Os 10 principais tipos de CopyWriter para ganhar dinheiro (e além)
Se você quer ganhar a vida escrevendo, provavelmente já considerou a redação como uma opção.
O copywriting não só pode ser muito divertido, como também pode ser muito recompensador financeiramente.
Mas se você escolheu isso como carreira, que tipo de redação seria ideal para você?
Antes de responder a essa pergunta, precisamos discutir o que é copywriting e o que os redatores fazem para garantir que seja uma boa opção para você.
Vamos mergulhar.
O que é Copywriting?
Simplificando, copywriting é a arte de persuadir os consumidores a realizar uma ação desejada.
Você pode querer que eles comprem um produto ou serviço, baixem um relatório, preencham um questionário ou façam uma série de outras coisas.
A cópia escrita não se limita apenas à palavra escrita. Quando você ouve um anúncio no rádio ou assiste a um comercial na TV, um redator escreveu isso.
A demanda por direitos autorais de qualidade é quase infinita: outdoors, brochuras, catálogos, e-mails, panfletos, letras de jingles, scripts para chamadas recebidas, etc.
Resumindo, os redatores dão vida ao processo de vendas e marketing – eles são sua voz.
O que faz um copywriter?
É tentador pensar que copywriting significa simplesmente jogar algumas palavras da moda em uma página e encerrar o dia.
Nada poderia estar mais longe da verdade.
Um redator de sucesso conhece o cliente em potencial melhor do que ele mesmo.
Eles sabem o que leva seus clientes a agir e por quê.
Eles mostram ao cliente em potencial os benefícios do produto ou serviço e como isso melhorará suas vidas.
Eles também comunicam essas informações de forma clara e concisa para ressoar com o público.
Os redatores também são pesquisadores qualificados.
Eles podem passar dias ou semanas estudando seu público-alvo para encontrar a “pepita” que motiva os prospects a agir.
Agora que você tem uma ideia melhor do que é um copywriter e o que ele faz, vamos ver algumas opções de carreira de copywriting.
Os 10 principais tipos de copywriting
Nem todos os direitos autorais são iguais. Nichos diferentes exigem conjuntos de habilidades ligeiramente diferentes.
Embora não haja problema em experimentar para encontrar aquele para o qual você é mais adequado, é recomendável que você se concentre em dominar apenas um ou dois tipos de direitos autorais. Se você quiser expandir sua gama de ofertas no futuro, fique à vontade.
No entanto, muitos redatores de sucesso se concentram em dominar apenas uma ou duas dessas habilidades e criaram negócios de grande sucesso usando essa estratégia.
Você também pode.
1. Redação B2B
Os redatores B2B (business-to-business) ajudam as empresas a comercializar produtos e serviços para outras empresas. Embora os indivíduos também possam comprar o produto ou serviço, eles não são o foco principal.
Escrever para empresas é muito diferente de escrever para consumidores individuais:
- O material de vendas de negócios costuma ser enfadonho e enfadonho. Um redator B2B que sabe como comunicar esses mesmos pontos em um tom claro e de conversação sempre será procurado.
- Ao contrário dos consumidores de varejo, que podem ter motivos diferentes para comprar algo, as motivações dos clientes empresariais geralmente se resumem a economizar ou ganhar mais dinheiro.
- O processo de vendas B2B costuma ser muito longo. E como os clientes exploram vários fornecedores antes de comprar, cada lead deve ser cuidadosamente nutrido. Assim, é preciso haver muito material novo que muitas vezes faça os mesmos pontos de diferentes ângulos.
- Quanto mais caro o item, mais pessoas envolvidas na decisão de compra. Cada parte interessada terá preocupações diferentes e exigirá material de vendas exclusivo.
E assim por diante.
A variedade e a quantidade de material de vendas necessário no B2B são impressionantes: white papers, estudos de caso, press releases, ebooks, postagens em blogs, planilhas de vendas, etc.
Em outras palavras, há muitas oportunidades para redatores B2B.
Em um projeto, você pode estar escrevendo um white paper sobre as tendências de pequenas empresas para o Salesforce. E em outro, você pode criar uma cópia de outdoor inteligente para Shopify:
2. Redação de marca
Brand Copywriting é diferente de qualquer outra forma de copywriting.
Normalmente, os profissionais de marketing se preocupam com métricas tangíveis: volume de vendas, leads gerados, assinantes de e-mail adicionados, etc.
O copywriting da marca se concentra em aumentar o conhecimento da marca, não em retornos imediatos e mensuráveis. O foco é fazer com que os consumidores se sintam mais positivos sobre uma empresa e seus produtos. As vendas são um resultado indireto.
