
- que tipos de dicas são oferecidas
- como a página está formatada
Você certamente não deve copiar as principais postagens, mas deve tentar tornar sua peça mais informativa do que as principais postagens dos concorrentes. Combinar elementos dos principais posts em particular, será útil. Além disso, preste atenção aos títulos e meta descrições dos principais posts. Eles são pistas sobre o que você deve abordar em seu título e meta descrição.
Por exemplo, você deve incluir uma linguagem de classificação como “27 principais dicas de redação” ou incluir (Exemplos de sucesso) no final do artigo?
Nicolas Straut, Escritor, Fundera
7. Matéria Principal
Torne-se um especialista no assunto. Isso é um desafio quando você é iniciante porque deve levar qualquer cliente que vier até você. Por fim, trabalhe para concentrar seus esforços em um setor, como saúde, tecnologia, varejo ou finanças. Você será mais valioso para clientes em potencial quando não precisar aprender a escrever textos convincentes que vendem.
Torne-se um contador de histórias especialista também. Esteja você escrevendo uma postagem de blog ou um anúncio, as histórias vendem. Aprenda a entrevistar pessoas e escrever uma narrativa convincente. Ele serve como um líder convincente em conteúdo de formato longo, como postagens de blog, e envolve seu público rapidamente em anúncios, cópia de e-mail e postagens de mídia social.
Pamela Ellgen, redatora sênior de marketing, editora de saúde, WELL Health Inc
8. Conheça o seu valor
Mantenha simples. Como disse Shakespeare, a brevidade é a alma da sagacidade. Para mim, uma comunicação eficaz deve ser breve e concisa. Uma boa cópia é escrita usando uma linguagem clara, fácil de entender, sucinta e simples.
Além disso, elabore um título eficaz. Uma boa cópia atrai o leitor construindo a partir da linha anterior da cópia e obrigando-o a ler a próxima linha. E, na maioria das vezes, um título bem elaborado determinará se o seu leitor se moverá para a cópia do corpo.
Transmita mensagens importantes também. Uma cópia bem elaborada reúne o tom, os valores e as aspirações da sua empresa e qualquer outra mensagem da empresa em um todo coerente.
Algumas outras dicas são:
- considere seu público
- usar voz ativa
- seja pessoal
- apelo à emoção
- conheça o seu valor – e demonstre-o
No final, a cópia que você produz não deve deixar nenhuma dúvida sobre o valor do seu produto ou serviço sem resposta. Seu público quer saber por que eles devem agir e, muitas vezes, sua cópia precisa dizer a eles por que sua oferta se destaca.
Drew Albee, especialista em cópia, MAPRagency
9. Desenvolva um processo de edição
É essencial desenvolver um processo de edição. Se você não editar seu conteúdo, descobrirá que suas postagens contêm informações desnecessárias que desviam a atenção de sua mensagem principal.
Depois de concluir o primeiro rascunho, analiso o artigo inteiro e tento encurtar as frases, removo as seções que não agregam à minha mensagem principal e adiciono mais palavras sensoriais sempre que possível.
Depois que esse processo é concluído, uso o Grammarly para limpar as últimas edições de gramática/texto.
Por fim, seguirei mais uma vez meu processo de edição do primeiro rascunho, pois sempre sinto falta de algo. Ter um processo sistemático melhora significativamente minhas postagens!
Em segundo lugar, simplifique o máximo possível. Você não tem toda a atenção deles quando alguém está na internet.
Portanto, é extremamente importante usar uma linguagem simples que eles possam digerir facilmente. Mesmo que seus leitores sejam inteligentes, a maioria não vai querer gastar energia mental tentando ler conceitos complicados. Eles simplesmente decidirão clicar no botão Voltar e talvez você nunca mais os veja.
Axel DeAngelis, Fundador, NameBounce
10. Dedique tempo ao seu título
Gaste 80% do seu tempo escrevendo seu título e apenas 20% no texto. Passe a maior parte do seu tempo escrevendo seus títulos! Seja uma postagem de blog, página da Web, página de destino ou e-mail (essa seria a linha de assunto), a maioria das pessoas lerá seu título e decidirá se deseja continuar lendo com base apenas nisso. Os títulos devem ser o mais impactantes possível.
