Por que os clientes locais são importantes e como fazer marketing para eles

Quando você está tentando alcançar públicos maiores e mais amplos à medida que sua empresa continua crescendo, é fácil ignorar os clientes mais próximos de casa. O marketing agora é totalmente digital, permitindo que nos conectemos com os clientes em escala global com mais facilidade do que nunca, mas negligenciar o mercado local é um descuido que pode ser prejudicial.

O Google diz que metade das pesquisas em dispositivos móveis levam a visitas locais na loja em um único dia, enquanto 34% das pessoas que realizam uma pesquisa local em um computador ou tablet têm o mesmo resultado.

Curso de Tráfego para Negócios Locais

Isso significa que um percentual significativo das consultas e vendas vem do mercado local, o que torna esse público extremamente importante para o sucesso do seu negócio.

Com isso em mente, aqui estão 4 maneiras de fortalecer seu marketing local.

1. Otimização do Mecanismo de Busca

Já mencionamos como a classificação na pesquisa local tem um impacto direto no tráfego da loja, então vamos começar com alguns princípios básicos de SEO para empresas locais.

Um ótimo lugar para começar é se inscrever no Google Meu Negócio para criar sua listagem de empresas gratuita no Google. Para maximizar a frequência com que seus clientes veem sua empresa nos resultados de pesquisa local, você precisará preencher seu perfil com o máximo de informações possível para criar uma listagem relevante e atraente. Isso significa usar palavras-chave relevantes nas descrições de sua empresa/localidade, quando apropriado. As avaliações de clientes locais também desempenham um papel importante nos resultados de pesquisa local, assim como um site bem otimizado com conteúdo novo e informativo.

exemplo de uma listagem do Google Meu Negócio anunciando para clientes locais

Para facilitar e facilitar as coisas, o Suporte do Google fornece uma análise descritiva de todos os elementos que você precisa considerar para um perfil de listagem eficaz aqui .

Falando em um site bem otimizado, o próprio guia de SEO do Google é um bom lugar para começar, a fim de garantir que a otimização no nível do domínio e no nível da página seja ajustada. O documento aborda a otimização de títulos de páginas, meta descrições, estrutura do site, URLs e navegação. Foi publicado pela primeira vez em 2008, mas cobre bem o básico e ainda é válido hoje.

Metade das pesquisas em dispositivos móveis levam a visitas locais à loja em um único dia.

– Google

Finalmente, há o bom e velho link building.

Algumas fontes dirão que o link building é uma prática desatualizada, enquanto outros dirão que é uma necessidade para as classificações de pesquisa. Até a posição oficial do Google é um pouco confusa: nos informando para “garantir que outros sites tenham links para o seu” e, ao mesmo tempo, “evitar a construção de links, pois pode fazer mais mal do que bem”.

O fato é que os recursos de link no nível do domínio e os recursos do link no nível da página ainda são os dois principais fatores de classificação até hoje (em 2017). Mas palavras-chave e fatores de conteúdo não ficam muito atrás.

Construa algo que valha a pena vincular, para começar. Comece certificando-se de ter um site bem otimizado com conteúdo novo primeiro; classificar seu perfil do Google Meu Negócio em segundo lugar e, em seguida, passar para a construção de links quando tiver as bases no lugar.
A construção de links bem feita é um grande investimento de tempo, então fazer as coisas dessa maneira é definitivamente a opção mais sábia.

Você pode descobrir que as duas primeiras etapas combinadas são suficientes para aumentar suas classificações de pesquisa local de qualquer maneira. Mas se você ainda se sentir inclinado a incorporar a criação de links para obter classificações de pesquisa local ainda melhores, a Moz listou 11 maneiras de fazer isso corretamente .

2. Redes sociais

Em última análise, as plataformas de mídia social devem ser usadas como uma forma de a) fornecer conteúdo relevante e envolvente para o público em tempo real e b) direcionar o tráfego para seu site.

Bombardear o público com anúncios e ofertas o tempo todo não o levará a lugar nenhum. Na verdade, um estudo do Google sugeriu que não havia nenhuma correlação real entre o uso da mídia e a influência. Só porque as pessoas clicam na sua página do Facebook e seguem você no Twitter, não significa necessariamente que vão comprar de você. A mídia social é mais sobre o conhecimento da marca e as experiências do consumidor.