O objetivo é fazer com que as pessoas pensem primeiro na empresa quando quiserem um refrigerante, uma moto, uma bolsa ou uma marca de papel higiênico.
Esse tipo de copywriting é voltado para empresas mais antigas e estabelecidas que valorizam a imagem em detrimento dos retornos de investimento de curto prazo.
O marketing de conscientização da marca é usado como base para esforços de marketing mais tradicionais. As campanhas de curto prazo irão combinar com a imagem da marca que foi desenvolvida ao longo do tempo.
Talvez a empresa mais famosa por seus direitos autorais de reconhecimento de marca seja a Coca-Cola:
3. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo educa, informa e entretém sem parecer abertamente ‘vendedor’.
Uma boa redação de conteúdo gera confiança e torna as pessoas mais receptivas a ouvir sua oferta, fornecendo informações valiosas e relevantes.
Sua natureza indireta é sua maior vantagem.
A redação de conteúdo assume várias formas: postagens de blog, infográficos, webinars, postagens de mídia social e muito mais.
E como as mensagens de vendas continuam a bombardear os consumidores a cada passo, ganhar sua atenção se torna muito mais difícil.
Na verdade, fornecer informações de qualidade por meio do marketing de conteúdo é uma das poucas maneiras de quebrar o ruído e alcançar seu público.
Independentemente do nicho de direitos autorais em que você entra, o conteúdo relevante, envolvente e valioso ajuda a criar confiança com seu público, reforça sua autoridade entre os concorrentes e aumenta suas conversões.
Por exemplo:
A postagem do Smart Blogger sobre Como se tornar um redator é um excelente exemplo de como educar um leitor (e criar confiança) pode levar a vendas.
4. Redação de Resposta Direta
Quando as pessoas pensam em direitos autorais, geralmente pensam em direitos autorais de resposta direta.
O termo é um resquício dos dias em que o material de vendas chegava até você por meio de revistas impressas, jornais impressos e “lixo eletrônico”.
Produtos e serviços ainda são vendidos dessa forma, é claro, mas não com a mesma frequência de anos atrás.
Os profissionais de marketing de Resposta direta visam motivar os clientes em potencial a agir imediatamente. A cópia deve ressoar imediatamente com o público ou a oportunidade de vendas é quase sempre perdida.
O objetivo pode ser persuadir um cliente em potencial a compartilhar seu endereço de e-mail, agendar um horário, participar de um webinar ou comprar um produto.
O marketing de resposta direta fornece feedback oportuno e permite que os profissionais de marketing testem variações para obter os melhores resultados.
Às vezes, os ajustes podem ser tão grandes quanto alcançar um público completamente diferente ou tão pequenos quanto mudar a cor do botão Call To Action.
Não importa o quão bem-sucedida seja uma campanha, sempre há uma chance de melhorá-la com apenas um ou dois ajustes na cópia.
Aqui está um exemplo de uma página de destino da Morning Brew . A decisão é simples. Assine ou não.
5. E-mail Copywriting
E-mail Copywriting é um tipo especializado de copywriting de resposta direta. Ele fornece interação 1:1 com o leitor como nenhum outro método de marketing digital pode.
Ao contrário de muitas outras mensagens de marketing exibidas para pessoas desinteressadas no que você tem a oferecer (por exemplo, anúncios gráficos), os assinantes da sua lista de e-mail estão pelo menos um pouco interessados no que você tem a dizer.
No entanto, ainda é um trabalho difícil convencer os assinantes a abrir o e-mail e ainda mais difícil manter sua confiança. Assim que os consumidores sentirem que você não oferece mais nenhum valor a eles, eles cancelarão a assinatura em um piscar de olhos.
O melhor desse canal de marketing é seu tremendo ROI. Isso significa que redatores de e-mail qualificados sempre estarão em demanda.
Vejamos o email marketing em ação.
Abaixo está um exemplo de questionário de MomandDadMoney . Existe uma maneira melhor de entender melhor seu público do que perguntar diretamente a eles 1:1?
6. Redação de Relações Públicas
Redação de relações públicas é outro tipo especializado de redação.
Um comunicado de imprensa bem-sucedido deve ter um gancho bem elaborado que compele o leitor a agir e declara sua proposta de valor em menos de 500 palavras.
Com muita frequência, as empresas negligenciam a importância de um press release bem escrito. E, em vez de contratar um redator para escrever uma peça de relações públicas clara e de alta qualidade, eles remendam algo com um modelo de preenchimento de lacunas e esperam o melhor.
O resultado final é um esforço mal escrito que aparece como spam e é prontamente ignorado.