Em seguida, torne seu texto escaneável. É difícil ler longos blocos de texto. Otimize seu texto para máxima legibilidade, tornando-o o mais fácil de ler possível. Isso inclui incorporar coisas como:
- manchetes e subtítulos
- Tópicos
- listas numeradas
- imagens com legendas
- Vídeos do YouTube
- gráficos
- CTAs (ou seja, inscreva-se agora, leia agora, saiba mais, etc.)
- mudando a cadência do seu texto (certificando-se de não escrever apenas frases curtas ou longas
Vanessa Perplies, contadora de histórias de marca, Workiz
11. Escreva conteúdo, não copie
A diferença entre direitos autorais e redação de conteúdo se resume à voz. Copywriting apresenta a marca como um produto; a redação de conteúdo apresenta a marca como uma pessoa.
Por que isso importa? As marcas têm cotas de vendas; as pessoas têm valores. As marcas têm anúncios; as pessoas têm sentimentos e opiniões.
A função de redator e redator de conteúdo pode parecer a mesma à primeira vista: escrever palavras em nome de uma marca. No entanto, a diferença está na intenção das palavras.
Um copywriter busca criar valor para a marca; um redator de conteúdo busca criar valor para o consumidor (agregando assim valor à marca). A cópia é para os acionistas e o conteúdo é para o consumidor.
O consumidor de hoje está mais esperto do que nunca, o que significa que provavelmente será mais sensível à publicidade. Um dos maiores erros que uma marca pode cometer é fazer com que os consumidores se sintam anunciados.
Os consumidores procuram marcas para agregar valor, e o conteúdo mais eficaz coloca o valor do consumidor à frente, com o valor da marca em segundo plano. Nossa abordagem para escrever conteúdo significativo começa com a personificação da marca. Se sua marca fosse uma pessoa, o que ela diria e – mais importante – como ela diria? Ao escrever para seu consumidor e não para seus acionistas, você cria conteúdo genuíno, não apenas copia.
Rachel Ford, presidente e cofundadora do Ford Media Lab
12. Desenvolva uma voz de marca
Pratique e desenvolva a voz da sua marca. Encontre maneiras de definir a voz de cada marca para a qual você escreve; coloque um rosto para o cliente e pense nessa pessoa enquanto escreve.
Sempre pergunte a si mesmo se você ainda está falando diretamente com eles. Isso pode parecer uma prática estranha, mas quanto mais você fizer isso, mais fortes serão suas habilidades de redação!
Laurelei Litke, profissional de marketing digital, HealthLabs
13. Não economize em uma boa cópia
Para ter sucesso no mundo cada vez maior de redação de conteúdo de hoje, você deve ser diligente na criação consistente de boas cópias. Alguém vai se lembrar daquela cópia ruim que você escreveu, e economizar um pouco de tempo não vale a má imprensa.
Lembre-se, 5,8 milhões de blogs são compartilhados todos os dias. Portanto, o principal a lembrar é que seu conteúdo precisa se destacar. Por melhor que seja sua ideia inicial, ela não manterá o interesse do leitor se o conteúdo não for informativo e de alta qualidade. Inclua links importantes desde o início e divida a postagem com imagens vibrantes e marcadores.
Angela Ash, gerente de conteúdo, Flow SEO
14. Construir relacionamentos
Ser um redator de conteúdo de sucesso; você precisa começar a construir conexões desde o início. Quando você começar a contribuir para um blog ou site específico, certifique-se de se conectar com qualquer outra pessoa que esteja fazendo o mesmo.
Um colega recém-descoberto pode compartilhar outro site que conta com redatores; em pouco tempo você terá vários clientes e um negócio de copywriting sustentável.
Alexandra Zamolo, Diretora de Marketing de Conteúdo, Apicultor
15. Estabeleça uma voz e revise
Pense na voz da sua marca e mantenha-a universal. O guia de voz da marca da Hubspot é uma leitura obrigatória para entender por que é importante que sua cópia transmita os valores e o estilo que os clientes associarão à sua empresa. Você quer soar acessível ou atrevido? Você não pode ser ambos. A voz da marca ajuda o tom e o estilo a permanecerem unificados.