Mas isso não significa que você não possa aproveitar essas plataformas para focar sua atenção no público local.

Crie relacionamentos com empresas, organizações e grupos locais para aumentar o número de pessoas locais que visualizam seu próprio conteúdo nas mídias sociais. Você também deve ficar de olho nas tendências locais e vincular seu próprio conteúdo usando hashtags relevantes (desde que o conteúdo que você está divulgando tenha substância e não seja apenas uma desculpa para sua empresa pular em uma publicidade vagão).

Quando o PlayStation lançou um novo IP no início deste mês, a máquina de marketing da Sony criou uma maneira inteligente de divulgar o jogo no Twitter.

Outro exemplo de marketing para clientes locais da Playstation UK (no Twitter)

Horizon: Zero Dawn é uma aventura futurística em que os humanos voltaram a um estado de caçadores-coletores e dinossauros robóticos perseguem a terra – um assunto bastante comum, então.

A maneira como a Sony comercializou o jogo nas mídias sociais, por outro lado, foi tudo menos padrão, já que o público do Reino Unido foi presenteado com uma série de photoshops encomendados (acima e abaixo) mostrando como seria a Grã-Bretanha no mundo pós-apocalíptico do jogo.

Um exemplo de marketing local no Twitter da Playstation UK

Newcastle, Liverpool e Birmingham estavam entre os poucos a serem retratados como paisagens urbanas devastadas – cada uma exibindo marcos familiares recuperados pela natureza.

É um exemplo perfeito de como a mídia social deve ser usada para envolver as pessoas, especialmente quando se trata de segmentar o público local.

3. Obtenha um número de telefone local

Reconhecer as atitudes que os clientes têm em relação aos diferentes códigos de discagem é extremamente importante para PMEs e comerciantes individuais. Embora a maioria dos clientes realize pesquisas e chamadas em seus celulares, eles ainda preferem entrar em contato com uma empresa com um número de telefone fixo.

De acordo com uma pesquisa da empresa britânica Virtual Landline, 50% dos entrevistados disseram que ligariam primeiro para um número fixo, em comparação com apenas 6% que disseram que ligariam para um número móvel.

As empresas exclusivamente móveis não transmitem o profissionalismo e a longevidade que os clientes locais procuram ao realizar uma pesquisa de negócios, especialmente quando os clientes procuram empresas em sua área local.

50% dos clientes preferem ligar primeiro para um número fixo, em comparação com 6% que disseram que ligariam para um número móvel.

– Telefone Fixo Virtual

Claro, instalar um telefone fixo pode ser caro, então você pode querer pensar em comprar um número local e roteá-lo diretamente para o seu celular.

A proximidade de um comerciante também permanece imperativa para o interesse do consumidor (85% dos consumidores consideram a proximidade muito ou razoavelmente importante), portanto, poder parecer local enquanto trabalha em qualquer local é um benefício real para as pequenas empresas.

4. Sites compatíveis com dispositivos móveis são OBRIGATÓRIOS

Já falei sobre o número significativo de buscas online realizadas por meio de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet), e só vou reiterar:

Sites compatíveis com dispositivos móveis são uma necessidade absoluta nos dias de hoje.

A LSA (Associação de Pesquisa Local) afirma que o celular ultrapassou o computador nas pesquisas locais e nas pesquisas regulares do Google, o que significa que a maioria das pessoas provavelmente está visualizando seu site em um telefone ou tablet.

Como você provavelmente já sabe, sites que não são otimizados para dispositivos móveis nem sempre funcionarão em um dispositivo móvel ou, pelo menos, imagens e texto não serão renderizados corretamente, o que torna a experiência do usuário insatisfatória.

Talvez você ainda não saiba que a otimização mobile é essencial para ranquear no Google (sim, estamos de volta ao SEO). Se o seu site não for otimizado para celular, ele não aparecerá mais nos resultados de pesquisa do Google em um dispositivo móvel.

A atualização foi introduzida há alguns anos e o Google diz que é sua maneira de garantir que os usuários móveis recebam apenas sites úteis e relevantes.

Sem um site otimizado para celular, sua empresa está perdendo um número significativo de clientes, independentemente da relevância de seu site atual para as necessidades deles. Na verdade, o Google diz que não ter um site otimizado para dispositivos móveis é como fechar sua empresa para clientes novos e existentes por um dia a mais na semana.

Facebook Comments Box