Um redator que sabe como escrever bons press releases (e colocá-los nas mãos das pessoas certas) sempre estará em demanda.
Se um cliente tem algo digno de nota: um novo produto, evento especial, mudança de liderança ou notícias de última hora, ele é candidato a um comunicado de imprensa.
Aqui está um exemplo do tipo de press release que um redator de relações públicas pode criar:
Isso parece um modelo para você?
7. Redação de SEO
SEO Copywriting é um subconjunto do marketing de conteúdo. Ele foi projetado para obter artigos classificados o mais alto possível nos mecanismos de pesquisa.
Os redatores de SEO devem criar conteúdo da Web de alta qualidade que corresponda à intenção do pesquisador e seja valioso/útil para o leitor.
Se o mecanismo de busca (geralmente o Google) não sentir que o site é uma fonte confiável, um artigo individual não terá uma classificação alta, não importa o quão bem escrito possa ser.
Muitas vezes, o escritor pega artigos que não estão bem classificados e aplica táticas de SEO para ajudá-los a ter uma classificação mais alta.
Ao contrário da maioria das opções de copywriting discutidas aqui, que podem ser usadas por projeto, os princípios de SEO Copywriting devem ser aplicados a todo o site para serem eficazes.
8. Redação de mídia social
Social Media Copywriting é um pouco híbrido no mundo do copywriting.
Dependendo da campanha, você pode estar tentando:
- Direcione as pessoas para uma página de vendas
- Criar reconhecimento da marca
- Gerar conversa
- Faça com que alguém goste, siga e compartilhe uma postagem ou página
- Direcione as pessoas para conteúdo externo
Em outras palavras, os redatores de mídia social usam muitos chapéus.
A cópia da mídia social deve ser curta, amigável e coloquial. Conteúdos mais curtos e concisos tendem a obter melhores respostas.
Cada plataforma requer uma abordagem diferente porque a mídia social não é um mundo de tamanho único.
Os maiores desafios de um redator de mídia social são os limites de caracteres e o tempo limitado que você tem para causar uma impressão favorável.
Gráficos atraentes também são essenciais, pois a mídia social é um meio muito visual.
O cenário das mídias sociais está em constante mudança. E o que funciona hoje pode ser obsoleto amanhã. Portanto, se o Redação de mídia social despertar seu interesse, esteja preparado para ficar atento às práticas recomendadas do setor.
Aqui está um exemplo de direitos autorais de mídia social em ação – um tweet do Airbnb :
9. Redação Técnica
Copywriting Técnico é provavelmente a forma mais desafiadora de copywriting. É copywriting para as áreas de ciência e tecnologia.
Escritores técnicos dividem conceitos complexos em termos que o leigo possa entender. Eles criam manuais de instruções, guias de referência e assim por diante.
Um redator técnico usa esses termos simplificados para vender produtos e serviços. Eles são educadores, bem como vendedores.
E como você pode imaginar, encontrar pessoas qualificadas para fazer as duas coisas não é fácil.
A maioria dos redatores concorda com produtos do dia a dia, como ração para animais, viagens e sabão em pó.
No entanto, a menos que alguém tenha experiência em STEM, pode ser difícil escrever uma cópia bem-sucedida para produtos que exigem educação especializada e muitos anos de experiência para entender.
Devido à falta de pessoas qualificadas para fazer o trabalho, aqueles que podem escrever textos técnicos geralmente escrevem todo o material de marketing:
- Estudos de caso
- White Papers
- Brochuras
- E-mails
E mais.
Por exemplo, confira a página de portfólio do redator técnico William C. Blake . Observe a gama de serviços que ele oferece:
10. Redação de UX
UX, ou User Experience, Copywriting é uma forma de redação de site que envolve toda a experiência do usuário do início ao fim.
Se alguém executa a ação que você deseja depende de seus sentimentos e confiança (leia-se: nível de confiança) sobre tudo na página.
- Quão fácil foi para eles encontrar o que precisavam?
- Quão rápido a página carregou?
- As instruções foram claras?
- Como os gráficos os fizeram sentir?
E assim por diante.
Basicamente, quão confortáveis eles estavam interagindo com seu site? Toda interação gera sentimentos, sejam eles bons ou ruins.
Se mais dessas interações forem positivas do que negativas, a experiência do usuário será boa. O oposto também será verdadeiro.
No mundo hipercompetitivo do marketing online, você deseja que a experiência do usuário seja a mais positiva possível.
As pequenas coisas importam.
UX Copywriting é muito mais holístico do que as outras formas de copywriting que discutimos. Vai muito além das palavras na página.
Como existem tantos elementos para um copywriting UX eficaz, é improvável que um único gráfico ofereça muito valor.