Revisar . A verificação ortográfica ajuda a detectar muitos erros básicos, mas, por si só, ainda pode evitar erros gramaticais e ortográficos problemáticos. O plug-in Grammarly é obrigatório para detectar erros quando eles acontecem. Se você tiver o orçamento, vale a pena pagar alguém para editar sua cópia rapidamente.
Paredes de texto são horríveis, mas também são parágrafos de uma única frase. A estrutura e o layout da sua cópia são importantes porque ajudam a orientar seus leitores através dela. É necessário encontrar um equilíbrio entre parágrafos super longos e super curtos. Geralmente, três a cinco sentenças estão bem.
Na dúvida, contrate um profissional. Como proprietário de uma pequena empresa, o tempo é o seu maior patrimônio; portanto, se você puder usá-lo para expandir seus negócios, concentrando-se em algo diferente de direitos autorais, não tenha medo de fazer isso.
PS Se você precisa de um redator, nossa equipe pode ajudá-lo a escrever qualquer texto de um post de blog para press release.
Jake Rheude, vice-presidente de marketing da Red Stag Fulfillment
16. Recrute um Mentor
Encontre uma tribo e um mentor. Isso acelerará seu progresso em grande escala. Fazer isso sozinho é bom, mas requer tempo, autodisciplina e risco. Você pode ser enganado, roubado, mal pago ou perder tempo com a técnica ou estilo errado.
Portanto, você precisa da orientação de redatores mais experientes. Colegas e mentores também podem criticar seu trabalho, o que ajuda você a melhorar muito mais rápido do que quando não tem ninguém verificando você.
Aproveite todos os materiais gratuitos. Há muito para mantê-lo ocupado como iniciante.
17. Leia em voz alta
Uma das melhores maneiras de se tornar bom em redação rápida é ler a cópia em voz alta! As pessoas geralmente não escrevem como falam, o que pode resultar em uma mensagem confusa ou excessivamente prolixo.
Ler a cópia em voz alta o ajudará a determinar melhor se ela precisa ser reforçada e se as coisas precisam ser esclarecidas. Você pode até mesmo ler a cópia para colegas de trabalho e buscar sua opinião.
Ler o que você escreveu em voz alta também é benéfico porque ajuda a evitar que você perca erros desleixados que você pode não perceber se estiver apenas olhando as palavras na tela do computador.
Todos nós sabemos que não demora muito para que seus olhos se cansem depois de olhar para uma tela. Portanto, fazer uma pausa para ler sua cópia em voz alta pode ajudá-lo a se concentrar mais na tarefa em questão e tornar sua redação muito melhor!
18. Não faça rodeios
Use fatos. A coisa mais fácil de fazer em direitos autorais é exagerar o que quer que você esteja tentando vender. Por exemplo, você pode dizer que centenas de milhares de pessoas compraram o produto no ano passado.
Em vez disso, use a estatística exata. “125.387 pessoas compraram nossa capa de telefone em 2023.” Isso soa melhor e mostra que você não está inventando coisas para mostrar que o produto é mais bem-sucedido do que é.
Seja direto. A pior prática em copy é ser indireto e sugestivo. Ao incentivar um cliente e tentar obter mais vendas para um produto, nunca diga coisas como “você deveria tentar” ou “se você gostaria de participar”. Essas frases são inúteis e levam a uma experiência monótona. Em vez disso, diga ao consumidor exatamente o que você deseja que ele faça. “Cadastre-se agora” ou “Clique aqui para comprar” receberá muito mais cliques, visualizações e compras.
Melhores Serviços de Redação
Você está procurando dar uma lufada de ar fresco às mensagens da sua empresa? Mergulhe e contrate serviços de copywriting da AWC . Com nossa equipe qualificada, você poderá se comunicar com clientes em potencial em um nível que ressoa. Além disso, prosa afiada e conteúdo envolvente certamente farão seu site se destacar da concorrência.
Então não espere – aproveite nossos serviços e veja seu público crescer! Adoraríamos ajudá-lo a causar uma boa impressão no mercado, então deixe-nos mostrar o que podemos fazer.